Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Desembargador José Luiz e Juiz Alexandre Abreu visitam Comarca de Timon

26/05/2015 • 16:48






Em visita realizada ontem (25) ao Fórum da Comarca de Timon, o Des. José Luiz Almeida, Presidente do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA e o juiz Alexandre Abreu, Coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA estiveram reunidos com os magistrados da Comarca, representantes da Faculdade São José dos Cocais (onde fica instalado o Centro de Conciliação - CEJUSC), promotores, defensores públicos, advogados e conciliadores voluntários.

A visita foi divida em dois momentos, sendo realizado primeiro uma reunião no gabinete da 1ª Vara Cível, com a presença dos magistrados Simeão Pereira, Paulo Roberto Menezes, Susi Ponte, Rosa Maria Duarte, Josemilton Barros, Francisco Soares Jr e Rogério Monteles (Coordenador do CEJUSC de Timon), além do promotor de justiça Fernando Berniz e das senhoras Larissa Lago e Jucinéia Moreira, representantes da Faculdade São José. Na oportunidade fora realizada uma avaliação das atividades do CEJUSC, com a tomada de decisões e providências que facilitarão a realização das conciliações.


Na segunda reunião, agora com a presença também dos defensores públicos, advogados e conciliadores voluntários, fora destacada pelo Des. José Luiz Almeida e juiz Alexandre Abreu o papel de cada instituição no processo de solução de conflitos, assim como a importância dos Centros de Conciliação para desafogarem as unidades jurisdicionais.

Os presentes tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e apresentar sugestões para o melhoramento e otimização do atendimento do CEJUSC de Timon, contribuindo para o aprimoramento da solução de conflitos na Comarca.

Fonte: Diretoria do Fórum da Comarca de Timon
Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão





Rafael Leitoa destaca avanços em saneamento básico no Maranhão na 45ª ASSEMAE

Por Cleuton Menezes

A abertura da 45ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE, ocorreu nesta segunda-feira (25) no salão nobre do Palace Casino em Poços de Caldas (MG), com diversos representantes de órgãos governamentais e não governamentais de todas as esferas, reuniu também gestores públicos, técnicos, lideranças de organizações não governamentais, pesquisadores e estudantes relacionados ao saneamento básico de todo o Brasil.
Presentes ao evento a comitiva do Maranhão, composta pelo engenheiro deputado Rafael Leitoa (PDT-MA); pelo diretor geral da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) engenheiro Carlos Alberto Martins; por Rubens Pereira diretor institucional, representando o Presidente da ALEMA, deputado Humberto Coutinho; da Prefeita de Matões Suely Pereira; do diretor administrativo/financeiro do SAAE/Caxias, engenheiro Francisco Ronaldo P. de Sousa.

Destaque para o Maranhão

Em seu pronunciamento, o deputado Rafael Leitoa, falou de seu contentamento em participar do evento voltado para o saneamento básico e que reflete em qualidade de vida para a população.

"Me sinto honrado e muito feliz em participar pela primeira vez de um evento dessa magnitude. Nós, do Maranhão, temos muito o que avançar em todos os aspectos, porém, com um novo governo representado por Flávio Dino, em pouco tempo, já conseguimos mudar algumas realidades tenebrosas, com o lançamento do programa estadual Mais IDH, conseguimos dar esperança para nosso povo. Temos exemplos no saneamento básico vitorioso, como é o caso de Caxias, que com muito trabalho e aprendendo com vocês, o SAAE daquela cidade se destaca em todo o Meio Norte. Eu continuarei militando nos caminhos do saneamento básico e com esta experiência me dá mais força para lutar por meu estado e pela qualidade de vida e saúde advinda das políticas públicas de saneamento básico. O Brasil todo está de parabéns, parabéns para a ASSEMAE", finalizou Rafael.

O evento


A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), que há mais de 30 anos atua pela universalização do saneamento básico, realiza sua 45ª Assembleia Nacional no período de 24 a 29 de maio de 2015, em Poços de Caldas (MG).

Reconhecida como um dos maiores eventos anuais de saneamento básico da América Latina, a Assembleia Nacional congrega representantes de aproximadamente dois mil municípios brasileiros, gestores públicos, técnicos, prestadores de serviços, pesquisadores, estudantes e profissionais relacionados ao setor.

Sob o tema “Saneamento Ambiental: políticas integradas com participação social”, a 45ª edição do evento vai discutir os avanços e desafios do saneamento básico no Brasil, incluindo o debate sobre a atual crise hídrica que afeta o país, especialmente a região Sudeste. A ocasião será uma grande oportunidade para a troca de experiências, a formação de novos técnicos e a construção de soluções pela universalização e melhoria da gestão pública.

