Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Contribuintes reclamam de reajustes no IPTU

09/07/2014 • 15:20

Contribuintes de Timon estão reclamando dos reajustes feitos no Imposto Predial Territorial Urbano- o IPTU cobrado neste ano. Alguns deles procuraram o blog do Elias Lacerda para relatar que há casos onde o reajuste alcançou mais de 100% comparado com o IPTU do ano passado.

Em visita feita a sede da Secretaria Municipal de Finanças o blog constatou que muita gente tem procurado o setor de atendimento daquela secretaria para reclamar do aumento(veja na foto ao lado).

Sem permitir que seus nomes sejam revelados, alguns donos de imóveis de Timon com quem o blog do Elias Lacerda conversou , apresentaram o IPTU cobrado no ano passado e comprovaram que houve sim, em alguns casos, reajustes que passaram dos 100%.

O blog procurou o Secretário Municipal de Finanças Mário Filho para falar sobre o assunto. Ele informou que o reajuste é fruto de um recadastramento de imóveis feito recentemente que estava defasado desde 2006. “Esse recadastramento não foi feito pela secretaria, nem pelo prefeito, mas por uma comissão que envolvia representantes do CREA Maranhão, da Câmara Municipal, do governo municipal e entidade da sociedade civil organizada, sendo que o seu presidente era um engenheiro”, salientou o secretário.

Mário Filho, no entanto, salientou que todos os donos de imóveis que se sentirem prejudicados devem procurar o setor de atendimentos da Secretaria Municipal de Finanças para recorrer da cobrança, o que será avaliado pela secretaria. O secretário aconselha que o recurso seja apresentado até amanhã, dia 10, último dia de prazo para que o contribuinte possa pagar a cota única com descontos de 25%.

Mário Filho discordou que o IPTU cobrado em Timon seja caro.” Para o contribuinte ter uma noção de como o IPTU de Timon não é caro basta que ele veja o valor venal do imóvel que foi estimado pela comissão no documento. O valor da taxa é cobrado em cima do valor venal do imóvel. Nós temos casas aqui que valem mais de 250 mil reais e o valor venal do imóvel está estipulado em 25 reais. ”, explicou o secretário.



Principais nomes da oposição devem prestigiar aniversário de Chico Leitoa



























Nomes de peso da oposição no estado do Maranhão estão sendo esperados em Timon nesta quarta-feira,9, para participarem da celebração pelo aniversário do ex-prefeito Chico Leitoa.O candidato a governador ,Flávio Dino, o vice-prefeito de São Luis e candidato ao senado Roberto Rocha, ex-governador José Reinaldo, deputado estadual Rubens Júnior, ex-prefeito de Caxias Humberto Coutinho, deputado federal Simplício Araújo, dentre outros, são alguns dos convidados que estão sendo aguardados na cidade.

A solenidade que homenageará o ex-prefeito está prevista para as 18 horas no Centro da Juventude. Durante o evento haverá celebração, discursos dos convidados e a apresentação de um documentário intitulado “O próprio Francisco”, que conta a história da vida profissional e política de Chico Leitoa.




SAAE desligará sistema de abastecimento dágua  para conserto de adutora

Medida vai atingir os bairros Centro, Parque Piauí I e II, Formosa, Mangueira, Santo Antonio, São Benedito e Mateuzinho.



O Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), informa que estará realizando, nesta quinta-feira (10), o conserto de um vazamento na adutora, da avenida Luís Firmino de Sousa, no Parque Piauí. Por conta disso, haverá o desligamento do Sistema II, (Centro), a partir da meia noite.

Alguns bairros vão ter o serviço de água interrompido por algumas horas para que os técnicos do SAAE possam trabalhar com segurança e assim o reparo seja feito o mais rápido possível. Os bairros que vão ficar temporariamente sem água são: Centro, Parque Piauí I e II, Formosa, Mangueira, Santo Antonio, São Benedito e Mateuzinho.

O restabelecimento do abastecimento está previsto para as 16h de quinta-feira. “Manteremos o horário de desligamento do sistema a noite para que a população não seja tão penalizada, mas por uma questão técnica tivemos de adiar o serviço para amanhã. Trabalharemos para que o abastecimento seja restabelecido o mais rápido possível”, afirmou o engenheiro do SAAE, Marco Antônio Ferreira.

(Da assessoria)



Obras transformarão hospital do Parque Alvorada em Maternidade



Um tratamento mais humanizado em uma maternidade exclusiva para o povo de Timon, esse é o propósito de uma das ações que vem sendo desenvolvida pela a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde. Há cerca de 2 meses o Hospital Luis Firmino de Sousa, mais conhecido como Hospital do Parque Alvorada, vem passando por obras para transformar a unidade, em uma maternidade para Timon, e assim realizar um sonho antigo da população. As obras acontecem de forma célere, mas sem atrapalhar os atendimentos do hospital, que continua prestando a devida assistência à população.

