Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Alexandre diz que Timon Junino se consolida como maior evento cultural

29/06/2015 • 19:10

Assim que assumi o mandato de deputado estadual busquei elaborar um projeto cultural que pudesse valorizar nossas manifestações populares, pois sou defensor aguerrido da cultura como instrumento para uma vida melhor para os cidadãos. Nesse sentido, preocupei-me que esse projeto pudesse também oferecer oportunidade de lazer e de geração de renda para a nossa população. Assim nasceu o Timon Junino, que neste ano de 2015, realizamos a terceira edição nos dias 19, 20 e 21 de junho.

Uma realidade que sempre me incomodava era saber que somos Maranhão, mas a distância da capital São Luís e a proximidade com Teresina fazia com que nossa cultura estivesse mais vinculada ao Piauí. Consequentemente estávamos mais ligados a cultura da quadrilha junina e distante da cultura do bumba meu boi. 



Após o desenho do projeto fomos então fazer um diagnostico das nossas quadrilhas juninas. Para nossa tristeza, encontramos poucas com condições de se apresentar. Em relação aos grupos de bumba meu boi a realidade era pior, pois como estes exigem mais investimentos, pouquíssimos grupos conseguiram sobreviver.

Assim, não bastava organizar um espaço confortável, seguro, bonito, trazer grupos de bumba meu boi de fora e boas atrações musicais, sem antes investir em nossos grupos folclóricos, considerando que a administração municipal não esboçava nenhum projeto de investimento para a valorização destes.

Após consolidar tudo que precisávamos fazer, o próximo caminho seria viabilizar os recursos financeiros para colocar o projeto em prática. Aprovei uma emenda parlamentar no orçamento do Estado e em seguida trabalhei sua liberação. Após muitas reuniões conseguimos a autorização do governo estadual para executarmos o projeto. No entanto, só isto não bastava, então fomos atrás de parcerias privadas e encontramos o apoio da Oi e Oi Futuro, Grupo Claudino e a cervejaria Schin.

Superado o processo burocrático, o próximo passo seria reunir nossa equipe e executarmos o projeto, assim, com uma equipe motivada e determinada, organizamos tudo para que o projeto alcançasse todos os objetivos. O resultado hoje toda a população pode comemorar, pois a cada ano o Timon Junino tem ficado melhor, seja como agenda de lazer, pois milhares de famílias participam e sabem que lá encontrarão um espaço seguro, confortável, com o melhor de nossa cultura através da apresentação de manifestações culturais locais e regionais, boa música, boa comida e bebida, mas seja também como um espaço de geração de renda para dezenas de famílias que aproveitam toda a estrutura para comercializar algum produto.

Enfim, se aqueles que tiveram oportunidade de fazer e nunca fizeram, nós estamos mostrando que sabemos fazer e que queremos continuar fazendo. Obrigado Timon pela confiança, ao Governo do Estado, através da Secretária de Cultura Éster Marques, e do governador Flávio Dino, aos patrocinadores Oi, Oi Futuro, Grupo Claudino, Schin e, sobretudo, aos organizadores IVA, ICOCAIS e todos de nossa equipe.

Pesquisa é pesquisa!!!


Acredita quem quiser. Mas o vereador Zé Carlos Assunção, líder do prefeito Luciano Leitoa na Câmara, disse que tem uma pesquisa onde ele é muito bem avaliado na região em que mora. A pesquisa foi encomendada pelo vereador Leandro Bello, que diz também que a Câmara no âmbito geral tem uma péssima avaliação da população de Timon.



Mazé saiu do surto, diz Tuá

O vereador Tuá voltou a provocar risos na galeria da Câmara hoje pela manhã. Depois que viu a resposta da Mazé da Saúde nas redes sociais, que foi até o CAPS-AD, como ele recomendara e apresentou um atestado de que está com as faculdades mentais normais, o vereador disse que Mazé sofrera somente um surto momentâneo, mas que já estava em ótima saúde, mas que ela não vai mais colocar a culpa nos vereadores pelo fechamento dos hospitais da Rua 5 e da “Doutora Fátima”.

