RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Crime hediondo

28/07/2015

Membros do Ministério Público tem acenado com a disposição de inserir na legislação, , medidas que venham a facilitar a ação de combate à corrupção. O que discutiram ontem, no Rio de Janeiro, visa trazer para o foco de combate às práticas de irregularidades, um item que transforme em crime hediondo o ato de corrupção por parte dos agentes públicos. A proposta dos procuradores é de que qualquer crime de corrupção praticado no serviço público, envolvendo valores acima de cem salários mínimos (equivalente a cerca de R$ 80 mil) passaria a ser um crime hediondo. Nesse caso, as penas seriam aplicadas com maior rigor de severidade. O próximo passo é a coleta de 1 milhão e meio de assinaturas para que o Congresso Nacional receba a proposta de emenda à Constituição. Os procuradores reclamam do desperdício de esforço da categoria que, apesar de bem instruir os inquéritos com pesquisas e investigações, a maior parte deles simplesmente prescreve, mofa nas prateleiras dos tribunais. Muito oportuna a ideia de simplificar e concentrar em uma série de medidas as ações de combate à corrupção. Se o Brasil tivesse tido há mais tempo uma legislação rigorosa e dirigida especificamente para o corrupto do colarinho branco, é possível que a roubalheira, como se viu no Mensalão e na operação Lava Jato (para citar apenas esses dois de uma série de escândalos Brasil afora, há décadas), se teria o melhor uso do dinheiro do contribuinte nas três esferas, municipal, estadual e federal onde, lamentavelmente, a corrupção se institucionalizou. Ladrão do dinheiro da merenda escolar da criança pobre, do posto de saúde e do transporte público tem que ser enquadrado como criminoso hediondo.











Margarete Coelho quer o resgate da história em torno de Esperança Garcia











Helder Feitosa

Hoje, o registro do 28º ano do frio, covarde assassinato do jornalista Helder Feitosa Cavalcante, presidente do O Estado.

Agora não?

Talvez porque a maioria se encontre de férias, principalmente nas praias do litoral piauiense, os homens de preto tenha ficado entocados.
Vão deixar para as famosas – e indesejáveis – visitinhas das seis da manhã, só a partir da próxima semana.

Festival do Peixe

Não foi piada. O festival do Peixe, o primeiro realizado, foi um sucesso e, como tal, uma iniciativa vitoriosa da prefeita Vilma Amorim, de Esperantina, que tornou público e divulgou esse lado ainda não muito bem explorado da economia do município.
A empresa Chapa Quente Empreendimento é idônea, responsável pelas despesas com os shows ali realizados.
A organizadora do evento foi a Box +, do competente Tiago Peixoto.

Festival do Peixe 2

O festival foi tão produtivo que entidades como o Sebrae, o Governos do Estado e Federal apoiaram o evento e, por seu turno, propiciou aos piscicultores bons negócios, ao ponto de, em apenas quatro dias, terem negociado duas toneladas de peixe.
Esperantina desperta ações de negócios e turismo baseada na produção local.

Música e oficina
Na verdade, os R$ 150.000,00 investidos pelo Governo Estadual foi pouco tamanha a importância do evento para o município. A principal razão é que o “Festival do Peixe de Esperantina” além de música, trouxe oficinas e palestras sobre piscicultura, exposição e comercialização de pescado. O resultado é que vários piscicultores conseguiram incentivos financeiros.

João na África

Relato do empresário João Freitas que foi à África do Sul exercitar o que mais gosta de fazer: fotografar.
“A África do Sul é um país encantador os as coisas funcionam. Vi a estrutura pública da segurança à educação presentes. Nada de hostilidades. Me senti mais seguro que em Teresina. Criminosos vão para a cadeia. O problema é confundir África do Sul com países africanos que a rodeiam.

Reembolso

Diz ainda João Freitas: “E para terminar, no aeroporto apresentei as notas fiscais de consumo e fui ressarcido dos impostos. Faz parte dos Brics com quem o Brasil deveria seguir o exemplo”.
João Freitas e os amigos fizeram oito safaris, 88 horas fotografando e 19 mil fotografias das quais selecionou duas duas mil e deve escolher 200.

Heráclito

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB) vai antecipar a missa em que, todo ano, comemora seu aniversário, que é dia primeiro de agosto.
A missa de Ação de Graça, será dia 31, às oito horas na Capela da Vila da Paz, o mesmo local onde há 15 anos, ele reúne familiares, amigos, empresários e políticos de diversas siglas partidárias da capital e do interior do Estado.
Heráclito,que já foi deputado federal, prefeito de Teresina, Senador da República, completará 65 anos.

Vida fácil
Em tempos de crise, chama a atenção o excesso de bagagens e marcas de grife expostas nas prateleiras dos aviões, especialmente no trajeto de São Paulo a Teresina..
Ontem, mesmo, um grande número de membros de uma só família de sobrenome importante ocupou quase todo o avião da TAM.
Vindo, seguramente, de um dolce far-niente pelos templos de negócios.

Peso

Há de se ver que o peso da crise ou o preço do dólar não os atingiu de maneira alguma. Afinal, dinheiro público – mal ganho na maioria das vezes - dá pouco suor.
Resta saber se a Receita Federal está checando estes sinais exteriores de opulência financeira.

Contas

Wilson Martins teve suas contas de campanha de 2014 aprovadas pela Justiça Eleitoral.
As do Zé engancharam num recibo de hotel.

Esperança

O que disse a governadora em exercício do Piauí, Margarete Coelho, não deve ser visto somente como retórica, mas assimilada pelos consagrados e novos historiadores piauienses.
Nas comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra, a governadora destacou que o Piauí precisa resgatar parte da sua história. Ainda não consta nos livros de história do Piauí a raça e a coragem da escrava Esperança Garcia, que já nos idos de 1770 denunciava, através de cartas os maus tratos sofridos pelos escravos nas mãos de seus algozes.

Obra antiga

Finalmente foi concluída, em Pedro II, uma obra ainda iniciada no segundo governo de Wellington Dias. Os recursos, do Ministério do Turismo, só agora foram liberados pela Caixa Econômica, mas o construtor está enganchado nuns probleminhas. Em algumas exigências na Secretaria de Turismo.
Vai ficar caro desenganchar.

Ping Pong

Caminhando na caatinga

Zózimo Tavares vai a São Raimundo Nonato visitar a Serra da Capivara e entrevistar Niède Guidon. Bartô, amigo do escritor Marcos Damasceno, avista-o e liga imediatamente:
Marcos Damasceno: - Diga, Bartô!
Bartô: - O “Zósmo” tá aqui. Prestei atenção no caminhado dele. Você disse que ele de besta só tem o caminhado... Sei mesmo que tem um caminhado faceiro.
Marcos Damasceno: - Caminhado de rico é assim, Bartô.

(Colaborou Sérgio Farias)

Expressas

Hoje, seria a inauguração do shopping Rio Poty, em Teresina. Mas ainda tem é Zé para a monumental obra ficar pronta.

Janaína Marques, secretária de Infraestrutura, garante que a obra do terminal de passageiros do aeroporto de São Raimundo Nonato estará concluída em agosto.

Pois é, os enfermeiros entram em greve e o pobre é quem paga a conta. O HGV, o Hospital Infantil não estão mais recebendo pacientes. E, no interior, é Deus nos acuda.

COMPARTILHE COM AMIGOS
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2015