RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Para reflexão

18/09/2014

O texto abaixo com o título ‘Brasil, um país de todos?’, foi escrito em 2011 pela estudante de jornalismo Valéria Amorim, à época com 18 anos. Vale a pena ler. “Você lembra em quem votou nas eleições passadas? Você tem acompanhado o que os políticos estão fazendo para a melhoria do nosso país? Você considera que a política brasileira é satisfatória e vem se desenvolvendo ao longo do tempo? Bem, de acordo com o que já presenciei até agora em relação à política (...) creio que a maioria de suas respostas para essas perguntas foi não. Mas a questão é, por que reclamamos tanto da escassez de políticos honestos se fomos nós mesmos que os colocamos em seus gabinetes? É de se saber que, muitos dos políticos, talvez a maioria deles, tem seu nome relacionado a alguma atividade ilícita como lavagem de dinheiro, mensalão, compra de voto, empresas fantasmas, entre outras. O que não sabemos, ou fingimos que não temos o conhecimento, é de que o dinheiro que eles usam para pagar sua mansão, seu carro de luxo, ou seu jatinho, sai de nosso bolso direto ou indiretamente para os deles. Tudo o que falei até agora não é nenhuma novidade, isso que é o mais assustador, pois, é como se nós, brasileiros, no papel de eleitores, já estivéssemos nos acostumado com essa situação que parece ter fugido do controle. E mesmo sabendo disso, continuamos elegendo tais “criminosos” (não deixa de ser crime), por achar que nosso voto não irá influenciar de forma alguma. (...) O objetivo aqui, não é tentar fazer o que algumas pessoas já fazem que é colocar na cabeça das pessoas que elas devem reclamar dos políticos, já que de nada vai adiantar reclamar e ficar de braços cruzados os vendo continuar a cometer tais atos; na verdade, o essencial é revermos nossos conceitos antes de colocar no poder aqueles que ao invés de nos representar irão nos enganar. A dica que eu deixo, é a de que se procure conhecer e avaliar os candidatos não durante as eleições, que é a época em que todos eles “se tornam honestos”; e sim antes, pois há como fazer isso facilmente até mesmo pela internet, no site dos Políticos Brasileiros onde você poderá adquirir conhecimento tanto da ficha de cada político quanto sobre seu estado e as notícias relacionadas à política no país. Talvez pensando dessa forma contribuamos para a diminuição da corrupção e consequentemente o progresso que tanto almejamos em nossa nação”.














Ronaldo, bancando o cabo eleitoral de Aécio Neves, candidato a presidente da República
















Pegue légua

Ontem, na periferia da campanha governista, alguém sugeriu que Zé Filho pode mudar a situação em Picos, onde Wellington está com mais de 70% e o governador com pouco mais de 10%.
É só espalharam na cidade que que Zé está correndo léguas dos chefes políticos que o apoiam por lá.

Ruído jurídico
O caso dos 180 mil encontrados em Barreiras, na Bahia, suscita uma reflexão jurídica quanto ao foro de competência para o procedimento judicial.
Segundo especialistas, tem que ser apurado pela polícia federal de lá e remetido para a justiça eleitoral baiana.
Em virtude do lugar da suposta infração.

Ruído jurídico 2
O procurador Kelston Lages apensar de ser federal, tanto como membro do MPF como por assento no Tribunal Regional Eleitoral, só tem jurisdição nos limites do Piauí.
A pergunta que não quer calar é: se o suposto crime ocorreu na Bahia, como julgá-lo aqui?

União
Encerrando a semana da Diversidade em Teresina, houve, ontem, na Penitenciária Feminina o casamento de duas presidiárias.
A secretária de Justiça Ana Paula e o corregedor geral do TJ Sebastião Martins estavam na lista dos convidados vips.

Pancada
Aécio Neves aproveitou um encontro com mulheres em São Paulo, para alfinetar Marina Silva (PSB), sua adversária na corrida ao Palácio do Planalto.
"Estou tendo um cuidado porque o meu programa vai ser escrito à caneta e não a lápis para apagar diante das circunstâncias".

Braços cruzados
Também os funcionários da Controladoria Geral da União, no Piauí. ensaiam paralisação das atividades.
Hoje, eles farão manifestação em frente ao prédio do Ministério da Fazenda no centro de Teresina.
O protesto diz respeito à redução dos recursos para as fiscalizações de corrupção no setor público.

Lá vem...
A turma que atua na periferia da campanha de Wellington Dias está também fazendo um programa com o que Robert Rios já produziu de elogios ao petista.
E, também, sobre o que falava do Zé e do Wilsão.

Bala trocada
Isso só pode é ser reação ao programa que Robert Rios comanda no Youtube fazendo pesadas considerações sobre o candidato do PT, ao ponto de chama-lo de bandido.

Propaganda
O juiz Antônio Lopes de Oliveira determinou a retirada do trecho do programa de Zé Filho onde se fala no dinheiro do motorista de Wellington, apreendido na Bahia.

PT-PSDB
Quando os interesses intestinos dos políticos se convergem. No Rio e no Pará, o PT e o PSDB querem fazer propaganda eleitoral conjunta.
Nesses Estados eles estão coligados.

Eleitor
Ronaldo Fenômeno gravou pedindo votos para Aécio.
Paradão que nem ele, preguiçoso até para falar, o eleitor não ouve direito Ronaldo dizer que Aécio é o melhor para o Brasil.
O Fenômeno tem algo em comum com o tucano: ambos adoram as noites do Rio de Janeiro.

Jornalismo
Já estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo para avaliar reportagens veiculadas na mídia daqui e do resto do país.
Podem concorrer repórteres, fotógrafos e cinegrafistas de jornais, revistas, emissoras de rádio e TV, e sites de notícias de todo o Brasil.

Escola
O MEC pontua as escolas públicas de Teresina com o melhor desempenho de acompanhamento da educação regular, isto é monitoramento da presença dos alunos nas escolas.
As escolas aparecem com 99,6% de informação de frequência.

Ping Pong

De quem é?

Um leitor encontra-se com o jornalista Zózimo Tavares e puxa conversa sobre os R$ 180 mil apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal com um motorista do senador Wellington Dias, no município de Barreiras, na Bahia:
O leitor: “Você acha que esse dinheiro vinha de onde e para quem, jornalista?”
Zózimo: “Ora, se o dono do dinheiro não sabe, imagine eu!”

Expressas

Nessa eleição serão necessários mais de 2,4 milhões de mesários para atender os 142,8 milhões de eleitores que estão aptos a votar.

O Anglo vai promover o Simulado Aberto Nacional para os estudantes interessados em prestar o Enem. Para estudantes que irão prestar vestibular no final do ano.

Devem vir de Pernambuco e do Ceará os pelotões do Exército para reforçar a segurança nas eleições de 2014 no Piauí.

COMPARTILHE COM AMIGOS
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014