Os investimentos na reforma são da ordem de mais de 440 mil reais, oriundos de recursos próprios da Prefeitura de Timon. Até agora já foram feitas obras no centro cirúrgico, que terá duas salas, na recepção, banheiros e corredores de acesso. Também vão ser implantados um refeitório, lavanderia, centro de esterilização e um banco de leite. Ao todo serão 56 leitos, em que a paciente vai poder receber visitas e ter um acompanhante, durante o período em que permanecer no hospital.

A unidade também vai contar com toda uma estrutura ambulatorial necessária, para a realização de exames, sem precisar recorrer a outros locais. Outro diferencial será a implantação do projeto Bebê Canguru, em que a mãe permanece na maternidade em contato direto com o filho até a criança ganhar peso ideal e poder receber alta. E para que todo o serviço na maternidade transcorra e o hospital se torne referência para o Ministério da Saúde, os profissionais, que vão autuar na unidade passarão por treinamentos.

Segundo o secretário de saúde Márcio Sá, toda essa reforma só foi possível ser iniciada, depois de um grande esforço da Prefeitura de Timon em fechar acordos com o Governo do Estado. “Foi fechado um compromisso entre o prefeito Luciano Leitoa e o Secretário de Saúde do Estado Ricardo Murad, no qual o município ficaria responsável pela reforma no hospital do Parque Alvorada, que passaria a ser uma maternidade, e em contrapartida, o Hospital Alarico Pacheco passaria também por uma grande reforma, sob responsabilidade do estado, e se tornaria um hospital de urgência e emergência, tanto de média e alta complexidade”, explicou Marcio Sá.

O secretário de saúde de Timon, ainda informou que para todo o trabalho ficar completo, a Prefeitura está intensificando as ações na atenção básica, que hoje conta com 57 equipes de Programa Saúde da Família (PSF), na zona urbana e rural. “As equipes são responsáveis em acompanhar todas as mães, que estão no período de pré-natal, garantindo assim o agendando de todas as consultas e exames a serem realizados durante a gestação. Dessa foram passamos credibilidade para nossas gestantes”.

Além do PSF, a Prefeitura de Timon e Secretaria de Saúde, estão desenvolvendo um programa no município, chamado “Programa Nascer”, que envolverá todos os profissionais da atenção básica, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos técnicos em vacinas, em cuidados necessários as pacientes gestantes e bebês nascidos no município.

“Para Timon será um grande avanço receber uma maternidade, em que nossas mães não terão mais, que se deslocar para longe. Agora estamos aguardando a vinda de recursos para a compra dos equipamentos, que serão utilizados na maternidade, a expectativa é que a obra seja entregue à população, em um prazo de 120 dias”, conclui o secretário Márcio Sá.

(Da assessoria)



Espaço ElaBella Unha e Corpo



O espaço ElaBella Unha e Corpo, localizado ao lado da Câmara Municipal em Timon, tem o melhor em designer de unhas para as mulheres mais exigentes.

O salão ainda trabalha com SPA dos pés e mãos, banho de lua, unhas postiças, unhas de porcelana, designer de sobrancelhas, depilação, dentre outros serviços.

Agende já o seu horário pelos telefones: (86) 3212-5043/8800-4441 e venha conferir os serviços disponibilizados pelo salão.











Comentários

gildásio

postado:
10/07/2014 - 15:03
Queria ver Francisco Borges reclamando assim no tempo dos escândalos do governo socorro waquim, mas preferiu ficar 8 anos no mais perfeito absoluto silêncio.

postado:
10/07/2014 - 14:42
Josival tá certo, o povo de teresina tá vindo comprar terreno em timon.

resposta

postado:
10/07/2014 - 13:45
Josival, não compare uma capital com uma cidade do interior, é por isso q essa cidade esta desse jeito, pela falta de competência de vcs, querer comparar a capital Teresina, com a cidade de Timon, ai não dá.

Vívian

vivian_contadora@hotmail.com postado:
10/07/2014 - 12:01
Elias, no meu caso o IPTU chegou com meu endereço correto mas veio no nome e cpf de uma pessoa que nem imagino quem seja.

FRANCISCO BORGES

borgespsl17@hotmail.com postado:
10/07/2014 - 11:48
EU GOSTARIA QUE TIMON TIVESSE SAÚDE TANTO QUANTO NOSSOS PRECÁRIOS HOSPITAIS TÊM REFORMAS.

josival

postado:
10/07/2014 - 08:47
Timon tem o IPTU mais barato do mundo basta comparar com outras cidades, teresina é uma delas.

