Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Prefeito de Timon quer fornecer café da manhã nas escolas

28/07/2015 • 22:20

O prefeito de Timon Luciano Leitoa(na foto ao lado a secretária Dinair Veloso) quer passar para a história como o primeiro gestor municipal do Maranhão, e, talvez do Brasil, a oferecer Café da Manhã nas escolas do município. Este é um sonho do gestor timonense que não parece perto de ser realizado por uma razão simples: Faltam recursos financeiros para sua concretização.

Com atenção especial a educação como há anos não se via em Timon, a atual gestão que tem a professora Dinair Veloso à frente da educação municipal, tem obtido avanços importantes. O pagamento dos funcionários rigorosamente em dias e dentro do mês, a distribuição de 40 mil fardamentos escolares aos alunos, regular distribuição de uma merenda escolar de qualidade e, principalmente, a climatização das escolas , tem sido conquistas que na visão dos aliados do governo nunca antes foram vistas em nenhuma outra administração municipal timonense.

Mas o prefeito de Timon quer mais. A introdução do Café da Manhã é uma meta que mesmo difícil de ser alcançada, não tem sido abandonada. Por recomendação de Luciano Leitoa, sua equipe técnico-financeira tem se debruçado sobre cálculos em busca de ver esse sonho do prefeito realizado.

O interesse do chefe do executivo por este objetivo nasceu depois dele ser informado por sua assessoria que vários dos alunos do turno da manhã chegam as escolas sem ter tomado café da manhã. A situação, embora aconteça com alunos de escolas da periferia da zona urbana, torna-se mais comum com os estudantes de escolas da zona rural.

Um dos empecilhos que podem jogar água no projeto do prefeito é o alto gasto que a educação municipal vem tendo com a climatização das escolas. A meta de Luciano Leitoa é ver todas as escolas oficiais do município na zona urbana climatizadas até o final desta atual gestão. O conforto aos alunos carentes tem custado caro aos cofres da educação. Para se ter uma idéia, só na escola Luis Miguel Buidaruiche, a conta de luz custava antes da climatização das salas cerca de 1 mil e 500 reais. Nos primeiros meses após a climatização a conta saltou para cerca de 9 mil reais.

Confraternização da residência de cirurgia geral do Hospital Santa Maria

Médicos residentes da cirurgia do hospital Santa Maria de Teresina participaram no último final de semana de uma confraternização. Eles se reuniram na residência do Dr. Isaias Júnior, oportunidade em que discutiram o novo perfil daquele hospital. Estiveram presentes o Dr. Isaias Barbosa Júnior, Dr. Elcias Vilarinho, o presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões no Piauí, médico cirurgião e vereador de Timon, Dr, Luis Firmino de Sousa Neto, o Tuá, além dos médicos residentes Marcelo, Lorena, Leandro e Dayse.

Após citação de todas as especialidades que foram conveniadas com o Hospital da Polícia Militar do Piauí, passou-se a citação das especialidades do hospital Santa Maria , tendo sido dado como contemplado a grande abrangência atingida pelo convênio celebrado nas especialidades de ortopedia, cirurgia cardiovascular, urologia, angiologia, ginecologia,cirurgia torácica, cirurgia abdominal e todas as modalidades de vídeo cirurgia.

Durante o encontro foi lembrado que o Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco em Timon esteve prestes a consolidar convênio com os residentes médicos da cirurgia geral, entretanto até hoje os coordenadores não sabem o porquê deste convênio não ter sido celebrado.
Os residentes afirmaram que gostariam muito de estarem prestando serviço no Alarico Pacheco, atendendo de forma adequada e satisfatória os usuários do SUS de Timon que procuram aquele hospital.

Mesmo com o fracasso na primeira tentativa de convênio, os coordenadores da residência acham que num futuro bem próximo estarão prestando serviço no hospital e assim de maneira profissional assistir os timonenses com esta especialidade médica.
(Assessoria)

Governo do Maranhão pagará servidores na próxima sexta

O pagamento dos servidores do Estado será antecipado para a próxima sexta-feira (31), por determinação do governador Flávio Dino. De acordo com o calendário, o pagamento seria efetuado no dia 04 de agosto, segundo dia útil do mês, mas, devido à viabilidade financeira do Estado, será novamente adiantado.

Com a efetivação do pagamento dentro do mês trabalhado, o Governo cumpre com seu compromisso com o funcionalismo público de antecipação sempre que financeiramente viável para o Estado. “A tabela divulgada como referência logo no primeiro mês da gestão apresenta o dia máximo para o pagamento, mas sempre trabalhamos com a determinação expressa do governador Flávio Dino de adiantar o pagamento quando viável financeiramente para o Estado”, destacou o secretário da Gestão e Previdência, Felipe Camarão.

