RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca
Todos os Blogs

Blog do Ribinha

Blog do Ribinha

Informe publicitário

06/02/2016 • 19:59











Carnaval e o bloco do beijo: Especialistas alertam para os riscos das doenças transmitidas via oral
Beijo, troca de afeto, bactérias, vírus e fungos



Na época de Carnaval, além das marchinhas, fantasias, confetes e serpentinas, a folia também está solta nos romances relâmpagos em festas, blocos de rua e avenidas. E, durante a comemoração, o hábito de beijar na boca, principalmente múltiplos indivíduos desconhecidos (visto como algo inocente e aventureiro), pode levar facilmente a transmissão de várias doenças, desde as mais simples e inofensivas até as sexualmente transmissíveis.


Na cavidade oral como um todo, incluindo saliva, lábios, língua, dentes, gengiva, palato, encontramos diversas bactérias, além de vírus e fungos causadores de várias doenças. “Beijar na boca pode ser um veículo importante na transmissão de doenças como mononucleose, gripe, herpes labial, candidíases, hepatite, tuberculose e, em determinadas situações, a sífilis, gonorreia ou HIV, se houver feridas ou cortes na boca”, ressalta a dentista Fabíola Serra.

A mononucleose, denominada “doença do beijo”, surge por conta dos vírus Epstein-Barr (EBV). Esta enfermidade pode provocar febre, dor no corpo e na garganta, entre outros sintomas. Apenas para lembrar, o vírus pode ficar incubado de 30 a 45 dias no organismo e só depois aparecerem os sintomas, ou seja, o indivíduo está contaminado apesar da ausência de sintomas e infectando potencialmente seus parceiros pelo beijo.



A Odontóloga Fabiola Serra explica ainda que as bactérias causadoras de gengivite e da cárie dental também podem ser passadas através do beijo. A gengivite consiste em uma inflamação e infecção que destrói os tecidos que dão sustentação aos dentes. Já a cárie afeta diretamente os dentes.

Fabiola Serra explica que a melhor forma de se proteger com relação à transmissão de doenças pela boca é evitar beijar muitas pessoas em um curto espaço de tempo, tenha o indivíduo alguma ferida na boca ou não.

Carnaval contará com reforço extra para o sistema elétrico
Cemar mobilizará mais de 1200 profissionais para o período festivo
 
Durante o período carnavalesco há quem goste de cair na folia, e quem queira aproveitar o feriado prolongado para descansar. Mas, o que todo mundo quer mesmo é aproveitar o carnaval com energia e conforto. Por isso, para garantir a máxima continuidade e qualidade na energia fornecida, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) reforçou o número de equipes para o atendimento dos seus clientes em todo Estado, para em casos de falta de energia, o restabelecimento do sistema elétrico aconteça com maior agilidade.
 
O Plano Cemar Especial de Carnaval mobilizará mais de 1200 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão especial no período festivo para garantir o atendimento em todo o Estado. Para os grandes circuitos do Centro/Praia Grande, oito equipes de atendimento emergencial serão dispostas em lugares estratégicos para atender eventuais ocorrências de falta de energia nos circuitos oficiais de carnaval definidos pela Prefeitura e Governo do Estado.
 
Em Imperatriz cinco equipes de plantão estarão posicionadas no trecho entre as praças Mané Garrincha e Cultura, pontos de maior concentração de foliões e brincadeiras carnavalescas.
 
Já em Caxias, Timon e Codó nove equipes de plantão estarão posicionadas nos principais trechos e pontos de maior concentração de foliões e brincadeiras carnavalescas.
 
O Plano Especial contará também equipes nas cidades que tradicionalmente realizam festas carnavalescas como, Itapecuru Mirim, Chapadinha, Rosário, Viana, Pinheiro, Cururupu, Codó, Caxias, Bacabal, Barra do Corda, Porto Franco .
 
Fique atento e evite transtornos!
 
A Cemar alerta que alguns casos de falta de energia podem estar relacionados a acidentes em vias públicas com quebra de postes que muitas vezes comprometem o fornecimento de energia elétrica. Então, fique atento a direção para não ocasionar colisões contra postes e evite o desconforto da falta de energia elétrica.
 
Atendimento

As agências de atendimento ao cliente estarão abertas até esta sexta-feira (05) retornando na quarta feira (10), a partir das 14h. O atendimento pela Central 116 e o chat em www.cemar116.com.br continuarão funcionando 24h, com um aumento de 15% no número de atendentes nos dias do carnaval, tudo isso para garantir que a demanda do período seja suprida.
 
Quer solicitar um atendimento na palma da sua mão? Baixe o aplicativo da Cemar gratuitamente, nas lojas Google Play e Apple Store.
 
