RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca
Todos os Blogs

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Previsão de poucas chuvas durante período do carnaval em Timon

05/02/2016 • 19:18
A previsão da meteorologia é de poucas chuvas durante o carnaval em Teresina e Timon. Nos quatro dias de folia, a previsão aponta para um tempo nublado com chuvas em boa parte da região norte do Piauí. Na capital piauiense, assim como em Timon no Maranhão,  também deve chover, porém muito pouco, até a quarta-feira.

De acordo com o relatório do Boletim Hidrometeorológico da Semar – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado vizinho-, neste sábado, o tempo deve variar de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada.A temperatura pode variar de 35°C a 25° C.

No domingo de carnaval a previsão é de dia claro a parcialmente nublado com chuvas e trovoadas.A temperatura máxima deve atingir 31°C e a mínima de 25°C.

A segunda-feira deve manter o clima frio, com uma média geral de 35°C a 20° C. O tempo deve ser com dia claro a parcialmente nublado com chuvas e trovoadas e temperatura máxima de 30°C e mínima de25°C.

O último dia de folia, com previsão de claro a parcialmente nublado, deve ser de chuvas isoladas e a temperatura ficará entre 35°C a 20°C.

(Com informações do portal Cidadeverde.com)


Rafael Leitoa participa da entrega de viaturas no Palácio dos Leões
 

O deputado Rafael Leitoa (PDT), participou na manhã desta sexta-feira (05), da entrega de 51 novas viaturas que reforçarão a segurança no estado. A entrega ocorreu no Palácio dos Leões, Centro Histórico de São Luís.  Ao todo, 81 novas viaturas modernas, algumas delas equipadas com tablet, câmeras e GPS, já se encontram em circulação. Na solenidade, também foi lançado o programa Pacto pela Paz, aprovado pela Assembleia no final de 2015, que visa juntar o poder público e a sociedade civil nas ações de análise e planejamento de segurança pública.
 
Segundo o governador Flávio Dino, a meta é chegar a 300 viaturas novas em circulação e com isso dar mais proximidade e visibilidade às forças de polícia. O governador lembrou que serão reforçadas as ações de combate às drogas, e, segundo análise feita por ele, o tráfico e dinâmica deste, foram responsáveis pela maioria dos homicídios ocorridos em 2015, no Maranhão.
 
Inauguração do 11º Batalhão – Timon
 
Ainda no mês de fevereiro, a reforma do 11º Batalhão de Polícia Militar será finalizada, tendo a participação do governador Flávio Dino em sua inauguração. O deputado Rafael Leitoa está trabalhando para que na solenidade de entrega do batalhão a cidade de Timon receba novas viaturas e seja oficializada a vinda de um número maior de policiais para a cidade, ressaltando que ambos já foram solicitados anteriormente pelo prefeito Luciano. Lembrando da recente assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Juventude Francisco Carlos Jansen, o deputado Rafael Leitoa reforçou que ações de combate ao crime, ao tráfico de entorpecentes e uso das drogas, se inicia na valorização da juventude e a construção do Centro de Juventude, reforçará a política da prefeitura de Timon na realização de projetos educativos e esportivos.
 
Para Rafael Leitoa, é notória a preocupação do governo do estado em combater a criminalidade e violência no Maranhão. Segundo ele, foram anos de sucateamento da frota, efetivo inferior ao necessário e ausência de políticas públicas relacionadas à segurança. “Estamos fazendo nossa parte na Assembleia. Como deputado, tenho votado a favor das melhorias na segurança, enviadas pelo governo e, com a destinação de nossa emenda parlamentar, teremos em Timon um novo Centro de Juventude, que levará esporte e lazer para nossa população, entretendo os jovens com práticas saudáveis, afastando-os das drogas e marginalidade”, finalizou o deputado.
(Da assessoria do deputado)

Apresentado o projeto final de revitalização da Praça São José em Timon

05/02/2016 • 16:12






















Na noite de ontem (4), quinta-feira, a Prefeitura de Timon apresentou aos moradores que compareceram à reunião realizada na Casa Paroquial a maquete final de revitalização da praça São José, no centro. Com área para realização dos eventos da paróquia, espaço verde, playground, academia ao ar livre, pista de cooper, um teatro de arena, memorial da cidade, praça de alimentação, recuperação do ginásio e revitalização da imagem de Cristo, a nova praça será um espaço funcional.
 
Júlio Medeiros, arquiteto que assina a obra, levou uma maquete em 2D e explicou aos presentes o passo a passo das melhorias que a praça receberá. A criação do Memorial da Cidade, local para receber visitantes e que contará a história de Timon, será um diferencial, pois servirá como ponto de apoio e de informações.