Dudu Galisa é destaque no 1º Prêmio Da Costa e Silva de Poesia

O poeta e produtor cultural, Dudu Galisa, um dos organizadores do Sarau Flores Literárias de Timon-MA, idealizado pelo poeta e letrista Salgado Maranhão, é destaque no 1º Prêmio Da Costa e Silva de Poesia, realizado pela Academia de Letras do Médio Parnaíba (ALMP), categoria-Piauí.

Entre 46 inscritos, Dudu Galisa ficou em 3º lugar, com o poema O ardor dos dias, diga-se de passagem, um concurso de poesia muito concorrido, sobretudo para quem participa pela primeira vez, disputando com poetas tarimbados e acostumados a faturar prêmios de poesia, como é o caso do 1º e 2º colocados, Fábio Kerouac e Valciãn Sunboy, respectivamente.

Dudu Galisa escreveu seu primeiro livro em 2002, Crepúsculo, com poemas breves, seguindo uma temática variada, crítica e utilizando elementos da poesia Concreta.


Este ano, no segundo semestre, Dudu Galisa pretende lançar seu segundo trabalho e o poema O ardor dos dias fará parte deste livro que ainda não tem título, mas toda a poética é totalmente diferente do seu livro de estreia, cujos poemas são carregados de abstrações profundas, o que nos remete a pinturas abstratas, explorando recursos da linguagem (metáforas e signos) e riquezas oníricas, evocando memórias ou remanescências e, portanto, explorando o fazer poético.

Atualmente, Dudu Galisa reside em Teresina, casado, pai de duas filhas, mas é em Timon, cidade em que nasceu e morou por muitos anos, onde tem laços familiares e de amizades, é lá que ele fará o lançamento do seu mais novo trabalho poético. Seguem abaixo o poema premiado, o resultado e o gabaritado júri que participou desse concurso.


O ardor dos dias

Desfazia-se no ardor dos dias
o recolhimento febril das horas
como se, pôr em ordem,
a cama desfeita desequili
brava-se o viço do tempo.

Fazia de mim tua antítese
rindo o silêncio do meu segredo,
para além das coisas inanimadas.

Um palhaço triste haveria de nos fazer gargalhar
mas eu compartilhava sua dor irrevelável
nalgum gesto vacilante,
nalgum tropeço do corpo,
cujo corpo guiava-se à revelia
que já não era mais corpo
tampouco uma exibição.

A vela ardia sobre a mesa
no vislumbre embriagado da luz oscilante
e de costas para mim tu soluçavas
não sei se de riso, não sei se de choro.
mas o ardor dos dias recolhia febrilmente as horas.


Dudu Galisa


RESULTADO DO 1º PRÊMIO DA ACADEMIA DE LETRAS DO MÉDIO PARNAÍBA

Prêmio Da Costa e Silva - Poesia
Categoria PIAUÍ

1º lugar: Boticário, Baleiro e Amelinha, de Fábio Kerouac
Local: piauiense que reside em Hamburgo-Alemanha

2º lugar: O Endereço, de Vlciãn Sunboy
Local: Teresina-PI

3º lugar: O ardor dos dias, de Dudu Galisa
Local: timonense que reside em Teresina-PI

Júri formado por:

Zélia Guardiano
nasceu em Ourinhos, SP, em 1944. Formada em Pedagogia. Trabalhou mais de trinta anos em Educação. É autora dos livros de poesia: Poesia Combina Com Tudo (2011) Trem-Bala (2012) As Horas (2013) Caderno de Desapontamentos (2014) Desfalque (2015) em pré-venda (lançamento no próximo dia 26, em São Paulo) Nanquim, a ser lançado em junho de 2015.

Douglas Bock – Na vida oficial, 63 anos e morador de S. Paulo. Formado em Filosofia e Computação (USP), Durante 40 anos, Especialista em Sistemas Bancários e Executivo de Informática. Na vida real, Filósofo, Poeta, Escritor, Audiófilo, Cronista e Turista Paulista. Mas, principalmente, blogueiro de Artes e Humanidades (www.paulistando.com.br). Três livros publicados: Sol na Garganta / 79 (Coletânea); 64 Dilemas / 2000 (premiado pela Revista Cult); Contos de Audiofilia – Paixão, Ciência e Mania / 2014. Em revisão: Labirintos e Outros Itinerários.

Marcelo Adifa, (1979) engenheiro, escritor e compositor paulista. Foi três vezes vencedor do Mapa Cultural Paulista nas categorias música e literatura. Publicou, entre outros, Exílio (2015, Penalux).

