Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Polícia começa a ouvir parentes de servidor da prefeitura assassinado

16/09/2014 • 12:06


















A polícia civil começa a ouvir nesta quarta-feira (17) os parentes do funcionário público da prefeitura de Timon, Harry Alves (de óculos na foto acima), que foi encontrado morto no último sábado (13), pela manhã , no meio da estrada vicinal que leva ao povoado São Gonçalo, zona rural do município. O servidor estava com várias perfurações de bala na cabeça.

O delegado de Homicídios de Timon, Ricardo Herlon(foto acima à esquerda), em conversa com o blog do Elias Lacerda informou Harry Alves foi executado no local onde o corpo foi encontrado e pelo número de disparos na cabeça da vítima denota que a execução foi praticada por alguém que estava com muita raiva do servidor público. “ Fala-se extra oficialmente em 8 perfurações na cabeça, mas ainda estamos aguardando o resultado da perícia para saber. Pelos nossos cálculos a execução ocorreu entre duas ou quatro horas madrugada. Ele estava bem vestido, o que nos levar a imaginar que estava em alguma festa”, observou o delegado.

O delegado Ricardo Herlon levantou a situação do funcionário público junto à justiça e descobriu que ele não respondia a nenhum processo criminal em Teresina, onde estava morando atualmente com a mãe, nem em Timon. Ele também não tinha passagem pela polícia.

Ao contrário do que publicamos anteriormente, o funcionário público não foi torturado. Ricardo Herlon contou que os exames iniciais não apresentam sinais de tortura.

A polícia descobriu que Harry Alves havia saído de casa na quinta-feira, dia 11, e na sexta-feira,12, ele teria sido visto no final da tarde comprando um energético num mercadinho próximo ao 3° DP, no bairro São Francisco.

Harry Alves deixou um filho, fruto de seu casamento com uma mulher mas de quem estava separado. O servidor público estava com um novo relacionamento.

Com os depoimentos que vão pegar junto a amigos e parentes, o delegado Ricardo Herlon espera obter mais informações sobre o funcionário público que permita montar o quebra cabeça que vai lhe fazer chegar ao autor do assassinato de Harry Alves.

Comentários

sebastião oliveira

postado:
16/09/2014 - 15:57
Ninguém iria matar outro assim com raiva sem motivo, espera que a polícia chegue aos autores.

VURUM PUM PUM DO CENTRO

postado:
16/09/2014 - 13:43
RAPAZ, É MAIS UM ASSASSINATO QUE EU DUVIDO SE VAI SER SOLUCIONADO NA JUSTIÇA. AQUI NO MARANHÃO A COISA TA RUSSA, POIS FALTA TUDO: AGENTE, DELEGADO E PM.

Sarney fará seu trabalho em favor de Lobão Filho

15/09/2014 • 22:19

Como sempre fez ao longo da sua história política no Maranhão em véspera de eleições, o grupo Sarney reunirá amanhã seus aliados em São Luis. A reunião que contará com o mais emblemático de seus expoentes, o ex-presidente José Sarney, é para bolar estratégias e anunciar o que o grupo pretende para esta reta final de campanha. Para o evento foram convidados prefeitos aliados, candidatos a deputado estadual, federal e ao senado, além, é claro, do candidato a governador Lobão Filho. A governadora Roseana Sarney, o vice-presidente da república, Michel Temer e o ministro das minas e energia, Edison Lobão, também devem marcar presença no encontro político que vai tratar das eleições 2014 no estado.

Líder da mais antiga oligarquia política no poder no Brasil, o senador José Sarney não é candidato nestas eleições e terá tempo de sobra para se dedicar ao que mais gosta de fazer: O trabalho de articulação política interna de bastidores. Nesta terça-feira,16, além do ato político e público, o senador pelo Amapá terá encontros reservados com lideranças visando fortalecer a candidatura de Lobão Filho.

Mesmo sendo reconhecido como um homem habilidoso na arte das negociações políticas, Sarney, o octogenário de 83 anos de idade e 58 anos de mandatos consecutivos, não tem nada de especial ou genial. Suas virtudes principais é ser um homem conciliador e que costuma valorizar seus aliados, uma qualidade que lhe tem ajudado muito a se manter no poder no estado.

Outro fator que conspirou ao longo dos anos em favor do ex-presidente Sarney e seu grupo foi a incapacidade da oposição em se unir, uma situação que não ocorre na eleição atual, pois Flávio Dino conseguiu reunir 09 partidos com nomes importantes da política estadual na sua base de apoio. É um feito inédito.

Historicamente a eleição de 5 de outubro já está sendo apontada como a mais difícil da história para o grupo liderado pelo ex-presidente da república José Sarney.

Mas não se enganem: O favoritismo de Flávio Dino nas pesquisas não significa eleição ganha. O grupo Sarney não entregará fácil. Para tanto, o representante maior da oligarquia no estado não pára de se movimentar.

