Cuidados com a alimentação no verão

Fique atento, redobre os cuidados com a hidratação

Janeiro é mês de férias, de muito sol e sempre combina com praia e piscina. Aproveitar o descanso na companhia dos amigos ou da família é excelente para recarregar as energias e partir para um ano novo de muito trabalho. Mas, nesses dias de lazer é preciso cuidar da saúde para curtir ainda mais os momentos.  Para isso, falaremos de alguns alimentos que devem ser companheiros, pois trazem benefícios ao organismo, sobretudo nos dias de sol.

É preciso lembrar que no verão todo o funcionamento do seu corpo é modificado, não é somente a pele que  sofre com a incidência de raios solares. As altas temperaturas provocam o aumento da transpiração, consequentemente, maior perda de líquidos e sais minerais do organismo. Para evitar a desidratação é essencial redobrar a ingestão de água, água de coco e frutas ricas em água.

Além da água de coco que você encontra facilmente na praia, alguns alimentos podem ajudar na hidratação e até no bronzeamento, com é o caso da cenoura e da laranja, ricas em betacaroteno. Melancia e pepino, por exemplo possuem mais 90% de água, além de vitaminas.

Uma dica importante é escolher no cardápio peixes ou frutos do mar e acompanhamentos de saladas com legumes e verduras cozidos à vapor. Aproveite o clima quente para saborear sucos gelados e evitar refrigerantes. Mesmo ingerindo bebida alcoólica é sempre importante beber água, pois bebida alcoólica não hidrata o corpo, pelo contrário, para metabolizar uma molécula de álcool, são necessárias nove moléculas de água.

De uma forma geral, é necessário evitar alimentos com muito açúcar, industrializados e álcool, pois favorecem a desidratação e a perda de sais minerais. Morango, melão, abacaxi, sucos, peixes e frutos do mar são ideais para alimentação no verão. Beber muita água e não esperar a sensação de sede.

As crianças precisam de atenção especial, pois têm pele mais fina e grande atividade metabólica, elas são mais sensíveis à perda de água. É necessário ficar atentos a sinais de desidratação como ressecamento dos lábios e sede intensa.

Fique atento, redobre os cuidados com a hidratação e curta as férias com muito mais saúde e tranquilidade.

Dra Alessya Xavier