Sérgio Ayala, crítico literário - PR

Comentários

Advogado não tem participação em cobrança de taxas na Vila Cicero Ferraz

26/05/2015 • 09:05



Diante da polêmica de supostas irregularidades denunciadas por moradores na Vila Cicero Ferraz dando conta da cobrança de taxas para a regularização de lotes da vila relatadas na semana passada na frente do Promotor de Justiça Eduardo Borges, vereador Marco Lago e outras autoridades, que foi alvo de denúncia em blogs, emissoras de rádios e em outros veículos de comunicação causando grande repercussão na cidade, o blogdoribinha enveredou pelas ruas da Vila Cícero Ferraz e conversou com alguns moradores e lideranças daquele bairro para apurar o que de fato ocorreu durante os dois últimos meses no bairro e que virou polêmica na cidade inteira.

Os moradores ouvidos pelo blogdoribinha são unânimes em afirmar que o advogado envolvido em toda a polêmica não tem da nada a ver com as denúncias de irregularidades apontadas pela imprensa e que foi motivo de debate na Câmara. Na verdade, e muito pelo contrário, o profissional do Direito estava imbuído dos interesses mais nobres e sociais em solucionar o problema da regularização dos lotes da Vila Cícero Ferraz, para isso, entraria com uma ação de usucapião para beneficiar todos os moradores, diante de um custo razoável para cada um e dentro das garantias legais que seu trabalho requer.



Os moradores ouvidos, afirmaram categoricamente que quem fez denúncias na reunião não entendeu ou confundiu os propósitos da ação proposta pelo advogado ou estava confundindo seu trabalho com outra ação que precisa ser investigada pela polícia, pois já se sabe que gente se aproveitando dessa situação para cobrar taxas em nome da boa ação do advogado.

Após ouvir inúmeros moradores o blogdoribinha procurou o advogado Maurício Alves da Silva, casado, pai de 4 filhos, registrado na OAB-PI 11049, para que ele relatasse sua participação e posicionamento em toda a polêmica que acabou por envolver seu nome, seu trabalho profissional e sua idoneidade, além de seu lado religioso que ficou abalado por conta das interpelações dos fiéis. O advogado é membro da Igreja Assembleia de Deus em Timon onde presta bons serviços em favor da congregação.


Advogado Maurício Alves

Em primeiro lugar, o advogado Mauricio Alves, morador da Vila Cícero Ferraz desde 2006, onde aqui se estabeleceu e formou-se em Direito pela Faculdade São José dos Cocais, procurou o presidente da Associação dos Moradores José Wellington para saber informações sobre a situação dos lotes da vila, que é um encravada num terreno de ocupação invadido por moradores que lá hoje residem. De acordo com Maurício, o presidente disse que o primeiro passo seria saber de que forma a prefeitura poderia ajudar nessa na situação dos lotes, mas ao procurar o poder público houve a negativa dos gestores de que nada poderia ser feito devido a situação de irregularidades do terreno e de que seria impossível para o poder público intervir por conta de uma série de fatores.

Presença do governo na reunião

Diante da negativa do poder público em não poder ajudar na regularização dos lotes da Vila Cícero Ferraz, e segundo relato, o advogado Maurício, ele anunciou ao presidente da Associação que entraria individualmente com uma ação de usucapião para regularizar o seu lote. Wellington, temendo que ação fosse prejudicar alguns benefícios que por ventura viessem para o bairro propôs então que o Advogado Maurício fizesse uma ação coletiva com a participação dos moradores que assim quisessem aderir ao processo coletivo de regularização dos lotes.



Assembleia geral

Diante da assertiva, o presidente da Associação resolveu marcar uma assembleia com os moradores para propor a ação e como seriam suas bases e critérios. Mas, diante da dúvida instalada há mais de 10 anos de que a prefeitura iria regularizar a Vila Cícero Ferraz, o presidente da Associação dos Moradores, José Wellington precisaria da presença dos agentes públicos para explicar que a Prefeitura não poderia proceder qualquer ação para ajudar na regularização dos lotes. Essa reunião aconteceu no dia 15 de março deste ano e o secretário de Casa Civil João Batista Pontes foi quem foi à comunidade, por parte da prefeitura, falar sobre a falta de capacidade da prefeitura em regularizar os lotes da Vila Cicero Ferraz.