Comentários

Jovens de Timon terão direito à CNH gratuita, diz Moisés da Juventude

29/06/2015 • 08:52

Apesar da falta de interesse do governo municipal a cidade de Timon está inscrita no programa CNH Jovem. De iniciativa do governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, o programa em Timon funcionará graças uma parceria entre por intermediação da liderança Jovem Moisés de Juventude e será coordenado por Edvaldo Assunção da Autoescola Timon. De acordo com Moisés da Juventude, a partir do lançamento do programa, ele e empresário empreenderam inúmeras visitas em escolas estaduais para informando e esclarecendo sobre o programa e para que os jovens aderissem ao programa, que concede gratuidade na primeira habilitação para estudantes egressos de escolas públicas da rede estadual de ensino. As inscrições para os interessados em aderir ao programa estarão abertas a partir de primeiro de julho deste ano no site www.detran.ma.gov.br.

De acordo com Moisés o governo municipal, através da Coordenadoria da Juventude não esboçou nenhuma reação a cerca do programa, daí a necessidade de convocarmos os jovens de Timon para mais esse programa importante para a juventude de nossa cidade carente que não tem condições de pagar os valores para conseguir sua carteira de habilitação.

Programa CNH Jovem

O Projeto de Lei de autoria do executivo estadual que cria o Programa CNH Jovem. Foi aprovado por unanimidade pelos deputados. Uma das principais metas da gestão Flávio Dino, o programa concede gratuidade da primeira habilitação para estudantes egressos de escolas públicas da rede estadual de ensino. Pela proposta, estudantes com idade entre 18 e 21 anos que tenham cursado as três últimas séries do ensino médio em escola pública concorrerão à isenção nos custos de cursos teóricos e práticos, além de taxas de emissão de Permissão para Dirigir (PD) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, B e AB. O custo atual de emissão de PD e CNH no Maranhão varia entre R$ 1.200 e R$ 1.600.

“Estamos removendo as barreiras econômicas para garantir o exercício de um direito do jovem. Com a carteira de habilitação em mãos, ele terá mais oportunidade de conseguir uma vaga no disputado mercado de trabalho”, destaca o governador Flávio Dino. O diretor geral do Detran-MA, Antônio Nunes, ressalta outro ganho importante com a implantação do CNH Jovem: a segurança no trânsito. Atualmente, a frota do estado conta com 1,3 milhão de veículos, sendo que apenas 700 mil habitantes estão habilitados.

“É como se cada habilitado no Maranhão possuísse dois carros. Com o programa vamos reduzir a ilegalidade e consequentemente reduzir a quantidade de acidentes”, prevê Nunes. “Jovens de 18 a 21 anos estão na faixa etária que mais se envolve em acidentes de trânsito, o ganho é enorme e também representa um avanço político. A juventude é carente de políticas como essa”, avalia a secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira.

Nesse primeiro ano de programa CNH Jovem serão oferecidas 2 mil vagas. Metade será destinada aos estudantes com melhores pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no ano anterior e os outros 50% serão distribuídas por sorteio. Inicialmente, o programa abrangerá os 54 municípios maranhenses que estão incluídos no Sistema Nacional de Trânsito.





Coordenaria da Juventude promove o “Aprova Timon”

A Prefeitura Municipal de Timon, através da Coordenadoria da Juventude, realizou no último domingo o projeto de pré-vestibular popular Aprova Timon. De acordo com os organizadores foi um grande sucesso a primeira mega revisão do ENEM em Timon.

