A importância do Core!

As funções do core na musculação é manter o alinhamento corporal

Core são os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril. Sua função é de manter o alinhamento corporal e prevenir lesões.  Essa musculatura também é importantíssima na prevenção da lombalgia, já que a presença dessas dores gera inibição na ativação destes músculos, que passam a agir de forma mais lenta e ineficiente causando mais instabilidade e dor, alimentando assim um círculo vicioso.

Um core fortalecido dificilmente teremos problemas com postura incorreta e dores indesejadas nas costas e em outras regiões do corpo, dores essas causadas por uma má postura, ou algum músculo ou grupamento muscular que está se sobrepondo perante o seu músculo estabilizador, quando se treina o core está treinando os músculos estabilizadores.

O fortalecimento do CORE vem cada vez mais obtendo evidencias cientificas na melhoria do desempenho, na prevenção de lesões, no tratamento e reabilitação de lesões ortopédicas e na melhoria da qualidade de vida e realização das atividades diária. Fortalecer esta musculatura é fundamental para o início e evolução de qualquer forma de treinamento. A musculatura do core forte é fundamental para conseguirmos executar melhor diversos movimentos tanto na musculação como em seu dia, mas vou focar apenas na parte da musculação.

As funções do core na musculação, é manter o alinhamento corporal, favorecer a base de suporte do corpo, prevenir lesões e gerar força, se temos um core fraco conseqüentemente estaremos mais exposto a lesões, pois teremos menos estabilidade e com isso menos força. Sem um core forte é praticamente impossível fazermos um Stiff certo, um LPO, Agachamento ou um Levantamento terra, considero o core a base de tudo, pois é ele que nos estabiliza e sem estabilidade caímos.

Podemos treinar o core todo dia, mas desde que seja de forma isométrica, caso contrario iremos sobrecarregar os músculos, digo isso por que se treinarmos abdominais todos os dias não iremos dar tempo para os mesmo se recuperarem totalmente, mas de forma totalmente isométrica não só podemos treinar como devemos, já é comprovado vários benefícios de fazer pranchas ventrais e laterais todos os dias, quando fazemos pranchas todos os dias temos uma melhora no desempenho, no equilíbrio e na flexibilidade além de obter uma definição dos seus músculos centrais, e até mesmo acelerar o metabolismo.

Nós temos uma diversidade de exercícios para a região do core  geralmente a maioria deles são de forma isométrica através de pranchas  ventrais e laterais sendo elas livres no chão ou com a bola suíça. Não são necessários exercícios avançados para trabalhar o core.  “O indicado é apostar em exercício de instabilidade, que exijam equilíbrio e coordenação e possam ser feitos de forma isométrica, sem movimento articular”.

Melhores exercícios para trabalhar o corem:

Prancha frontal – A prancha frontal é feita com os cotovelos flexionados e os antebraços apoiados no chão, assim como os pés. O quadril deve ser elevado até o nível dos ombros e deve ser mantido nesta posição por alguns segundos ou minuto.

Prancha lateral – Deitado no chão de lado, coloque o cotovelo abaixo dos ombros, junte e estenda as pernas. Levante o corpo para cima até que fique em uma posição reta, apoiando-se com o cotovelo e a ponta dos pés. Mantenha-se fixo nessa posição durante alguns segundos ou minuto.

Perdigueiro – Na posição de quatro apoios, erga simultaneamente o braço direito e a perna esquerda e sustente por alguns segundos ou minutos. Feito isso, repita com o outro braço e a outra perna.

A contra indicação é, devem-se interromper estes exercícios na presença de dor aguda, pois esta inibe a ativação destes músculos e causa mais instabilidade. A insistência do treinamento com dor poderá causar mais inibição e consequentemente mais instabilidade da coluna e dor. Para um programa simples do core, pode organizar um treino em circuito, mas à medida que vai evoluindo ou que trabalhe com um treinador, poderá encontrar exercícios mais complexos e/ou que se adéquam melhor a si.

Fortaleza seu core e até a próxima!

Marcell Brandão Wercklose

Prof. Esp. em Lesões no Esporte.

Prescrição do Exercício.