Outro ponto importante será a transformação do ginásio. A estrutura será totalmente readequada de acordo com as sugestões propostas pelos moradores na última reunião, realizada em novembro de 2015, ganhando uma biblioteca pública, onde as pessoas, principalmente crianças e jovens, poderão realizar pesquisas.  Com uma arquitetura moderna e arrojada, o espaço multifuncional será também um local para realização de oficinas, exposições e muito mais. As sugestões serão feitas pela população.
 
Quem ficou animado com o projeto foi o comerciante Itamar Barbosa, que possui um quiosque na praça há 24 anos. Ele comenta: “Quando essa praça ficar pronta, não terá como compará-la com a atual. A criação de uma praça de alimentação me anima muito”, comentou. A Prefeitura de Timon irá realizar um cadastro de todos aqueles que trabalham no local, para em conjunto com os mesmos, definir a estrutura do circuito de alimentação.
(Da assessoria)

Aedes aegypti, o mosquito que desafia a América

04/02/2016 • 23:05
Que Dilma Roussef ou Eduardo Cunha que nada, o personagem mais conhecido no Brasil neste momento é um mosquito. Vetor de doenças como dengue, a chicungunha e o zika vírus, o mosquito Aedes aegypti domina as informações nos meios de comunicação no Brasil e até na América Latina. Carregando todas essas moléstias para propagar nos seres humanos, o aedes tem implantado mudanças de hábitos naqueles mais esclarecidos.

Grávida e com previsão de ter filho em abril próximo, Mônica Almeida, esposa do deputado estadual Alexandre Almeida tem evitado sair muito de sua casa e se expor em ambientes abertos como forma de se prevenir do mosquito e as perigosas doenças que pode transmitir.

A atriz Débora Seco (na foto) revelou recentemente em um meio de comunicação que chegou a passar dois meses trancafiada em casa antes de ter seu filho no final do ano passado com medo do mosquito transmitir microcefalia para seu filho.

Em verdade, pegar uma gravidez neste momento no Brasil é colocar em risco a saúde do futuro bebê. Em alguns países da América Latina os governos já recomendam as mulheres a evitar a gravidez por conta do avanço do mosquito e os riscos da microcefalia. Mas no Brasil isso o Ministério da Saúde jamais poderá recomendar sob pena de ferir os princípios básicos da constituição do país.

Em Timon
























Agente de endemias de Timon escalando prédio público para identificar focos do mosquito que está mudando hábitos da população.

A cidade de Timon não está fora dessa realidade brasileira. Aqui nossa gente está também exposta as doenças transmitidas pelo mosquito que está colocando as autoridades médicas muito preocupadas.

Seguindo a proposta de intensificação de combate contra o mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) vem realizando diversas visitas nos órgãos e autarquias municipais, bem como em locais públicos, como praças. Até momento, os Agente de Controle de Endemias (ACE), fizeram vistorias na Secretaria de Limpeza, no anexo dessa mesma pasta, no Hospital do Parque Alvorada e demais repartições e departamentos da Secretaria Municipal de Saúde, na praça da Formosa e na praça São José.
 
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Marcio Sá, a visita dos agentes é uma forma de conscientizar os servidores municipais da Prefeitura e alertar sobre a gravidade da proliferação do mosquito. “A nossa finalidade é combater o foco do mosquito também nos prédios públicos, assim, os servidores dessas secretarias e autarquias vão se tornar multiplicadores da ação e irão nos ajudar no combate ao Aedes Aegypti”, frisou.

Além das vistorias e orientações nos órgãos e autarquias os serviços de orientação dos agentes de endemias também estão à disposição das empresas privadas. Para isso é só ligar para o Disk Dengue no (99) 3212-2155, de segunda a sexta das 8h ás 17h. Neste número é possível solicitar o agendamento do serviço para vistoria, fazer denúncia e pedir informação.

De todas as estratégias, nenhuma até agora parece ser mais eficiente que a conscientização da população, pois enquanto o brasileiro continuar fazendo vista grossa para o perigo que é o Aedes aegypti ele continuará a nos ameaçar com suas moléstias que tão mal fazem ao ser humano.


Informes rápidos do blog do Elias Lacerda

Major Belém nem sabia

Segundo uma fonte do blog do Elias Lacerda ligada a administração municipal, o ex-secretário Municipal da Segurança, coronel  Inaldo  Belém (foto), nem sabia que seria exonerado pelo prefeito Luciano Leitoa. “Ele nem vai ser candidato, por isso ficou surpreso com a exoneração”, disse a fonte.

