Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

64 concursados tomaram posse na Secretaria de Saúde de Timon

26/04/2015 • 10:42
















Na noite desta sexta-feira (24), uma cerimônia promovida pela Prefeitura de Municipal de Timon empossou 64 novos funcionários públicos, que participaram de concurso para rede municipal de saúde de Timon objetivando o provimento de vagas para cargos efetivos do quadro permanente de pessoal da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).

Durante a cerimônia, o prefeito Luciano Leitoa saudou os novos funcionários e falou sobre a legitimidade do concurso. “Nós tivemos a preocupação de realizar o concurso através de uma instituição que desse a garantia de que este não era um concurso de cartas marcadas e até agora não há nada que pudesse sujar a imagem do concurso feito no município de Timon”, afirmou.

Ainda em discurso, o prefeito falou sobre os avanços e desafios da área de saúde do município. “Eu quero dizer para os novos profissionais que na saúde o desafio é grande. O fato de sermos do Maranhão e estarmos ao lado de Teresina, que é referência na área da saúde, nos traz uma responsabilidade maior ainda perante a população. Por isso reforço que a responsabilidade dos nossos profissionais deve ser a mesma como é na cidade vizinha, pois Timon não é diferente de Teresina. Por isso pedimos que cada um dos novos profissionais trabalhe com compromisso e dedicação”, disse o gestor municipal.

O secretário de saúde, Márcio Sá, falou sobre como a saúde foi encontrada e os diversos avanços ao longo da administração do prefeito Luciano Leitoa. “Hoje Timon tem uma rede municipal bem grande, composta por três CAPs, por uma clínica especializada na saúde da mulher, pela Policlínica com diversas especialidades em saúde, com cinco equipes do SAMU e o Hospital do Parque Alvorada que logo será transformado em uma maternidade; então, é uma rede enorme que agora está em funcionamento, mas que no início da gestão do nosso prefeito, várias dessas estruturas estavam fechadas. Entretanto com muito trabalho e responsabilidade, todos esses serviços foram reativados. E a cada dia temos trabalhado para melhorar e prestar um serviço de qualidade à nossa população”, finalizou ele.

Os nomeados fazem parte da primeira chamada do concurso e ocuparão os seguintes cargos: Endocrinologista, Ginecologista e Obstetra, Clínico Geral, Clínico Geral/ESF, Urologista, Psiquiatra, Dermatologista, Angiologista e Cirurgião Vascular, Ortopedista, Terapeuta Ocupacional, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Psicólogo, Fisioterapeuta, Assistente Social, Farmacêutico, Cirurgião Dentista e Cardiologista.
(Da assessoria)

Comentários

Aliados de Edivar se dividem sobre filiação dele ao PC do B

24/04/2015 • 17:41

As opiniões estão divididas entre os aliados do ex-vice-prefeito Edivar Ribeiro quando o assunto é a filiação dele ao PC do B, fato este ocorrido na última segunda-feira(20) em Timon. O evento prestigiado e descontraído, como flagrou as lentes do blog do Elias Lacerda na  foto ao lado, não esconde a preocupação que alguns aliados de Edivar tem com a sua decisão.

Mesmo sabendo que Edivar chegou ao PC do B com o apoio do governador Flávio Dino e nos braços do ex-prefeito de Matões, o articulado Rubens Pereira, alguns do amigos e aliados do ex-vice-prefeito tem manifestado preocupação com o futuro político dele. Alguns avaliam que o passo dado foi errado, pois como ex-aliado do grupo Waquim, seu espaço na engenharia política da base de apoio de Flávio Dino em Timon administrada pelo prefeito Luciano Leitoa, jamais lhe cederá o espaço que Socorro Waquim lhe propiciou como aliada no passado.

A temeridade de alguns aliados do ex-vice-prefeito com quem o blog do Elias Lacerda conversou com a condição de manter seus nomes no anonimato, é de que a filiação de Edivar ao PC do B sirva somente como instrumento de imobilização para as eleições municipais do próximo ano, o deixando sem condições de marchar com outra alternativa se não a de reeleição de Luciano Leitoa.


O outro ponto de vista


Mas se tem aliados de Edivar cercado de dúvidas, há os que defendem ter ele dado o pulo certo. Estes entendem ter ele tomado uma posição certa, pois o cenário que se desenha para 2016 não lhe é favorável fora das forças que hoje governam o estado e o município. Argumentam que incerteza é tentar se unir com Socorro Waquim, que tem uma pré-candidatura de prefeita indefinida para o próximo ano, e lá na frente ver o grupo Waquim mergulhar no projeto de compor apoio a uma candidatura de prefeito do deputado Alexandre Almeida, seu desafeto e sendo tudo o que o ex-vice-prefeito não deseja.

