Festival de Violão de Teresina reúne talento e boa música por três dias na cidade

O festival é organizado pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves

Hoje tem música boa, de altíssima qualidade e de graça no Palácio da Música, a partir das 19 horas. Começa com apresentação do músico paulista Alessandro Penezzi e recital da Orquestra de Violões de Teresina. Vai ter uma homenagem ao violonista Anderson Nóbrega, cujo virtuosismo é conhecido de todos. Anderson é, sem dúvida, um dos maiores violinistas brasileiros.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Compositor e arranjador, Alessandro Penezzi toca violão, violão de sete cordas, violão tenor, cavaquinho, bandolim e flauta.

Nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, iniciou os estudos de violão aos 7 anos. Formado em violão erudito pela Escola de Música de Piracicaba – sob a orientação do Maestro Ernst Mahle e do professor Sérgio Belluco, que lhe apresentou o choro -, é bacharel em Música Popular pela Unicamp.

O evento que vai reunir essas feras é o I Festival de Violão de Teresina, no Palácio da Música, desta sexta-feira até domingo.

Assim como Penezzi, o festival traz convidados que vão fazer um enorme bem ao ouvido de quem gosta de violão bem tocado, como Marco Pereira, Elodie Bouny, Daniel Murray, Antonio José Rodrigues (luthier), Alessandro Soares (diretor do Acervo do Violão Brasileiro), Felipe Vilarinho, Damião Bezerra, Wellington Torres.

“Temos um público cada vez mais crescente. A cidade oferece diversos cursos do instrumento e muitas oportunidades de apresentações. Pensamos em nomes que agregam conteúdo e que são referência no violão”, diz Ravi Cordeiro, coordenador do evento.

O festival é organizado pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e visa fomentar o desenvolvimento de músicos, com cursos e encontros, em momento de intercâmbio cultural, além de presentear a comunidade com apresentações gratuitas de grandes músicos.

PROGRAMAÇÃO

17/11 – Sexta-feira
19h: Cerimônia de abertura;
19h30: Recital de abertura com a Orquestra de Violões de Teresina;
20h15: Recital com Alessandro Penezzi;

18/11 – Sábado
09h: Palestra com Antonio José Rodrigues (Luthier)
14h: Palestra com Alessandro Soares (Diretor do Acervo do Violão Brasileiro)
17h: Recital com Orquestra de Violões de Corrente
20h: Recital com Elodie Bouny
20h45: Recital com Daniel Murray

19/11 – Domingo
09h: Masterclass com Elodie Bouny
11h: Recital com Felipe Vilarinho
14h: Masterclass com Daniel Murray
17h: Recital com Damião Bezerra
17h40: Recital com Wellington Torres
19h30: Cerimônia de encerramento
20h15: Recital com Marco Pereira, participação de Elodie Bouny