Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Vereadores cobram explicações de Ricardo Murad e Marco Simão

02/05/2014 • 07:32

 

Os vereadores Luis Firmino Tuá (PSB) e José Carlos Assunção (PP) apresentaram na última sessão da Câmara Municipal de Timon requerimentos verbais a Presidência daquele Poder para que encaminhe ofício ao Secretário de Estado do Maranhão, Ricardo Murad, solicitando que seja enviada a Câmara a seguinte documentação referente ao Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco: folha de pagamento dos servidores comissionados e efetivos; relação nominal dos pacientes atendidos neste hospital, no que diz respeito à procedência; relação nominal das empresas terceirizadas que prestam serviços no hospital, assim como também convite a todos os Diretores do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, bem como ao Diretor Regional da Saúde, Marco Simão, para que os mesmos compareçam a Casa Legislativa, com a finalidade de prestar esclarecimentos acerca da administração do referido hospital.



Tales cobra funcionamento da rede de saúde do município

A decisão dos vereadores – que são da base do governo municipal -, em pedir as informações do funcionamento do sistema de saúde em âmbito do estado é em represália às ações do vereador e líder de oposição Tales Waquim que tem solicitado explicações sobre a falta de funcionamento, atendimento e situação precária da rede municipal. Tales, após a denuncia feita nos meios de comunicação de que pessoas estão dormindo em redes ao relento para conseguir atendimento na Policlínica de Timon, marcou reuniões com o secretário Márcio Sá e os diretores do sistema municipal de saúde sem conseguir êxito para solucionar os problemas.

No Hospital do Parque Alvorada, por exemplo, a população denuncia que não existe médico de plantão, e que os casos de atendimento encaminhados para aquela casa de saúde são transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os postos de saúde não estão funcionando plenamente, e em Timon 52 pontos da cidade estão sem cobertura dos agentes de saúde, por que muitos estão afastados de suas funções, por licença médica, licença para cuidar de parentes especiais e afastados do setor para assumir cargos de chefia no governo municipal, que em contrapartida, não paga os agentes que ficam para cobrir a carga horária daqueles que estão afastados.


Quando estão em Timon pacientes dormem em redes em busca de atendimento. Quando vão a Teresina têm que falsificar os comprovantes de endereço, senão não são atendidos. É um suplício.

Tales entende que muitos desses problemas poderiam ser solucionados com a cobertura da jornada dos agentes, mas por outro lado entende que se todos os locais estivessem sendo cobertos ainda seria pior, pois são os agentes que fazem os encaminhamentos para os postos de saúde nos bairros e estes não estão funcionando. Quanto ao atendimento na Policlínica, em conversa com a diretora Oglayde Noleto, ele recebeu a informação de que o agendamento deverá melhorar, mas necessita melhores condições para organizar o sistema.


Márcio Sá: muitos recursos pouco planejamento e saúde precária

Situações simples e mais complexas poderiam ter sido solucionadas se houvesse um planejamento das ações, mas ao que parece a Secretaria de Saúde ainda não está organizada para fazer fluir o montante de recursos que o setor administra para atender o cidadão. Em 2013 mais de 57 milhões foram destinados para a saúde do município de Timon, mas esse dinheiro é contraditório quanto ao atendimento que a população recebe ou deixar de receber.

A Secretaria de Saúde administra esses recursos sem a fiscalização do Conselho Municipal de Saúde, da Comissão de Saúde na Câmara, e outros organismos fiscalizadores, que ao invés de cobrar a aplicação dos recursos, estão assinando as prestações de contas dando aval ao secretário para ele gastar da forma que bem entender, enquanto que o cidadão padece dos péssimos atendimentos recorrendo primeiro a situação humilhante de dormir no meio das ruas para conseguir atendimento, e quando não conseguem recorrem à Teresina se utilizando de comprovante de endereços falsos como residentes naquela cidade senão são humilhados e mandados de volta para casa com o sofrimento da dor e da doença.

