A inércia do Poder

“Você quer ser atendido às 16 horas em algum cartório de Teresina? Chegue lá às seis da manhã”. É assim que se mede o tamanho da humilhação e sofrimento dos que precisam dos serviços cartorários em Teresina. A prestação de serviços beira a irresponsabilidade, notadamente nos cartórios sob intervenção do Tribunal de Justiça do Piauí. A medida judicial da corregedoria, que começou pelo famoso ‘Naila Bucar’, fechou o ‘Nazareno Araújo’ e está de olho em outros, invoca o argumento de que trará melhoria. Piora. E muito. As filas para um simples reconhecimento de firma são de matar de vergonha os responsáveis pelo funcionamento desses estabelecimentos. O cartório do 2º ofício faz os clientes que antes odiavam a família que o controlava sentirem saudade daqueles tenebrosos tempos. Porque, comparado ao tratamento de hoje, era bem melhor aguentar a humilhação de outrora. Enquanto isso o concurso para provimento dessas serventias está num compasso de espera intolerável, há cinco anos. É um arranjado sem fim. Na gestão desses cartórios o Poder Judiciário já demonstrou sua inércia, principalmente por designar pessoas desqualificadas e descompromissadas para o trabalho, assim como fracassa na própria coordenação e fiscalização desses serviços, que é seu dever constitucional. Diante desse descalabro é forçoso acreditar em mais uma promessa de que o concurso andará, visto que está claro, ao longo dos anos, que os serviços extrajudiciais ficam em segundo plano nas metas a serem cumpridas pelo Poder Judiciário.

 

 Secretário Rafael Fonteles se afastará para tratamento médico(Foto: Marcelo Gomes/Portal AZ)
Secretário Rafael Fonteles se afastará para tratamento médico(Foto: Marcelo Gomes/Portal AZ)

Rafael

A coluna ainda não confirmou, mas sabe que o secretário da Fazenda Rafael Fonteles deve passar pelo menos três semanas afastado do cargo.
De licença médica para tratar da famosa hérnia de disco.

Babaquice 1

Vereador de Imperatriz e, ainda por cima, professor, um certo Carlos Hermes se gaba de ter apresentado projeto-de-lei na Câmara criando o Dia Municipal da Panelada, a ser festejado em 16 de julho.
Para Hermes, a panelada ‘é um elemento cultural muito forte no processo de construção da nossa (deve ser só dele) identidade’.

Dupla

Esse vereador e a ex-presidente Dilma fariam dariam uma boa dupla digna do anedotário nacional.
Juntando a panelada dele com a mandioca dela, fariam um prato bem ‘cultural’.

Facilidade

Roubaram R$ 25 mil (nas contas da paróquia) do dinheiro arrecadado da campanha da Fraternidade. Como se disse, a quantia foi transportada da igreja de Fátima até a agência do BB, no Jóquei, num automóvel pálio.
As agências lotéricas usam carro forte para transportar quantias muito menores.

Babaquice 2

Revoltado com a corrupção reinante no país, um morador de bairro na Zona Norte de Teresina pintou a rua da sua casa com as cores da seleção argentina.
Isso não é nada, não é nada, não é nada mesmo. É só babaquice dele mesmo.

O vinho do rei

Como se constatou, nada de anormal na natureza ocorreu em Teresina antes, durante e depois do show de Roberto Carlos na semana passada.
Não foi o caso, entretanto, do motorista que o rei trouxe na sua comitiva. Esse viveu uma tragédia bem particular.

O azarado

O motorista simplesmente quebrou uma das duas garrafas de vinho que Roberto Carlos ganhou após o show em Imperatriz (MA), e não contou para ninguém, esperando encontrar o mesmo produto em Teresina. Andou até cansar nas lojas do ramo e não achou nada parecido.
Sabe Deus lá o que lhe terá acontecido.

Coisa da oposição

O vereador Dudu do PT, ou melhor, Dudu Lula da Silva, reagiu à informação de que o governador Wellington Dias (PT) teria batido o martelo em relação à composição da chapa.
“É fake News, coisa da oposição”.

Troca de farpas

O almoço no Casarão pelo “Fica, Margarete”, em apoio à manutenção da atual vice na chapa de Wellington Dias, resultou em troca de farpas entre deputados na Assembleia.
João Mádison mandou essa: “Não é só com prefeito que se ganha eleição, não”.
Já Júlio Arcoverde respondeu de lá: “o João Madison tem a mania de achar que prefeito não vale muito, mas se não fossem eles, nós nem estaríamos aqui”.

Sobrenome

Na Câmara de Vereadores de Teresina apenas Dudu e Deolindo, ambos do PT, mantém o sobrenome do ex-presidente Lula.
Um repórter indaga de Dudu se ele não iria retirar o sobrenome do petista.
“Pra quê? Se agora que o homem tá bem nas pesquisas e vai ser é presidente do Brasil no primeiro turno!”, respondeu.

“Tô em todas”

O líder comunitário Ascânio Sávio sempre prestigia todos os eventos políticos do Piauí. Indistintamente.
Basta ver, agora, ele divulgando vídeo prestigiando o I Seminário de Prostitutas do Piauí.
“É a primeira profissão do mundo”, disse.

Apoio oficial

O evento organizado pela Associação de Prostitutas do Piauí acontece desde segunda-feira e segue até hoje no Hotel Cabana, na zona Sul de Teresina e conta com apoio dos órgãos de saúde e do Ministério Público Estadual.

Festividades

A Segunda ExpoTeresina e II Arraiá dos Municípios acontecem do dia 21 a 24 de junho no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde.
O evento promete ser o mais “arretado” do Piauí.

Ping Pong

O craque da Copa

Aluno do 9o período de Direito, turno noite, da Faete, procura o professor Carlos Alípio na Coordenação do curso.
O aluno: “O senhor notou que a defesa da minha monografia foi marcada exatamente para o dia da abertura da Copa da Rússia?
Alipio: “ E você foi convocado?”

Expressas

O Júri em Oeiras absolveu o ex-prefeito Zé Simão no cruel assassinato da própria esposa, que ele colocou a culpa na empregada, que seria sua cúmplice. Acredite, viu!

O desembargador Erivan Lopes retornou ontem de Portugal, onde participou de curso de Direito Constitucional Penal. Hoje, já assume o comando do Poder Judiciário do Piauí.

Carlos Eduardo Amorim Silva Pereira integra a delegação que disputará os Campeonatos Sul-Americanos de Atletismo Sub-18, no Equador.