RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca
Todos os Blogs

Blog do Ribinha

Blog do Ribinha

Moradores reclamam de lixo, lama e doenças em ruas da Cidade Nova II

27/05/2016 • 11:57

As ruas do bairro estão intrafegáveis e a lama, sujeira e lixo são os maiores problemas para os moradores

Lama, falta de aruamento e doenças estão entre as reclamações de Tomais. Uma escola está sendo construída no meio desse miserê.


Moradores das ruas 30,31 e adjacentes, do bairro Cidade Nova II, Timon, Maranhão, solicitaram reportagem do blogdoribinha para verificar in loco a situação de dezenas de famílias que convivem e sobrevivem meio aos esgotos a céu aberto, lama, sujeira e falta de apoio da gestão municipal.

“Não existe um lugar pior, ou melhor, todas as ruas num quadrante de mais e 500 metros vivem na mesma situação de abandono”, reclama o professor Tomais, um dos líderes comunitários da região que solicitou a presença do titular do blogdoribinha no local.

De acordo com Tomais as ruas estão tomadas pela sujeira e esgotos o que vem gerando vários casos de dengue e chikungunya às crianças e aos idosos e nem as pessoas mais jovens escapam das doenças devido a grande proliferação dos mosquitos aedes aegipty.

De acordo com Tomais, nenhum veículo consegue trafegar pelas ruas, exceto motocicletas e bicicletas. De acordo com ele, ambulâncias do Samu não podem trafegar e as viaturas da polícia também não e o caminhão de coleta de lixo não entra e o lixo e sujeira fica acumulada.

Próximo à casa de Tomais na Rua 31 com Rua “M” a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, está construindo uma escola. A obra, segundo moradores e constatação do blog, se arrasta há anos e depois de concluída, caso não seja feito o acesso, os alunos enfrentarão pela falta de urbanização os mesmos problemas que moradores enfrentam em suas casas para adentrarem à escola.

De acordo com Tomais, o bairro é visto por duas visões. A avenida principal separa ruas calçadas e urbanizadas na parte de cima e calamidade nas ruas de baixo. Ainda segundo o morador, enquanto um lado tem demais o outro não tem nada, acrescenta.

Segundo Tomais, o intuito do moradores ao chamar a imprensa e fazer com que o prefeito Luciano Leitoa veja a situação dos moradores do local, pois a situação está insuportável e apesar das inúmeras reclamações nenhuma providência vem sendo adotada.

Tomais reclama que na gestão passada da ex-prefeita Socorro Waquim foram solicitados os calçamentos para as ruas, mas infelizmente não foram feitas, de forma paliativa a gestão passada, segundo Tomais, realizava limpeza e capina periódicas nas ruas que melhoravam consideravelmente, mas que a atuação até o momento não fez nada pelas ruas e pelos moradores.



Obras estão abandonadas pelo caminho

Uma praça que deveria estar com suas obras concluídas desde 2015, segundo placa afixada no local, foi completamente abandonada pelo poder público. Os moradores não sabem explicar qual o motivo que a obra parou e que está servindo para o vandalismo que aos poucos estão levando o material de construção empregado na praça totalmente sem perspectiva de que seja concluída.

Morador ilutre do bairro

No bairro Cidade Nova, a poucos metros de onde os moradores reclamam pelo básico em suas ruas, mora o suplente de vereador Neto Peças (PSB). Neto aliado do prefeito Luciano Leitoa exerceu os cargos de vereador e secretário da Limpeza, quando era somente presidente da Associação dos Moradores era um do mais atuantes na cobrança de benefícios para o bairro.

A rua onde Neto Peças mora foi urbanizada pela gestão passada e ele com sua atuação conseguiu do atual governo a instalação de alguns equipamentos comunitários para o bairro, mas por força de ser aliado, Neto não tem conseguido cobrar do prefeito Luciano Leitoa com a mesma efevercência que cobrava da gestão passada e muitos desses equipamentos comunitários tiveram suas obras paralisadas e agora foram retomadas.