SAAE

fm6972@hotmail.com postado:
10/07/2014 - 08:02
No dia que o SAAE , resolver o problema de falta de agua constante na rua João Pereira de Andrade, Santo Antonio, o povo daquela rua agradecerá, o SAAE, diz compre uma caixa, o SAAE tem que entender que cobra 30 dias de agua utilizada, mas, na verdade desses 30 10 não existem, faltam, portanto SAAE tem que fornecer agua 24 hotas, é seu dever, cobrar carop sabem.

Ex-diretor regional de educação homenageia Chico Leitoa

09/07/2014 • 09:20

O professor da rede pública de ensino do Distrito Federal e ex-diretor regional da educação em Timon, James Mayner e Silva, enviou artigo ao blog do Elias Lacerda onde homengeia o ex-prefeito Chico Leitoa que está completando 60 anos de idade. No texto, o professor discorre sobre as qualidades e a história política do ex-prefeito.


Abaixo veja o artigo completo com o título:



Chico Leitoa: O patrimônio político de um grande líder


Um homem torna-se um grande líder ao passar pelo poder, constrói um patrimônio político sólido capaz de oxigenar as disputas eleitorais e, também, quando torna o seu grupo de aliados consciente do protagonismo que tem para o desenvolvimento do seu povo. Com Chico Leitoa foi assim!... Cidadão de origem simples, filho de lavradores da zona rural de Timon, que vislumbrou na educação a chave libertadora de um sujeito em potencial. Assim, trilhou a caminhada escolar, chegou à academia, graduou-se e logo tornou-se um engenheiro civil respeitado. Cidadão consciente, comprometido com suas raízes e com o afã de oportunizar novos horizontes, abriu os olhos de seu povo acerca da subtração dos seus direitos e da sua dignidade na realidade local.

Todos sabem que um "sonho que se sonha só é meramente um sonho, mas um sonho que sonhamos juntos se transforma em realidade". E foi dessa forma, pensando coletivamente, que Chico Leitoa entrou para a vida política da nossa cidade. O grande desafio nessa trajetória de luta foi juntar pessoas, uni-las em torno de um objetivo comum. Ele sabia que a cidade precisava de mudança, no entanto, que a vontade de mudar deveria contagiar mais e mais pessoas. E foi trabalhando com princípios, unindo esforços por meio dos partidos e com uma política de aliança forte é que poderíamos chegar ao poder. Vários foram os momentos que marcaram sua trajetória política. Alguns companheiros ficaram pelo caminho; outros desistiram. Todavia, a causa sempre continua motivando e sensibilizando as pessoas que querem uma Timon melhor.

Nosso Chico sabia que para realizar as mudanças significativas na vida das pessoas, precisaria assumir o poder. Ganhamos a eleição, contudo necessário se fazia focar na mudança de mentalidade, pois os legítimos representantes do povo, ao assumir o poder, têm uma visão, uma ideia e uma linha de pensamentos que deve ser seguida. A de Chico Leitoa foi colocar o ser humano em primeiro lugar, pensar nas futuras gerações propiciando o atendimento de bens e serviços essenciais para a população(educação, saúde, água potável e moradia).

Foi na gestão dele que a pré-escola foi implantada no município, na época com recursos próprios, tamanha era prioridade que Chico Leitoa dedicava à educação, visto que ele já sabia naquele tempo que nenhum investimento—é importante frisar "nenhum investimento"— é mais relevante para combater a miséria e ao mesmo tempo auxiliar no progresso escolar do que o apoio à Educação Infantil.

Chico Leitoa planejou e tornou realidade a maioria dos equipamentos públicos da cidade de Timon-MA, beneficiando diretamente a nossa população. Podemos destacar: o sistema de abastecimento d'água, a construção das principais e maiores escolas da cidade, a casa da SEMDES, a CEASA, a passarela da ponte metálica, a usina de reciclagem, a vila semi-olímpica Miguel Lima, a Fundação Cidadania, o Polo tecnológico, Casa Familiar Rural, o Cento de Zoonoses, o Centro da Juventude, o Projeto leite e vida, a Farmácia Viva, a Implantação de 46 Equipes do programa saúde da Família , o Bairro cidade nova....

Em suas gestões nosso Chico sempre priorizou e protegeu os mais carentes.Cabe ressaltar que suas ideias e ações sempre estiveram voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Isso porque Chico Leitoa não nasceu líder, mas se constitui líder pelas ações e atitudes manifestadas. Sempre conduziu o seu grupo para ala de combate socialista. Confiante e guerreiro, nunca se curvou aos que se julgam donos do poder. Por tudo isso, é um exemplo incontestável de lealdade e ideologia.


James Mayner Silva

Profº da Rede Pública de Ensino do DF


Comentários

postado:
12/07/2014 - 16:51
Quem é doido de falar alguma coisa que venha contrariar o "poderoso" ! Só elogios, no fundo todos obrigados !

