RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca
Todos os Blogs

Blog do Ribinha

Blog do Ribinha

Kenedy denuncia descaso na educação e cobra ação de representantes de Timon

30/04/2016 • 08:58


Em visita a Unidade Escolar Padre Delfino o vereador Kenedy Gedeon cobrou das autoridades estaduais medidas para as soluções dos problemas que a educação vem enfrentando em Timon como a falta de condições estruturais nas escolas que foram abandonadas pelo governo do estado.



Na falta do vigia, professora e quem fica no portão, flagrou o vereador

Kenedy disse que a boa vontade dos que dirigem o setor em Timon não basta e que os investimentos do governo Flávio Dino tem que chegar ao ensino público no município.
O vereador relata que várias salas de aulas estão sem carteiras, enquanto que no entorno do prédio carteiras quebradas estão amontoadas e com lixo que falta invadir as salas de aulas com um matagal crescente a cada dia.

Os alunos registraram denúncias para vereador em sua visita afirmando que os bebedouros não funcionam, não existem merenda e eles e os professores convivem com a falta de limpeza das escolas em sua parte externa.

Em entrevista ao blogdoribinha Kenedy Gedeon conclamou uma intervenção imediata dos representantes do município no âmbito estadual e criticou com veemência a inaptidão dos nossos representantes na Assembleia Legislativa, afirmando que talvez o governador Flávio Dino nem saiba do descaso na Educação estadual em Timon.

O vereador cobrou uma interferência imediata dos deputados estaduais e disse que “esse negócio de ficar mandando emendas parlamentares para festas e buffet acaba afetando as prioridades como educação, saúde e segurança, onde povo vive sofrendo com as agruras e falta de compromisso pós eleição”.



Movimento articulado da UJS rende conquistas


Sobre o movimento articulado pela União da Juventude Socialista ocorrido na última quinta-feira onde jovens estudantes tomaram as ruas de Timon em vários pontos da cidade articulando novas conquistas para a melhoria na qualidade do ensino, através de sua página nas redes sociais, o UJS enumera como conquista do movimento a presença do secretário estadual de Educação em Timon na próxima semana para discutir com estudantes uma série de problemas que apontam descaso na gestão estadual.

Os estudantes também reclamam que ainda não conseguiram uma resposta da empresa 2 Irmãos quanto a adoção do passe livre estudantil e redução da meia passagem.

Nota sobre o protesto


Foi um dia de orgulho para o movimento estudantil de Timon, cerca de 700 estudantes se uniram em pautas que atingem a todos. Reconhecemos os avanços na educação pública estadual, esta nova gestão estadual é a primeira que se preocupa com a educação nos últimos 50 anos, com o melhor concurso pra professores estaduais do país, IEMA, construção de novas escolas e reformas mesmo em momentos de crise. Mesmo com os avanços ainda encontramos escolas em estado de precarização e sem merenda, a UJS não pode fingir que está tudo bem e nunca se calará. Precisamos entender as pautas:

1. Reforma, climatização, segurança, laboratórios e merenda escolar.
2. Passe livre estudantil
3. Redução da meia passagem

As pautas foram encaminhadas a quem deveria, redução de passagem para a única empresa que a aumentou, passe livre para a prefeitura e a das escolas do estado para a Unidade Regional de Educação (URE). A UJS agradece a receptividade da URE, atendeu aos encaminhamentos e conseguimos definir uma visita do secretário estadual de educação. Por outro lado a empresa de ônibus Dois Irmãos não nos enviou nenhum negociador, o que prejudica o respeito a empresa, aviso a vocês, vai ter luta. E ainda esperamos uma negociação com a prefeitura, onde o ato pelo passe livre foi o mais intenso, queremos este respeito, esperamos essa negociação, queremos passe livre já. A UJS reitera que está para contribuir com os governos através da mobilização estudantil, através da luta e espera receber o mesmo respeito que temos em nossos atos. Estudantes na rua, a luta continua. Revolução é pra valer. ‪#‎ujsTimon‬ ‪#‎ujs‬ (Texto no perfil da UJS).

PMDB Mulher traça metas para candidaturas femininas

30/04/2016 • 08:17


Dentre as medidas, o PMDB Mulher deixa de ser um núcleo do partido e passa a ser uma secretaria.

A reunião da executiva nacional do PMDB Mulher, realizada na última quarta-feira (27) em Brasília terminou com a escolha de 8 grandes metas a serem cumpridas pelo grupo durante o ano de 2016. Estiveram presentes na reunião a presidente nacional, Fatima Pelaes, representantes estaduais e regionais, como a vice presidente nordeste do PMDB Mulher, Professora Socorro, ex-prefeita de Timon.

"Essas metas incluem não só os grandes paradigmas que o PMDB Mulher vem trabalhando em todo Brasil, como na valorização da mulher, campanha de combate a violência contra a mulher, campanhas contra o câncer de mama... Nós também incluímos novos projetos como a questão da endometriose, a questão do zika vírus e todas as suas consequencias", disse Professora Socorro a respeito das decisões que saíram da reunião.

