Teresina em movimento: 165 anos da capital que se renova nos esportes e na qualidade de vida

Não importa a escolha que seja feita, mas que a mudança de vida seja significativa

Não podemos negar que Teresina se renova a cada dia nos esportes. Academias, boxes, ambientes ao ar livre, entre outros espaços se expandem e despertam a curiosidade até de quem não é amante de atividade física. Das práticas mais leves ao peso pesado, são muitas as opções para os teresenses e nesses 165 anos da capital, não poderia deixar de falar dessas modalidades que chamam tanto a atenção.

Personal trainer Marcell Wercklose (Foto: Portal AZ)
Personal trainer Marcell Wercklose (Foto: Portal AZ)

As academias são as mais procuradas. É uma tradição que vem de muitos anos e segundo profissionais da área, é à base de tudo. Segundo o personal trainer Marcell Wercklose, apesar da febre de várias modalidades que chegam à capital, a musculação sempre esteve à frente.

“Especificamente, a musculação é à base de tudo. Tudo surgiu da musculação e ela é a base das outras atividades. Se não fosse ela não tinha surgido as outras. Ela é a mais procurada pelas pessoas que buscam melhor qualidade de vida e também por quem busca a estética. Além de ser também a mais indicada pelos profissionais de saúde para reabilitação”, informou.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Para Marcell Wercklose, a procura pelos esportes, dos mais variados, veio como uma consequência da busca por uma saúde melhor. Muitas pessoas hoje pensam mais na sua qualidade de vida, na reeducação alimentar e com isso na prática esportiva.

“A necessidade surge a partir do momento em que você passa a olhar para a sua saúde. É uma questão de consciência que hoje todo mundo está adquirindo. A preocupação hoje não é apenas com a estética, mas com a qualidade de vida”, explicou.

A onda do Crossfit

Essa é a maior novidade para os amantes de peso pesado. Mas veja bem, o Crossfit não pode apenas ser classificado como atividade para as pessoas de grande condicionamento físico, pelo contrario, ela é para todos. Sendo o método de treinamento que vem crescendo em todo o mundo, o esporte exige performance, alimentação adequada e disciplina. Para os atletas, os benefícios do Crossfit vão além da mudança corporal, como também mudança de hábitos, mentalidade e ideologias.

Atleta e coach de Crossfit Zé Luís (Foto: Dulce Furtado)
Atleta e coach de Crossfit Zé Luís (Foto: Dulce Furtado)

Para Socorro Sobreira, atleta, amante de esportes e empresária do ramo em Teresina, o Crossfit chegou para mudar o pensamento de muitas pessoas e para acrescentar ainda mais na qualidade de vida.

“Quando nós abrimos um box para iniciar as atividade de o Crossfit aqui em Teresina, ninguém nem sabia o que era e os poucos que conheciam tinham preconceito da modalidade. Abrimos um box pequeno e com poucos meses já estávamos com muitos alunos. É um crescimento orgânico, onde quem conhece leva o amigo, a família e por ai vai”, conta.

Ela explica que é importante desmistificar o que as pessoas pensam sobre o Crossfit. O exercício não é apenas levantamento de peso e muito mesmo voltado para a estética. A modalidade, segundo ela, é voltada para a saúde, para a técnica no movimento e, principalmente, para a satisfação pessoal do atleta.

“Quem faz ama. Nosso primeiro aluno, quando abrimos o nosso box há três anos, ainda está conosco. Não só ele como muitos outros atletas. A maioria nos procura com a intenção de mudar a linha de atividade que segue e acaba de apaixonando pela modalidade”, explicou.

Corrida: para quem gosta de superação

A corrida é o segundo esporte que mais cresce no mundo, perdendo apenas para o futebol. Isso mesmo, apesar de a febre pela modalidade ter iniciado há alguns anos em Teresina, a procura pela atividade ainda é intensa e está levando muitos teresinenses a competir fora do Estado.

Assessor esportivo Paulo Ricardo Miranda
Assessor esportivo Paulo Ricardo Miranda

Segundo Paulo Ricardo Miranda, fundador e responsável técnico pela Pro-Runner desde 2008, independendo do objetivo do atleta, a corrida está sempre em processo de crescimento. Tendo como meta a qualidade de vida ou performance, os amantes pelo esporte superam a cada dia um desafio pessoa.

“Temos quatro vertentes que ensino todos os dias para os colaboradores da Pro-Runner: a determinação, disciplina, dedicação e desprendimento. São benefícios que vão além do esporte e vida pessoal, vai também para vida profissional. É um planejamento geral, que vai da nutrição a fisioterapia”, declarou.

Equipe ProRunner (Foto: Divulgação)
Equipe ProRunner (Foto: Divulgação)

Ultraratonista, que já participou de dezenas de competições locais e nacionais, Paulo Miranda fala da importância que é superar um desafio pessoal. Ela conta que incentiva todos os dias seus alunos a superarem suas metas e conta como isso é importante.

“Faz parte da qualidade de vida. A partir do momento que a pessoa começa a trabalhar e cima de desafio e de metas, a situação muda. Todos esses benefícios conseguimos converter para o nosso dia a dia, na vida profissional e pessoal”, completa.

Paixão pelo Ciclismo

Não é de hoje que a paixão pela bicicleta existe. A modalidade é amada até mesmo antes de ser esporte. Em Teresina, essa tendência cresce de forma orgânica, tanto para iniciantes quanto para atletas. Segundo Anderson Porto, ciclista e empresário do ramo, o mercado na capital está tomando uma proporção maior a cada dia e ainda tem muito a se expandir.

(Foto: Araxá Bike Park)
(Foto: Araxá Bike Park)

“Existe uma procura grande principalmente para incitantes, para andar com a família e a passeio. Mas a prática vem crescendo principalmente como a questão fitness e qualidade de vida. Então a procura cresce a cada dia e nosso mercado tem muito que expandir”, afirmou.

Para os amantes do esporte, em Teresina já existe há alguns anos um passeio ciclístico que reúne duas vezes por semana as mais variadas pessoas, entre atletas, amadores e iniciantes. Toda terça e quinta-feira, ciclistas de toda a capital se reúnem para um passeio noturno, o que prova o crescimento da modalidade. Além desse, muitos outros pequenos e médios grupos de amigos e familiares se juntam para aproveitar, sobre duas rodas, o ar da urbe noturna. 

“Temos hoje o Giro Noturno, que começamos com a parceria com outro grupo. Com esses passeios nos percebemos como o esporte esta cada vez mais forte em Teresina e esse número só tende a crescer ainda mais. Nosso estado já é inclusive representado nacionalmente por atletas de ciclismo”, contou.

(Foto: Araxá Bike Park)
(Foto: Araxá Bike Park)

Qualidade de vida

Ficou bastante claro que o enfoque atualmente é a busca pela qualidade de vida. A mudança na mentalidade das pessoas acontece por muitos motivos e principalmente agora em que se vive um novo movimento em favor da saúde e boa forma. Uma nova consciência sobre o que se põe a mesa, sobre a alimentação natural e sobre as atividades diárias. O exercício físico deixou de ser apenas estética e passou a ser um habito pesado para a vida, saúde e bem estar.

São muitas as atividades que poderiam ser citadas, inúmeras inclusive, que precisaria de muitas reportagens para detalhar cada benefício. Futebol, vôlei, yoga, caminhada, dança, esportes de aventura, dentre tantos outros que fazem parte da vida dos teresinenses. É importante destacar que não importa a escolha que seja feita, mas que a mudança de vida seja significativa.