Na folia da reciclagem

Durante e depois da folia, as latinhas de alumínio e todo tipo de material devem ser guardados para gerar desconto na fatura de energia pelo projeto ECOCEMAR. Os postos de coleta funcionarão normalmente no sábado (06) até às 12h. NÃO funcionarão nos dias 08 e 09 de fevereiro, retomando suas atividades na quarta-feira, dia 10, a partir das 13h. (Assessoria de Imprensa da Cemar).



Luis Fernando participa da inauguração da pavimentação de avenida com Flávio Dino

Atendendo a um convite do governador Flávio Dino (PCdoB), o ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), participou na manhã deste sábado (06) da inauguração da obra de pavimentação da Avenida Tancredo Neves, mais conhecida como Estrada do Socorrão II, localizada na região limítrofe entre São Luís e São José de Ribamar.

O evento contou com a participação do prefeito Gil Cutrim, de deputados estaduais, secretários do governo e dos dois municípios envolvidos e de lideranças comunitárias.

Para o ex-prefeito, a obra é de extrema importância não só para São José de Ribamar e São Luís, como também para o município de Paço do Lumiar.

“Trata-se de uma importante obra para esta região. É claro que deveria ser uma obra de responsabilidade dos municípios, mas o governador estendeu sua mão amiga e, vendo a impossibilidade dos municípios realizarem, decidiu fazer esta obra de pavimentação com drenagem superficial e sinalização horizontal e vertical”, destacou o Luis Fernando.

Durante entrevista concedida aos jornalistas, o ex-prefeito fez questão de agradecer também ao secretário Clayton Noleto (Infraestrutura do Estado) pela execução dos serviços e ao secretário Márcio Jerry (Assuntos Políticos e Comunicação) pela articulação de ações em benefício de São José de Ribamar.

Vereadores querem a interdição do prédio do Conselho Tutelar de Timon

05/02/2016 • 17:48

A fachada do Conselho Tutelar dá aparência de um prédio abandonado, sujo e com infiltrações visíveis na estrutura

Nos fundos, matagal, lama e acumulo de lixo são as referências de um local ermo sem condições de abrigar um importante órgão



No verão, o único ventilador na sala de espera para atendimento de pais e mães de crianças e adolescentes em situação de risco está quebrado e suas instalações elétricas podem acabar matando uma pessoa de choque. No inverno, a mesma sala é inundada por águas das chuvas através das goteiras no teto e infiltrações nas paredes. Esse é o retrato em preto e branco do Conselho Tutelar de Timon, que recebeu na semana passada os novos conselheiros do município que atuarão dentro do mesmo prédio que abriga os dois Conselhos: Parque Alvorada e Centro.

Hoje pela manhã, o conselho recebeu a visita dos vereadores Thales Waquim (PMDB) e Itamar Barbosa (PSL), que diante de reclamações de pais e mães que procuraram seus gabinetes constataram in loco a veracidade dos relatos da falta de condições físicas do prédio e de aparelhamento de um órgão responsável pela política de assistência social de crianças e adolescentes de Timon.



Estamos encaminhando um requerimento à Mesa Diretora da Câmara solicitando que o Poder Público Municipal providencia o quanto antes as novas instalações para que não só pais e mães, mas também crianças e adolescentes sejam atendidas em local digno e adequadas de acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente, isso aqui é uma pocilga, e deve ser interditada imediatamente, disse Thales Waquim ao conferir as péssimas situações do prédio do Conselho.

O prédio funciona anexo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e nem uma reforma nesse momento justificaria a falta de desleixo com as crianças e adolescentes. O imóvel é locado pelo município, mas não tem mais condições de abrigar os dois conselhos.

Segundo a conselheira Ricssandra toda a situação foi oficialmente encaminhada à Secretaria. Ela relatou que somente um veículo atende aos dois conselhos em seus trabalhos externos. Para atender aos conselhos 1 e 2, existe um revezamento no veículo. A conselheira acrescentou que, segundo informações repassadas aos conselheiros, a Semdes estaria providenciando um novo imóvel para abrigar as ações dos dois conselhos até que seja providenciada uma ampla reforma na atual sede, pois ela disse que o conselho deverá continuar funcionando no local após essa reforma por conta da proximidade e da facilidade de acesso por estar localizado na área central de cidade.

A conselheira Carmem do Conselho Tutelar 2, que deveria estar instalado no Parque Alvorada, disse que a Semdes também está em busca de um imóvel na área para locar e instalar o conselho, mas enquanto isso eles irão permanecer no conselho, mesmo sem condições, até que a situação seja solucionada.

Jornalismo de resultados e de utilidade pública em favor do timonense

05/02/2016 • 08:30


O blogdoribinha cumpre mais uma vez sua função de veículo condutor de serviço de utilidade pública para a comunidade timonense, apesar de alguns ainda teimarem em não reconhecer esse importante papel do blog e preferir fazer floreados – colocar flores e perfumes aonde só existem espinhos - com as denúncias, reclamações e reivindicações postadas no blog que são “de pronto” atendidas pelos entes governamentais.