Roberto Rocha, Ribamar Alves e Eliziane armam o bote para derrubar Luciano

26/05/2016 • 23:19


Está em curso no PSB uma grande armação envolvendo três frentes que tem como objetivo levar Roberto Rocha a presidência estadual, colocar a suplente Luana Alves na Câmara Federal e jogar o partido no colo de Eliziane.

Todo esse plano começou a ser colocado em prática logo após o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB) conseguir a liberdade depois de ficar quase um mês preso em Pedrinhas por suspeita de estuprar uma jovem de 18 anos. Na época o presidente estadual do PSB, Luciano Leitoa, divulgou uma nota recomendando a suspensão da filiação do prefeito até que o caso fosse esclarecido. A iniciativa deixou Ribamar e a sua esposa, a suplente Luana Alves, indignados porque contavam com o apoio do partido.

O prefeito é membro da executiva estadual e nacional e um dos quadros mais influentes. Do outro lado estavam Roberto Rocha e Eliziane Gama, o primeiro quer ser candidato a governador em 2018, e a outra que partidos para sua chapa. Roberto percebeu o clima de instabilidade e arquitetou mais uma estratégia para derrubar Luciano. Ele propôs que Ribamar apoiasse a saída de Luciano do comando do partido, em troca “Asa de Avião” levaria o PSB para a campanha de Eliziane Gama.

Na outra ponta desse quebra cabeça está Luana Alves, que é primeira suplente de deputada federal, e justamente da coligação de Eliziane Gama. Ou seja, com uma suposta eleição da “irmã”, a primeira dama de Santa Inês ganharia uma vaga no Congresso Nacional.

No momento Ribamar Alves está destruído politicamente, não deve disputar as eleições deste ano e a única salvação da família Alves seria um mandato para Luana.

Roberto não dá ponto sem nó. Percebeu a fragilidade do prefeito e o persuadiu a comprar essa ideia de derrubar a atual executiva estadual. Desde o ano passado RR faz de tudo para o PSB apoiar Eliziane Gama, e percebeu que única maneira é tomando o partido. Fazendo um exercício de futurologia, com o senador na presidência da legenda, Gama prefeita e quem sabe Ildon Marques em Imperatriz, RR teria todas as condições para se lançar candidato ao Governo e mesmo assim com mais 4 anos de mandato de senador.

Com o PSB e o PSDB, Eliziane também conseguiria tempo e votos consolidados necessários para entrar em condições de disputar o eleitorado ludovicense. Toda essa trama passa exclusivamente pela destituição de Luciano Leitoa.

O pacto está firmando entre Roberto, Ribamar, Luana e Eliziane e começa a ser colocado em prática. E aguardar e conferir. (Marrapá).

Cemar esclarece sobre situação da escola Urbano Martins em Timon

26/05/2016 • 08:17
Em nota enviada pela assessoria da concessionária logo após a postagem da reportagem, a Cemar esclarece sobre os motivos de ainda não ter instalado o sistema de climatização da Unidade Escolar Urbano Santos Martins. Veja a nota abaixo:



Sobre a situação informada ao Blog, a Cemar esclarece que já realizou, desde a ultima segunda-feira (23), a interligação da subestação da Escola Urbano Martins. A escola não havia sido energizada ainda em virtude do processo de mudança de fornecedor da Companhia e, por apresentar pendências técnicas (de responsabilidade da escola) que não obedeciam aos padrões estabelecidos pela legislação do setor elétrico brasileiro que visam garantir a segurança das instalações elétricas.

A Companhia esclarece que não tem interesse em prejudicar os alunos e que não há negligência por parte da Cemar, pois para realizar este tipo de ligação é necessário que o prédio atenda aos padrões de segurança, ainda mais em se tratando de uma escola.