Informações colhidas pelo blog do Elias Lacerda junto a fontes integrantes da campanha de Lobão Filho dão conta que o otimismo é perceptível entre os coordenadores da campanha do candidato do PMDB e os mais próximos e bem informados amigos do clã que domina o Maranhão há 50 anos.

O que estariam pretendendo fazer para mudar o quadro atual de favoritismo da oposição, poucos sabem. Sarney, com certeza, é o que sabe mais. O que vazou para a imprensa dá conta que o grupo pretende liberar os convênios de centenas de milhões de reais que o governo do estado fez com as prefeitura, mas que a justiça havia bloqueado. Outra estratégia seria trabalhar mais intensamente nas pequenas cidade. Curiosamente eram nesses pequenos municípios onde o grupo conseguia vitórias esmagadoras, mas ironicamente agora virou um problema com o avanço da candidatura do comunista Flávio Dino.

Amanhã a base de apoio de Lobão Filho com certeza terá novidades e no centro das articulações terá o senador José Sarney, um homem que mesmo com mais de meio século de atividade política, parece nunca se cansar. Sua performance nesta reta final de eleição é a prova maior de que o velho oligarca não deixou de ser candidato ao senado pelo Amapá porque se sentia cansado, como ele próprio chegou a dizer na imprensa nacional. Em verdade sua desistência ocorreu por absoluta falta de condições de ganhar as eleições neste ano. Sábio José Sarney. Desistiu na hora certa, mesmo que ainda não tenha vestido de vez o pijama...



Prefeitura entrega a creche do residencial Novo Tempo




























A Prefeitura de Timon entregou nesta segunda-feira (15), aos moradores do bairro Novo Tempo, a creche Zilda Arns Neumann. O local já estava em funcionamento desde o início do ano atendendo cerca de 150 crianças da pré-escola e ensino fundamental e agora, com a entrega oficial e a chegada de novos materiais, será possível atender crianças na modalidade creche de tempo integral.















A solenidade teve início com uma apresentação artística de alunos e convidada. Estiveram presentes o Prefeito de Timon, Luciano Leitoa, a secretária de educação, Dinair Veloso, demais secretários convidados e vereadores, além de pais de alunos e a comunidade em geral que reside no bairro Novo Tempo.

O prefeito comentou aos presentes sobre a satisfação em oferecer aos moradores do local segurança e conforto no atendimento de seus filhos. “Se nós quiséssemos fazer, por fazer, de qualquer jeito, poderia ser, que tivéssemos entregue antes, mas tivemos a preocupação de poder fazer dentro dos critérios exigidos para que se faça uma creche como essa. Além disso estamos entregando uma creche climatizada, e em breve também com monitoramento de câmeras para que possamos oferecer mais segurança aos pais e alunos”, disse o prefeito.

O local já está em funcionamento desde o início do ano atendendo alunos de 4 e 5 anos na pré-escola e uma turma de ensino fundamental, que é anexo da U. E. Firmo Pedreira. Com a chegada de novos equipamentos, materiais e climatização das salas, o local passará a atender alunos de 2 e 3 anos na modalidade creche de tempo integral. De acordo com a secretária de educação, Dinair Veloso, “Os 80 alunos que serão assistidos em tempo integral terão 15 professores para atendê-los, porque a função da creche é muito além do cuidar, mas também do educar”, disse a secretária de educação.

O funcionamento integral do escola se dá pela chegada de todo o mobiliário e materiais que poderão auxiliar no dia a dia dos pequenos. Além de mesas, cadeiras, armários e brinquedos novos as crianças terão acesso a merenda escolar de qualidade e poderão estudar em salas climatizadas que proporcionaram mais conforto no atendimento.
(Da assessoria da prefeitura)



Policiais civis vão parar atividades na quinta e sexta próximas



O Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol) e a Associação dos Servidores da Polícia Civil do Estado do Maranhão (Aspcema) reuniram a categoria para uma Assembleia Geral, na tarde desta sexta-feira (12), em frente ao Plantão Central da Beira-Mar. Durante a assembléia, foi deliberado que os policiais civis do Maranhão farão uma paralisação de advertência por 48 horas, nos dias 18 e 19 deste mês – quinta e sexta-feira.

Ainda na assembléia, ficou decidido que haverá uma nova paralisação, a ser realizada nos dias 24, 25 e 26, também deste mês. Após as eleições, os policiais civis prometem parar suas atividades novamente, desta vez por uma semana, de 13 a 17 de outubro. “Caso nenhuma das reivindicações seja atendida, já está convocada nova Assembleia Geral para o dia 17 de outubro, onde será deliberada greve geral por tempo indeterminado”, anunciou Heleudo Moreira, presidente do Sinpol.

Entre as principais reivindicações está a implantação da Gratificação de Dedicação Exclusiva, cuja sentença transita em julgado. Além disso, são várias as dificuldades enfrentadas pela categoria na capital e no interior do Estado, principalmente pela falta de estrutura das delegacias. O efetivo reduzido também tem se tornado um problema cada vez mais evidente.