Compareceram no Centro de Convenções Maranhense aproximadamente um mil e 500 alunos dos mais variados bairros do município. Neste primeiro momento, com horário de 8:00 h até 14:00, foram realizadas a revisão de 6 disciplinas (Português, Redação, Matemática, História, Química e Biologia). Além de uma equipe de professores qualificados, que foram cedidos pelo Estado do Maranhão em parceria com o município, os alunos puderam contar com um local confortável, um bom material e a distribuição de água e lanche para melhor atendê-los.

Todas as questões e comentários vão ser disponibilizados através de um link da coordenadoria da juventude no site da prefeitura. A importância de um projeto como esse é de fundamental importância para tentar equilibrar a concorrência no ENEM. Sabe-se que o ensino público ainda está longe das condições ideais de excelência de aprendizado. Porém, o Aprova Timon tem o objetivo de dar suporte para que o jovem timonense possa acreditar e realizar o seu sonho de ingressar em uma universidade pública de ensino.

O projeto conta com uma equipe de professores coordenada pelo professor Luciano Mourão e funcionará aos finais de semana com uma última revisão geral semanas antes da prova do ENEM. Vale ressaltar que esse é o primeiro grande projeto municipal no que se refere a preparação do ENEM.

O investimento na juventude timonense ressalta o comprometimento da prefeitura de Timon com a educação. Preparação e foco são requisitos essências para que quer obter o sucesso no ENEM. No entanto, nem todo tem a oportunidade de fazer um bom cursinho, e é nesse momento que o Aprova Timon faz sua parte, com aulas e matérias inteiramente grátis. (Ascom\Comjuv)

Comentários

Socorro Waquim faz palestra na Vila Angélica sobre programa habitacional

28/06/2015 • 12:18









Por Ribamar Silva


Com a experiência de quem construiu mais de sete mil e 200 novas unidades habitacionais entre 2010 e 2012, implementou um plano de melhoria habitacional que favoreceu aos servidores a construção e suas residências e deixou implantado o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social – PLHIS, que estende as ações do município com planejamento até 2025, a ex-prefeita Socorro Waquim tem sido convidada por representantes da sociedade civil de Timon para participar e dar palestra sobre essa ousadia exitosa e prática em seu governo, que possibilitou às milhares de famílias o sonho da casa própria realizado.

Para ter uma ideia norteada do avanço habitacional na gestão Socorro Waquim, todos os governantes de Timon juntos construíram 449 unidades habitacionais, algumas delas ainda foram concluídas em 2005 pela ex-prefeita no bairro Cidade Nova III.

“É por essa experiência que faço questão que a Professora Socorro venha participar da nossa reunião aqui na associação para explicar o povo como funciona o sistema de moradia vigente no país”, disse Erivan Lima, presidente da Associação dos Moradores do Residencial Vila Angélia na presença de inúmeros moradores e da convidada ilustre Socorro Waquim, ontem, sábado à noite.

Socorro Waquim fez uma exposição da burocracia que o governo impõe para a construção de casas. Ela lembrou que Timon foi o primeiro município brasileiro habitado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no governo do ex-presidente Lula. Isso graças a um trabalho hercúleo de seus técnicos para tirar a Prefeitura de Timon do cadastro negativo imposto ao município desde 2001.



A ex-prefeita disse que passou praticamente todo o seu primeiro governo na busca pela solução do problema do déficit habitacional que era muito alto diante da situação do país. Mas enfim, conseguiu e construiu além de novas moradias uma nova Timon capaz de ser exaltada pelo crescimento e desenvolvimento citada pelos grandes veículos de comunicação do país em todos os setores da gestão pública como obras de pavimentação de bairros e outros.

Críticas à falta de ações da atual gestão

Ela lamentou essa cidade paralisada, sem perspectiva de hoje e um gestor que vive reclamando da falta de recursos, das dificuldades financeiras, mas em contrapartida não faz nada para conseguir novos projeto para a cidade, aliás, ao contrário de novos projetos está privatizando aqueles existentes na cidade. (Imagens\Levi Dias).