Joserisvaldo

postado:
10/07/2014 - 09:35
Ao companheiro Chico Leitoa posso dizer: AS PALAVRAS VOAM OS ESCRITOS PERMANECEM E SABEMOS QUE ESSA ESCRITURA NUNCA SE APAGARÁ, POR QUE FOI ESCRITA NA CIDADE POR VOCÊ. (VERBA VOLANT,SCRIPTA MANENT)

Gal

postado:
09/07/2014 - 15:07
Dr. Chico Leitoa, tiro o chapéu, dono de uma cara só, bem diferente dos seus maiores opositores que vivem como camaleão mudando de lado de acordo com a música da política.

junior da formosa

juniordaformosa@hotmail.com postado:
09/07/2014 - 14:49
chico parabens pelo seus 60 anos quero agradecer como gestor pelo que fez na formosa mercado da formosa,posto de saude da formosa,melhoramento campo da formosa,pracinha do Enoque Moura,

manelo

postado:
09/07/2014 - 14:11
Já não se faz mais lideres políticos como antigamente,INVENTARAM esse história de FICHA SUJA,e os líderes amados NÃO PODEM ter o voto nosso(seu),MAIS ainda é LÍDER.

JOSERISVALDO

postado:
09/07/2014 - 12:48
OPINIÃO. Uma seleção formadas por meninos que choram porque na sorte conseguiram passar para semi-final de um campeonato mundial aos olhares de milhões de brasileiros. Selecionados pela ignorância dos que compõem a CBF e, não quiseram ouvir sugestões dos camaradas assim dizia um jornalista DE SÃO PAULO ainda em 2012 quando jantava ao lado de uma mesa que eu estava no restaurante coco bambu em Teresina e eu do lado "so de BITUCA OUVINDO".RESULTADO DE 7X1 E TAMBEM A FALTA DE HUMILDADE DOS QUE DIRIGEM A SELECAO ONDE OS VETERANOS JOGADORES NÃO TEM MAIS VALOR PARA OS DIRIGENTES ASSIM COMO ROBINHO,CACA,RONALDINHO GAUCHO DENTRE OUTROS, NOMES DE PESO QUE PODERIA MESMO QUE NO BANCO DE RESERVA INTIMIDAR OS GIGANTES QUE VIERAM DO PAIS DE Adolf Hitler ALEMÃO NAZISTAS. Alemanha jogou com classe,categoria,respeitando nos e mostrando um futebol bonito, mesmo sem ter a torcida a seu favor e podemos dizer sim , parabéns a seleção alemã e parte dos jogadores da seleção brasileira.

Junior da formosa

juniordaformosa@hotmail.com. postado:
09/07/2014 - 11:10
caro companheiro Jair faltou uma das maiores obra social que chico leitoa conseguio para Timon que foi o CEU

Rubens Júnior ver situação inédita a favor de Flávio Dino no Maranhão

08/07/2014 • 17:00


























Da esquerda para a direita: ex-deputado Rubens Pereira com a esposa prefeita de Matões Sueli Pereira e o filho do casal, deputado Rubens Júnior, ao centro.


O deputado estadual Rubens Pereira Júnior esteve na manhã desta terça-feira,8, na sede do blog do Elias Lacerda em Timon. Na companhia da mãe, a prefeita de Matões, Sueli Pereira, e do pai, o ex-deputado Rubens Pereira, o parlamentar que é candidato a deputado federal pelo PC do B, fez uma visita de cortesia ao blog e falou sobre suas expectativas em relação a própria  candidatura e a do candidato a governador Flávio Dino.

Deputado dos mais combativos na assembleia legislativa, Rubens Júnior é puro otimismo quando fala de sua campanha e a de Flávio Dino. De acordo com o parlamentar, as oposições lideradas por Flávio Dino saíram de uma pré-campanha vitoriosa, pois o projeto Diálogos pelo Maranhão percorreu mais de 70 municípios levando sua mensagem para mais de mais de 40 mil pessoas e dele foi elaborado um programa de governo das oposições.

Rubens Júnior contou que do ponto de vista político a pré-campanha de Flávio Dino também foi exitosa, pois segundo ele, foi construída a maior aliança política que já feita pelas oposições na história do Maranhão. Nessa costura o deputado fez questão de ressaltar os trabalhos de do prefeito de Timon e presidente do PSB, Luciano Leitoa, e do seu pai, o ex-prefeito Chico Leitoa, sendo que este último como dirigente do PDT no estado.

