Cortem os gastos

Sem que houvesse protestos ou votos contrários em número que incomodasse, recentemente o governo do Piauí aprovou um aumento das alíquotas do ICMS. No âmbito federal, a recorrente forma de equilibrar contas públicas via aumento de impostos volta à baila. Primeiro com um decreto dando uma tungada maior via PIS e Cofins e agora com estudo de uma garfada maior do Leão na renda dos brasileiros um pouco mais endinheirados. O corte de despesas nem se cogita. No âmbito do Piauí, o governo expandiu o tamanho da máquina pública criando nove “coordenadorias estratégicas” no ano passado e tendo ainda a disposição para criar uma agência reguladora de serviços públicos. No governo federal, Temer perdoa dívidas fiscais e previdenciárias, distribui cargos e aumenta a gastança para agradar congressistas e ter uma base que lhe permita governar minimamente. Usar uma boa tesoura em vez de usar a mão grande para ir à sociedade buscar financiamento para despesas crescentes nem passa pela cabeça dos governantes de plantão. Uma pena que assim seja, porque o país segue ampliando seu fosso fiscal, que somente será reduzido por um governante que tenha mais compromisso com boa governança que com a decantada governabilidade, essa inutilidade comprada a peso de ouro com dinheiro alheio.

Na eleição de Miguel Leão, o apoio de Lula ao candidato do PT virou notícia como derrota do ex-presidente
Na eleição de Miguel Leão, o apoio de Lula ao candidato do PT virou notícia como derrota do ex-presidente

Caso Fernanda
Ontem, o mandante e matadores da estudante Fernanda Lages amanheceram soltando rojões. 
Com a providencial – devem entender eles – decisão do procurador geral do MP-PI de livrar da culpa o promotor de Justiça Regis Marinho no caso do sumiço do terceiro volume do processo sobre a morte da estudante.

Arquivado
Cleandro Moura, o procurador geral, arquivou o procedimento preliminar aberto pelo corregedor Aristides Pinheiro por não ver culpa em Marinho. 
O promotor em questão havia assumido o processo na ausência de Ubiraci Rocha, que se encontrava estudando na Espanha. 
Mesmo sem a aquiescência de Ubiraci. E deu no que deu, parte do processo sumiu. 

Bom para o matador
O esquisito em tudo isso é que Ubiraci, que era o promotor da causa, saiu de cena, entregou o caso, Regis Marinho não quer mais saber de nada sobre o assunto e o promotor João Malato, a quem o processo foi redistribuído, ainda não falou nada no processo.
Isso faz um bem danado aos bandidos que mataram a jovem estudante. Faz sim.

Mau sinal 
Mídia nacional, como bem destacou Andreza Mattais, no Estadão, destacou que a eleição de domingo passado em Miguel Leão (PI) foi a primeira derrota de Lula depois de sua condenação na Lava Jata e, assim mesmo, no seu maior reduto eleitoral, o Nordeste.

O apoio 
Lula gravou vídeo pedindo voto para o ‘companheiro’ Jailson, candidato do PT, que era apoiado, também, pelo prefeito, vice-prefeito e pelo presidente da Câmara, que haviam sido cassados. 
Quem levou a melhor sobre Lula foi o senador Ciro Nogueira.

Ah...
A coluna esqueceu de citar que o deputado Severo Eulálio também estava apoiando Robertinho, na eleição suplementar de Miguel Leão.

Ai, Assis!
Mas quem ainda está remoendo a derrota é o botafoguense Assis Carvalho. Nas redes sociais, o deputado do PT, que apoiou Jailson, espera que o TSE mude a vontade do eleitor, insinuando que a eleição foi irregular. 
Esse gosta de botar fogo nas coisas.

Alô, Arão!
Leitora pede que se elogie o fato de seus documentos do veículo terem sido entregues em sua própria casa. Três dias depois de feito o pagamento. 

O crime
O governo admite que a morte do caseiro Francisco, com um tiro no peito, disparado por um atirador até agora não identificado, deve ter sido por questão de drogas. 
Mas ninguém na praia sabia que Francisco sequer fumava cigarro.

Mulheres
Firmino Filho surpreendeu ontem: fez uma grande homenagem às mulheres, colocando-as como personagens centrais da campanha dos 165 anos de Teresina. 
Diz-se que o prefeito tucano surpreendeu porque na equipe o número de mulheres é bem inferior ao dos homens.

Empoderamento
Como disse Macilane Gomes, secretária municipal de Política para Mulheres, a campanha de aniversário da cidade é também de empoderamento da mulher.

Ação feminista 
Não perguntem o que vem a ser empoderamento. No mínimo, a resposta será estabelecida como novo nome dado em defesa  e fortalecimento da mulher, uma forma que elas encontraram de tomarem o poder para si. É ação do movimento feminista.
Por isso que se diz que, nos 165 anos, Firmino está fazendo uma média danada com as mulheres.

Ping Pong

Para onde vamos?

O jornalista Vinicius Vainner liga para uma colega de profissão (que não quer seu nome publicado aqui), convidando-a para uma boa mesa. 
Vinícius: “Oi! Vamos sair?”
A jornalista: “Vamos! Tava louca mesmo para levantar um pouco da cama. Vamos para a sala ou varanda?”

Expressas

Há menos 30 mil beneficiários do Bolsa Família no Piauí, mas é provável que isso ocorra por falhas cadastrais.

Segundo a Caixa Econômica Federal, 5 mil novos cadastros foram admitidos no programa em julho.

O programa é importante para a economia do Piauí, mas melhor para o Estado seria ter políticas de investimento de longo prazo.