Comentários

Isa Mosane pontua as realizações e conquistas para o Residencial Novo Tempo

28/06/2015 • 11:37



Por Ribamar Silva

O incansável trabalho de Isa Mosane tem rendido bons frutos para os mais de 6 mil moradores do Residencial Novo Tempo, na BR-316, em Timon.

Isa Mosane não para um só momento em busca de benefícios, ações e programas que tragam melhoria na qualidade de vida dos moradores.

Planejado desde sua construção para compor equipamentos comunitários, a partir de sua inauguração em 2011 pela ex-prefeita Socorro Waquim, Isa Mosane foi intransigente junto ao governo atual para a continuidade das obras no residencial com duas mil casas construídas.



Escolas de ensino fundamental e médio

Ao término da gestão passada havia uma creche em construção e hoje, graças aos esforços da presidente do bairro, além da creche o governo municipal instalou um posto de saúde e está construindo um escola para atender aos alunos do ensino fundamental e em breve, segundo informações de Isa Mosane, o governo estadual começará a construção de uma escola para alunos do ensino médio.

Esta semana técnicos da Secretaria Estadual da Educação para iniciar o trabalho de construção da escola do Governo Estadual.



Água potável e de qualidade para os moradores


Outro problema antigo que é consumo de água salinizada (com alto de teor de sal), que era distribuída pelo SAAE começa a ser solucionado. Segundo a presidente a empresa concessionária dos serviços de abastecimento de água a Águas de Timon, ativou e colocou no sistema de abastecimento de água do residencial mais um poço tubular para análise e melhoria da qualidade do produto servido aos moradores.

De acordo com Isa Mosane, a instalação do poço está em fase de análise dentro do processo de dessalinização da água. Ela afirmou que no dia 3 de julho os técnicos da empresa farão uma coleta da água para saber como está aa qualidade, caso ainda permaneça a salinização, Isa Mosane teve a garantia dos técnicos da empresa a busca de nova alternativa.

Por conta do alto teor de sal na água consumida no conjunto, parte dos moradores se queixa de problemas renais e muito deixam de beber a água do sistema de abastecimento e compra garrafões de água mineral para suas casas, com isso, os moradores não pagam pelo consumo da água.



Transporte coletivo e alternativo para os moradores

Uma das grandes conquistas de presidente Isa Mosane é instalação do sistema de transporte coletivo, que hoje atende a população com cinco linhas de ônibus no sistema de integração, que oferece ao passageiro que ele percorra dois pontos ou mais pagando somente uma passagem pelo deslocamento.

Isa Mosane Lima também tem travado uma luta com a Câmara Municipal para que os vereadores regularizem o transporte alternativo que faz linha dentro do conjunto e beneficia a população. Depois de várias audiência públicas na Câmara e no Residencial propostas pela presidente e os vereadores, o projeto tramita na Comissão de Transporte, mas ainda continua no papel.

"Esperamos que assim como os outros benefícios que são físicos e hoje podem ser vistos pelos moradores, a regulamentação do transporte altertiva possa ser efetivada, mas a nossa luta não para por aí, estamos em busca de novos benefícios e cada reunião na associação surgem novas reivindicações que são analisadas e colocadas na pauta de prioridade da ação", disse Isa Mosane Lima.

Comentários

Notícia de Sebastina como vice tem uma série de desdobramentos políticos

27/06/2015 • 15:30



A informação publicada em primeira mão pelo blogdoribinha sobre a saída da Secretária Sebastiana Veloso (Educação) do PDT para ingressar no PCdoB e concorrer à vaga de vice-prefeita na Chapa de Luciano Leitoa em 2016 dando um passo para o projeto político “familiar” para o grupo leitoa se perpetuar no poder municipal, teve uma série de desdobramentos políticos. Sebastiana para quem não sabe é tia “por afinidade” do prefeito Luciano Leitoa.