“Nessa costura política inédita nós conseguimos fazer com que os principais partidos das oposições tivessem apenas um único candidato a governador e apenas um candidato a senador. Isso nas eleições recentes do Maranhão não acontecia. Antes as oposições estavam unidas, mas separada por várias candidaturas, agora está unida e unânime”, observou o deputado.
Dizendo-se orgulhoso por ser um dos protagonistas do movimento em favor de Flávio Dino, Rubens Júnior conta entender que já cumpriu com seu papel de deputado estadual. Ele afirma acreditar que poderá fazer muito mais pelo Maranhão sendo candidato a deputado federal, por isso não medirá esforço para conquistar uma vaga para a Câmara Federal.



Maranhão teve 725 pedidos de registro de candidaturas a deputado federal e estadual



O número de candidatos que concorrerão às eleições proporcionais em 5 de outubro já é maior 22% que nas eleições de 2010. Segundo a Justiça Eleitoral maranhense, já foram registradas 725 candidaturas à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, mas este número pode aumentar porque o TSE mostrou apenas as candidaturas informadas pelos partidos, após as convenções de cada legenda ou coligações.

As pessoas que ficaram de fora das listas partidárias, mas que por ventura participaram das convenções e tiveram seus nomes elencados, têm a manhã de quarta-feira (9) para ingressarem com os pedidos individuais de registro de candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Nas eleições de 2010, 420 candidatos concorreram às 42 vagas na Assembleia Legislativa, enquanto que 174 tentaram as 18 vagas da bancada maranhense na Câmara Federal. Já este ano, 497 tiveram suas candidaturas ao parlamento estadual registradas, e 228, para a Câmara dos Deputados.

Até sábado (5), último dia para os partidos e coligações registrarem seus candidatos, o TRE recebeu 755 pedidos de registros de candidaturas, sendo seis a governador, seis a vice-governador, seis ao Senado e 12 suplentes, 228 para deputado federal e 497 deputado estadual.



Julgamentos



Todas estas candidaturas serão julgadas pelo TRE até 5 de agosto. O primeiro turno das eleições 2014 ocorre em 5 de outubro e eventual segundo turno no dia 26 do mesmo mês.

(Do G1 Ma)

Comentários

Augusto N

postado:
10/07/2014 - 10:36
Rafael Leitoa e Flavio Dino...é nósssss.

Observador

postado:
10/07/2014 - 08:47
Ex-vereador,ex presidente da câmara está coladinho com deputado de vizinha cidade de Matões.

postado:
09/07/2014 - 15:35
LOBÃO FILHO ESSA É NOSSA VAI DA TUDO CERTO!

josival

postado:
09/07/2014 - 15:04
Jovem promessa esperança do maranhão, deus te ilumine nessa caminhada Rubens Júnior.

João

joao@hotmail.com postado:
09/07/2014 - 13:52
Meu Deputado Federal Rubens Jr 65065 com esse eu vou

ÔH PÊA DOIDA QUE A SELEÇÃO PEGOU MANO!!!

postado:
09/07/2014 - 08:37
SE FOSSE O SAMPAIO CORREIA DUVIDO QUE LEVARIA 7 GOOLS. PERDERIA NO MÁXIMO POR 2 X 0.

fabricio

postado:
08/07/2014 - 20:18
meu deputado federal mais agente avisa aos amigos,um abraço conte comigo e minha familia.6565 esse e federal.

Inédito: Partido de Timon tem 3 candidatos a deputado

07/07/2014 • 17:52

O Partido Social Liberal de Timon está protagonizando um feito inédito na história política do município. A sigla apresentou três nomes para candidato a deputado estadual nestas eleições. Foram feitos os pedidos de registro das candidaturas do ex-vereador Eduardo Oliveira, do suplente de vereador Francisco Borges e do radialista Irmão Francisco.

Em conversa com o blog do Elias Lacerda, Irmão Francisco confirmou sua candidatura de deputado. Ele disse que já se afastou do seu programa de rádio “Linha Aberta”, na rádio comunitária Operária FM e tem se dedicado a visitar amigos e familiares onde tem falado de seus propósitos de candidato.

O radialista contou que fará dobradinha em Timon com o presidente da Câmara Municipal de São Luis, Isaias Pereirinha, que é candidato a deputado federal do PSL.

O ex-vereador Eduardo Oliveira (na foto ao lado) confirmou também ao blog do Elias Lacerda que é candidato a deputado estadual junto com seu companheiro de PSL e suplente de vereador Francisco Borges.

Perguntado se não seria difícil eleger três deputados estaduais da mesma sigla em Timon, Eduardo Oliveira explicou que durante os próximos 15 dias ele e Francisco Borges deverão se reunir para definir como ficará a situação, pois há interesse entre os dois de que apenas um deles seja candidato.

Indagado sobre a candidatura de Irmão Francisco, Eduardo Oliveira salientou que ela não passou pela direção municipal do partido, mas pela direção regional. “Não temos interferência sobre ela. A candidatura do Irmão Francisco não é fruto de entendimento com a direção municipal do PSL de Timon”, observou.