Mas Belém não ficou fora do governo. Luciano Leitoa o nomeou para sua assessoria especial.
A mesma fonte conta que o ex-secretário promete o mesmo empenho na nova pasta dentro da sua área de conhecimento que é a segurança pública.


Comemorando


Mesmo sem ter se manifestado logo após a exoneração, quem deve está comemorando o deslocando de função de Belém na administração são os guardas municipais. O sindicato no ano passado chegou a divulgar nota no blog do Elias Lacerda acusando o ex-secretário de está dificultando o acesso da categoria a conquistas importantes. O acesso ao porte de arma seria um deles.

Neste mesmo blog, Belém enviou carta longa onde nega as acusações e relata e informa o que sua gestão já teria conquistado para os guardas municipais.


Bom senso do deputado Alexandre

O deputado estadual Alexandre Almeida recorreu ao bom senso e não compareceu a entrega das mil casas dos residenciais Cocais I e II ontem pela manhã em Timon. Depois da polêmica que se envolveu com o executivo  local sobre a mudança de data da entrega dos imóveis e sem a presença do ministro das cidades, Gilberto Kassab e também a ausência de  Cláudio Trinchão , seu principal aliado naquele ministério, o deputado foi prudente e optou por não comparecer a solenidade mesmo que nada legalmente o impedisse de marcar presença.

Foi acertada a decisão do deputado. Não que pudesse sofrer discriminação ou insultos por parte do prefeito Luciano Leitoa, da ministra do desenvolvimento e combate a fome, Tereza Campelo, dos deputados Rafael Leitoa, Rubens Júnior ou Weverton Rocha. Longe disso, mas nada poderia assegurar que um aliado mais empolgado do grupo do prefeito lhe jogasse indiretas ou até mesmo ensaiasse uma vaia.
Alexandre Almeida foi prudente e providencial...


Rafael Leitoa comemora

Quem anda sorrindo com as paredes e transbordando de alegrias é o deputado estadual do PDT de Timon, Rafael Leitoa. O parlamentar comemorou hoje em discurso na assembleia a autorização da Ordem de Serviço do governador Flávio Dino para o início das obras do Ginásio Centro da Juventude Francisco Carlos Jansen. Ele  lembrou da sua participação, em 2007, na construção do Centro de Juventude Mauro Bezerra, no bairro São Francisco, em Timon, no governo do saudoso Jackson Lago.

Rafael Leitoa, lembrou ainda que em 2008, ano do início da construção do Centro de Juventude Mauro Bezerra, ele havia concluído o curso de Engenharia Civil há apenas seis meses, tendo a honra de ser o engenheiro responsável pela obra. O deputado reforçou que hoje, como deputado estadual eleito pelo povo timonense para representá-los, a mesma alegria que sentiu em trabalhar na criação do primeiro Centro, é revivida agora, em 2016, após a assinatura da Ordem de Serviço para a construção de um novo espaço de esporte e lazer.
 
Os aliados do deputado dizem que a conquista foi uma façanha e tanto, pois o parlamentar consegue assim em menos de um ano de mandato uma obra concreta e importante para a cidade.


Praça do Higino Cunha: Agora vai

Teve gente duvidando (poucos graças a credibilidade do blog) que as obras de recuperação da praça do Higino Cunha, no centro de Timon, seriam iniciadas nesta semana conforme noticiamos aqui no final da semana passada. E não é que começaram mesmo. Agora parece que vai...

Na manhã desta quinta-feira (4) um trator trabalhava no local limpando a área para o começo da obra.

O projeto de recuperação da praça e da quadra de esportes tem valor total de 462 mil reais e foi conseguido através do prefeito Luciano Leitoa junto com o vereador Leandro Belo no Ministério do Turismo quando o ministro era o ex-deputado Gastão Vieira.

A obra ficou parada por falta de liberação dos recursos por parte Caixa Econômica Federal.

Fica nossa torcida para que a praça seja realmente refeita...


Novo coordenador da Juventude

A Coordenadoria Municipal da Juventude de Timon tem novo titular. Com a saída de Rafael Pretitude quem foi nomeado para o lugar dele foi Messias Filho (foto ao lado).

O novo encarregado de lutar por projetos e conquistas dos jovens do município é filiado ao PSB onde ocupa cargo na direção do partido.

Formado em administração, Messias Filho é visto como um importante e esforçado lutador pelas causas da juventude partidária do PSB e da cidade.

Para muitos, a nomeação dele foi justa...









Solenidade marca retorno de trabalhos na Câmara

04/02/2016 • 15:35















Autoridades e representantes da comunidade estiveram presentes

Na manhã desta quinta-feira, 04/02, uma sessão solene marcou a abertura dos trabalhos do ano de 2016 na Câmara Municipal de Timon. Na ocasião, esteve presente a maioria dos vereadores, que se apresentaram no plenário e falaram em sua maioria das propostas e desafios para esse ano.
 