A efetivação do pagamento dentro do mês trabalhado beneficia mais de 110 mil servidores do Estado, entre ativos e inativos.

(Da assessoria do governo do Maranhão)

Essa foi publicada pelo Twitter do jornalista Paulo Henrique Amorim

“Sarney não reclamou do imposto sobre heranças do Flavio Dino porque ele realmente acha que é imortal” .

Do jornalista Paulo Henrique Amorim, no Twitter, que satirizou o fato do oligarca não ter criticado a criação do imposto sobre heranças no Maranhão. Além de blogueiro, PHM apresenta o programa Domingo Espetacular, na Rede Record.
(blog do Clodoaldo Correa)






Comentários

Entenda o feriado deste dia 28 de julho no Maranhão

28/07/2015 • 15:29

Você se lembra das aulas de história do ensino fundamental quando o professor falava sobre o dia 7 de setembro de 1822? Esta data é lembrada até os dias de hoje, pois foi neste dia que Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga proclamou por definitivo a Independência do Brasil.

Mas segundo o doutor em História da Universidade Estadual do Maranhão, Marcelo Cheche, apenas uma parte da América Portuguesa que era a colônia resolveu se tornar independente. “Não estava previsto ou escrito em qualquer outro lugar que todo o restante do país fosse concordar, pois os interesses não eram os mesmos. Não era por que todos estavam na América Portuguesa que os interesses em relação a Portugal era iguais”.

O especialista explica que entre as regiões que discordavam da proclamação estava o Maranhão. O estado só aderiu à Independência quase um ano depois do anuncio de Dom Pedro I, em 28 de julho de 1823.

Os comerciantes da época ainda resistiam em não receber ordens do Rio de Janeiro, pois possuíam uma forte ligação com a coroa portuguesa principalmente para negociações. A partir de 1823, o Maranhão deixou de ser um estado colonial de Portugal e se tornou uma província do Império do Brasil, que passou a receber ordens do sul do país, explica o historiador.

“As tropas brasileiras ficarem ancoradas na Bahia de São Marcos em São Luís, os produtores de algodão da época se sentiram intimidados e com medo de existir uma revolta por parte dos negros. Por este motivo os comerciantes de algodão foram obrigados a assinar o termo de adesão a Independência no Maranhão”.

Marcelo Cheche acrescenta ainda que a palavra adesão passa a impressão de que a medida foi tomada por espontânea vontade, mas foi apenas um termo utilizado no documento assinado em 28 de julho de 1822. De fato a adesão do Maranhão foi imposta e não foi por vontade própria.
(De O Imparcial)

Comentários

Ponte que liga Timon a Teresina mudará de nome

27/07/2015 • 21:41

O governador Flávio Dino determinou por decreto ainda no final de junho a ocultação ou remoção de inscrições com nomes de pessoas vivas em prédios públicos sob administração ou pertencentes ao Poder Executivo do Estado do Maranhão. Os novos nomes serão sugeridos pelas Secretarias de Estado responsáveis por cada pasta, observando os critérios de que o homenageado já tenha falecido, probidade e relevante contribuição.

O decreto do governador foi uma sugestão do Ministério Público Federal e alcança unidades educacionais e de saúde, museus, bibliotecas, sedes de repartições e serviços públicos, prédios, monumentos, ginásios, estádios, autarquias, fundações, institutos e quaisquer logradouros públicos (praças, ruas, avenidas, travessas, pontes, bairros, vilas, distritos, parques), bem como obras públicas em cidades não poderão conter nome de pessoas vivas.

Em Timon, uma das mudanças que está programada para acontecer é a do nome da Ponte José Sarney, que é mais conhecida como Ponte da Amizade(veja na foto ao lado).

Mesmo que poucos timonenses a conheça como ponte José Sarney, a obra é batizada oficialmente com este nome e deve mudar.

Em conversa com o blog do Elias Lacerda, o deputado estadual do PDT, Rafael Leitoa, disse que vai sugerir a Secretaria Estadual da Infraestrutura que nomeie a obra de Ponte da Amizade, pois assim ela sempre foi conhecida.

O decreto de Flávio Dino é do dia 30 de junho último e o governo do estado tem 60 dias para fazer as modificações, a contar da data da publicação.

Geraldo Alckimin visita Roberto Rocha em hospital em São Paulo



















O senador Roberto Rocha (PSB-MA) recebeu nesta segunda-feira (27), no hospital Sírio Libanês, onde se recupera de uma cirurgia para controle do diabetes, a visita do governador de São Paulo Geraldo Alckimin. Amigos, o senador e o governador conversaram durantes cerca de duas horas sobre o cenário político e econômico do Brasil, modelos de gestão, além de assuntos mais pessoais, como família e saúde.

