A raiva é destruidora

Pr. Zezinho Siqueira

Se existe um ambiente onde deveria reinar a paz, hamonia, tranquilidade e cumplicidade.Esse ambiente se chama família.  Mas infelizmente não é assim que acontece na nossa sociedade.  A realidade é espantosa e tem intimidado os nossos jovens candidatos que sonham em constituir uma família.

A raiva é  um sentimento que se manifesta na vida de todo homem e faz parte da natureza pecaminosa. Esse sentimento  externa uma parte da natureza que já existe e que está escondido no mais íntimo do coração humano. O rei Davi reconhece essa realidade em sua vida no  Salmos 51. 5. “Eis que eu nasci em iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.”Aqui ele identificou que suas reações de raiva e ira já o acompanhavam desde seu nascimento.

Quando uma criança nasce, antes de aprender pronunciar as primeiras palavras, que é  papai e mamãe, já é capaz de externar sua raiva. É só a mãe demorar em lhe conceder o peito para amamentar que o bebê começa a se irritar. Observa-se também que existem crianças que até batem na cara da mãe.. Isso é uma prova de que o ser humano não aprende a pecar, mas o pecado já vem dentro dele desde a concepção, pois é  herança adâmica.

 A raiva é uma maneira de exercitarmos a justiça própria. É o momento onde o egoísmo encontra abrigo, pois é ai em que você externa esse sentimento e geralmente ferirá alguém.  Infelizmente só é aplacada quando algo é destruído, porque ela é destruidora.

De repente você em algum momento de raiva já quebrou louças ou até celulares para não quebrar na cabeça do marido, da mulher ou dos filhos. Pode ser que esteja se identificando com esse texto. Existem muitos prejuízos em nome da raiva. Destaca-se  que os maiores danos que atitudes irascível  tem provocado nos ambientes familiares e dos relacionamentos em geral.

É necessário reconhecer que as pessoas são vítimas da raiva. Por isso, a família é destruída . Quando se  machuca alguém de fora do convívio tem um peso. Mas quando a vítima é aquela pessoa que vai continuar, te servindo, lavando a tua roupa, colocando comida na tua mesa, fazendo tudo e mais um pouco, então a dor é imensurável.

Um recado em particular aos homens casados: meu amigo, a maior riqueza que temos na vida está do nosso lado. É um  presente de Deus. Como você trata a sua mulher que é considerada a parte mais fraca. Lembrando que os dois são uma só carne. O seu casamento tem tanto valor! O seu amor  foi declarado diante de uma cerimônia publica.

Você é o homem perfeito na sociedade, que sai cantando "Esse cara sou eu" tratando a todos lá fora com muito respeito, um cavalheiro em extremo, aquele que toda mulher o vê como o homem ideal mas quando chega em casa, joga sobre ela todo o estresse que passou durante o dia,  como se despeja lixo numa  lixeira, sem um mínimo de sensibilidade, para com aquela, que esteve pensando em você o dia inteiro e se preocupando em preparar um ambiente mais aconchegante para lhe agradar e o que recebe é esse truculento animal, sendo uma pessoa, que destrói  vidas  nos escombros da alma daquela, que todos os dias tenta reconstruir para não perder o pouco que restou de uma história de amor. Até parece que já no baú do esquecimento.


A caminhada com a sua mulher é uma arte que desenvolve habilidades  à medida que nos esforçamos para sermos mais homens em sua propostas original: Homens de verdade.


Vejamos e reconheçamos que uma vez nos entregando à natureza corrompida, não teremos condições de reparar os danos causados a tanta gente e em especial à nossa própria casa.

Como eliminar a raiva então?

A força da escuridão é vencida pela luz
A força da tristeza é vencida pela a alegria
A força da guerra é vencida pela paz
E a força do ódio, raiva e ira, é vencida pelo amor!
Existem habilidades dadas por Deus, disponíveis para cada ser humano. Uma vez apropriadas e exercitadas capacita - lhe a eliminar toda a raiva, substituindo com um fruto de nove características maravilhosas, nos dando poder para sermos o pai que todo filho gostaria de ter, a mãe que todo filho gostaria de ter, a mulher que todo marido gostaria de ter e o marido que toda mulher gostaria de ter. O fruto do Espírito Santo.

Na Bíblia Sagrada que você tem na sua casa diz:“Mas o fruto do Espírito é: o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.” (Gálatas: 5. 22).

Por que Deus nos oferece esse fruto maravilhoso? Porque Ele sabe que na condição natural o ser humano não consegue cumprir seu propósito na sociedade.
Não seria por falta dessas características  que provém dos atributos morais de Deus, o motivo da sociedade está tão desordenada? Como um ambiente que deveria reinar tudo de bom, que é o ambiente de família pode acontecer o que todos os dias ouvimos; notícias tão tristes de violência e mortes no seio familiar?

Se a mudança começar pelos pais, isso  dará um referencial  aos filhos. Ai  teremos uma sociedade transformada, caso contrário seguiremos indo de mal a pior.

Como eu recebo esse fruto tão poderoso contra a raiva? Orando!
Jesus falou: "peçam, e lhes será dado" Mateus 7:7 .
Tudo o que podemos receber de Deus, só poderá vir em nome de Jesus!
“Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. (João: 14. 14.)
Vamos dominar a ira, dando um ambiente de paz para todos os que se encontram ao nosso redor; e tanto seremos felizes quanto faremos muita gente feliz!
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre (Efésios: 4. 26.)
a vossa ira.

Deus abençoe!

Curta minha fan page no facebook, clique aqui.