O prefeito Luciano Leitoa esteve presente. Ele afirmou que é importante o alinhamento e estreitamento de ideias e ações com a câmara. “Nosso foco, a cada ano que se inicia, é na cidade de Timon. Vamos trabalhar cada vez mais, incansavelmente, por uma cidade melhor. Ainda temos muitos desafios para enfrentar, mas trabalhamos com muito respeito”, comentou o gestor.

O prefeito pontuou ainda todas as conquistas desse ano que passou e reforçou o trabalho de todos os secretários que compõem o governo, desejando um ano de muitas realizações, sabendo das dificuldades que a crise econômica trouxe para todos os municípios.
 
A sessão foi finalizada com a palavra do presidente da câmara, Ver. Uilma Resende, que enfatizou a grande importância de um trabalho sério e com compromisso com o povo. “A cidade está muito melhor e isso se deve muito ao trabalho que o prefeito vem realizando. Aqui na câmara, votamos muitas coisas importantes e me orgulho de fazer parte dessas conquistas”. O parlamentar lembrou-se ainda do ano político e da seriedade de manter a política separada das ações de cada votação, porque o mais importante é a cidade e o povo de Timon.
(Da assessoria)

Maranhão implanta sistema contra a corrupção de produtos florestais

04/02/2016 • 08:42
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Marcelo Coelho, se reuniu ontem (3), pela manhã, com a equipe técnica do IBAMA, liderada pelo  superintendente regional, Pedro Leão Gomes Filho, para apresentação da plataforma SINAFLOR (Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais). O software foi desenvolvido, com a finalidade de controlar a origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais, além de consolidar os respectivos dados dos diferentes entes federativos, numa só plataforma. O programa em questão, integra as informações do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), Ato Declaratório Ambiental (ADA) e Documento de Origem Florestal (DOF), além de autorizações de exploração emitidas pelos órgãos competentes.

Considerando que o SINAFLOR prevê que os dados relacionados com a origem dos produtos florestais dos sistemas estaduais, estejam integrados ao sistema nacional, ele possibilitará a formação de um banco de dados único de origens autorizadas, promovendo maior transparência da informação a todos os interessados. O secretário Marcelo Coelho, recebeu com entusiasmo, o comunicado de que o sistema entrará em operação para o estado do Maranhão, no dia 07 de março próximo, ocasião em que será lançado pelo Governo do Estado.

Para o secretário Marcelo Coelho, a adoção desta ferramenta tecnológica, vai facilitar que o gestor expeça as diferentes autorizações, com a certeza que os dados estejam absolutamente corretos. Promovendo assim, a transparência na movimentação de produtos e subprodutos de origem florestal e evitando a costumeira corrupção, desvio de impostos  e prejuízos ao estado. Para dar sequencia a implantação do SINAFLOR no Maranhão, o secretário já autorizou a realização de capacitação aos funcionários da  SEMA,  nos dias 23, 24, e 25 de deste mês. Na sexta-feira, 26 haverá uma reunião para esclarecer e tirar dúvidas do setor produtivo.

A plataforma SINAFLOR é de fácil operação. O usuário poderá cadastrar por meio da internet, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sisnama ou requerer autorização para acesso a recurso florestal. A análise da solicitação também ganhará maior agilidade já que seus dados estarão disponíveis para análise dos órgãos de meio ambiente competentes por meio de módulo específico.

Após análise da solicitação, o volume de matéria-prima da autorização oriunda de um processo de licenciamento de exploração (Autorização de Plano de Manejo Florestal Sustentável, Autorização de Desmatamento para Uso Alternativo do Solo, entre outros, será automaticamente transferido, para que o DOF gerencie o armazenamento e o transporte do produto florestal.

Vantagens do SINAFLOR  – O sistema estará disponível em âmbito nacional à partir de 2 de março de 2015 (Maranhão no dia 07/03). O prazo final para que todas as atividades mencionadas acima sejam efetuadas necessariamente por meio do novo sistema ou por sistema estadual integrado é 3 de agosto de 2015.

O sistema irá acelerar o processo de emissões de licenças, e possibilitará o rastreamento do produto florestal da origem ao destino. Além disso, oferecerá maior segurança na disponibilização do crédito de produtos florestais para emissão do DOF.

Entre suas maiores vantagens, permitirá o acompanhamento da dinâmica do uso e ocupação do solo no interior de imóveis rurais, e a aferição da área de desmatamento real, já descontadas aquelas em que foi autorizada a supressão.
  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. »
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016