Uma obra, governador!

Os críticos de Wellington Dias (PT) começam a pegar em seu pé questionando sua atuação, com críticas que devem ser cada vez mais ácidas e amiudadas com o passar dos meses. O governador está a apenas um ano e meio do fim de seu mandato. Assim, para a oposição começa o trabalho de desconstrução do governo, do discurso e da imagem do governador. Uma das mais recorrentes peças desse processo é provocar Wellington e seus aliados a mostrar uma obra que seja icônica, representativa de todo o governo. Os adversários querem algo físico de grande monta, enquanto a gestão se esfalfa em obras pulverizadas por todo o Estado, que realmente se prestam para conquistar votos localizados, mas não têm o condão de servir para obter mais do que isso. Cabe a Wellington se esforçar na concentração de esforços que lhe permitam entregar obras como o rodoanel, a duplicação das estradas federais de entrada e saída de Teresina, quem sabe a rodovia Transcerrados e o Centro de Convenções de Teresina, que de tão enrolado e atrasado se transformou num monumento à incompetência gerencial pública. Como não avançou celeremente em dois anos e meio de governo para fazer as obras, a Wellington Dias resta buscar um milagre de eficiência para calar adversários cada vez mais barulhentos.

De Chambinho do Acordeon às várias bandas locais são atrações do Arraiá dos Municipios.
De Chambinho do Acordeon às várias bandas locais são atrações do Arraiá dos Municipios.

PDV
Está em curso proposta da direção da Agespisa para empregados aceitarem o PDV (Programa de Desligamento Voluntário).
Já se sabe qual a maior indenização: de R$ 1,3 milhão, para o funcionário mais antigo (ou um dos).

Desonestidade
Isso já ocorreu em outros lugares: o funcionário aceita o PDV, monta na grana da indenização e, anos depois, entra na justiça para ter de volta o emprego alegando que foi coagido a pedir demissão.

Postal
Os Correios, empresa pública que consegue a proeza de dar prejuízo sendo um monopólio, anuncia que vai fechar 125 bancos postais no Piauí. Isso porque alega não ter dinheiro para investir na segurança de empregados e usuários.

Justiça
A ECT precisa cumprir obrigações de garantir a segurança dos trabalhadores e usuários, com portas giratórias, vidros blindados, vigilância eletrônica e armada nas agências. Isso por determinação judicial. Mas não quer, porque prefere oferecer um serviço inseguro que atrai bandidos como açúcar atrai moscas.

Pedido
O deputado Júlio César (PSD) vai pedir à Justiça do Trabalho para aliviar a barra da ECT, ou mais claramente, que autorize a empresa a manter um serviço que põe em risco os trabalhadores e usuários.
Seria em nome da manutenção das agências do banco postal no Piauí.

Arraiá
Acontece do dia 21 a 25 de junho na Arena do Teresina Shopping o 1° Arraiá dos Municípios. Evento junino contará com atrações nacionais, locais, shows de humor, feira de artesanato e o melhor dos municípios. Entrada gratuita.
Para quem gosta de uma boa festa, o convite está feito.

Novos rumos
O ex-governador Zé Filho ensaia uma candidatura à Assembleia Legislativa e não à Câmara dos Deputados. Se isso se confirma, Juliana Falcão, deputada estadual, terá que buscar novos rumos.
Fala-se em uma candidatura dela à Prefeitura de Parnaíba em 2020.

Senado
O antecessor dele no Karnak, Wilson Martins, segue candidatíssimo a senador. Ele analisa que o cenário o favorece. “Entre todos os que se apresentam em disputa majoritária, somente eu sou ficha limpa”, tem dito a quem lhe der ouvidos.

Risco duplo
O DER deveria exigir da empreiteira que faz o elevado da Tabuleta uma melhor sinalização e a iluminação do local. Aquilo ali se converteu numa área de risco de trânsito e de assaltos.
Mas para quem zela pela benfeitoria, aquilo ali é uma pouca vergonha.

TV Antares
Falta menos de um ano para que sejam cessadas no Piauí as transmissões de TV por sinal analógico. A partir de 30 de maio de 2018, somente haverá sinal de alta definição. Todas as TVs já transmitem em sinal digital, menos a TV Antares, do governo estadual. E ninguém sabe informar se a emissora já tem pelo menos encaminhado a compra dos equipamentos.

Normal
Parece difícil esvaziar uma cidade com 850 mil moradores, mesmo quando há um feriado prolongado. Ontem, bancos e lotéricas estavam cheios. O trânsito em Teresina também seguiu caótico. No Centro, sobretudo no Shopping da Cidade, tinha gente além da conta.

Jesualdo
O ex-prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcanti, foi internado num hospital particular na zona Norte de Teresina. Ele teve febre, devido a problemas respiratórios, mas nem médicos nem a família divulgaram mais detalhes.

Ping Pong

Fórmula para vigia não dormir

Abelardo Carvalho contrata um vigia para trabalho noturno num prédio seu. O vigia chega de bicicleta, às 18 horas e procura Abelardo.
O vigia: “Doutor, onde eu guardo a minha bicicleta?”
Abelardo: “Deixe lá do outro lado da rua...”
O vigia: “Mas se for assim, os ladrões vão roubar...”
Abelardo: “Você vai ficar aqui na porta do meu prédio vigiando a sua bicicleta”.

Originalmente publicada em 1 de outubro de 2011.

Expressas

Ontem, o arcebispo de Teresina, dom Jacinto Brito, completou 70 anos. Ele ainda tem cinco anos no comando da igreja na capital do Piauí.

Foi sepultada ontem, em Natal, a ex-governador do Rio Grande do Norte, Vilma de Faria. Ela morreu aos 72 anos, de câncer.

A Secretaria Estadual de Educação prepara licitação para perfurar poços em escolas públicas estaduais.