Motoristas dirigem sem carteira de habilitação

Motoristas que trafegam no transporte escolar de Timon da Secretaria de Educação podem está cometendo várias irregularidades, é uma das principais é dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação regulamentada pelo Departamento Nacional de Trânsito. Recebi uma denúncia de que proprietários de veículos que alugam seus veículos na hora do registro do contrato apresentam a documentação dos veículos e suas carteiras de habilitação, mas quem faz o tráfego, ou melhor,quem está dirigindo é um amigo ou vizinho não habilitado. A Secretaria de Educação deve tomar providências urgentes para proibir esse abuso e irregularidade, sob pena de sofrer as consequências em caso de acidente como ocorreu com a criança acidentada num transporte escolar do município. Uma das mães da criança que se envolveu no acidente vai denunciar a SEMED na Justiça.

Comentários

marcelo

postado:
04/05/2014 - 18:51
Todos sabemos que a saúde no Brasil está péssima, no maranhão então nem se fala. Agora vereador vir com hipocrisia só porque não faz parte da base do governo é brincadeira!!! e achar que a população é burra!!! sabemos que a saúde em Timon tá ruim mais tá melhor que o governo passado!! pois a policlínica até fechada estava,então vamos parar de demagogia e andar daqui pra frente sem chamar a população de burra!! respeite o povo!1 obrigado

MARCOS WILLIAMS

postado:
02/05/2014 - 17:28
TALVEZ ESSE CARA POSSA EMPRESTAR ESTA REDE PRA SAÚDE DE TIMON.AÍ QUANDO OS VEREADORES COBRAREM, O MEGA SECRETÁRIO MARCIO MOSTRA A REDE DA SAÚDE DE TIMON.

postado:
02/05/2014 - 13:19
O Dr. Tuá, que é dos melhores médicos da região e que é membro do conselho de saúde na Câmara de Vereadores, tem que também dá explicação do que está acontecendo com os recursos que entram na Secretaria Municipal de Saúde de Timon.

postado:
02/05/2014 - 13:15
Esse rapaz,Márcio Sá, também tem que prestar conta dos recursos que entram na saúde, tem muita coisa para explicar para a sociedade timonense !

Dia do Trabalhador

01/05/2014 • 04:44

Comentários

Criança sofre acidente em ônibus escolar da Secretaria de Educação de Timon

30/04/2014 • 18:25



Uma criança de 10 anos identificada pelo nome de Jocilene sofreu uma torção no tornozelo e outra ficou ferida quando o motorista que conduz o ônibus de transporte escolar da Secretaria de Educação, do Residencial Novo Tempo para a escola municipal da Localidade Pinto, estacionou em frente à creche Zilda Arns. Sem um monitor para organizar a criançada, fato que vem se registrando no transporte das crianças, os alunos formaram um aglomerado e no empurra-empurra acabaram derrubando a menor.

Uma fatalidade, pois ninguém pode prever um acidente, mas o fato de não haver um monitor depõe contra a SEMED, que deveria ocupar os veículos de transporte escolar com no mínimo duas pessoas.

Outro fato que chamou à atenção no episódio diz respeito ao atendimento médico. Segundo a mãe da menor, Valda Silva, ao ser encaminhada para o Hospital do Parque Alvorada, que é do município, não foi atendida por falta de médico ortopedista. Segundo a atendente no hospital não tem médico para o atendimento imediato. Ela disse que quando ocorrem esses tipos de casos, luxação, torção ou fratura, os pacientes têm que ficar aguardando o médico que não dá plantão no hospital.

A menor foi encaminhada pelos familiares para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e já foi liberada para a recuperação em sua residência.