João da Gráfica não confirma e nem desmeste a notícia

Um dos primeiros desdobramentos do fato político que mobilizou os bastidores do governo municipal veio exatamente do presidente do Diretório Municipal do PCdoB de Timon o empresário João da Gráfica.

De São Luis, ele ligou para o titular e disse que estará no comando do PCdoB até Dezembro deste ano, onde fará como sempre vem realizando dentro do partido que é cumprir as diretrizes linhas políticas traçadas pelo presidente Estadual do PCdoB Márcio Jerry e pelo comandante e estrela maior o governador Flávio Dino. João disse que se esse for o posicionamento do partido será acatado, mas afirmou que “muita água ainda rolará debaixo da ponte” até 2016. João, por sua vez, não admitiu a possibilidade de Sebastiana ir para o PCdoB, mas também não desmentiu a informação.



Liderança pedetista admite saída de secretária

Uma liderança do PDT disse ao blogdoribinha que esse é o entendimento do partido. Sebastiana sairia do partido para ser vice pelo PCdoB e abriria a vaga para a eleição do filho do secretário Dolival Andrade (Infraestrutura), Phillip Andrade.

Segundo essa liderança, dentro da base do governo existe uma “briga de foice no escuro” por causa da intenção do secretário Dolival Andrade lançar seu filho a candidato a vereador. Dos três vereadores do partido, a princípio, Sebastiana, Raimundo Novaterra e Uilma Resende, um acabaria “dançando” e não se reelegeria vereador, haja vista que Phillip Andrade tem o apoio irrestrito do pai em detrimento dos demais vereadores do partido. Daí, com a possibilidade de Sebastiana sair para PCdoB, o problema estaria resolvido e as vagas dos três, hipoteticamente, estariam garantidas.



Luciano Leitoa quer filiar Saney para concorrer no lugar de Colaço

Outra liderança do PDT discordou do posicionamento do Grupo Leitoa está preparando-se para tomar o PCdoB de João da Gráfica com a investida de colocar Clemilton Colaço na disputa. Segundo essa liderança existe sim a possibilidade de disputa, mas não seria Clemilton Colaço o indicado de Luciano Leitoa. Segundo essa liderança pedetista, o prefeito está intencionado a colocar no partido via direção estadual seu Assessor Especial Saney Sampaio, que ai sim concorreria à presidência do PCdoB em Timon.

Lembrando que Saney tem processo transitado e julgado por improbidade administrativa por não ter prestado contas dos milhões de recursos da Fundação Bravo, em 2009. Ele recorreu do processo.

Dos vereadores consultados pelo blogdoribinha nenhum quis se posicionar sobre o assunto, mas um deles disse que o nome de Sebastiana aglutinaria forças dentro do governo. Esse vereador disse que fará um pronunciamento na segunda-feira declarando apoio a Secretária de Educação.



Greve dos agentes de endemias

Com mais de 3 meses de atraso de salários os agentes de endemias de Timon farão na próxima segunda-feira greve. Eles não sairão para o trabalho na segunda e irão para os postos sem o fardamento em sinal de protesto. Em conversa com aos agentes eles informaram que a decisão é irreversível e eles só retornarão ao trabalho após o pagamento de seus salários.

Comentários

  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. ...
  7. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS
SELECT SQL_CACHE banner.arquivo,banner.link,banner.tempo,tipo.altura,tipo.largura FROM dsm_banner_rel_secao as relacao INNER JOIN dsm_banner as banner ON banner.id=relacao.banner_id INNER JOIN dsm_banner_tipo as tipo ON banner.banner_tipo_id=tipo.id WHERE banner.status=1 AND relacao.secao_id='140' AND banner.arquivo <> '' AND (banner.banner_tipo_id='5' OR banner.banner_tipo_id='6' OR banner.banner_tipo_id='7' OR banner.banner_tipo_id='8') ORDER BY banner.prioridade ASC,relacao.id DESC

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009