Veja os locais de prova da 2ª fase do XXV Exame de Ordem Unificado no PI


A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, divulga a relação dos locais de realização da Prova Prático-Profissional (2ª fase) do XXV Exame de Ordem Unificado, agendada para o próximo domingo, 27 de maio de 2018, às 13h00 (horário oficial de Brasília/DF). A aplicação acontecerá simultaneamente em todo o país, por meio da Fundação Getúlio Vargas. No Piauí, a prova será realizada nas cidades de Parnaíba, Picos e Teresina.

Ao todo, 976 candidatos estão inscritos para a prova, entre estudantes do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado e pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada.

Nesta segunda etapa, os examinandos têm que responder a quatro questões discursivas e preparar uma peça profissional. O candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

Confira o endereço da realização das provas:

- Parnaíba-PI: Faculdade Maurício de Nassau, localizada na Rodovia BR 343, Km 7.5 S/N – Floriópolis;

- Picos-PI: Instituto Monsenhor Hipólito, localizado na R. Monsenhor Hipólito, 415 – Centro;

- Teresina-PI: Centro Universitário UNINOVAFAPI, R. Vitorino Orthiges Fernandes-6123-Uruguai-Teresina-Pi 

Como economizar combustível nos tempos de crise
1. Mantenha os pneus calibradosPode parecer bobagem, mas a pressão dos pneus é essencial para fazer o seu automóvel rodar mais bebendo menos combustível. Além disso, pneus muito cheios podem sobrecarregar a suspensão. E não se esqueça de calibrá-los ainda frios -- se eles forem calibrados com alta temperatura, a pressão interna também será maior e a calibragem ficará comprometida.

2. Evite dirigir de forma agressiva e "banguelas"

O costume de dirigir de forma agressiva e frear mais bruscamente faz o carro gastar mais. Seja mais gradual para evitar o consumo excessivo de combustível. Além disso, descer ladeiras na "banguela" (com o câmbio em ponto-morto) não ajuda a economizar combustível e ainda por cima contribui para o desgaste prematuro dos freios.

3. Saiba usar o ar-condicionado

O ar-condicionado é um item de conforto que pode contribuir para aumentar em 20% ou mais o consumo de combustível, pois o compressor do equipamento é acionado por correia ligada ao motor. Nunca dirija com o ar ligado e os vidros abertos. Além disso, se não estiver muito quente, não coloque o resfriamento no máximo. Se o ar for digital, temperaturas entre 23º e 25º C são ideais: dão conforto e cobram pouco do carro. Tente também retirar o ar quente do interior quando tiver ideia de acioná-lo -- uma boa dica é abrir os vidros e deixar o vento fazer isso.

4. Use o freio motor

Reduza as marchas ao diminuir a velocidade. Isso ajuda a parar o veículo e também poupa os freios, que são menos exigidos.

5. Não leve bagagem inútil

Tem gente acostumada a guardar uma infinidade de tranqueiras no carro simplesmente por preguiça ou para usá-las "em caso de necessidade". Também mantém bagageiros e suportes de bicicleta instalados mesmo quando estão fora de uso. Pois saiba que, quanto mais peso um determinado veículo precisa transportar, mais combustível ele vai consumir.

6. Verifique os filtros e fluidos

Verifique o nível de óleo a cada semana e troque o lubrificante no prazo e/ou na quilometragem recomendados. O mesmo vale para filtros, que devem ser substituídos no tempo e na especificação indicados pela montadora. O filtro de óleo, inclusive, de ser substituído em cada troca de óleo. Esses cuidados básicos fazem o motor durar mais tempo e, funcionando corretamente, consumir menos combustível.

Pensamento do dia!!!!