RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Um ano ruim

26/11/2014

O formidável e sempre lúcido jornalista Cláudio Barros escreveu em seu perfil no Facebook ‘Um ano ruim para ex-governadores’. Está aqui, pois, como tema principal da coluna de hoje. ‘2014 é um ano para ser esquecido pelos ex-governadores do Piauí, à exceção de Wellington Dias, que vai ocupar o Palácio de Karnak pela terceira vez. É quase um Visconde da Parnaíba do século 21. Fora Dias, todos os demais ex-ocupantes do Palácio de Karnak ainda ocupados na política tiveram um "annus horribilis", a expressão em latim que Elisabeth II usou para definir 1992. Mão Santa do Piauí foi do fenômeno ao completo fracasso. Ao obter menos de 25 mil votos na disputa pelo cargo de governador, tornou-se um colecionador de fracassos eleitorais. Direta ou indiretamente, coleciona seis eleições perdidas em dez anos. Hugo Napoleão do Rego Neto, que foi deputado, senador, governador duas vezes e ministro de Estado outras duas, amarga uma quarta suplência de deputado federal. Perdeu quatro das seis eleições que disputou desde 1998. Freitas Neto, que foi um governador eficiente no saneamento das finanças públicas, virou porta-voz de um governo que coleciona reveses nas contas públicas. Periga deixar de ser auxiliar de um governo que legará ao sucessor atraso de salários. Triste fim para uma carreira de sucesso como gestor. Wilson Martins teve possivelmente um ano mais que horrível, porque se converteu no primeiro ex-governador recém-saído do mandato a perder a disputa pelo Senado em meio século. Antes deles, só o doutor Chagas Rodrigues, em 1962. Bem, Zé Filho, que está a caminho de ser ex-governador, nem precisaria ser mencionado, mas este é um ano para ele esquecer’.










Wellington Dias não se vinculará a nenhuma das candidaturas à Associação dos prefeitos














Gaveta

O desembargador Erivan Lopes determinou a suspensão do processo no qual o apresentador de TV Silas Freire é denunciado pelo Ministério Público como mandante do assassinato do radialista Jean Carlos de Souza Costa, o Pato Donald.
Erivan acreditou na versão do advogado de Silas, Lúcio Tadeu, de que os promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha são ‘inimigos capitais’ do apresentador.

Investigações
No despacho, o desembargador deixa claro que a suspensão se dará até o julgamento do mérito do Habeas Corpus impetrado, e também até o final das investigações que correm no âmbito do Ministério Público para verificarem aferição da parcialidade de Ubiraci Rocha no processo.

Provas
O MP tem provas da participação de Silas no assassinato. Uma das principais testemunhas é o delegado Menandro Pedro que sustenta o que ouviu de Pato Donald incriminando o apresentador.
A juíza da 2ª Vara do Tribunal do Júri Zilnar Coutinho aceitou a denúncia.

Tragédia
Parnaíba está de luto com as três mortes de figuras queridas na cidade.
O governador Zé Filho suspendeu sua agenda em Teresina para acompanhar os funerais de a Edilson Morais Brito, Mateus Portela e de Socorro Brito.

Dois pesos

Além do aumento indevido no talão de luz, a Eletrobras não desconta as horas de escuridão a que submete os consumidores. Deve justificar alegando que nessas horas não se consumiu energia. Óbvio ululante.

Indenização
E, quando a falta de energia prejudica, gerando prejuízo, não os indeniza por iniciativa própria.
Espera a cobrança via judicial e, assim mesmo, faz tudo para não pagar, recorrendo das decisões.

Se a moda pega
No bairro Lourival Parente uma igreja evangélica começava bem cedo da noite, varando pela madrugada, o barulho ensurdecedor ao batuque que mais se parece aos ritmos de candomblés. Incomodados, vizinhos passaram a jogar pedras no telhado da igreja.
Não só provocaram a mudança do horário da batucada como conseguiram reduzir a zoada.

Papai
Marciano Arraes é pai. Nasceu Fábio, de Cristiane, ontem.
E, enquanto durar o repouso na Santa Fé, todo dia (do final da tarde para a noite) é dia de mijo.

Amigos, amigos
Dois figurões políticos de renomes nacionais atolados no ‘escândalo da Petrobras’ tem alguma similitude com gente do Piauí.
Vacari, tesoureiro do PT, guarda boas relações com o deputado federal Assis Carvalho.
E Fernando Baiano, o mensageiro do PMDB para a distribuição dos ‘dividendos’ da Petrobras, com Marcelo Castro.
Baiano faz e desfaz dentro do Dnit.

Festejado
Fernando Baiano já teria sido inclusive muito festejado por gente que detém poder no Piauí.
No ramo das estradas.

A fuga
Em Brasília se levanta a possibilidade de o tesoureiro do PT picar a mula no rumo do velho continente. Vacari é italiano, tem dupla cidadania.
Vai ver, pode seguir as pegadas de Pizzolato..

Candidatura
No começo de março vindouro, Tio Zé Ribamar Cabelouro reunirá amigos e a família, para lançar a filha, Nize, candidata à prefeitura de Barras.
Precisa melhorar a performance, porque os votos para deputado estadual foram bem pouquim.

Saída salomônica.
Wellington Dias afirmou que não anunciará apoio a nenhum candidato à presidência da APPM e que prefere a união entre os municípios e o governo do estado.
Mas bem longe dele todos os candidatos vão arrojar prestígio junto ao próximo governador.

Auditores

A votação da PEC dos Auditores foi novamente adiada pela Assembleia Legislativa. E vai ser assim, até o próximo governo.
Tem gente enrolando gente nesse entrevero aí.

Ping Pong

A indicada

Sena Rosa liga de Brasilia para o professor Apurian, o conhecido Risadinha.
Sena Rosa: “Eu soube aqui em Brasília que a deputada eleita Janaina Marques vai para a Secretaria do Meio Ambiente?”
Apurian: “Estão me dizendo aqui no Senadinho que ela é indicação de Seu João...”
Sena Rosa: “Pois vai pro lugar certo, ela nasceu na beira do rio”.

Expressas

Estão abertas até o dia cinco de dezembro as inscrições para o processo seletivo de conciliadores que atuarão na sede da Subseção Judiciária de Parnaíba.

Mateus Portela, o jovem assassinado anteontem, era um dos organizadores do Delta Kite Trip, que ocorrerá nesse final de semana em Parnaíba. O evento foi cancelado.

A Academia Piauiense de Letras lança dia 29 uma coletânea de livros de autores piauienses, todos membros da APL.

COMPARTILHE COM AMIGOS
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014