Desta forma, assim que as pendências foram corrigidas, a Cemar efetuou a energização da escola conforme solicitado. A Companhia informa ainda que, o processo de energização das escolas do município estão correndo conforme os prazos estabelecidos pelas regras do setor elétrico.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Cemar é acusada de retardar climatização de escolas em Timon

26/05/2016 • 07:58

Segundo informações da direção da escola, o sistema de climatização estava pronto desde de fevereiro aguardando instalação por parte da concessionária


Na última segunda-feira (24) alunos da Unidade Escolar Urbano de Sousa Martins foram recebidos pelo prefeito Luciano Leitoa em seu gabinete na prefeitura. Os alunos, todos eles menores de idade e sem representação da escola, cobraram do prefeito a instalação do sistema de climatização das salas de aulas implantado desde fevereiro deste ano pela Secretaria de Educação, mas que até então não estaria funcionando segundo denúncia dos alunos. Eles reclamaram ao prefeito da falta de condições para assistir as aulas, pois devido a colocação do forro o ambiente dentro das salas de aula com o calor estava insuportável.

Ao entrar em contato com a secretária Sebastiana Veloso, o prefeito confirmou as informações repassadas pelos alunos de que a sistema de climatização da unidade escolar não estaria funcionando. Segundo informações da própria secretária repassadas ao prefeito a Cemar até aquele dia não tinha feito a instalação do sistema, que deve ser ligado na parte externa do prédio da escola que é de responsabilidade da concessionária do sistema de energia elétrica da cidade.

Diante dessas informações de fonte do blogdobinha e acompanhado do radialista e apresentador do programa a Hora do Povo, na Nova FM, prefixo 103.3, Lourenço Dantas o titular do blogdoribinha, quarta-feira, portanto ontem, esteve na escola para esclarecer e buscar mais informações sobre o assunto travado entre os alunos, o prefeito e a secretária Sebastiana Veloso.
Durante conversa com a diretora Diana Monteiro, a adjunta Maria Zélia e supervisora de ensino Maria José, elas nos informaram que o grupo de alunos estivera mesmo com o prefeito e que somente ontem (terça-feira) o sistema de climatização tinha sido instalado.

Visita à escola

De acordo com a diretora, que recepcionou muito bem os representantes da imprensa, vários pedidos teriam sido feitos pela direção e pela Secretaria no sentido de que a Cemar providenciasse a instalação do sistema durante esses quatro meses. Todos os pedidos sem sucesso.

A Unidade Escolar Urbano Martins foi municipalizada em 2014. A prefeitura assumiu toda a parte de infraestrutura e realizou uma reforma no valor de 108 mil reais com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb).

Municipalização melhorou escola

De acordo com a diretora Diana Monteiro, a escola funciona hoje atendendo 462 alunos nos turnos da manhã e tarde e tem uma sala dedicada ao atendimento de alunos especiais com acompanhamento de uma psicopedagoga. Além das nove salas de aulas, toda área física como secretaria, sala de professores e refeitório da escola foram reformados com  o processo de municipalização.

Além de uma sala de informática para os alunos, a escola também funciona com sistema de monitoramento de suas partes externas, pátio e corredores. O local onde a escola funciona é tido pela polícia como de grandes pontos de “bocas-de-fumo” daí a necessidade de monitoramento para detectar além da presença de traficantes qualquer outra forma de delito que venha ocorrer em suas dependências.

O titular do blogdoribinha e o radialista Lourenço Dantas visitaram as salas de aulas, de informática e sala de atendimento especial, além da secretaria e sala de vídeo-monitoramento, mas seguindo orientação da Secretaria de Educação, a diretora Diana Monteiro não nos permitiu qualquer registro fotográfico.

Versão da Cemar

O blogdoribinha entrou em contato com a assessoria de comunicação da Cemar. Após relatarmos os fatos à assessora fomos informados que a concessionária se pronunciaria através de nota oficial.

Aguardamos ontem, e de acordo com a conversa mantida entre a assessoria e o titular do blog nas redes sociais a nota seria expedida até às 16hs horas de ontem, o que não ocorreu. Antes do fechamento da reportagem tentamos novamente contato com a assessoria da Cemar, mas ela não nos deu retorno.

