Uma reserva no canion do Poti?

Uma reserva no canion do Poti?
O Piauí tem hoje cerca de 70 por cento de todo o seu território intocável, abrigando reservas ambientais, como os parques da Serra da Capivara, de Sete Cidades, de Palmares, das Nascentes e outros tantos, passando pelo belíssimo Delta do Parnaíba. Em tese isso parece ser vantajoso e seria de fato se fossem aproveitados e houvesse orçamento para a sua preservação de maneira que recebessem turistas e visitantes locais. O que, efetivamente, não ocorre. Mas se isso é pouco, dias atrás, liderados pelo secretário do Meio Ambiente, Ziza Carvalho, cerca de 20 pessoas, incluindo deputados e até o ex-deputado federal Felipe Mendes, visitaram o famoso canion do rio Poti. Inspirado pelo que viu lá, Ziza declarou a intenção de criar ali um parque ambiental estadual, já batizado ‘Canion do Poti’. Melhor faria o deputado e secretário se continuasse as visitas com seus convidados para verificarem in loco a situação dos outros parques existentes que se encontram praticamente abandonados e com poucos visitantes. Caso o projeto que, imagina-se, já surje como ideia infeliz, seja de fato implementado, será inviabilizada a projetada barragem de Castelo que regularia as cheias e inundações do rio Poti em Teresina e região. Além desse presente de grego, as margens do poti onde existem hoje centenas de propriedades privadas ficariam sob a égide da legislação ambiental, que é lenta e cega na liberação de qualquer empreendimento e, por consequência, seus proprietários não mais produziriam ou criariam animais para a sua sustentação.

Ziza Carvalho quer mais um parque ambiental no Piauí
Ziza Carvalho quer mais um parque ambiental no Piauí

De olho na crise
O governo do Piauí pode ter dificuldades financeiras no final do ano por conta das bruscas quedas do FPE, que ocorrem de agosto a novembro, todos os anos.
Como o Estado não tem reservas para esse período, a solução natural é a contratação de empréstimos para fazer face aos salários e ao 13º.

A base
E nesse caso irá depender da boa vontade do governo federal e da base parlamentar no Congresso Nacional.

Cunha e Silva
Morreu Nilson Cunha e Silva, o delegado poeta.
Foi o primeiro delegado geral de Polícia Civil do Piauí após a edição do estatuto da polícia civil, em 1990.

Defesa própria
Andrea Magalhaes, através do Sindicato dos Delegados, que preside, reagiu à acusação do deputado Robert Rios de que se armou na polícia civil um esquema para destruí-lo. Rios cita uma carta do preso, Cristian Alcântara, de que teria sido torturado para meter o deputado na patifaria do concurso.
Andrea defende os delegados citados.

Seca braba
Pronto, o governo já não sabe como resolver o drama de quase meio milhão de pessoas que vivem no semi-arido, ameaçadas de passar sede.
Porque precisa adotar políticas de assistência mais objetivas, porque essa história de carro-pipa só serve para molhar bolso de contratantes e contratados.

Diabo é isso?
O governo chegou a fazer ate propaganda dos grandes investimentos com a energia à base do vento, na região de São João do Piauí.
Só que a realidade lá é outra: comerciantes e fornecedores de serviços foram vítimas de calote dos tais de investidores.

Fachin – a jato
Depois que Temer teve difuculdades para explicar a utilização do jatinho da JBS, para seus deslocasmentos pessoais, sem pagar a passagem, agora quem é acusado de ter utilizado o mesmo avião (trecho Brasilia-Curibita) é o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato.

Espionagem
Atribuem à Abin a mão que investigou as supostas pulutricas do ministro do STF, embora o presidente Temer já tenha desmentido.

Conversa fiada
As atenções, de uma maneira geral, são para os desfechos da Lava Jato.
Mas em Teresina tem sempre alguns desocupados para arquitetar as formações de chapa para a eleição que só vai acontecer daqui a um ano.
E dão nomes e endereços dos candidatos.

Chapa pronta
E a chapa formada agora inclui o ex-prefeito Silvio Mendes como candidato a governador com um vice do interior, o senador Ciro Nogueira e o ex-senador JVC disputando as duas vagas do Senado, na mesma aliança.

Ping Pong

O porco e o TSE

O que está na moda agora é associar as práticas indevidas ao modelo de julgamento feito pelo TSE. Circulas nas redes sociais a história do ladrão preso por ter furtado um porco e foi flagrado com o suíno nos ombros.
O ladrão: “Por que o senhor me prendeu tão depressa?”
O policial: “Porque o vizinho o viu entrar no sitio da vítima...”
O ladrão: “Então eu tenho de ser solto imediatamente porque o porco que roubei ainda não estava nas minhas costas e não era parte da denúncia...”
O policial (dando-lhe porradas): “Tá pensando que isso aqui é o TSE?”

Expressas

O projeto musical JetSet Live, formado por Bruna Soares e DJ Doh, lança no dia 17 próximo o seu primeiro CD, com músicas inspiradas na cidade de Teresina.

O projeto contém também participações especiais de Ostiga Jr, Tico Santa Cruz, Thiago Mansur e o italiano Gian Nobilee.

Oito candidatos disputam o cargo de procurador geral de Justiça, hoje, no Piauí. O escolhido sairá de uma lista tríplice a ser encaminhada ao governador Wellington Dias.