“Aqui pelo menos ganhamos a Ciretran, temos perspectiva de assumir uma secretaria na administração Luciano Leitoa e até podemos disputar uma vaga de vice”, analisou ao blog um dos defensores da tese de ficar com o governo.
Vamos aguardar. O tempo dirá quem tem razão...


Jornal Meio Norte troca o nome do prefeito de Timon































O jornal Meio Norte cometeu erro absurdo em sua última edição que tratou sobre a terceirização dos serviços de água de Timon. O impresso diário criticou a Agespisa de Teresina, classificada como um problema que precisa de solução, e elogiou a gestão municipal de Timon pela iniciativa de passar o serviço de abastecimento dágua para a iniciativa privada.

A notícia da terceirização do serviço de água do município maranhense foi uma das principais manchetes do jornal e as informações só não foram completas por conta de um erro lamentável: Chamou o prefeito de Timon de Chico Leitoa, esquecendo que o atual prefeito é Luciano Leitoa(veja na foto acima).


Guardas detém homem armado














Quem foi que disse que nossos Guardas Municipais não ajudam na segurança da cidade? Os que pensam assim estão redondamente enganados. Prova disso são os inúmeros casos registrados de trabalho preventivo feito pelos guardas.

Um exemplo disso aconteceu hoje. Num patrulhamento Preventivo o indivíduo aí da foto acima manifestou atitude suspeita ao colidir com uma viatura da Guarda Civil Municipal e ao ser abordado foi encontrada uma arma de fogo em seu poder.

O suspeito estava numa motocicleta e foi conduzido a Central de Flagrantes da cidade para as devidas providências.
Ele foi enquadrado por porte ilegal de arma.


Rafael Leitoa apresenta demandas de Timon a órgãos do governo do Maranhão

Tendo como pauta necessidades urgentes da cidade de Timon, o deputado estadual Rafael Leitoa participou de duas reuniões na tarde desta quinta-feira (23), onde acompanhou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Jeremias Sampaio, e o Chefe da 10ª Ciretran, Ronaldo Gonçalves, em visitas à sede do DETRAN-MA e do INMEQ-MA, ambos em São Luís.

Detran-MA



























Na primeira reunião da tarde, Rafael Leitoa apresentou ao Diretor-Geral do Detran-MA, Antônio Nunes, demandas decorrentes da cidade de Timon. Os deputados, juntamente com Jeremias Sampaio e Ronaldo Gonçalves, discutiram sobre o emplacamento dos táxis que circulam na cidade, cujo procedimento demora em média três meses para ser finalizado, pois toda a documentação deve ser enviada para São Luís, para análise e aprovação, causando transtornos aos taxistas timonenses que circulam em Teresina.

Na reunião, mostraram também os problemas estruturais no circuito onde são feitas as provas de avaliação para novas habilitações, no Centro da cidade, a demanda sobre os locais onde são realizados os cursos para moto taxistas e reforma, aquisição de equipamentos da 10ª Ciretran, em Timon.

A reunião mostrou-se proveitosa, onde alguns pontos foram direcionados à uma rápida solução, como o registro dos novos táxis sejam feitos em Timon e, como sugestão, ficou de ser analisada uma parceria emergencial para reforma e sinalização da via onde são realizadas as provas de avaliação de novos condutores de veículos, entre o governo do estado e a prefeitura de Timon, sendo que o primeiro entrará com a pavimentação do local, ficando a cargo da prefeitura, a sinalização do mesmo.

Em relação aos cursos direcionados à formação de moto taxistas, ficou sugerida uma parceria futura entre a UEMA, onde a estrutura de aulas via internet da instituição, utilizadas pelo Núcleo de Tecnologias para Educação, UEMANET, seria utilizada para gravação e exibição dos cursos online aos inscritos.

“Nosso interesse é fazer com que as ações do estado continuem sendo direcionadas à Timon e ser, sempre que solicitado, o intercâmbio entre os órgãos do estado e os representantes de nossa cidade. Assim age um deputado, aproximando as necessidades, que pode buscar soluções e lutar para concretizá-las”, comentou Rafael Leitoa.

INMEQ-MA

Relacionada ainda aos taxistas de Timon, que precisam se deslocar para fazer aferição e inserção de novas tarifas em Teresina, o deputado Rafael Leitoa, juntamente com Jeremias Sampaio, DMTRANS, estiveram reunidos com o presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão - INMEQ, Geraldo Carvalho Júnior e com o diretor técnico do órgão, Zois Gantzias.

