Faça de 2017 seu ano fitness!

Outra dica valiosa é que você faça uma avaliação com um Personal e com um Nutricionista

As férias terminaram! Tirou férias dos treinos? Você viajou, descansou, mas não conseguiu manter os exercícios nesse período? Ou você incluiu as atividades físicas nas suas promessas de ano-novo e ainda não sabe como começar?

O mais importante depois de uma parada ou inicio, é que a retomada ou a inclusão da atividade física deve ser gradativa, para minimizar o risco de lesões. Para cada pessoa, existe um tempo, tanto para volta à malhação como para quem inicia na atividade física e isso depende muito dos seus hábitos de vida e de há quanto tempo está longe dos treinos.

Então, quais os cuidados devemos ter no inicio ou retorno à atividade física?

Muitas vezes queremos compensar o tempo “perdido” treinando mais forte ou por mais tempo, o que pode gerar alguns malefícios, já que, não só a freqüência, mas o descanso e a alimentação são também sacrificados nesse período, deixando nosso organismo mais “frágil” e suscetível a recuperações incompletas, podendo ocasionar até mesmo lesões musculares. A sugestão é que não tente compensar o dia de treino perdido ou ter pressa por resultados rápidos, faça ajuste no volume e na intensidade do treinamento.

Quer uma dica? Comece devagar, o mundo não vai acabar em uma semana! Inicie com 20 minutos de exercícios e vá aumentando 10% a 20% por semana de treinamento. Sempre comece a atividade diária com um aquecimento da própria modalidade. Se você faz musculação, por exemplo, não comece o treino forçando, e sim com séries com carga mais baixa para depois fazer sua série principal. Se possível, opte pela atividade matutina, pois estará com mais disposição e já ficará liberado para as tarefas do dia a dia. Além disso, faça sempre um breve alongamento após sua atividade física principal. Caminhe, suba escadas e use a bicicleta (se movimente!). Assim, você colabora com o gasto calórico e melhora seu condicionamento físico. E, finalmente, DISCIPLINA!!! Com dois meses de atividade física, três vezes por semana, você já sentirá falta do exercício se ficar parado. O início e o retorno são duros, por isso é tão importante ter disciplina e determinação.

Outra dica valiosa é que você faça uma avaliação com um Personal e com um Nutricionista. Esses dois profissionais poderão te ajudar a encontrar uma meta em determinado espaço de tempo. Dessa forma, os resultados serão obtidos de forma segura e eficaz! Vamos treinar?

Marcell Brandão Wercklose.

Prof. Esp. em Lesões no Esporte e Prescrição do Exercício.