Ação será feita com 24 moradores

A partir de então, e segundo relato do Advogado Maurício Alves da Silva, vários moradores o procuraram para aderir ao processo de ação de usucapião para regularizar seus lotes. De acordo como ele, as cobranças pela ação foram definidas pelos tamanhos dos lotes. Dos vários moradores que o procuraram somente 24 deles resolveram entrar com a ação, que já está em fase de encaminhamento.
O Advogado Maurício Alves afirmou ao blogdoribinha que não saiu de casa em casa cobrando por “taxas” para abrir a ação. Ele esclareceu que foi procurado por todos os moradores que queriam entrar com a ação e em nenhum momento estabeleceu parâmetros diferentes de honorários com nenhum deles.


O Advogado Maurício Alves ganhou a solidariedade de vários profissionais e amigos

Ponto final

De acordo com o Advogado Maurício Alves, ele espera que com esses esclarecimentos tenha colocado um ponto final nessa polêmica que envolveu seu nome, e que toda sociedade conhece seu trabalho social na igreja e que na intenção de ajudar as pessoas, os moradoras da Vila Cícero Ferraz, apesar de ser um profissional respeitado, a ação empreendida no bairro foi mais pela questão social de solucionar um problema que vem se arrastando há mais de dez anos e sem nenhuma solução.

Dignidade

Pode ser que com sua iniciativa e o gesto louvável do advogado o poder público possa abrir os olhos para as muitas questões que envolvem os imóveis em Timon, não somente na Vila Cícero Ferraz, mas em toda cidade que ainda vive no século passado e não tem a capacidade de trabalhar para dar dignidade aos moradores que nela moram.

Comentários

Pesquisa revela preferência do eleitorado por deputados eleitos por Timon

25/05/2015 • 21:53



Não é somente a pesquisa que revela uma tendência que o povo já detectou nas ruas. Desde Socorro Waquim para cá que essa tendência do timonense simpatizar com os deputados eleitos para a disputa da Prefeitura de Timon vem se confirmando.

Em sua disputa em 2004 contra o prefeito Chico Leitoa, Socorro Waquim era deputada e saiu das urnas com a preferência do eleitorado para disputar o governo municipal. O fato político e a tendência do eleitorado se confirmaram com a eleição da Professora em 2004, deixando para trás dois anos de mandato como deputada para assumir o cargo de prefeita de Timon.

Em 2008, Luciano não conseguiu se eleger nem Luciano Leitoa e muito menos seu pai Chico Leitoa conseguiram eleger-se deputados.

Em 2012, eleito deputado estadual, Luciano Leitoa veio como favorito para a disputa da candidatura de prefeito levou a melhor em cima de Edivar Ribeiro, candidato do governo.

Alexandre Almeida, logo após sua eleição para deputado divulgou pesquisa em que apontava um favoritismo na eleição contra o prefeito Luciano Leitoa, que não consegue mesmo decolar.

Em permanecer os números apresentados pelo Instituto Amostragem, um dos maiores institutos de pesquisa eleitoral do Brasil, a tendência é a de que o deputado Alexandre Almeida deixa o mandato de deputado para assumir a cadeira do prefeito Luciano Leitoa.

É claro que daqui até 2016 muita água vai rolar sob o rio Parnaíba e que essa tendência de eleger deputados filhos da terra para a prefeitura pode ser mais um proposta apontada em pesquisa eleitoral, mas quando se fala em junto dos dois grupos de oposição Socorro e Alexandre essa tendência fica mais próxima de se concretizar.

Mas na verdade mesmo, até os menos empolgados com a política revelam que nesse momento os números apontados pelo instituto refletem na verdade que vem acontecendo e sendo constatado nas ruas.

Comentários

ATI responde às reclamações feitas no blog sobre a retirada do site do ar

25/05/2015 • 12:20

Após as reclamções feitas pelo blogdoribinha, em matéria postada às 8H51 de hoje, dando contas dos prejúizos que prefeitura vem causando aos contribuintes e deixando de arrecadar com seus serviços on line, a Secretraria Adjunta de Tecnologia do Estado - enviou através de email às 12h57, esclacendo os motivos e as razões pelos quais o site está sem acesso para o público.

Tomara que todos os gestores municipais tivessem a presteza, educação, cortesia e respeito com a imprensa como o que dispensado pelo senhor José Ribamar Bringel Filho, que ao invés de questionar notas publicadas nesse blog vem sempre atendendo com respeito à população. De parabéns o prefeito Luciano Leitoa por ter em sua equipe gente da estirpe do senhor Bringel Filho.