Também estava na pauta de discussões a elaboração de um cronograma de trabalho para o ano de 2016, com incentivo para a entrada das mulheres na política. O regimento interno do PMDB Mulher também foi alterado, e agora o PMDB Mulher deixa de ser um núcleo do partido e passa a ser uma secretaria.

"Quando a mulher quer o poder é para poder fazer a diferença, é para cuidar. É fazer com que possamos olhar um pro outro, termos a empatia e percebermos o que as pessoas precisam de nós", disse a presidente nacional, deputada Fátima Pelaes.

As decisões serão executadas e uma nova reunião nacional da executiva a ser agendada.(Ascom/PMDBMulher).

Tudo pronto para a Timon City voltar a circular em Timon

29/04/2016 • 10:31


Fiscais da ANTT estiveram ontem à noite na sede da empresa Timon City, na Vila do BEC, em Timon, para proceder um rito normal de fiscalização aos ônibus da empresa que a partir de segunda-feria estarão ciculando em Timon e Teresina de forma legal e com outorga do órgão para fazer o transporte de passageiros. Os fiscais foram recebidos pelo empresário Ramon da Timon City e pelo assessor júrídico da empresa e filho do empresário o advogado Maycon Rayone.

Ramon adiantou ao blogdoribinha que a empresa está apta para iniciar suas atividades e contemplar a população usuária do sistema de transporte coletivo com veículos de qualidade e dentro de padrão das grandes cidades, mas disse que a partir de agora cobrará do Consórcio de Mobilidade Urbana (Cimu), que gerido pelo Prefeito de Timon Luciano Leitoa, obras de acessibilidade para os passageiros e melhor infraestrutura de trafegabilidade para os ônibus dentro de seus itinerários.

DNIT recupera pavimento da BR 222, de Vargem Grande a Itapecuru-Mirim

29/04/2016 • 10:13


BR 222 – Km 184.9 – Itapecuru Mirim   BR 222 – Km 150.4 – próximo a Vargem Grande


Dando continuidade à manutenção da BR 222, a Superintendência Regional do DNIT no Maranhão está realizando serviços de tapa buracos, revestimento asfáltico e recapeamento no trecho da rodovia que vai de Vargem Grande a Itapecuru-Mirim.

“Quando os buracos são superficiais é realizada a operação tapa buracos. O remendo profundo é feito quando os buracos atingem a camada de solo. Já o recapeamento da capa asfáltica melhora a aderência da pista, proporcionando mais segurança aos usuários”, explica o engenheiro Elias Waquim, chefe da Unidade Local do DNIT em Pedrinhas.

As obras estão em execução desde maio de 2015 e fazem parte do CONTRATO Nº UT-15.0342 /2015-00, de manutenção, conservação e recuperação na BR 222/MA, contemplando o trecho que vai da cidade de Chapadinha ao povoado Outeiro, com 142,60 Km de extensão. O Investimento da Autarquia é de R$ 8.579.991,72 para um contrato de dois anos de duração. As obras estão a cargo da empresa Construtora Souza Reis Ltda.

Fonte: ASCOM - DNIT/MA
Fotos: DNIT/MA

Câmara esconde gastos, descumpre lei da transparência e acesso à informação

28/04/2016 • 18:21
A Câmara Municipal de Timon vem prestando um desserviço para a população, seus eleitores e cidadãos comuns que buscam informações sobre os gastos com o dinheiro. No portal www.timon.ma.leg.br/ está disponível somente de “h” o portal da transparência da Câmara, mas quem acessa o portal se depara com duas situações em dois cliques diferentes. Um dos cliques do portal, que o cidadão deveria ter acesso às receitas e despesas do legislativo, o cidadão não pode acessar, pois um painel solicita usuário e senha restringindo o acesso, no outro clique o cidadão não consegue entrar no sistema e impedido de verificar ou ter acesso aos gastos públicos da casa legislativa.


Acesso restringe usuário e senha para quem quiser acessar e não é isso que diz a lei

O descumprimento da lei começou a vigorar a partir deste ano. Até o ano passado a casa vinha – mesmo que acanhadamente-, demonstrando seus gastos como determina lei. A partir deste ano, o site não permite o acesso dos cidadãos à gastança do legislativo.

O legislativo recebe por mês repasses no valor de mais de 2 milhões de reais para o pagamento dos salários dos vereadores, servidores da casa (efetivos) e comissionados, fornecedores, serviços básicos como energia, telefonia e água, mas não presta contas desses gastos como deveria e manda a Lei Complementar 131 que determina o prazo de atualização e o conteúdo mínimo de informações sobre receita e despesa que devem ser divulgadas na internet. No entanto, boas práticas de promoção da transparência provam desejáveis a consideração de critérios de boa usabilidade, apresentação didática dos dados e em linguagem cidadã, possibilidade de download do banco de dados e canal de interação com os usuários.

Mas não é só isso, outra lei vem sendo descumprida pela Casa Legislativa de Timon no que diz respeito à  Lei nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

A Lei vale para os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a dar publicidade a informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos por elas recebidos.

  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. »
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016