Piauí ganha reforço na prevenção ao câncer de mama

Um mamógrafo adaptado para realização de exames em cadeirantes foi entregue, pelo Governo do Estado, ao Centro de Integrado de Reabilitação (Ceir). A mamografia se junta a procedimentos já realizados pelo Centro, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiografia e ultrassonografia.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, tem buscado fazer diversas ações no combate ao câncer de mama, como explica o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa. “Através de um programa específico que é o Amigos do Peito levamos, de forma descentralizada, o exame de mamografia para várias cidades do estado”, comentou.

Até agora, mais de 70 municípios piauienses foram percorridos pela carreta “num serviço itinerante e também estabelecemos esse novo serviço realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) nas cidades de Corrente, Bom Jesus, Uruçuí, Floriano e Campo Maior”, disse o secretário.

Agora em Teresina, esse serviço adaptado para mulheres cadeirantes, vai facilitar e trazer maior comodidade no atendimento a essas pessoas. Segundo Francisco Costa, é com esse propósito que o Governo do estado quer continuar descentralizando os serviços da saúde para chegarmos cada vez mais longe.