Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

A tutela é o voto

30/07/2014

A satanização da propaganda eleitoral é um desserviço à democracia plural e multifacetada. Nos dias atuais fica cada vez mais difícil o contato direto entre os candidatos e seus pretensos eleitores. Os candidatos precisam se valer das mais variadas formas e mecanismos midiáticos para fazer chegar ao eleitor os seus perfis, as suas ideias. Bem diferente de antigamente. O que não deixa de ser uma tarefa difícil e complexa. Agora, se os candidatos cometem ilegalidades, que sejam punidos na forma da lei. Não se pode condenar os mecanismos, os instrumentos, os sistemas, enfim, as formas utilizadas pelos candidatos. Portanto, soou estranha a afirmação atribuída ao procurador eleitoral Marco Aurélio Adão de que ‘a eleição será decidida na Justiça’, conforme manchete nesses termos, no O DIA, de ontem. O procurador se refere às tantas quantas supostas irregularidades cometidas pelos candidatos, seja com propaganda extemporânea, seja como as realizadas de forma irregular. Ouvindo ou lendo isso o leitor desavisado poderia pensar que nem valeria a pena comparecer à seção eleitoral para votar porque esse seu esforço se pareceria em vão dada a afirmativa de que o pleito, independentemente de quem saia vitorioso nas urnas, será decidido nos tribunais. É claro que cabem às instituições fiscalizadoras e seus agentes punirem severamente os infratores e não o próprio sistema eleitoral. Mas quem decide eleição, num regime democrático, é o voto livre e soberano e, acima de tudo, praticado pelo cidadão consciente de seus direitos e deveres. O antídoto contra os maus políticos, além do arcabouço legal que norteia o pleito eleitoral, é o cidadão no seu direito de escolher o certo do errado, o honesto do canastrão, o ético do corrupto. Quando esse momento histórico for atingido aí sim, se estará numa democracia plena. A tutela é o voto consciente.













Roseana Sarney: polo empresarial de Timon como incentivo à atração de indústrias para a região






















'Entregação'

Está provocando alvoroço na Secretaria de Segurança o áudio de uma conversa de dirigente do Sinpolpi com o secretário de Administração João Henrique onde o sindicalista concorda com a retirada de gratificações de policiais, ou horas extras, para reduzir a folha de pagamento.

Polo de Timon
A governadora do Maranhão Roseana Sarney desce em Teresina hoje e vai bem ali para Timon onde assinará a ordem de serviço para a construção do Polo Empresarial da cidade maranhense.
Segundo a secretária de Comunicação do governo maranhense Carla Georgiana, quando em funcionamento, o Polo Empresarial estará gerando 17 mil empregos diretos e indiretos.
Carla esteve no Portal AZ na manhã de ontem.

Atração
A secretária de comunicação maranhense divulgou um dado interessante: de 2009 pra cá, 789 indústrias se instalaram no Estado, oferecendo mais de 100 mil empregos.
Deve ser a maioria daquelas empresas que tentaram vir ou saíram do Piauí por falta do incentivo que encontraram no Maranhão.

Incentivo
Lá, como bem afirmou Carla Georgiana, “o governo dá o incentivo para atrair as empresas e estas empresas criam as vagas de trabalho.”
De fato, com a carga tributária praticada aqui, é bem melhor atravessar o rio Parnaíba.

Crise
Criadores de Teresina privados do milho da Conab, estão em vias de uma loucura: e não se descarta invadir, por exemplo, o armazém onde estão estocados toneladas do produto que, por decisão de burocratas de Brasília, só podem ser comprados por quem está na área afetada pela seca.
A Conab precisa dar uma solução para esse problema, urgente.

Regra

Ouvido pelo Portal AZ em Brasília, o superintendente nacional de Abastecimento da Conab, Vilson Gauche explicou que essa determinação de só vender milho a preço subsidiado para criadores da região da seca não é da Conab, mas mediante portaria editada em 17 de julho último.
Mas está procurando resolver o impasse o mais rápido possível.

Seca

Zé Filho disse ontem que, mesmo em campanha eleitoral pela reeleição, não deixará de dar atenção aos municípios afetados pela seca.
“Infelizmente o governo federal tem tratado o Piauí com discriminação muito grande”, disse Zé Filho, acompanhado da esposa, a deputada Juliana, no café da manhã oferecido pelo deputado federal Átila Lira. https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Heráclito

O ex-senador Heráclito Fortes aniversaria depois de amanhã. Completa 64 anos.
E, como já ocorre há mais de uma década, começará o dia na celebração de missa de Ação de Graças, às oito horas, na capela da Vila da Paz.

Assalto

Uma mulher foi assaltada na saída de uma agência bancária. Ela acabara de receber na boca do caixa R$ 5 mil e desconfia que estava sendo observada pelo bandido ainda dentro do banco.
Ele entrou numa loja e lá dentro o bandido a atacou, levando a bolsa com o dinheiro.

Tiros

“Me dá o dinheiro que tu sacou agora”, ordenou o bandido, que ela lembra ter visto dentro da agência do banco.
Pior é que, audacioso, o bandido ainda saiu disparando sua arma na avenida, como que procurando atemorizar quem por acaso pudesse segui-lo.

O biombo

Quando disse que viu o bandido dentro da agência, a cliente lembra que o biombo que separa os caixas das fila de, deixa um espaço para que as pessoas observem quem está sacando dinheiro.
Deve ter sido a partir daí que o bandido a seguiu.

Agespisa

Ontem, passaram pela Agespisa os seguintes políticos: Kleber Eulálio, Marcim de Palmeirais, Ismar Marques, Gustavo Neiva, Eduardo, Cicinho etc etc etc
A bicha trinca, mas não quebra.

Ping Pong

O conselho da velhinha

Está na página do professor doutor Achylles Costa, no Facebook, a narrativa sobre sua viagem ao Rio Grande do Sul para qualificação da tese de Doutorado. Ele pega o trem urbano para São Leopoldo onde senta-se ao lado de uma simpática senhora com traços de descendência italiana. A conversa segue sobre amenidades. De repente!
Achylles: “Como faço pra chegar na universidade?"
A senhora: “Estude, meu rapaz, estude".

Expressas

Dia cinco, na Livraria Anchieta, o advogado Gabriel Furtado estará lançando o seu livro Mora e Inadimplemento Substancial. Às 18h30min.

O candidato a deputado federal Hugo Napoleão abriu seu comitê de campanha, ontem. Fica na Tabelião José Basílio, no Jóquei Clube.

Os Juízes Auxiliares da Propaganda do TRE realizarão audiência depois de amanhã para elaborar o Plano de Mídia das Eleições 2014. A partir das nove horas.

COMPARTILHE COM AMIGOS
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014