Defesa Civil equipa poços em São Miguel do Fidalgo

O secretário estadual da Defesa Civil, Fernando Monteiro, entregou, no último fim de semana, mais dois poços tubulares com chafariz a comunidades rurais do Semiárido. Desta vez, o município beneficiado foi São Miguel do Fidalgo, distante 401 quilômetros a Sudoeste de Teresina, nos povoados Luís e Fonte de Fátima.

A ação faz parte do programa Mais Água, do Governo do Piauí, que já equipou e perfurou mais de 300 poços desde o ano passado. “Esse poço estava perfurado há mais de 10 anos, mas como não foi equipado, não dava para utilizar a água. Por isso, vivíamos nesse sofrimento, olhando para o poço, sem poder beber”, desabafa o morador Pedro Santos, de Fonte de Fátima, onde estão sendo favorecidas mais de 90 famílias. A obra custou R$ 24 mil.

No povoado Luís, distante 14 quilômetros da sede do município, o investimento no mesmo valor possibilitou a perfuração de um poço, tamponado há 9 anos, e instalação de um chafariz. “Neste povoado, mais de 70 famílias que viviam sofrendo devido à falta de água, agora tem água em abundância o ano todo, para o consumo humano, de seus animais, tarefas diárias, inclusive, irrigação de suas plantações. Isso gera melhor qualidade de vida, bem-estar e renda, também”, explica Fernando Monteiro.