O candidato a deputado federal







O ex-vereador falou ainda sobre quem ele e Francisco Borges pretendem apoiar para deputado federal nestas eleições. Eduardo Oliveira afirmou que nada foi definido ainda, entretanto há conversas avançadas com o candidato Ricardo Archer Filho(foto ao lado), do PSL da vizinha Codó.



Nas bolsas de apostas, Archer Filho é apontado como forte candidato a conquistar uma vaga para a Câmara Federal.



“Nossa intenção é apoiar um candidato a deputado federal que não tenha apoio de nenhum outro grupo político local que não o nosso”, explicou Eduardo Oliveira.




Vereador quer mais um Conselho Tutelar para Timon




O vereador do Partido Solidariedade-SDD- Juarez Morais (foto), apresentou requerimento na Câmara Municipal e foi aprovou para que seja implantado mais um Conselho Tutelar em Timon. O projeto de Lei de mais um conselho Tutelar no município foi enviado pelo executivo e aprovado no legislativo ainda em 2012, entretanto nunca foi implantado.

Juarez Morais defende que a instalação de mais um Conselho Tutelar se faz necessário por conta do aumento considerável nos serviços oferecidos pelo órgão. De acordo com dados levantados pelo parlamentar junto aos conselheiros do município, de 2009 até os dias atuais houve um aumento de 108% no número de casos de violação dos direitos da criança e do adolescente de Timon. Os casos vão desde agressão até o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Juarez Morais diz reconhecer que já houve avanços para o Conselho Tutelar na atual gestão Luciano Leitoa onde cita como exemplo a aquisição de um veículo próprio para os conselheiros atenderem os chamados, entretanto diante do aumento da demanda , faz-se necessário a implantação de um segundo conselho.

“É humanamente impossível que os cinco conselheiros atuais consigam atender uma demanda que inclui 324 povoados da zona rural e 46 bairros da zona urbana. Como estamos ao lado de Teresina, uma parte da demanda da capital piauiense também migra pra cá, o que torna mais do que necessária a implantação de mais um conselho”, argumentou o vereador em conversa com o blog do Elias Lacerda.



Prefeitura de Timon organiza leilão de materiais sucateados




















A prefeitura de Timon está organizando um grande leilão de materiais desgastados e sucateados, que não estão mais em uso pelas secretarias e departamentos da Prefeitura. O processo para que o leilão aconteça está em tramitação. O material já foi dividido em lotes e está devidamente acomodado em uma área aberta, localizada ao lado do complexo Esportivo Miguel Lima e sob a vigilância da guarda municipal.

De acordo com a Divisão do Patrimônio da Prefeitura, o leilão vai acontecer, neste espaço do complexo, por ser um local público e assim ter o respaldo legal da justiça, já que leilões realizados por administrações públicas devem ocorrer em áreas públicas como resguarda a lei.

Segundo, o secretário executivo da Secretaria de Finanças, (SEMUF) Raimundo Lima, responsável pelo leilão, juntamente com a Divisão de Patrimônio da Prefeitura, a área é apropriada por conta da segurança, e não interfere nas atividades esportivas realizadas no complexo Miguel Lima. “O material está ao lado da quadra e assim pode ser acomodado sem causar transtornos para as crianças e jovens que praticam esporte na quadra”, explicou o secretário.

O secretário executivo ainda acrescentou que todo o valor arrecadado com a venda do material vai ser revertido na compra de novos equipamentos. “ O dinheiro vai ser usado para a aquisição de móveis e equipamentos modernos que vão ser utilizados pela a Prefeitura”. Esclareceu.

A Divisão de Patrimônio dividiu o material em lotes, há grupos formados por equipamentos de informática, veículos, material odontológico, mobiliário de escritório, geladeiras e fogões. Todos esses lotes já estão em estado de sucata e foram substituídos por novos equipamentos.

O chefe da Divisão de Patrimônio da Prefeitura, Marcos Venicios dos Santos Lopes, falou que em breve o leilão será agendado. “O material todo já foi separado e o leiloeiro púbico já foi solicitado, o valor depreciativo dos bens já está em conclusão e quando todo esse processo for encerrado, estaremos marcando uma data para o leilão”. Explicou, Marcos Venicios.

(Da assessoria da prefeitura)



Vacina contra Hepatite A estará disponível na rede pública



A saúde em Timon vem ganhando uma atenção especial da Prefeitura Municipal, com investimentos em infraestrutura e capacitação dos servidores. A Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SMS) trabalha não apenas para quantificar os atendimentos, mas principalmente para ofertar atendimentos com qualidade à população. A SMS realiza diversos procedimentos na zona urbana e rural.

