RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Questão de demanda

06/07/2015

Uma proposta do deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI) determina que Estados produtores de energia sejam também os seus consumidores preferenciais. Pela proposta, o Estado terá prioridade na compra de até 35% da energia elétrica produzida em seus territórios. A ideia é até boa, mas esbarra em uma questão bastante prática: se não houver uma demanda que justifique o uso da energia, então não há porque se criar uma facilidade legal para seu consumo no ponto de produção. O que pode e deve fazer a diferença, portanto, são esforços de cada região para ampliar a demanda local por energia. Não parece ser o caso do Piauí, onde existe uma demanda reprimida por energia não em razão de aqui não se produzir o suficiente, mas pela falta de infraestrutura em linhas de transmissão e de subestações. O projeto do deputado Heráclito Fortes mira na perspectiva de o Piauí fazer uso da energia gerada em usinas eólicas que nos próximos cinco anos será maior 12 vezes que a produção de Boa Esperança. Ora, será muito mais energia que o Estado pode consumir, mas ter parte dessa produção garantida só será possível se houver expansão econômica que represente a geração dessa mesma demanda. Com efeito, não será uma lei, mas iniciativas empresariais e o apoio do governo a empreendimentos privados que farão o Piauí ter maior demanda por mais energia. Quando foram em caravana para ver o parque eólico do semiárido os deputados estaduais já sabiam disso, mas a viagem só rendeu discursos vazios.











Heráclito Fortes propõe que Estados produtores de energia sejam também os seus consumidores preferenciais












Nomeações

A reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa segue agora em fase de regulamentação. Um decreto da semana passada removeu do finado Iapep, atual Iasp (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores), para a Secretaria de Administração um total de 16 cargos de direção e assessoramento superior – DAS e 17 cargos de assessoramento intermediário – DAI.

Formação
A Universidade Estadual e a Polícia Militar ratificaram mudanças em um acordo entre as duas entidade para que a Uespi dê cursos de formação de oficiais da PM. Pelo acordo, o curso terá dois anos de duração, com carga de 2.880 horas-aula.

Em Teresina

O convênio acaba com a escola de formação de policias militares em Parnaíba, pois determina que o curso funcionará em unidade de ensino própria da corporação, na capital, obedecendo regras de funcionamento da PM e de controle acadêmico da Uespi.

Alô, Florentino!

O prefeito Florentino Neto, que moveu céu e terra para segurar a academia em Parnaíba, não deve ter tomado conhecimento desse convênio entre Uespi e PM.

Presente

A PM vai reformar um posto de policiamento no bairro Esplanada, zona Sul de Teresina. Faz bem. Naquela área falta, sim, a presença física de soldados para dar mais segurança a quem lá mora.

Pós

Está aberto desde sexta-feira e até 15 de julho o prazo para a obtenção de bolsas de doutorado no país, ofertadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapespi). O resultado da concorrência sairá no dia 7 de agosto.

Tamanho

Ontem, o programa Fantástico informou que as perdas do Brasil em obras de infraestrutura somam mais de R$ 8 bilhões, conforme cálculos do Tribunal de Contas do Estado. Esse valor corresponde a um quarto do PIB do Piauí, estimado para este ano pela Seplan em R$ 33 bilhões.

Investimentos

No Piauí, avançam investimentos nas eólicas no semiárido. Uma das empresas que investem na área está preparando a implantação de quase 20 quilômetros de linhas de transmissão para transporte da energia a ser gerada em usinas no município de Curral Novo do Piauí.

Conta salgada

Achou que sua conta de energia ficou muito elevada neste ano?
Pois espere por agosto, quando a Aneel deverá autorizar mais um reajuste na tarifa da energia vendida pela Eletrobras Piauí.
Já começou por São Paulo, brindando o paulista com salgado reajuste.

Verbo

A palavra impeachment está voltando com força em Brasília. Mas por enquanto é apenas sussurrada nos bastidores. Só que tem gente achando que brevemente começa a ser gritada.
Está em plena atividade a turma do quanto pior, melhor.

Nome forte

Fábio Abreu é o coringa no PTB e na aliança governista estadual para possivelmente peitar o prefeito Firmino Filho numa disputa pelo Palácio da Cidade. O deputado federal e secretário de Segurança Pública tem, avaliam muitos aliados, a vantagem de ser mais jovem e menos desgastado politicamente que o muito popular senador Elmano Férrer.

Ping Pong

A minha gang

O humorista João Cláudio Moreno faz reunião no bairro São Pedro. Encontra uma turma de adolescentes usando apenas bermudas, sem camisa.
João Cláudio: “Você é daqui?”
O adolescente: “Sou...”
João Cláudio: “Qual a sua gang?”
O adolescente (na bucha): “ É a de vereadores”.

Originalmente publicada em 11 de junho de 2005.

Expressas

Piauí entrarão em greve. E por tempo indeterminado.

O CNJ determinou que o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, remaneje 86 servidores da sede do tribunal para comarcas. Isso vai dar confusão.

A área que seria destinada ao Centro Cultural em Parnaíba está transformada em hospedeiro de urubus. Passando pelo local, o promotor Zé De Maria lembrou do filme de Alfred Hitchcock.

COMPARTILHE COM AMIGOS
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2015