RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Risco de derrota

30/03/2015

Muitas vezes perder com honra ou reduzir os riscos da derrota são escolhas determinantes para o rumo das pessoas – e mais ainda dos políticos. Tome-se o exemplo da presidente Dilma Roussef. Ela perdeu feio na disputa em que se meteu na Câmara dos Deputados. No Senado poderia optar por uma derrota com honra, para o peemedebista Luís Henrique da Silveira (SC), mas preferiu colher uma vitória de pirro com Renan Calheiros. O resultado é que derrotada por um conservador enrolado e estando ao lado de um vitorioso também encalacrado, a presidente é agora refém de um PMDB que não mede distância para obter mais e mais poder. As lições de uma disputa estão bem à vista aqui também no Piauí, onde dois sucessivos reveses deram fôlego aos deputados estaduais para impor a Wellington Dias os seus desejos por mais espaços administrativos e verbas. Se em mais uma escolha dos deputados – a do conselheiro do TCE – Wellington fizer as escolhas erradas, corre o risco de virar uma versão piauiense de sua correligionária presidente da República.










Zélia Saraiva de Lima: trabalho silencioso no MPE do Piauí











Memes

um meme postado nas redes sociais bem ao gosto dos desgostosos com as mudanças no trânsito de Teresina:
“Hoje, quando acordei, levei um susto. A PMT havia instalado um semáforo na cozinha de casa e fechou os três acessos da sala. Agora, para ir no banheiro preciso sair pela janela sentido quintal para depois dobrar a esquerda pelo telhado, andar 100 metros e fazer xixi”.

Eleição
Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente baixou uma resolução para que sejam feitas eleições unificadas para os conselhos tutelares em todos os municípios do Piauí. A escolha dos novos conselheiros será para o quadriênio 2016-2019, com inscrições para a eleição entre 27 de abril e 22 de maio.

Discrição
Sabe-se quando uma instituição segue em uma rotina administrativa quando pouco ou nada se ouve falar do seu chefe. É o caso do Ministério Público do Piauí, onde a procuradora-chefe, Zélia Saraiva, mais trabalha que aparece para contar os resultados de sua faina diária.

Resultado

Zélia Saraiva tem feito seu trabalho, organizada, sem alarde. Resultado: o MPE conseguiu um imóvel em doação para construir sua sede própria, na avenida Barão de Castelo Branco, zona Sul de Teresina.

Garagem
Enquanto busca obter os recursos para o novo prédio, que deverá concentrar todo o MPE, a procuradora-chefe quer dar serventia ao imóvel, colocando lá a garagem da instituição, para melhor controle do uso de veículos.

Fome
Rosângela Sousa, que no primeiro governo de Wellington Dias foi a secretária de Assistência Social, foi nomeada agora diretora de Segurança Alimentar e Erradicação da Fome da mesma pasta.

Mecânica
Os carros da frota oficial da Prefeitura de Jaicós, cidade situada no Sudeste do Piauí, seguramente são muito bem cuidados. Tanto é assim que a prefeitura municipal vai realizar duas licitações, que somam valor de R$ 1,388 milhão para a compra de pneus, câmaras de ar e peças. As licitações estão marcadas para o dia 9 de abril, a segunda-feira após o feriado da Páscoa.

Esperança
Como a esperança é a última que morre, resta a ela se agarrarem os clientes da Tim, que vai instalar novas antenas em pelo menos 14 municípios do Piauí, incluindo Parnaíba, Piripiri, Barras e Floriano.

Sem marcação
No edital para escolha do novo conselheiro do TCE, divulgado na quinta-feira, chama atenção o item que diz que na cédula de votação o x no quadrado com o nome do candidato não poderá ultrapassar a margem. Qualquer sinalização poderá anular o voto.
Preciosismo, puro preciosismo. Ou falta de inventar coisa produtiva?

Bem distante

A deputada Iracema Portella (PP-PI) está no Vietnã, participando da 132ª sessão plenária da União Interparlamentar, evento que reúne 700 parlamentares de mais de 120 países. Entre os temas em debate, a luta contra o terrorismo, o respeito às religiões, a liberdade de expressão e a igualdade de gêneros.

Sustentável
Os parlamentares estão discutindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que serão integrados ao novo Programa Mundial de Desenvolvimento, que os governos deverão adotar a partir de setembro, na Cúpula da ONU.

Não é
A CCom vem a público para dizer que Alano Dourado, ex-secretário de Educação do Zé Filho não foi nomeado para servir à Secretaria de Mineração.
Aliás, Luis Coelho, o titular da pasta acredita que o boato surgiu depois que Alano participou de uma reunião na secretaria como advogado da empresa BMG, que planeja investimentos no Estado.
Bom, isso deixa os petistas menos raivosos.

Ping Pong

O beliche

Conta Octávio César, em seus shows, que prefeito de cidade do interior vem a Teresina para se consultar sobre sua virilidade.
O prefeito: “Doutor como eu faço para dormir em cima da minha mulher?”
O médico: Quantos anos o senhor tem?”
O prefeito: “Tenho 87...”
O médico: “Compre um beliche”.

Expressas

Por falta de espaço hoje, amanhã, a coluna disponibiliza duas respostas das secretarias de Transportes e de Justiça sobre notas publicadas aqui.

Servidor público estadual terá ponto facultativo na quinta-feira, 2 de abril. Feriadão legalizado.

A Polícia Militar do Piauí pagou R$ 167 mil em alugueis de carros no mês de janeiro deste ano.

Em São Raimundo Nonato, uma empresa deve iniciar em breve a extração de granito, na zona rural do município.

COMPARTILHE COM AMIGOS
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2015