Comerciários fazem festa amanhã


O Sindicato dos Empregados no Comércio de Timon realiza amanhã, (01), festa na Chácara da Elisângela, na Avenida Tiúba, próximo à comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em comemoração ao Dia do Trabalhador. Haverá música ao vivo e feijoada gratuita, mas a bebida será paga. Segundo Vandeilson Costa, (Dedé do Povo), presidente da categoria, vários avanços conquistados pelo Sindicato com o apoio dos trabalhadores, podem ser comemorado pelos comerciários como: um piso salarial, regulação do horário de trabalho e definição das atividades dentro do ambiente do trabalho. Dedé do Povo disse que a entidade está atenta a todo movimento sindical e apesar de não ter atrelamento com nenhum empresário tem um bom entendimento com todos.

Agentes comemoram Dia do Trabalhador

Os agentes de saúde também fazem festa em comemoração ao Dia do Trabalhador. Será na sede da categoria como muita animação e cerveja gelada. Além de confraternização com a família ACS e convidados.



Conselho de Segurança

É ideia do vereador Francisco Torres (DEM), reativar o Conselho de Segurança para debater e agir contra a problemática da violência no município de Timon. Francisco Torres tem feito críticas contra os governos estadual e municipal. Segundo ele, a Prefeitura tem que colocar a guarda municipal de volta nas ruas e fazer a segurança com o pelotão escolar. O vereador entende que o governo estadual tem feito sua parte a partir do momento que vem dotando as polícias militar e civil de equipamentos, veículos e a efetivação de concursados, como é caso dos 35 novos policiais militares em Timon.

Quanto ao trabalho do deputado federal Professor Sétimo para o setor, Francisco Torres enalteceu a emenda do deputado de um milhão de reais que possibilitou a aquisição equipamentos e veículos para o 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Timon.

Associação realiza torneio

A presidente da Associação dos Moradores do Residencial Novo Tempo, Isa Mosane fará II Torneio do Trabalhador, que será realizada amanhã (01), a partir da 8hs, no campinho da avenida principal, com participação dos aletas-moradores do residencial.

Comentários

Prefeito fez igual aos outros, dívida do IPMT ficará para o próximo pagar

30/04/2014 • 09:22

Da assessoria de comunicação da Câmara Municipal chega a informação no blogdoribinha que a parcela de pagamento da dívida negociada pela atual gestão do Instituto de Previdência do Município de Timon (IPMT), junto ao Ministério da Previdencia, não é de 500 como afirmara o vice-presidente do Instituto Professor Aroldo e nem de 800 mil como dizia o vereador e líder do governo na Câmara, Jair Mayner. Numa reunião na Câmara, o presidente do órgão Robson Parentes disse que o parcelamento feito pelo prefeito Luciano Leitoa garantiu pagamento de 240 parcelas no valor de 235 mil reais.

O valor negociado vem rolando de muito tempo, e nem Chico Leitoa, ex-prefeito de Timon, escapou de aumentar a dívida. Outro detalhe da negociação, é de que, quando o prefeito fala em herança maldita herdade dos ex-prefeitos, incluindo seu pai, com o parcelamento, Luciano também joga no colo do próximo prefeito essa negociação. A diferença em tudo isso, é que o atual governo vem pagando religiosamente as parcelas, senão perde convênios, contratos e o município fica inadinplente.





Veja a matéria na integra:

Nesta terça-feira foi realizada na Câmara Municipal de Timon, uma reunião do IPMT. Os técnicos apresentaram a situacao atual quanto a números de processo. A Prefeitura Municipal possui atualmente 2.096 servidores ativos-efetivos e 593 aposentados e pensionistas. Proporcionalmente, corresponde cada 1 aposentado a 4 efetivos.

De acordo com a equipe do IPMT que esteve na Câmara, a instituição foi recebida nesta gestão com R$ 235.156,46 e hoje, possui um saldo de 13.920.266,69.

