RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Pedro II recebe ações sustentáveis para agricultura familiar e manejo

04/06/2012 • 16:38
Acordo para ações conjuntas será assinado nesta quarta-feira (6)- Veja programação

A bacia hidrográfica do rio Longá, no município de Pedro II (PI) é a única do Nordeste a receber ações de sustentabilidade do Programa Água Brasil, que desenvolve atividades em oito bacias hidrográficas no País. A região vai receber, nos próximos anos, uma série de benefícios com o objetivo de compatibilizar geração de renda e trabalho para a população rural com a conservação e a recuperação de nascentes e cursos d’água.

Um acordo para ações conjuntas na região será assinado nesta quarta-feira (6), durante a Oficina Agricultura Familiar e Produção Sustentável na Bacia do Longá, que se realizará em Pedro II, a partir das 9h. O Programa Água Brasil, concebido pelo Banco do Brasil, é desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a organização ambientalista WWF-Brasil. Na bacia do Longá, ainda estão envolvidos com o programa o Governo do Estado, a Prefeitura de Pedro II e outras instituições, como Cerac, Fundação Santa Ângela, Emater e Centro de Formação Mandacaru.

As ações na bacia do Longá, no município de Pedro II, podem se tornar modelo de sustentabilidade para o Nordeste e para as regiões de Caatinga e Cerrado. O objetivo é que as tecnologias sociais e práticas sustentáveis desenvolvidas lá possam ser replicadas para regiões de características semelhantes. “Vemos com muito entusiasmo as possibilidades para a região”, adianta o coordenador do Programa Água Brasil no WWF-Brasil, Samuel Barreto. “Nosso plano de trabalho está sendo construído com a participação de todas as instituições envolvidas e com a comunidade, sempre no sentido de desenvolver, adaptar e aplicar tecnologias inovadoras, de baixo custo e sustentáveis”, diz.

Já está prevista a realização de treinamentos e capacitações técnicas de produtores rurais e o fomento de alternativas de produção sustentável. Além disso, de acordo com Barreto, há um “forte potencial para o turismo ecológico rural na região”.

Serviço:
Oficina Agricultura Familiar e Produção Sustentável na Bacia do Longá
Quarta-feira, 6, a partir das 9h
Auditório Padre Norberto, Praça da Matriz, Pedro II

Programação:
9h - Café da manhã
10h - Solenidade de abertura, com assinatura de acordo para ações conjuntas
12h - Almoço
14h - Oficina de sensibilização e trabalho
18h - Encerramento

O que é o Programa Água Brasil

Para fomentar práticas sustentáveis no campo e na cidade, Banco do Brasil (BB), Fundação Banco do Brasil (FBB), Agência Nacional de Águas (ANA) e WWF-Brasil firmaram parceria inovadora, que atua em todos os biomas e regiões geográficas brasileiras, desenvolvendo modelos a serem replicados pelo país.

No meio urbano, a iniciativa visa disseminar e melhorar a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos sólidos, diminuindo os impactos sobre a natureza e gerando trabalho e renda para catadores de materiais e pequenos e médios empreendedores. Além disso, a iniciativa também estimula a mudança de valores e comportamentos, incentivando o consumo consciente.

No meio rural, os parceiros desenvolvem ações em 14 microbacias hidrográficas, disseminando o uso de boas práticas agrícolas e de proteção das nascentes de água, visando à produção rural mais saudável para agricultores e consumidores. A iniciativa desenvolve, ainda, ações visando aprofundar critérios ambientais nas operações bancárias. São desenvolvidos estudos para mitigação de riscos e incentivo ao financiamento de negócios sustentáveis.

Fonte: Comunicação WWF
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014