Informações extraoficiais

Segundo informações extraoficiais, a empresa terceirizada pela concessionária que fazia os serviços de instalação teria rompido o contrato com a Cemar, daí então a concessionária não estaria cumprindo com os contratos de ligações que lhe são requisitadas e que uma outra empresa estaria sendo contratada.

De acordo com informações colhidas junto às pessoas que moram próximo a Unidade Escolar Urbano Santos Martins o serviço de ligação do sistema de climatização da escola teria sido feito por uma empresa que é contratada pelo Departamento Municipal de Iluminação Pública, essa informação não pode ser checada junto ao Demip, pois tentamos contato com o departamento através de um número de telefone fixo e não fomos atendidos.

Curiosidades na gestão da concessionária Águas de Timon

25/05/2016 • 15:31
Dois pesos e duas medidas I

O usuário que tiver um problema com o sistema de abastecimento de água de Timon seja qual natureza for e quiser reclamar formalmente desse problema terá que se dirigir a Águas de Timon na Avenida Presidente Medici, Parque Piauí, e munido de documento de identificação uma das contas de sua residência ou do local onde for fazer a reclamação e preencher um protocolo de reclamação.

De acordo com a Agência Reguladora do Sistema (Agerd), a empresa concessinária do sistema terá até 72 horas para apresentar uma solução para consumidor/usuário a cerca do problema reclamado.


Caso a concessionária não apresente dentro desse prazo uma solução para o problema, o consumidor/usuário poderá se dirigir à sede do Agência Reguladora e fazer a reclamação de posse do protocolo da reclamação feita na concessionária.

A Agência Reguladora, através do protocolo apresentado pelo consumidor/usuário emite documento à concessionária para que ela (Águas de Timon) apresente solução para o problema reclamado pelo consumidor.

A concessionária, por sua vez, terá mais 72 horas para apresentar o atendimento da demanda ao consumidor/usuário e à Agência Reguladora.

Daí já se passaram 6 dias que o consumidor/usuário ficará nesse ping-pong esperando que o problema seja resolvido.

Se for falta de água...oh sofrimento...

Dois pesos de duas medidas II

A equipe de corte da concessionária do sistema de abastecimento de água em Timon a Águas de Timon inovou e os vereadores até acharam a ideia genial.

Quando essa equipe sai para as ruas para cortar o forncimento de águas dos consumidores com contas em atraso junto com os operários vai uma maquinete dessas de cartão de crédito.

Ao abordar o consumidor/usuário que em sua casa existe um débito e que por isso o seu fornecimento de água será cortado, a equipe de corte apresenta como sugestão para o pagamento da conta em atraso motivo pelo qual sua água será interrompida a tal maquineta de cartão de crédito, que o consumidor/usuário pode utilizá-la na versão crédito e débito para quitar sua conta em atraso e assim garantir que sua água não será cortada. Caso o consumidor não tenha cartão, o fornecimento de água será interrompido.

Coisa genial não existe, num é senhores vereadores.....



Alexandre Almeida mantém encontro com ministro

Durante a manhã dessa quarta-feira (25), o deputado Alexandre Almeida (PSD) participou de uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV).

Segundo o deputado, na oportunidade foi tratado com o ministro a necessidade de realização de ações focadas para preservação das nascentes existentes na região Leste Maranhense, especialmente as localizadas em Timon.

"O ministro Sarney Filho ficou muito entusiasmado com a ideia e disse que tem todo interesse de mobilizar forças para identificar, recuperar e conservar essas nascentes", informou Alexandre Almeida. "Sabemos que há possibilidade de escassez de água de boa qualidade em várias regiões do planeta num futuro bem mais próximo do que muitos imaginam, assim a preservação das nascentes de água é uma das grandes preocupações atuais", enfatizou o deputado. (Assessoria de Comunicação do Dep. Alexandre Almeida).

  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. 6
  8. »
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016