Treinamento funcional: benefícios, métodos e adaptações

O programa de treinamento funcional passou a ser empregado em programas de condicionamento físico

Recentemente, o treinamento funcional vem conquistando seu espaço dentro de academias, praças, parques e outros lugares, e de forma personalizada devido a sua forma de aplicação e por auxiliar as pessoas nas suas funções cotidianas. No entanto, o treinamento funcional originou-se com os profissionais da área de fisioterapia, já que estes foram os pioneiros no uso de exercícios que simulavam o que os pacientes faziam no seu dia-a-dia no decorrer da terapia, permitindo, assim, um breve retorno à sua vida normal e as suas funções habituais após uma lesão ou cirurgia. O programa de treinamento funcional passou a ser empregado em programas de condicionamento físico, desempenho atlético, bem como para minimizar possíveis lesões. Sabe-se que o treinamento funcional está amparado na proposta de melhoria de aspectos neurológicos que conduzem a capacidade funcional do corpo humano, empregando exercícios que estimulem os diferentes componentes do sistema nervoso, gerando, dessa forma, sua adaptação.

Mas o que é treinamento funcional?

O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganho força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.

Como treinar funcionalmente?

Os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados. Todos os exercícios são executados nos planos baixo, médio, alto e também vertical e horizontalmente. Os equipamentos devem ser livres, como: halteres, cordas, kettlebells, barras, bolas, fitas e cabos.

Quais os benefícios do Treinamento Funcional?

Treinando funcionalmente você melhora a postura e o bom equilíbrio em todos os membros, assim aperfeiçoando toda a forma “definição’’ do corpo, otimizando seu desempenho para as tarefas que está treinando e reduzindo lesões degenerativas e dores.

Como exercícios funcionais não utilizam máquinas de peso fixo, a base são movimentos naturais e o peso do próprio corpo. Seja qualquer idade, sexo, peso, todos podemos treinar funcionalmente. Hoje, as academias, praças e galpões especializados esse tipo de treinamento. Comece a integrar esses exercícios em suas sessões. Com um bom treinamento seu corpo irá desenvolver e se adaptar aos novos estímulos, melhorando sua saúde e ganhando uma qualidade muscular.

Bom Treinamento Funcional e até a próxima!

Marcell Brandão Wercklose

Prof. Esp. em Lesões no Esporte.

Prescrição do Exercício.