RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Auditor defende o TCE

24/10/2014

O auditor fiscal de controle externo responsável pelo Núcleo de Gestão Estratégica da Informação do TCE/PI, José Inaldo de Oliveira e Silva contesta sugestão da coluna para extinção desse tipo de tribunal. Por razões e interesse óbvios, ele se justifica no texto abaixo: “Caríssimo, Sou leitor de seus comentários, pois, quase sempre oportunos e coerentes, permitem a mim promover reflexões que me educam e fortalecem o meu caráter. Desta forma, aceitando com educação sua salutar ressalva, “com todo respeito”, permita-me alertar a Vossa Senhoria o quanto é desinformador e descabido o seu comentário acima transcrito, primeiro por que o Brasil não é o único país que não faz “coisa julgada administrativa” e, segundo, por que os julgamentos de gestores públicos, não de governos, em muitas vezes implicaram imputações de débitos e consequente execução judicial. Nobre jornalista, há de se esclarecer que o Tribunal de Contas é órgão constitucional autônomo e não Poder, carecendo, na ordem constitucional vigente que “os governos” sejam apreciados através de Parecer por este órgão, porém, julgados, apenas pelos Poderes constituídos, lógica essa que se fortalece na própria cidadania, pois o exercício de Chefe do Executivo e do legislativo somente é possível por cidadãos eleitos. É bem verdade, nobre jornalista, que assim como o senhor, muitos defendem a “extinção dos Tribunais de Contas,” pois, enclausurados em máculas passadas e presentes, ignoram as verdadeiras atribuições destas instituições. No Piauí, em 2013, fiscalizamos cerca de 15 bilhões de reais com um orçamento de apenas 0,50% deste total, barrando licitações fraudulentas e empresas inidôneas em montantes muitas vezes superior ao total do nosso custo anual, e fornecendo um grande número de informações a outros órgãos de controle. Nesse mesmo período acrescentamos aos nossos bancos de dados inúmeras informações dos gastos municipais e estaduais, que usadas adequadamente por esses governos, poderiam proporcionar relevantes processos de conhecimento para o aperfeiçoamento do gasto público, especialmente com saúde, educação, saneamento básico e assistência social. Não pretendo aqui mudar o vosso ponto de vista, mas queria aproveitar a oportunidade para convidá-lo a conhecer verdadeiramente o TCE/PI.”











Dilma e Aécio: a disputa começa a se definir nas últimas pesquisas de intenção de voto
















Cara da riqueza

Qualquer especialista em estilo descobriria facilmente que a turma que foi ao bandeiraço de Aécio anteontem, na Zona Leste parecia estar num grande evento do festejado colunista Rivanildo Feitosa.
Além das bolsas Louis Vuitton, dondocas pisavam firme nos shoes Christian Louboutin.

Irritação
Além da queda (nas pesquisas) o coice na candidatura de Aécio: a manifestação tucana anteontem no cruzamento das Avenidas Homero Castelo Branco e Dom Severino provocou a ira de quem por ali queria transitar.
Fecharam todos os acessos que irritaram potenciais eleitores do candidato mineiro.
Sem falar que as mães dos organizadores e do próprio candidato foram as mais faladas.

Classe A
Deu para notar na manifestação da Dom Severino que os eleitores de Aécio são classe A, médicos afortunados, empresários endinheirados que não se faziam de rogados, colocando adesivos do candidato nos carros que tentavam passar.

Perfil
Na pesquisa Data Folha, onde Dilma aparece com 52% e Aécio 48% (a segunda, em menos de cinco dias), o perfil do eleitorado tucano é de quem ganha acima de dez salários mínimos e tem ensino superior.
Ontem, a Rede Globo divulgou a do Ibope: Dilma 54% e Aécio 46%.

Recursos federais
Nos últimos 12 anos, os Estados Nordestinos que se destacaram no cenário nacional o fizeram utilizando exatamente recursos do Governo Federal.
Em Pernambuco, Eduardo Campos fez verdadeira revolução, com obras federais de todo tamanho.

Saúde vai bem
No Ceará, o setor de saúde foi premiado com a construção de grandes hospitais regionais que certamente estão alterando o perfil da saúde pública por lá.
Aqui, a saúde está na UTI e, para azar de quem precisa, tem de dia que está aberta, tem dia que não tem vaga.

Obra rende voto
Os governantes do Piauí deveriam fazer um curso de como atrair investimentos para melhorar os serviços públicos exigidos pelo cidadão.
Aqueles que acham que obras não dão votos, é bom darem uma olhada no panorama de resultados da eleição de 2014 para perceber quem perder e quem ganha com sua postura em relação a melhoria de serviços da população.
Obra pública rende, sim.

Transição
Os aliados do governador Wellington Dias (PT), na equipe de transição, acusam o governo de Zé Filho de demorar na entrega dos dados e documentos solicitados.
Já o secretário de Administração, João Henrique Sousa diz não existir motivos para a preocupação demonstrada pela equipe do petista com a situação financeira do governo do Estado.

Partido
A turma de petista não deixa escapar nada. Manda para as redações adesivo de Aécio Neves na mesa do atendente de um dos consultórios do HUT.
Nada demais não fosse o hospital um entre público. Ainda que os seus gestores tenham tendência para votar no tucano.

Alô, Polícia!
Os diretores de hospitais públicos de Teresina estão preocupados com a ação dos cambistas no setor de marcação de consultas. Eles cobram para ficar na fila e facilitar a marcação de consultas, o que está prejudicando muitos pacientes.

Relatório
A Fundação Municipal de Saúde vai elaborar um relatório apresentando essa problemática e pedirá providências ao Ministério Público no sentido de que seja coibida essa prática para não prejudicar os usuários que necessitam dos serviços de marcação de consultas.

Ética?
A Câmara Municipal de Teresina aprovou ontem, em 1ª votação, o projeto que trata da reformulação do Código de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo.
Ética... taí um negócio abstrato que muitos falam e, a maioria sequer sabe o que é?!

Golpe
Olha só a audácia do golpe: um idoso recebeu em casa uma caixa onde continua um coco da praia e um refrigerante fanta laranja.
Mas ele havia comprado, pela internet, aparelhos celulares.

Ping Pong

A preço de leite

Procurador Raimundo conversa no almoço do Shopping com Patró sobre composição do governo Wellington Dias.
Patró: “Estão querendo ajeitar o deputado Júlio César, oferecendo-lhe a SDR para facilitar a entrada de Flávio Nogueira no Governo....”
Raimundo: “O Júlio não quer aquilo não...”
Patró: “Se for como no governo passado, quando davam agua pro gado a preço de leite, o Júlio vai querer, sim”.

Expressas

Hoje, a banda U2 cover do Brasil, estará se apresentando na Luke, nova casa de show de Teresina.

A Uespi fará, no dia quatro de novembro, às 8 horas, o lançamento do Programa de Gestão Educacional de Excelência (PGE), a ser implementado pela instituição. No Auditório Central do Campus Poeta Torquato Neto.

Equipe de transição e os técnicos da CGE se reúnem hoje. Vão debruçar-se sobre os documentos que a comissão tem recebido.

Teresina vai receber mais uma edição do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

COMPARTILHE COM AMIGOS
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014