RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca
Todos os Blogs

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Amanhã será dia D da campanha de vacinação contra a influenza em Timon

29/04/2016 • 17:59
Acontece neste sábado 30/04 o dia D de vacinação contra a influenza. A campanha de vacinação contra a  H1N1 segue até o dia 27 de maio. Em Timon, além das Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e zona rural, haverá 05 postos volantes espalhadas na cidade, sendo um na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil, no Bradesco, Ceasa e Mercado Formosa.

A  imunização começou em Timon nesta última quinta-feira (28/04)  com os grupos prioritários da campanha nacional, dentre eles: crianças de 06 meses a menores de cinco anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde e idosos (a partir de 60 anos). A expectativa da campanha é imunizar, no mínimo, 80% desse público total contra a influenza.

“A meta no município é vacinar aproximadamente 34 mil pessoas, com o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, informou a coordenadora de Epidemiologia de Timon, Itelmária Escócio.

IMUNIZAÇÃO

A imunização é contraindicada para indivíduos com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula ou aqueles que apresentaram história de reação anafilática em dose anterior da vacina. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.

BENEFÍCIOS

A vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Em residentes em lares de idosos, reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, o risco global de hospitalização em cerca de 50% e o de morte em 68%. Ela ainda pode reduzir em 40% os casos de síndrome gripal.
(Assessoria)

PMDB Mulher traça metas para candidaturas femininas

29/04/2016 • 17:40














Dentre as medidas, o PMDB Mulher deixa de ser um núcleo do partido e passa a ser uma secretaria

A reunião da executiva nacional do PMDB Mulher, realizada na última quarta-feira (27) em Brasília terminou com a escolha de 8 grandes metas a serem cumpridas pelo grupo durante o ano de 2016. Estiveram presentes na reunião a presidente nacional, Fatima Pelaes, representantes estaduais e regionais, como a vice presidente nordeste do PMDB Mulher, Professora Socorro, ex-prefeita de Timon.

"Essas metas incluem não só os grandes paradigmas que o PMDB Mulher vem trabalhando em todo Brasil, como na valorização da mulher, campanha de combate a violência contra a mulher, campanhas contra o câncer de mama... Nós também incluímos novos projetos como a questão da endometriose, a questão do zika vírus e todas as suas consequencias", disse Professora Socorro a respeito das decisões que saíram da reunião.

Também estava na pauta de discussões a elaboração de um cronograma de trabalho para o ano de 2016, com incentivo para a entrada das mulheres na política. O regimento interno do PMDB Mulher também foi alterado, e agora o PMDB Mulher deixa de ser um núcleo do partido e passa a ser uma secretaria.

"Quando a mulher quer o poder é para poder fazer a diferença, é para cuidar. É fazer com que possamos olhar um pro outro, termos a empatia e percebermos o que as pessoas precisam de nós", disse a presidente nacional, deputada Fátima Pelaes.

As decisões serão executadas e uma nova reunião nacional da executiva a ser agendada.
(Assessoria)

Secretário de Flávio Dino não acredita que Temer fará governo perseguidor

29/04/2016 • 08:43
Do blog do John Cutrim - O secretário estadual de Articulação Política e Comunicação, Márcio Jerry entende que o governador Flávio Dino não será perseguido em um eventual governo de Michel Temer.

“Se vier o governo Temer, é um absurdo se pressupor que será um governo de perseguição. Isto não tem o menor fundamento. O próprio vice-presidente tem dito que se empossado for, fará um governo de conciliação nacional”, afirma Jerry.

Apesar da ligação com o ex-senador José Sarney, Michel Temer já deixou claro que tem o maior apreço pelo governador Flávio Dino. Ao deputado federal José Reinaldo, o vice-presidente revelou que gosta do governador maranhense e quer ajudá-lo.

Vale lembrar que antes de todo esse embate sobre a saída ou não da presidente Dilma Rousseff, a relação de Michel Temer com Flávio Dino era a melhor possível.