Durante toda esta segunda-feira (07), no auditório do Centro de Testagem de Aconselhamento – CTA, a Secretaria Municipal de Saúde seguirá dando continuidade às programações dos treinamentos com funcionários da área de saúde de Timon. O tema da capacitação é “Implantação da vacina contra a Hepatite A”. No município, a vacina, que antes só estava disponível na rede privada, a partir deste mês de julho já estará disponível na rede pública.

A Prefeitura segue a rigorosamente às determinações do Ministério da Saúde e está realizando essa reciclagem com os profissionais para demonstrar que Timon está apta a receber as vacinas e imunizar a cidade.

Segundo o Secretário de Saúde de Timon, Márcio Sá, a capacitação é fundamental para que a cidade receba os medicamentos. “Todos os capacitados assinam uma lista, que será enviada para São Luiz – MA, depois de comprovada a realização desta reciclagem, é que conseguiremos trazer as vacinas para o município. A atenção básica é a porta de entrada para uma boa análise da saúde de uma cidade e temos realizado grandes investimentos nessa área, o compromisso de todos nós é ajudar nossa cidade. Com mais esta importante capacitação, conseguiremos as vacinas para imunizar a população”, explicou.

Itelmária Escórcio é Coordenadora do Departamento de Epidemiologia e do Programa de Imunização de Timon, ela detalha quais as determinações que os profissionais da saúde receberão. “Reuniões como essas com enfermeiros, técnicos de enfermagem, e alguns coordenadores da atenção básica e de programa de hepatites serve para reforçar a importância dessa vacina, pois existem muitos casos, e a pesar da maioria dos episódios serem benignos, existem algumas formas fulminantes da doença que podem levar a óbito.”

A coordenadora Itelmária Escórcio comentou também que a secretaria estará repassando, para os profissionais da saúde, todas as informações referentes à vacina como, composição, forma de administração, validade, forma de registro e principalmente qual a público deve ser imunizado. “Devem receber a vacina são crianças de 1 ano há 1 anos e 11 meses e 29 dias, estas essas crianças receberão dose única”, esclareceu a coordenadora.

A Secretaria Municipal de Saúde estará trabalhando todas as formas da hepatite viral junto à população, na última semana do mês de Julho, quando ocorre a Semana Nacional de Controle de hepatites virais.
(da assessoria)




Prazo para o pagamento da cota única do IPTU é até o dia 10













A Prefeitura Municipal de Timon comunica toda sociedade civil que a prazo final para o pagamento da cota única do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU é até o dia 10 de julho (quinta-feira), do ano corrente. A Secretaria Municipal de Finanças (Semuf) informa que aqueles que optarem por realizar o pagamento em cota única receberão um desconto de 25% e aqueles que não optarem pelo pagamento único, poderão parcelar em até 6x, sendo o vencimento das outras parcelas para o dia 10 de cada mês subsequente, até a finalização do carnê.

Segundo o secretário executivo de finanças da Semuf, Raimundo Lima, o pagamento em dia do IPTU se faz necessário para que o município possa retribuir com melhorias para a sociedade. “O pagamento do IPTU é muito importante para todo e qualquer município, pois é através desse tributo que a cidade pode realizar investimentos na área da educação e saúde, por exemplo,” falou.

A Semuf comunica que os carnês já foram repassados aos Correios e aqueles que não receberem em casa, podem solicitar sua guia por meio do novo sistema de emissão de nota fiscal eletrônica “SIAWEB”, que foi criado para proporcionar mais agilidade e rapidez ao contribuinte. Os interessados devem acessar o portal da Prefeitura Municipal de Timon: www.timon.ma.gov.br e se direcionar ao link do IPTU na parte inferior do portal, o contribuinte será encaminhado para a página da Semuf, em seguida ao clicar no link SIAWEB, o colaborador será dirigido para a página de emissão, bastando escolher quais dos serviços demonstrados na página deseja consultar.

Caso encontre alguma dificuldade, o contribuinte deve procurar a Central de Atendimento ao Público (CAP), na sede da secretaria, localizada na Rua Coronel Falcão, Nº 393 no Centro da cidade ou solicitar maiores informações pelo telefone 3212-6701.



Isenção



Segundo o artigo 30 do Código Tributário Municipal vigente, são isentos do pagamento do IPTU o imóvel em algumas situações, como residências que possuam valor venal inferior ou igual a R$ 50.000,00, servidores públicos efetivos do município, propriedades de associações desportivas, recreativas e de assistência social sem fins lucrativos, entre outros, que podem ser informados na Semuf.

As isenções referentes a 2014, no entanto, já foram concedidas, pois a solicitação deveria ser realizada pelos interessados até 31 de dezembro de 2013. Assim, quem não realizou o pedido em tempo hábil não poderá mais solicitar para este ano.

(As informações são da assessoria da prefeitura)

Comentários

postado:
08/07/2014 - 12:13
Como a política é tratada com molecagem, essa gama de candidatos que não tem nem onde cair morto continuam na molecagem!

