Fiéis participam da procissão de Corpus Christi em Simplício Mendes

Na tarde desta quinta-feira (15) centenas de católicos participaram da procissão de Corpus Christi na cidade de Simplício Mendes.

Antes de iniciar a procissão, os fiéis participaram da missa celebrada pelo padre Kleyton Vieira. Logo após a celebração eucarística, todos seguiram em procissão pelas principais ruas do centro com término na igreja matriz.

Como é tradição, todo trajeto da procissão foi ornamentado por estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino usando serragem, cal e tapetes, num gesto de fé, amor, carinho, e respeito a Jesus presente na hóstia consagrada.

Foi registrada a participação na procissão de 43 estudantes do Curso Técnico em Hospedagem do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do colégio Gercílio Macedo da cidade de São Raimundo Nonato. Os estudantes estavam acompanhados pelos professores Sidrac Barreto, Francisca Oliveira, Marli Ribeiro, Mercês Oliveira e João Batista.

Os visitantes elogiaram bastante a ornamentação feita pelos estudantes de Simplício Mendes nas ruas do trajeto da procissão.

Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo, é uma festa cristã, um evento baseado em tradições católicas. É realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “ festa de preceitos”, isto é, para os católicos é obrigatório participar da missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do código de direito canônico (Cânone 944) que determina ao bispo diocesano que realize, onde for possível, para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do corpo e sangue de Cristo.

É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave, não se ausente da diocese o bispo (Cânone 395).

Veja fotos na cobertura do Blogueiro e Correspondente do Portal AZ.