Na reunião, ficou decidido que após as ações de verificação dos taxímetros nas cidades de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, a demanda de Timon será incluída posteriormente, evitando o deslocamento dos motoristas até Teresina para realização do procedimento.

Segundo Rafael Leitoa, o fato da receita passar a ser direcionada ao estado do Maranhão, com esse registro feito em Timon, em parceria com a prefeitura, Procon municipal e o governo, reforça ainda mais a inclusão da cidade no mapa do Maranhão. “Nosso empenho será sempre nesse sentido, de mostrar que nossa cidade tem problemas como todas as outras do Maranhão e que faz parte desse todo. É satisfatório fazer parte de um governo que reconhece Timon como um município maranhense”, finalizou Rafael Leitoa.
(Da assessoria)

Comentários

Fugitivo de Pedrinhas foi líder de rebelião sangrenta de 2010

24/04/2015 • 09:47

O Complexo Prisional de Pedrinhas em São Luis continua sendo um problema sério mesmo com a mudança de governo. Ontem,23, mais um preso conseguiu fugir do presídio. E desta vez ninguém menos que o detento Nilson da Silva Sousa(na foto ao lado). Ele foi um dos líderes da maior e mais violenta rebelião já registrada no sistema penitenciário do Maranhão, a que aconteceu no Complexo de Pedrinhas em novembro de 2010, onde foram mortos 18 detentos mortos, sendo três deles por decapitação.

Nilson da Silva Sousa já havia fugido do PSL 3 em fevereiro, com mais dois detentos, e foi recapturado após assalto a uma agência dos Correios na cidade de Imperatriz, no Maranhão.

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap) disse em nota, que pediu investigação detalhada da fuga desta quinta-feira.

Barbárie

No dia 9 de novembro de 2010, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas foi palco do maior motim já registrado no Estado. A rebelião durou cerca de 30 horas e deixou 18 detentos mortos, três por decapitação. As mortes foram causadas por confrontos entre facções criminosas rivais e a violência dentro do presídio ganhou destaque nacional.

Os presos reivindicavam melhores condições de custódia, como redução da superlotação e fornecimento de alimentos e água com maior qualidade. A rebelião começou por descuido de um agente penitenciário, que teve a arma roubada pelos detentos.

Cinco agentes foram mantidos reféns durante as negociações. 22 presos que participaram da rebelião foram transferidos para um presídio de segurança máxima em Mato Grosso. Em março de 2012, dez presos que haviam sido transferidos retornaram para o Maranhão, entre eles, Nilson da Silva Sousa, apontado como um dos líderes do motim.
(Com informações do G1 Ma)

Comentários

Prefeito resolve problema de linha de ônibus para a zona rural

23/04/2015 • 16:59
















O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, esteve reunido nesta quinta-feira 23/04 com representantes de moradores da zona rural para discutir a atual situação do transporte coletivo referente o trecho Timon – Muquém, que contempla cerca de 24 povoados. Na ocasião, Luciano deixou claro que o interesse principal da Prefeitura é zelar pelo bem estar da comunidade e que todas as decisões tomadas são sempre em benefício da população.

O interesse da comunidade em procurar o prefeito foi motivado a partir de um processo que tramita na justiça em que uma das duas empresas de ônibus que atua no trecho ficaria suspensa de continuar realizando o serviço na zona rural, e somente a outra faria o transporte. A comunidade não deseja que uma das linhas seja retirada e por isso resolveu buscar uma solução.

Como responsável em disciplinar e regulamentar a exploração das linhas de ônibus na cidade, a Prefeitura decidiu encontrar, através da Procuradoria Geral do Município, uma solução que mediasse o problema sem prejuízos para as comunidades, até que o processo judicial seja concluído.

Foi decidido então que a Prefeitura, através da Procuradoria, irá elaborar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) constando os direitos e deveres tanto da população usuária como das empresas prestadoras de serviço. Esse documento vai ser formulado a partir das demandas da comunidade com relação à qualidade do serviço e valores cobrados na passagem, assim como também constará o que foi discutido com os empresários.

Esse conteúdo vai ser debatido entre representantes da Prefeitura e moradores da zona rural no sábado, 25/04, no povoado de Canhaçu. E com os empresários, a Prefeitura vai conversar na próxima semana. Após a coleta dos dados, o TAC vai ser formulado para ser assinado pelas empresas e comunidades, ambas assumido desde então o cumprimento das regras acordadas.

