Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Assombro criminoso

01/09/2014

Uma música do cantor Luís Melodia tem um verso que parece caber como luva na escalada de violência que abala e atemoriza Teresina: “Crime, crime, crime a toda hora. Agora eu digo: parem as atividades criminosas agora”. Infelizmente, não é tão simples como na canção. A cúpula da Polícia Civil não gostaria que se dissesse, mas o crime se espalha em ambiente de permissividade e frouxidão. Por mais que a polícia militar tenha se esforçado no rumo de ampliar sua presença e intimidar a ação do bandido, ainda é insuficiente o efetivo para fazer frente à demanda crescente de crimes. Falta policial. O governo dá as costas para a necessidade de se fazer mais concursos. A PM está num déficit enorme, portanto, precisa de mais soldados nas ruas. Ontem, um garoto de 15 anos foi executado no Parque Jurema, zona Sudeste de Teresina. O crime poderia ser apenas mais um a vitimar homens jovens entre 15 e 29 anos, que são maioria dos tombados nessa guerra não declarada. Ocorre é que há neste homicídio características de ação de grupo de extermínio: quatro homens em um carro chegam atirando e avisam que vão voltar para pegar o resto. Infelizmente, se está diante do surgimento de um tipo de crime que finge fazer algo de bom para a sociedade, que é eliminar fisicamente uma pessoa suspeita, mas é desastroso para a cidade. Isso significa que o Estado que já vem perdendo espaço para o tráfico, deixa que haja uma venda de proteção e segurança privada, inclusive com o estabelecimento informal da pena de morte.











Cruz Nonata, terceira colocada na Meia Maratona do Rio de Janeiro. As boas notícias do Piauí lá fora.

















Vida podre

O político brasileiro e sua maneira nada republicana de vida que faz tudo para o povo não saber!
Santificaram Eduardo Campos ao enterrá-lo, mas ainda hoje removem escombros da compra nada republicana do avião que matou o ex-governador pernambucano e mais seis outras pessoas.
A PF trabalha para descobrir se o avião, que custa perto de R$ 20 milhões, seria dele ou de algum laranja.

Novo endereço

Decreto assinado pelo governador Zé Filho (PMDB) criou grupo executivo de servidores estaduais para elaborar projeto executivo de um novo Centro Administrativo. Hoje, um número sem fim de repartições públicas se espalha por Teresina. A ideia – boa ideia - é concentrar esses serviços em um só local.

Pesquisa
A aliança política do senador Wellington Dias, candidato do PT a governador, encomendou uma pesquisa ao Vox Populi, mas não poderá divulgar os números porque não fez registro no Tribunal Regional Eleitoral. Os números obtidos foram animadores, principalmente em relação ao Senado.

O aumento
O secretário de Saúde, Mirócles Veras, acaba de dar um mimo autárquico ao médico Pedro Leopoldino: reajuste acidional de 3%. Não é grande coisa diante de outro regalo, o aumento de 27%, concedido a partir de 1 de janeiro de 2003.
Espera aí: reajuste há 11 anos? Não tem nada errado nessa publicação. Não seria reatroativo somente há um ano, 2013?

Mais
Leopoldino, que foi reitor da Universidade Federal do Piauí, é apenas o mais conhecido dos servidores da Sesapi favorecidos pelo por esse saco de bondades. Foram mais 13 portarias concedendo reajustes retroativos que chegam até a 30%.

Soma
Ao comentar os resultados da pesquisa Datafolha, em que Marina Silva (PSB) e Dilma Roussef aparecem empatadas com 34%, contra apenas 15% do tucano Aécio Neves, a procuradora do Trabalho Evanna Soares foi precisa: “Ou seja, PT, 68% e PSDB, 15%”.

Prazos
Sem fluxo de caixa que permita pagar obras em curso, diversos gestores estaduais estão assinando aditivos a contratos para prorrogar prazos para conclusão dos trabalhos. Uma dessas obras é a de um anel viário em José de Freitas, com extensão 5,805 quilômetros. O prazo de vigência do contrato é agora até 31 de dezembro de 2015

Carreira de Estado
O candidato Aécio Neves, assinou ontem, a "Carta Compromisso pelo Esporte Brasileiro". Nela, Aécio se compromete a estimular a prática esportiva e torná-la uma ação de Estado.
Esses candidatos deveriam também assinar a ‘carta compromisso’ tornando ação do Estado o salário do professor brasileiro. Como pagam, muitíssimo bem, nas carreiras do Judiciário e Ministério Público.

Oráculo
Fala que eu te escuto. E pago bem para escutar. Segundo a Folha de S. Paulo, edição de ontem, a candidata do PSB, Marina Silva, recebeu R$ 1,6 milhão por palestras de 2011 até este ano. Dinheiro pago por clientes que a verde socialista não revela os nomes.~

Plínio

Plínio de Arruda Sampaio, que faleceu este ano, descrevia Marina Silva, em debate das eleições de 2010 chamando-a de ‘eco-capitalista’ do discurso pronto.

Palavras

O jornalista Elio Gaspari escreveu o seguinte, ontem, em sua coluna na Folha de S Paulo: “Marina quer “democratizar a democracia”. O jogo de palavras é belo, mas é sempre bom lembrar que na noite de 31 de dezembro de 1968, quando os ministros do marechal Costa e Silva aprovaram o Ato Institucional nº 5, a democracia foi dezenove vezes”.

Família
O andar da carruagem eleitoral não deixa dúvidas que nas eleições deste ano vai haver um bom desempenho das mulheres candidatas. O mesmo não se pode dizer com os filhotes de velhas raposas políticas.

Ping Pong

Produto de exportação

Patrocínio Paes Landim, presidente da Piemtur, depara-se com Zé de Maria, o célebre agitador cultural parnaibano. Contrito, Zé está lendo um jornal, inteirando-se sobre a polêmica quanto à ausencia das obras do porto de Luiz Correia do propalado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Patró: "Zé, é uma pena que o porto tenha ficado de fora...."
Zé de Maria: "Claro que não. Fazer porto pra exportar o quê? Só se for gente, porque o único produto que temos em abundância é gente ociosa!"


Originalmente publicado em 5 de maio de 2007

Expressas

O ex-senador Heráclito Fortes, tem sido o único entre os candidatos a tocar na questão do reajuste de energia. ~Foi no programa de sábado passado.

Em sua aparição amanhã Heráclito fala sobre este reajuste ocorrido em quatro estados da região nordeste, entre eles, o Piauí.

Candidato a mais um mandato, Edson Ferreira destaca obras de drenagem em São Raimundo Nonato, sua terra natal. Quando não padece na seca, a cidade se afoga no inverno.

Estão abertas as inscrições para os Jogos Olímpicos Estudantis de Parnaíba (JOEP), comemorativos aos 40 anos ininterruptos dos jogos escolares parnaibanos.

COMPARTILHE COM AMIGOS
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014