Detran vai realizar 3.400 provas práticas em 10 cidades do interior do estado

Ação faz parte do calendário de mutirão de testes para os próximos três meses

Nos meses de maio, junho e julho, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realizará mutirão de provas práticas para retirada da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 10 cidades, de norte a sul do estado. No total, serão realizados 3.400 exames.

Os testes começaram a ser aplicados no dia 16 de maio, na cidade de Marcolândia, e se encerram no dia 21 de julho, em Paulistana. O mutirão ainda passará pelas cidades de Bom Jesus, Canto do Buriti, Campo Maior, Esperantina, Uruçuí, Corrente, São Raimundo Nonato e Barras.  O agendamento para a realização da prova estará disponível 15 dias antes da chegada da banca examinadora em cada cidade.

“Por conta do aumento da procura para a obtenção da 1ª CNH, as regionais fixas - que são Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano, ficaram superlotadas. Então, para facilitar o acesso aos testes, criamos a banca 02, que é feita de forma aleatória e pré-definida, após um estudo de acordo com a demanda de cada região”, explica Sandro Alves, diretor de Habilitação do Detran-PI.

A banca 02 realiza 50 exames práticos duas rodas, categoria A, e 50 exames práticos quatro rodas, categoria B, C, D e E, por dia.

As bancas itinerantes que seguem as normas da resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 14 de dezembro de 2004, são compostas por 42 examinadores e cinco secretárias, designados, conforme legislação, pelo diretor-geral do Detran, Arão Lobão.