Fim da celeuma

Pode ter fim o imbróglio entre advogados e delegados, que andaram se engalfinhando nos últimos meses, e chegaram em situações das vias de fato em casos  já destacados na coluna, como ocorreu na Central de Flagrantes, na Delegacia de União, por exemplo. As reclamações dos advogados chegaram ao Congresso Nacional, através do presidente da OAB, Carlos Lamacchia, que viabilizou um projeto de lei para por fim à celeuma dos desrespeitos às prerrogativas do advogado. Esta semana, já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal a proposta do Senador Cassio Cunha Lima, de alteração do  Estatuto do Advogado, a Lei 8906/94, que criminaliza violação às prerrogativas do profissional da advocacia, definindo a conduta como crime. E as penas são graves porque podem chegar a mais de seis anos de detenção para o infrator que tenha praticado ação contra a liberdade do profissional ou a sua integridade física. Pela proposta, também a prisão arbitrária ou a condução indevida do advogado poderá fazer o infrator perder o cargo e inabilitar-se para a função pública por três anos. A mesma lei prevê, na outra extremidade, que o falso advogado tenha também a penalização de dois anos de cadeia pelo exercício irregular da profissão. Como se vê, há penalidades para os dois lados.

Dr. Pessoa, Marden Menezes e Robert Rios deviam fazer uma pausa na política e correr atrás de um personal style
Dr. Pessoa, Marden Menezes e Robert Rios deviam fazer uma pausa na política e correr atrás de um personal style

Caso Fernanda
O procurador e corregedor geral do Ministério Público Aristides Pinheiro está de férias desde 31 de julho, mas avisa que desconhece a decisão do procurador geral Cleandro Moura, de arquivar o procedimento sobre o sumiço do terceiro volume do processo da estudante Fernanda Lages e, assim, tirar o promotor Regis Marinho da culpa. 
Aristides informa que ao retornar irá recorrer ao CNMP.

Então...
Se o corregedor geral do PM pensa em recorrer é porque não vê tanta inocência assim.

Cargos
Deputados e senadores do Piauí estão se engalfinhando pelo que restou dos cargos do PSB no governo federal. 
Essa é, de fato, uma agenda propositiva para o desenvolvimento de que tanto falam.

Alô, Ziza!
O construtor das obras de reforma do centro de educação ambiental da Semar, que será inaugurado amanhã, está apenas e tão-somente apelando para receber pelo serviço, concluído há exatos dez meses.

Lula, o Doutor
Na Paraíba tentaram, mas a Universidade da Paraíba negou a concessão do título de Doutor Honoris Causa a Lula. Lá, cancelaram a homenagem porque chamaram o petista de ‘perigoso meliante’.
Aqui no Piauí, o diploma já está na forma. A Ufpi vai dar o título de Doutor a Lula, independente dos nove anos de cadeia que o aguardam. 
Acaba não,  mundão!

Suprema distinção?
A Câmara de Vereadores de Picos vai entregar a medalha de honra Coelho Rodrigues a Lula, na sua visita no início de setembro à cidade. 
No decreto, o presidente já diz que a homenagem é uma ‘suprema’ distinção do município de Picos ao ex-presidente.

Na Caixa
Aviso aos cobradores do governo: tenham mais um pouquinho de paciência, porque o dinheiro do empréstimo da caixa ainda não saiu. A Caixa está exigindo cronograma de trabalho. 
O que não deve ser nenhum problema. Não é?

Imortal
O advogado Marcus Vinícius Furtado Coelho tomará posse, dia 22 deste mês, na Academia Brasiliense de Letras. 
Na cadeira de Fontes de Alencar cujo patrono é Coelho Neto.
José Sarney, membro da academia, fará a saudação.

Assassinato
A jornalista Vanessa Veiga Esteves, 55 anos foi cruelmente assassinada, na noite de anteontem, em Brasília. Os bandidos acertaram várias facadas na jornalista, aparentemente apenas para levar uma bolsa. 
Vanessa Veiga trabalhava no Ministério da Cultura e fazia mestrado na Faculdade de Comunicação da UnB. 
Tinha passagem pela TVE e TV Manchete, além dos canais SPORTV, MSW e GNT.

Regina 
O Conselho de Ética do Senado decidiu arquivar a denúncia contra Regina Sousa e outras cinco senadoras, que ocuparam a Mesa durante sessão convocada para votar a reforma trabalhista.

Estratégia 
A nova estratégia da defesa dos presos por tráfico de drogas é pedir para serem julgados pela justiça do Mato Grosso do Sul. Já que lá quem é pego com mais de 130 quilos de maconha e muita munição, como foi o caso do filho da desembargadora Tânia Garcia Borges, Breno Fernando Solon Borges, é encaminhado para um clínica de reabilitação. 

In Family
O outro filho da distinta desembargadora foi preso por assalto e teve o julgamento mais rápido da justiça brasileira. Em sete dias já estava condenado a internação. 
Essa justiça sul-mato-grossense dá exemplo pro Brasil.

Cláudio Barros
Saiu a relação dos 300 novos professores da rede estadual de Educação. E sabe quem está nela? 
O valorosíssimo, polêmico jornalista Cláudio Barros.

Ping Pong

Deixe meus votos

Preocupados com a ganancia dos secretários do Governo que estão invadindo seus ‘colégios eleitorais’, os deputados do PMDB, à frente João Madison, foram bater à porta de um influente assessor do governador Wellington Dias.
Madison: “Viemos aqui para pedir que os secretários-candidatos deixem nossos votos em paz. Vão tomar os dos deputados da oposição...”
O assessor: “Não tem deputado de oposição. O único de oposição não é candidato a deputado”.

Expressas

A avenida Henry Wall de Carvalho será interditada neste sábado para recapeamento asfáltico. A interdição começa às 7h.

O Teresina é Pop traz 15 bandas e diversas expressões artísticas este ano. O evento acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de agosto, no Theresina Hall.

O Parque Lagoas do Norte receberá a oficina de Atabaque. Oficina será no dia 02 de setembro, às 14h, na sede do Parque.