Geraldo Alckimin chegou ao Sírio Libanês acompanhado do maranhense João Câmara, amigo em comum do governador e do senador. Já estavam com Roberto Rocha o médico Roberto Kalil Filho, o irmão do senador e prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho, a esposa do senador, Ana Cristina e Ana Maria, secretária particular.

(Da assessoria do senador)

Comentários

Raimundo da Padaria sela apoio a Alexandre Almeida

27/07/2015 • 18:22

Como prenunciou ainda na semana passada o blog do Elias Lacerda, nesta segunda-feira (27) o líder comunitário Raimundo da Padaria selou sua adesão ao grupo do deputado estadual Alexandre Almeida. A reunião que definiu o apoio ao deputado aconteceu na casa de Alexandre.Padaria chega ao grupo na companhia do filho, o estudante Fernando Henrique.

Em conversa com o blog do Elias Lacerda, Raimundo da Padaria explicou que a conversa com o deputado foi das melhores. Ele anunciou que seu filho Fernando Henrique será candidato a vereador nas próximas eleições.

Durante o encontro o deputado se comprometeu a indicar uma sigla partidária que permita condições de disputa e esperança de conquista de uma vaga de vereador ao estudante Fernando Henrique nas eleições 2016.No encontro não foi definida em qual sigla se filiará Fernando Henrique.

Líder comunitário no bairro São Francisco, Raimundo da Padaria tem longo tempo de militância na política local. Ele já foi integrante do grupo do ex-prefeito Chico Leitoa e nas  recentes eleições esteve ao lado da ex-prefeita Socorro Waquim.

Conhecido como um militante aguerrido na defesa de seus aliados, Padaria pretende nos próximos anos fazer política somente de bastidores e não tem planos de ser candidato. Candidatura agora só a do filho, Fernando Henrique.

Comércio de Timon estará de portas fechadas nesta terça


Nesta terça-feira, dia 28 de julho, o comércio de Timon, Matões e Parnarama será fechado com a suspensão do expediente por determinação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão (SRTE), baseada no feriado civil, em razão da adesão do estado à Independência do Brasil, conforme a Lei Estadual n º 2.457/64 e a Portaria nº 15/2015 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Conforme esclarece a SRTE no Maranhão, o feriado concede o direito de repouso remunerado em todo o Maranhão, nas atividades privadas e administrativas (Federal, Estadual e Municipal), com exceção para os serviços indispensáveis, com permissão de trabalho em caráter permanente previstas em Lei ou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e, exclusivamente, nos casos de força maior ou para atendimento de realização ou conclusão de serviços inadiáveis.
(Do blog do Ademar Sousa)

Comentários

Dolival Andrade e Weverton Rocha estreitam relações

27/07/2015 • 11:41

O Secretário Municipal de Infraestrutura, Dolival Andrade, tem estreitado suas relações políticas com o deputado federal e presidente estadual do PDT do Maranhão, Weverton Rocha.

Na semana passada, Dolival Andrade participou de atividades do PDT nos municípios de Aldeias Altas e São João do Sóter. O pedetista histórico timonense, esteve nos dois eventos atendendo convite de Weverton Rocha.

Durante o encontro que contou também com a presença de membros da juventude do PDT de Timon, como Rafael Pretitude e Phillipe Andrade, Dolival e Wevereton trataram de assuntos relacionados ao partido, como a convenção estadual prevista para o mês de agosto próximo e a situação do PDT timonense.

Em conversa com o blog do Elias Lacerda, Dolival Andrade disse que estas boas relações com Weverton Rocha fortalecem o partido em Timon e transmitem a certeza de que o PDT será uma sigla forte nas eleições do próximo ano, como sempre foi nas eleições anteriores.

Comentários

  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. ...
  7. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS
SELECT SQL_CACHE banner.arquivo,banner.link,banner.tempo,tipo.altura,tipo.largura FROM dsm_banner_rel_secao as relacao INNER JOIN dsm_banner as banner ON banner.id=relacao.banner_id INNER JOIN dsm_banner_tipo as tipo ON banner.banner_tipo_id=tipo.id WHERE banner.status=1 AND relacao.secao_id='78' AND banner.arquivo <> '' AND (banner.banner_tipo_id='5' OR banner.banner_tipo_id='6' OR banner.banner_tipo_id='7' OR banner.banner_tipo_id='8') ORDER BY banner.prioridade ASC,relacao.id DESC

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009