Depois de noticiar de forma até ostensiva, mas em busca de uma solução para beneficiar a população, a Secretaria de Saúde enviou um agente para o serviço de inspeção na Galeria de Artes, na Praça São José, a poucos metros do gabinete do prefeito Luciano Leitoa, que devido às infiltrações pode estar alojando o mosquito aedes aegypti causador das doenças que vem sendo combatidas de forma mundialmente, mas que em Timon tem sido negligenciada pelas autoridades do setor.

A foto acima, ao contrário das inúmeras postadas como alvo das denúncias reladas no blog, não é de autoria do blogueiro, mas o registro da ação do agente não poderia deixar de ser postada pelo blogdoribinha, que apesar de ser “provocada” carece de elogios por parte do jornalista à coordenação do Programa de Agentes de Endemias da Secretaria de Saúde.

Antes tarde do que nunca....



Secretário gasta mais 12 mil 647 reais para receber prêmio

05/02/2016 • 06:47


O prêmio que o secretário Aristóteles Mesquita do Serviço Social de Timon informa na mídia que ganhou por ações e projetos praticados nos serviços de assistência social do município, hipoteticamente, não significa nada para o município, mas o custo pelo valor do papel e da medalha que ele estufa no peito custou uma soma razoável de recursos públicos com inscrições, diárias e passagens aéreas que daria para garantir para mais de cinco famílias de baixa renda ou em situação de extrema pobreza em Timon, onde a secretaria deveria atuar um ganho de 180 reais por mês para cada uma por um ano.

De acordo com o levantamento feito pelo blogdoribinha, a secretaria, para receber esse prêmio desperdiçou 12 mil 647 reais em recursos dos cofres públicos.


Pela inscrição dos três servidores a Semdes pagou 4 mil 595 reais. Somados ao valor de 3.960 reais referente às diárias do secretário e de mais duas assessoras  e o valor de 1 mil 364 reais por cada passagem aérea, trecho Teresina/Rio de Janeiro/The, o custo total foi de exatos 12 mil 647 reais, dinheiro que saiu do bolso do contribuinte do pagamento de seus impostos e que não retorna mais ao município.

Os recursos pagos pelo prêmio são do Fundo de Assistência Social que é um conjunto de recursos públicos voltados para atender direitos específicos da população, tipo educação, saúde, assistência social, dentre outros, conforme o caso.

Em cumprimento ao art. 6º da Lei nº 8.742/93, o Fundo Municipal de Assistência Social deve ter sua própria gestão, seus recursos e seu patrimônio, além uma conta bancária só para ele, diferente da conta corrente da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Prefeitura Municipal.

O gestor e ordenador de despesas do Fundo é o próprio Secretário Municipal de Assistência Social,  para dar maior agilidade na implementação de atividades e projetos e maior visibilidade ao gerenciamento dos recursos, facilitando assim o controle social.

O prêmio não é institucional, ou seja, não foi instituíto por órgãos governamentais e sim por um instituto privado, que avalia e tem seus próprios critérios mas não interfere na posição dos municiípios quanto a rank nacional que trata da assistência social no país.

SAAE corta 700 reais nos salários dos servidores

04/02/2016 • 18:14


Desde que o prefeito Luciano Leitoa concedeu, vendeu, deu ou doou os serviços de abastecimento de água do SAAE a uma empresa da iniciativa privada que os servidores do órgão vivem um drama. Mas a partir desse mês eles estão dentro daquele dito popular que diz; “além do coice a queda”.

Além dos constantes atrasos nos pagamentos dos salários dos servidores, a partir desse mês, queixam-se os servidores do SAAE, foram efetuados os cortes dos benefícios do vale refeição, ou seja, cerca de 700 reais em média que eles deixam de receber em seus salários e muitos servidores estão “com as mãos na cabeça pra não perder o juízo” pensando como irão viver a partir de agora por diante.

As medidas adotadas pelo prefeito Luciano Leitoa de colocar parte dos servidores remanescentes do antigo SAAE que não foram “aproveitados” pela atual estrutura do órgão em disponibilidade para outros órgãos, como por exemplo, a Secretaria de Educação do município, acabou, segundo fonte do blogdoribinha, está marginalizando técnicos do SAAE que trabalhavam em funções de acordo com suas especificidades a executar nesses órgãos funções abaixo de sua capacidade técnica, tudo isso para manter o emprego, seus salários e os benefícios conquistados através de longos anos de trabalho e de luta no serviço público municipal que agora estão sendo cortados por ordem do prefeito, segundo relatos dos servidores.

Os servidores prejudicados vêm comunicando os últimos as ocorrências arbitrárias adotadas pelo prefeito e sua gestão, apesar do SAAE ser órgão autônomo, as decisões de conceder seus serviços partiu do prefeito, a partir daí os servidores entendem que seus problemas no órgão só pioraram.

  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. »
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016