Foi informado também que o municipio possui um debito de 50 milhoes de reais. Saldo este, renegociado em 240 parcelas de 380 mil / mes.
Questionados a respeito dos certificados de renovação junto ao Ministério da Previdência, foi informado aos vereadores e servidores que estavam presentes à reunião, que todos os certificados de renovacao estão atualizados.Uma prática realizada a cada seis meses. Vale ressaltar que no ano de 2012 foram realizado 29 processos de aposentadoria e pensionista. Já em 2013 foram 70 processos. A meta para este ano é aumentar para 90 processos concluidos. (Da ASCOM CÂMARA).





EXECUTIVA ESTADUAL DA JPMDB/MA

NOVA NOTA DE ESCLARECIMENTOS


01 – Em primazia é digno e necessário manifestar os PARABÉNS e um forte agradecimento pela participação entusiasmada da JPMDB no lançamento da pré-candidatura do Senador Lobão Filho ao Governo do Estado que ocorreu na última quarta – feira, 23/04, na Assembleia Legislativa em São Luís - MA;

02 – Em relação ao II Congresso Estadual da JPMDB/MA que deveria acontecer na próxima sexta - feira, 09/05, a Executiva Estadual da Jota decidiu ADIAR o evento para Junho desse ano;

03 – O adiamento se dar por várias razões, dentre as quais, a impossibilidade manifestada por várias lideranças de se deslocarem para São Luís na data do dia 09/05 em razão do “Dia das Mães”, onde várias entidades estão com programação organizada e outras por questões familiares;

04 – Outro fator que colaborou com o adiamento do evento foi a dificuldade que a empresa de ônibus contratada pelo PMDB em fazer o deslocamento de todas as caravanas do interior do Estado para São Luís. Segundo a empresa, a mesma não detém frota de ônibus suficiente para cobrir os mais de 60 municípios em todas as regiões do Estado com um público de 1.500 pessoas e, para tanto, necessitará terceirizar o serviço com outras empresas no interior, o que requer certo tempo;

05 – Nesse contexto, vamos continuar expandindo os Cursos da Fundação Ulysses Guimarães por todas as regiões, principalmente na Região Sul do estado, onde estaremos nos próximos dias percorrendo tais municípios reunindo com lideranças e levando nosso Programa EAD de Formação Política para Juventude. Dessa forma, vamos garantir um Congresso com a cara e a manifestação de toda Juventude maranhense de norte a sul do estado;

06 – O Congresso deverá ocorrer de 10 a 30 de junho, período que coincide com o prazo para os partidos políticos definirem seus candidatos e coligações para as eleições de 2014, nesse sentido, vamos realizar o #CongJPMDB/MA na data anterior à Convenção Estadual do PMDB e partidos aliados, assim, garantimos a participação da juventude pmdbista nesses dois grande eventos políticos;

07 – Durante todo esse processo, convocamos nossa aguerrida militância a se fazer presente em todos os debates políticos que envolva nosso pré-candidato Lobão Filho, nas redes sócias, nas reuniões, assim como nas visitas que Lobão Filho estará fazendo aos municípios. A Juventude é a argamassa principal desse projeto;

04 – Por fim, agradecemos a compreensão de todos/as e contamos com a participação efetiva e entusiasmada da JPMDB nessas atividades políticas. Até lá, vamos “arregaçar as mangas” levando formação política e conhecimento a mais jovens, através dos cursos da Fundação Ulysses Guimarães.

São Luís (MA), 29 de abril de 2014.

Executiva Estadual da JPMDB/MA.
“Eu vou à luta com essa JUVENTUDE!”

Comentários

resposta do blog

postado:
01/05/2014 - 09:52
Pois é, tem alguma coisa que não está batendo nesses números. Tem cheiro ou tem catinga. Vou investigar!!!

