RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca
Todas as Colunas

Arimatéia Azevedo

Arimatéia Azevedo

Água no feijão

08/02/2016

O IBGE divulgou na semana passada dados sobre suas projeções da safra agrícola do Piauí em 2016. São números animadores, com produção de grãos estimada em 3,794 milhões de toneladas. O aumento em relação à safra de 2015 pode chegar a 24,15%. Ocorre é que a maior parte do que se espera colher (85%) segue concentrada no cerrado, cuja maior parcela está precisamente no Sudoeste do Estado. Assim, parece adequado advertir que ao Piauí deve avançar em três frentes de desenvolvimento rural: a primeira é ampliar investimentos em infraestrutura no Sudoeste do Estado, para aumentar a competitividade dos produtores locais, a segunda é expandir para além daquela região a agricultura de alto rendimento voltada para a exportação ou fornecimento de matéria-prima à indústria e a terceira é um programa de Estado e não de governo para ampliar o rendimento da agricultura familiar, fazendo-a mais competitiva. Um exemplo dessa necessidade é o cultivo do feijão, lanterna entre os grãos produzidos no Piauí, mas parte da dieta diária do piauiense. Para a safra 2016, estima-se uma produção de 98.807 toneladas – ou 5,5% do que se espera colher de soja (1,790 milhão de toneladas), o que indica a necessidade urgente e inadiável de haver programas que estimulem não somente o cultivo, mas o aumento da produtividade do feijão em terras piauienses.










Rosário Bezerra tem apoio de petistas históricos para ser candidata à Prefeitura












Recomeço

Tão logo termine o carnaval, começa uma contagem regressiva para uma retomada das trocas partidárias, aproveitando a tal janela que se espera ver criada para março. Nesse movimento, volta à baila um desses partidos de ocasião, o PSL – Partido Social Liberal – que já tem entre seus filiados o suplente de vereador Renato Berger.

Filial tucana
O PSL poderá fazer as vezes do PPS e do PSDC, que sempre foram forças auxiliares do PSDB em Teresina. Aliás, vem do PSDC o novo donatário do PSL, o jornalista e suplente de deputado estadual Sérgio Bandeira, que cujo pai, vereador Ricardo Bandeira, certamente terá o mesmo endereço partidário do filho.

Mais uma
Além de Ricardo Bandeira, o PSL poderá ter ainda como filiada a vereadora Teresinha Medeiros, que que foi eleita apenas 2.240 votos. Teve menos votos que 24 suplentes, entre os quais Renato Berger, votado por 3.913 pessoas em 2012.

Rosário

Rosário Bezerra anda animada com a possibilidade de ser candidata pelo PT à Prefeitura de Teresina. A vereadora tem a favor dela a vantagem de não ter sido ainda testada no Executivo, mas essa é também uma desvantagem, considerando que o eleitor gosta de resultados.

Apoio
Rosário tem oapoio de petistas históricos, fundadores, como ela, do partido, como a senadora Regina Sousa e o ex-secretário estadual da Educação, Antônio José Medeiros – desejosos que o partido se valha de suas origens numa eleição em que a legenda está sob risco.

Ungido
Se Rosário tem nos históricos seu maior apoio, o novato Daniel Oliveira, secretário de Justiça, é incensado pela ala palaciana do PT. Ele tem comparecido a diversos eventos da secretária estadual da Educação, Rejane Dias, esposa do governador Wellington Dias, o que indicaria uma simpatia dela à candidatura do valente rapaz.

Pardais

Mais de três meses após o fim do contrato com uma empresa especializada, a Prefeitura deve voltar em breve a dispor de serviços de monitoramento eletrônico de trânsito. Uma das lombadas eletrônicas vai ficar na saída da ponte Estaiada, no bairro Morro da Esperança, onde duas pessoas já foram atropeladas e mortas por loucos ao volante.

Aplausos
Médicos e outros profissionais de saúde que trabalham no Hospital de Urgência de Teresina salvam vidas durante o carnaval, mas nem por isso a direção do HUT vai deixar de ouvir as queixas das pessoas. E isso é mais do que bom.

Ouvidos

A direção do hospital quer que a qualidade do atendimento seja a melhor possível e por isso, estará disponível para pacientes, acompanhantes e funcionários o serviço de Ouvidoria 24 horas. Fica logo na entrada do Pronto Atendimento e funcionará até as 7 horas da manhã da quinta-feira, 11 de fevereiro.

Vá entender
O Brasil é um país que desafia os manuais de economia. Enquanto boa parte do comércio se ressente da crise, quem vendeu artigos e roupas próprias para as festas de carnaval estava rindo à-toa em Teresina.

Reverso
As chuvas que inundaram e isolaram cidades como Dom Inocêncio, no semiárido do Piauí, encheram rios e produziram também duas mortes por afogamento numa região onde é sempre mais fácil morrer por falta e não por excesso de água.

Vida dura

A situação de violência por aqui está assim: furtaram o carro de um policial da Polinter. Logo dessa delegacia especializada em furtos de veículos?
E, ontem, atiraram num delegado de Codó (MA), ali em Nazaria.

Ping Pong

Sortilégios do poder

Do anedotário político mineiro. José Aparecido conversava com Pedro Aleixo sobre os sortilégios da política e do poder.
Aparecido: “Doutor Pedro, o senhor era presidente da Câmara dos Deputados aos 34 anos e fecharam o Congresso. Depois, vice-presidente foi impedido de assumir”.
Aleixo: “Pois é, Aparecido, ninguém escolhe o local onde o raio cair. Ele caiu duas vezes sobre mim”.

 

Expressas

Hoje tem blocos na rua, na avenida Marechal Castelo Branco. Marmotagens e diversão garantidas.

A cachoeira do Urubu está cheia de água e de problemas para os turistas que para lá foram no feriado do carnaval.

O peixe deve começar a ter aumento nesta semana. Portanto, quem puder deve comprar antes da quarta-feira de cinzas.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016