Ao final da reunião também foi acordado que, até a decisão da justiça, fica em vigor o estabelecido no Termo, e até que o documento seja assinado, a população continuará contando com o transporte das duas empresas, que atuarão todos os dias, em alternância de turnos. Os representantes dos povoados ficaram satisfeitos com a postura da Prefeitura em priorizar a comunidade e não deixar ninguém sem transporte público.
(Da assessoria)

Comentários

Águas de Timon anuncia que dia 29 assumirá sistema dágua

23/04/2015 • 15:51

Agora é oficial. Na próxima quarta-feira, 29, a concessionária Águas de Timon, empresa do terceiro maior grupo de saneamento do país, AEGEA, assinará oficialmente a Ordem de Serviço para iniciar a gestão no município. A assinatura ocorrerá em evento público realizado no Centro de Convenções Maranhense, em Timon, às 18h, para cerca de 500 pessoas. Dentre elas, moradores, políticos, empresários e toda a imprensa.

O munícipio timonense, através do projeto da concessão, tem como objetivo melhorar, ampliar e garantir o abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. A concessionária atuará pelos próximos 30 anos. Pelo acordo contratual, a empresa Águas de Timon investirá mais de R$ 180 milhões, durante o tempo de concessão, o que viabilizará a elevação do índice de abastecimento de água tratada e a coleta e tratamento do esgoto da cidade.

“Uma cidade saneada, é uma cidade mais saudável. É impressionante como os índices de internamento por doenças relacionadas à qualidade da água, reduzem à medida que os investimentos são realizados. É com a experiência de outros 37 municípios onde atuamos, aliado ao planejamento, aos investimentos e à tecnologia que a Águas de Timon chega ao Nordeste. Começando por Timon, sua primeira operação na região”, relata Renato Medicis(na foto), diretor-presidente da Águas de Timon.

Atualmente, em Timon, pouco mais da metade dos habitantes recebe água tratada. Em relação ao esgoto, a situação se agrava: apenas 10,2% (dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento: SNIS, 2013) da cidade é atendida com esgotamento, sendo que o esgoto sai das portas das casas para ser despejado no rio Parnaíba. “Iniciamos as operações com 30% de rede de esgoto, mas pela falta de tratamento, esse é esgoto é jogado diretamente no rio”, explica Gabriel Buim, coordenador de operações da Aegea.
A situação do esgoto torna-se pior com as chuvas, provocando a proliferação de sujeira, doenças e insetos. O Maranhão e o Piauí têm as piores taxas de saneamento básico do nordeste e do Brasil. Dados do IBGE (2012) apontam que 95,8% dos domicílios maranhenses não têm acesso à rede coletora de esgoto e, mesmo que o esgoto seja coletado, não é tratado.

No evento, serão apresentados o objetivo social da empresa, assim como os planos e projetos que a iniciativa traz à região em termos de saneamento, saúde e qualidade de vida.
(Com informações da assessoria)


Secretaria constrói muros de contenção no Pedro Patrício para evitar prejuízos aos moradores
















Há cerca de 15 dias o muro da casa de Raimundo Cardoso no bairro Pedro Patrício estava ameaçado de cair por conta das chuvas que danificaram o calçamento na rua 21, um das principais via de acesso ao bairro e suas adjacências. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra) iniciou um trabalho de recuperação para conter o rompimento e dar mais segurança aos moradores.

“Está ficando bom. Com a obra que estão fazendo, construindo muros de contenção e reforçando o calçamento com concreto, vai conseguir conter o volume de água”, disse Raimundo Cardoso.

A Seinfra iniciou as obras no dia 10 de abril. Um dos muros de arrimo já foi concluído bem ao lado da casa do seu Raimundo para conter a ameaça de desabamento. O segundo está sendo feito na outra extremidade da rua. O encarregado da obra, Ismael Carlos, explica que os muros tem 2,60 metros de profundidade e que todo o calçamento será recuperado.

Na rua 05, que cruza com a rua 21 e fica nas proximidades de um grotão, foram colocadas várias camadas de aterro e será feito uma estrutura de concreto com ferros para a passagem das águas, bem como mais um muro de contenção para evitar que as residências sejam atingidas.

O secretário Dolival Andrade explica que essa obra vai ajudar a conter a erosão no local. “Já está sendo providenciado um projeto para a construção de uma galeria. As obra de contenção são necessárias para ganhar tempo e conseguir os recursos junto ao Governo do Estado, por conta do custo elevado dessa obra”.
(Da assessoria da secretaria)

Comentários

  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. ...
  7. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009