FRANCISCO ARISTODENES RIBEIRO

aristodenes_direito@hotmail.com postado:
01/05/2014 - 08:21
Caro Ribinha, TEM GENTE GANHANDO MUITO BEM, levando em consideração "De acordo com a equipe do IPMT que esteve na Câmara, a instituição foi recebida nesta gestão com R$ 235.156,46 e hoje, possui um saldo de 13.920.266,69.". Analisando que "atualmente 2.096 servidores ativos-efetivos e 593 aposentados e pensionistas. Proporcionalmente, corresponde cada 1 aposentado a 4 efetivos". Percebe-se que tem gente ganhando muito bem, pois na media de 1 aposentado para 3,53 era para ficar no vermelho, mas há uma sobra mensal (contando como média os últimos 15 meses) no importe de R$ 912.340,68. (13.920.266,69 - 235.156,46 = 13.685.110,23 / 15 (meses de gestão) = 912.340,68). Por ser público os valores pagos, veja se consegue informações quanto aos salários (se possível que conste no portal transparência).

Jose

postado:
30/04/2014 - 16:33
Contem outra!!!!!Esta não cola!!!

sem politizar - informações de servidor efetivo

postado:
30/04/2014 - 16:32
Caro Ribinha, em face da materia veiculada sobre o IPMT faz-se os seguintes esclarecimentos: 1. A divida encontrada de 50 milhoes foi parcelada um período em 240 meses e outro em 60 meses. 2. Esse prazo foi estipulado pelo ministério da previdência no sentido de baixar o valor das parcelas para não inviabilizar em extremo os investimentos advindos do FPM, 3. A dívida é impessoal, posto que quem paga é o municipio e não o prefeito, 4. Qualquer prefeito que tivesse sido eleito parcelaria na forma supracitada, 5. Desde 01/2013 a 03/2014, o IPMT tem sido tratado com mais responsabilidade, posto que todas as contribuições desse periodo tem sido repassadas integralmente, 6. o Valor da parcela inicial é de aproximadamente 360 mil. Isso foi publicado no DOEM, 7. Todos os prefeitos em algum momento deixaram de repassar os recursos ao IPMT, exceto o Luiz Pires e Napoleão, pois não existia o IPMT; 8. O importante é que o acordo está sendo cumprido e sendo acompanhado pelos serviores.

Líder comunitário denuncia pagamento antecipado por fardamento gratuito

29/04/2014 • 20:58


O prefeito Luciano Leitoa e as criancinhas que irão receber fardamento amanha da Prefeitura de Timon

Valmir e as mães de alunos que denuncia pagamento pelo fardamento escolar

Envolto a uma denúncia séria, porém ignorada pela Secretaria de Educação, de que pais de alunos da Escola João Azevedo, da localidade São Gonçalo na Zona Rural de Timon estariam pagando para receber o fardamento escolar, o prefeito Luciano Leitoa fará amanhã (30), a entrega de 40 mil fardamentos para os alunos da rede municipal de ensino. O fardamento foi adquirido através de licitação e será entregue gratuitamente.

A denúncia de que três pais de famílias teriam comprado pago antecipadamente 75 reais pelo fardamento junto à diretoria da escola foi feita pelo presidente da Associação dos Moradores da Localidade São Gonçalo Valmir Silva. Em reunião no último sábado com os moradores, Valmir confirmou que além de um parente seu, mais três pessoas teriam pagado 25 reais pelo fardamento individual de seus filhos.

Valmir Silva teria feito a denúncia no programa Conexão Com o Povo, na rádio cidadefm, 101.9, mas a Secretaria de Educação não levou a denuncia em consideração. Ontem, após a participação do assessor especial do prefeito o radialista José Raimundo para informar e comunicar sobre a solenidade que será realizada amanhã ele foi questionado sobre a denúncia. Segundo ele a Secretaria de Educação proíbe através de ofício circular a cobrança de taxas ou de material para alunos da rede municipal. Sugestionado sobre a possibilidade da Secretaria de Educação abrir um inquérito administrativo para averiguar e apurar a denúncia, Zé Raimundo questionou a legitimidade do denunciante afirmando para que ele apresentasse as provas de sua denúncia.