Logo depois de perder a eleição de governo para Roseana Sarney em 2010, Dino foi convidado por Temer para compor sua assessoria jurídica no Palácio Planalto. O vice-presidente da República também trabalhou para que Flávio fosse presidente da Embratur, diante dos obstáculos criados por Sarney perante Dilma para nomeá-lo.

Pessoas mais próximas do governador também tem expressado o mesmo sentimento. Avaliam que Michel Temer não retaliará o Maranhão e se reaproximará de Flávio.

Prazo para transferência de título se encerra dia 04 de maio

28/04/2016 • 21:16
O eleitor ainda pode solicitar outros serviços junto ao cartório eleitoral

As eleições 2016 se aproximam e o eleitor que deseja solicitar cadastro ou regularizar sua situação na justiça eleitoral deve comparecer ao cartório eleitoral de Timon até o dia 04 de maio. Até esta data, é possível transferir o título, realizar alistamento e fazer a revisão eleitoral.

Para os casos de alistamento, os homens com idade até 45 anos devem apresentar o certificado de alistamento militar. Para pedir transferência do título, o eleitor deve apresentar comprovante de residência que confirme pelo menos 3 meses de residência no domicílio. E diante de qualquer mudança no cadastro eleitoral é possível alterar os dados através da revisão eleitoral. Em todos os casos, é necessário apresentar um comprovante de residência atual e um documento de identificação original e as cópias.

“Até o dia 04, estamos regularizando essas situações, além disso, pessoas com necessidades especiais podem pedir a revisão eleitoral, que informaremos a sessão especial através da mudança no cadastro eleitoral”, afirma Liana Melo, chefe de cartório da 94ª ZE/MA. Ela também explica que até esse prazo ainda é possível ao eleitor realizar o cadastramento biométrico.

Rafael Leitoa diz que secretário de educação visitará Timon

28/04/2016 • 15:22
O deputado estadual Rafael Leitoa, do PDT, entrou em contato com o blog do Elias Lacerda para se posicionar sobre a matéria que publicamos sobre a crise existente nas escolas do estado e que tem gerado reclamações de alunos e professores. O deputado timonense disse que está antenado com os últimos acontecimentos no setor da educação estadual no município e que providências já estão sendo tomadas.

Rafael Leitoa contou que dias atrás se reuniu com o gestor regional da educação em Timon, professor Regino Noleto, onde o mesmo relatou os problemas. Por conta desse encontro, o deputado manteve uma audiência com o novo Secretário Estadual da Educação, Felipe Camarão (veja foto da audiência ao lado), onde este marcou uma visita a Timon para o próximo dia 5, portanto quinta-feira da próxima semana.

Durante sua passagem por Timon, Felipe Camarão manterá reuniões com professores e gestores da educação estadual onde conhecerá de perto todas as carências existentes no setor.


Vigilantes vão começar a trabalhar em 20 dias

O deputado Rafael Leitoa destacou que a licitação para a contratação de novos vigilantes já foi concluída pelo governo do estado. Ele informou que a expectativa é de que em 20 dias todos os vigilantes já estejam trabalhando nas escolas estaduais de Timon.

O parlamentar timonense fez questão de frisar que embora enfrente alguns problemas no momento, a educação estadual do atual governo apresenta avanços em Timon. Algumas delas foram a autorização para a reforma do colégio Caic, a instalação de uma escola de tempo integral e os exames de perícia médica que já podem ser feitos em Timon, onde os servidores estaduais não precisarão mais deixar o município para obterem esses serviços. “Estas foram algumas conquistas que tiveram nossa participação direta como deputado. Mais conquistas devem ser anunciadas em breve para Timon. Esta visita do secretário Felipe Camarão em muito vai ajudar a resolvermos algumas dessas pendências que ainda existem no setor da educação”, informou Rafael Leitoa.
  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. »
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016