ATI cria acesso temporário para manter portal da Prefeitura no ar

A Prefeitura de Timon informa que, devido modificações realizadas no sistema da Secretaria Adjunta de Tecnologia do Estado - SEATI - seu portal na internet encontra-se temporariamente fora do ar. Outros portais hospedados no mesmo local também se encontraram na mesma situação. A SEATI, um dos principais servidores de sites no Estado do Maranhão, confirma instabilidade do serviço na sua homepage. A Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação de Timon (ATI) está fazendo os procedimentos necessários para que todos os serviços sejam normalizados.

Bringel Filho, coordenador do ATI comenta. “Com essas mudanças realizadas pela SEATI o endereço www.timon.ma.gov.br encontra-se indisponível temporariamente, contudo, a Prefeitura de Timon já encaminhou um ofício para a empresa hospedeira para realizarem o quanto antes a normalização de sua website”.

Para que a população não fique sem as informações das ações da Prefeitura e garantir os serviços prestados pelo site (emissão de notas fiscais, consultas ao Diário Oficial, Contracheque) a ATI criou um acesso temporário até que a situação seja normalizada. www.timon.xdev.net.br


Comentários

Thales quer que governador chame a Força Nacional para Timon

25/05/2015 • 10:55



O Vereador Thales Waquim, líder da oposição, afirmou hoje da tribuna da Câmara que o governador Flávio Dino deveria ter como saída para o problema da transferência dos policiais militares de Timon para São Luis o chamamento da Força Nacional, como fez o governador do Piauí Wellington Dias.

O vereador entende que a transferência dos policiais prejudica a população e a saída arranjada pelo governador para que a população aguarde o chamamento dos policiais concursados não vai atenuar os problemas de insegurança que a cidade sofrerá daqui pra frente até a chegada dos novos policiais concursados, que “sabe-se” lá quando eles virão, disse.

Thales Waquim, em seu pronunciamento disse que o governador teria que chamar os policiais da Força Nacional, pagar as diárias e as acomodações ainda manter os policiais militares em Timon, pois a cidade vive uma situação de calamidade na segurança pública.



Pactuação ainda não começou

O vereador líder oposicionista disse também em seu discurso que ainda é cedo para aplaudir a Pactuação da saúde feita pelo atual governo estadual, pois segundo ele, o que ainda se vê na cidade são pacientes de Timon falsificando documentos de endereço para serem atendidos em Teresina, que passou a ter uma situação de precariedade na saúde em decorrência da grande demanda de atendimento de pacientes de fora.

Projeto de linhas alternativas ainda precisa ser discutido

O vereador Thales Waquim elogiou a postura da Comissão de Transportes em fazer a audiência pública no Residencial Novo tempo na semana passada, mas entende que vários pontos, que ainda não estão projeto devem ser discutidos mais amplamente com a população. Ele citou entre outras coisas a situação das paradas de ônibus e questão dos idosos.


Vavá: Noviço rebelde

Thales responde Vavá Borges que chamou os colegas de “irresponsáveis”

No destempero verbal e desinformado, o vereador Vavá Borges acabou por chamar todos os vereadores presentes de “irresponsáveis” por terem aprovado o parcelamento de solo para a construção do Residencial Novo Tempo na BR-316. Até o presidente da casa e vereadores da base foram chamadas de irresponsáveis pelo “noviço” vereador, que não sabia que Uilma Resende votou à favor da construção do residencial naquele local.

Em resposta ao “noviço rebelde”, Thales disse que o local escolhido para a construção do Residencial Novo Tempo foi dentro de um planejamento de responsabilidade da gestão passada, que não construiu somente o residencial, mas deixou recursos assegurados para a construção de uma creche, uma escola e uma unidade básica de saúde.

Outro ponto segundo o vereador que foi planejado responsavelmente pelo governo passado foi a proximidade do residencial com o Polo Empresarial, que irá absorver muita mão de obra dos moradores do residencial.

Tuá se sente ofendido e também responde ao “noviço rebelde”

Em aparte ao vereador Thales Waquim, Tuá disse tacitamente que a oposição está muito calma, que por ter ele ter votado no projeto de construção do residencial no local onde o vereador chamou-os demais de irresponsáveis “ele faria um discurso para arrancar o mau pela raiz” se referindo a Vavá Borges.



A culpa é do Carlinhos Maranhão

Quanto a questão da transferência dos policias de Timon, Tuá disse que tudo isso é culpa do “Carlinhos Maranhão”, que transferiu militares com a aquiescência da Rainha Governadora e agora gerou um problema, pois os policiais estão irregularmente.
Não sei dizer ao certo, mas surgiu uma informação de que para transferir esses policiais teve gentes que faturou um bom dinheiro.

Comentários

  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. ...
  7. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009