VÃO TUDIN PEGAR FUMO

postado:
08/07/2014 - 10:59
TODOS ESSES DAÍ VÃO PEGAR FUMO NAS ELEIÇÕES. NÃO SOMOS TROUXAS!!!

PEDRO

postado:
08/07/2014 - 08:39
Blogueiro me pergunto aqui como que Eduardo Oliveira é candidato se ele teve suas contas rejeitadas enquanto vereador? Por favor verifique essa informação.

Danísio ficará na coordenação da campanha de Flávio Dino

07/07/2014 • 16:06

Pré-candidato a deputado estadual pelo PC do B até poucos dias atrás, o vice-prefeito de Timon, Danísio Marabuco, publicou nota na sua página pessoal no Facebook explicando porque não será mais candidato nestas eleições. Contrariando as apostas de muitos de que ele sairia jogando pedras e acusando culpados pela sua desistência, o médico preferiu no seu texto evitar atritos. 

Veja abaixo o texto publicado:


Prezados amigos,

como cidadão, não nego, sempre fui compelido a ser um instrumento de transformação social. Por isso, escolhi como profissão o exercício da medicina e, há 29 anos procuro salvar vidas ou, no mínimo, aliviar as dores dos necessitados.

Há 22 anos adentrei no mundo político por acreditar que nesse ministério teria chance maior de beneficiar mais pessoas com meu trabalho.

Nesse período experimentei vitórias e derrotas, pois diferente da medicina em que a ação, na maioria das vezes, depende apenas da nossa vontade e conhecimento, na política, dependemos muito da vontade popular e também das alianças políticas, muitas vezes complexas, exigindo perseverança, e, por vezes, certa dose de renúncia.

Nos últimos meses, em entrevistas a rádios e postagens em redes sociais, expressei a minha vontade em disputar o próximo pleito eleitoral de 2014 como candidato a deputado estadual, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o qual sou atualmente filiado.

Nosso partido tem 92 anos de luta política, e, pela primeira vez, surge a oportunidade, por meio do nosso companheiro Flávio Dino, de eleger um governador de um estado brasileiro repleto de desafios e mazelas sociais que afligem lastimavelmente ao nosso povo, o Estado do maranhão.

Quanta tarefa de engenharia política esse partido maduro, quase secular, fez e faz para unir a diversidade da oposição maranhense, que nos últimos meses teve interesse próprio contrariado, e, foi diuturnamente tentada a abandonar as bandeiras de lutas sociais, conhecidas por todos. Mesmo assim, todos os componentes oposicionistas se mantiveram firmes em torno de um projeto coletivo de mudança pelo maranhão.

Também chegou a minha hora. Depois de lutar por um desejo pessoal de ser candidato, de ter ido à convenção estadual do partido e de ter protocolado os documentos para ser homologado como candidato a deputado estadual, recebi o convite para trabalhar na campanha do candidato Flávio Dino.

Não abdico dos meus princípios, mas aceito trocar o meu projeto pessoal pelo projeto da coletividade. E, em um gesto de abnegação ao meu desejo momentâneo de ser candidato, opto pelo trabalho e pela unidade da oposição ao atual governo do estado, visando o interesse coletivo.

Agradeço à minha família, aos meus amigos timonenses, às lideranças políticas e aos eleitores maranhenses, as manifestações de apoio e compreensão.

Um abraço e continuemos a luta.



Danísio Marabuco
Vice Prefeito de Timon MAConfira abaixo a íntegra do texto publicado pelo vice-prefeito

Comentários

Jose

postado:
09/07/2014 - 11:16
Agora,como o Brasil entrou em taca,ninguém disse nada,ninguém é responsável,ninguém tem culpa de nada.Os neuróticos de plantão e invejosos,despeitados e derrotistas por natureza,só faltam agora ligar prós radios pagos pelos também DERROTADOS,e colocarem a culpa da taca do Brasil,no prefeito Luciano.E eu não duvido não,quer ver?????

DR. DANÍSIO PENSE NISSO:

postado:
09/07/2014 - 08:23
DR. DANÍSIO, COMO POLÍTICO O SENHOR É UM GRANDE MÉDICO!

Indgnado

postado:
08/07/2014 - 14:30
Belas palavras do Dr. Danisio, mais resta nos saber se ele as colara em pratica, pois vi este filme la no centro da juventude em um discurso seu e que no dia seguinte foi para as radios detonar o governo. o discurso é um a pratica é outra.

FRANCISCO ARISTODENES RIBEIRO

aristodenes_direito@hotmail.com postado:
08/07/2014 - 10:21
Dr. Danísio Marabuco, sábias palavras. Que sirva de lição para quem não sabe administrar ...
  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. ...
  8. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009