Após a participação do assessor especial, Valmir Silva ligou para o programa e reafirmou a denúncia da cobrança do fardamento escolar pela diretoria da Escola João Azevedo, no que diz respeito às provas, Valmir disse que tem o depoimento dos denunciantes, sendo que um deles é a própria avó de um dos alunos que teve que compra o fardamento.

Prefeitura pagou mesmo 50 por cento por obra paralisada

A Prefeitura de Timon, através da Secretaria de Infraestrutura, pagou 50 por cento do valor total da obra de iluminação da Avenida Piauí. No último dia 25, foram pagos 527 mil, ou seja, meio milhão de reais pela obra ferindo a lei e o contrato de execuação da mesma. No serviço público não se pode pagar sem as medições, que são proporcionais ao pagamento, além disso, a obra está paralisada. Quem passa em frente a uma loja de venda de peças para motocicletas pode conferir o que o blogdoribinha registrou. Segundo um especialista e empreiteiro que executa serviço para órgão público, de acordo com a execução, a prefeitura jamais poderia ter efetuado um pagamento de 50 por cento do valor. A obra está estimado em um milhão e 54 mil reais.

A execução da obra ainda não atingiu 10 por cento, mas a prefeitura já pagou para empresa meio milhão de real.


Empresa particular faz serviço de capina que a prefeitura não faz

Cansada de espeerar pelo serviço de limpeza entorno do condomínio e shopping nos bairros Santo Antonio e Mateuzinho, a empresa privada resolveu ela mesmo fazer a limpeza. Ontem (28), servidores da empresa faziam a limpeza alegando que apesar de não ser parte de seus serviços, o dono da construtora pediu que o serviço fosse realizado, pois não mais esperar pela prefeitura.



Prefeitura paga 414 mil  da operação tapa buracos

A Secretaria de Limpeza liquidou e pagou 414 mil reais, quase meio milhão de real, para empresa que está executando o serviço de "tapa-buracos" na cidade. Os moradores de Timon tem ocupado as redes sociais, blogs e emissoras de rádio para denunciar que em diversos pontos da cidade estão colocando cacos de telhas nas ruas, como é caso do bairro Boa Vista. No bairro São Marcos, o leitor do blogdoribinha e ouvinte do programa Conexão com o Povo na cidade fm, Cid Moreira Oliveira denunciou que os buracos das ruas foram tapados com barro, na primeira chuva tudo sumiu na enxurrada. A empresa ganhou licitação no valor de 3 milhões e 800 mil.

Comentários

postado:
30/04/2014 - 17:59
Pelos tipos de comentários abaixo, o timonense que quer o melhor para a cidade, vai ter que esperar por uma nova geração que tenha uma educação de qualidade para poder ter um discernimento racional, enquanto isso, só temos a sofrer, por culpa desses analfabetos funcionais, isso triste mais é a pura verdade.

postado:
30/04/2014 - 13:13
inveja não é Ribinha tua prefeita nunca deu fardamento.

observo

so.u.i@hotmail,com postado:
30/04/2014 - 11:51
Fardamento gratuito, pago? Senhor Ribinha tens como provar isso? acusação muito seria. Aguardo!

MARCOS WILLIAM

postado:
30/04/2014 - 10:01
DEVEM SER OS CACOS DE TELHA MAIS CAROS DO PLANETA!

Leitor

postado:
30/04/2014 - 09:40
Quando tava no governo a oposição falava: defende pq tem medo de perde o contracheque, agora diz: isso é pq não esta mais no governo. Vcs estão brincando criticar é valido se estiver errado tem que expor ao povo.

mãe indignada

postado:
29/04/2014 - 21:53
isso é pura mentira , vocês estão despeitados porque não estão mais no governo. estou esperando a publicação desse comentário.
  1. «
  2. ... 
  3. 60
  4. 61
  5. 62
  6. 63
  7. 64
  8. 65
  9. 66
  10. ...
  11. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009