Segundo o presidente do Sinpol, amanhã (15), será enviada uma comunicação para o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, informando a definição da Assembleia Geral. O presidente da Aspcema, Amon Jessen, declarou que a Polícia Civil do Maranhão encontra-se muito debilitada pela falta de investimentos do Estado.
(Do blog do John Cutrim)



Agentes de saúde agradecem ao secretário Márcio Sá pelas conquistas alcançadas



O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, esteve hoje (15) no Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (SINACST), para participar de assembleia com os agentes. O convite para participar da reunião foi feito ao gestor da Secretaria Municipal de Saúde pelos agentes, que aproveitaram a ocasião para manifestar agradecimentos pelas intervenções do governo municipal em favor da categoria e reforçar a parceria entre a Prefeitura e a entidade.

Durante o encontro, os membros do SINACST falaram da satisfação em ter sua principal reivindicação atendida pela Prefeitura Municipal: o recebimento do pagamento em dia. Isso será possível graças ao compromisso firmado pelo governo municipal em adiantar, com recursos próprios, o pagamento dos agentes, e não mais esperar pelo repasse do Ministério da Saúde. Assim, quando a verba federal chegar ao município, será feito o ressarcimento e os ACS já estarão com o salário atualizado.

O presidente do Sindicato, Iglesias Alves, relembrou outras conquistas alcançadas pelos colaboradores em parceria com o município. “Hoje temos recebido o PMAQ, protetor solar e fardamento, e agora receberemos nossos salários em dia. Precisamos ser parceiros do município, fazer a nossa parte e contribuirmos o quanto pudermos", comentou ele.

O secretário Márcio Sá falou sobre a importância do trabalho desempenhado pelos agentes para o bom funcionamento da atenção básica de saúde. “Os agentes são uma das principais peças para a atenção básica. Muito foi feito e muito ainda iremos fazer. Atualmente, temos 11 milhões de reais em investimento nas obras da saúde do município. A atualização salarial dos agentes será feita a partir deste mês, rigorosamente em dia, e isso é uma conquista de todos nós, tanto para vocês quanto para o município”, comemorou.

(Da assessoria da prefeitura de Timon)



Espaço Elabella unha e Corpo


O espaço ElaBella Unha e Corpo, localizado ao lado da Câmara Municipal em Timon, tem o melhor em designer de unhas para as mulheres mais exigentes. O salão ainda trabalha com SPA dos pés e mãos, banho de lua, unhas postiças, unhas de porcelana, designer de sobrancelhas, dentre outros serviços.

Nas Terças, Quartas e Quintas- Feira você tem 20% de desconto nos serviços de manicure e pedicure.

Agende já o seu horário pelos telefones: (86) 3212-5043/8800-4441 e venha conferir os serviços disponibilizados pelo salão.

Comentários

joserisvaldo

postado:
17/09/2014 - 06:45
Q venha o senhor José Sarney não nos amedronta porque moral não quer dizer dinheiro, afinal depois do cartão vermelho que o Sr. Recebeu no senado do senador Eduardo Suplicy Por conta de suas politicagem e corrupção, aqui no Maranhão o Sr e sua turma há de ser expulso é nas urnas.

santos

Santos @hotmail.com postado:
17/09/2014 - 00:19
Sempre sarney vc é o cara.

POR MIM SARNEY HÁ DE VIVER MAIS 50 ANOS

postado:
16/09/2014 - 13:45
FÉ EM DEUS ESSE VEIN VIVA POR MUITO TEMPO. QUANTA COISA BOA ELE TROUXE PARA NOSSO MARANHÃO. O SEU GRANDE LEMA FOI " GOVERNAR É ABRIR ESTRADAS" PRA FRENTE MARANHÃO! VALEU SARNEY. TE ADORO MUITO

gilvan oliveira

postado:
16/09/2014 - 09:32
Muito boa análise sobre o velho oligarca, senhor elias lacerda.

jesualdo silva

postado:
16/09/2014 - 09:28
58 anos de mandato consecutivo do sarney, elias? sinceramente, ninguém merece mais isso aí.

silvana

postado:
16/09/2014 - 09:25
Vamos tirar o maranhão do feudalismo, minha gente, chega de Sarney, ninguém aguenta mais!

SARNEY o DEUS da POLÍTICA

postado:
16/09/2014 - 09:17
SARNEY VC É O MÁXIMO. VIVA O 15

Maranhense

postado:
16/09/2014 - 08:58
A política no Estado do Maranhão virou LEILÃO: quem dá mais leva.

Maranhense

postado:
16/09/2014 - 08:57
É muito fácil fazer política usando dinheiro público para benefícil próprio. Isso ainda é mais vantajoso num Estado como o Maranhão, onde muitos ainda votam nesses tipos de políticos.

PENSE NUM POLÍTICO

postado:
16/09/2014 - 08:47
RAPAZ, SEM PALAVRAS PARA DESCREVER ESSE GRANDE HOMEM, GRANDE POLÍTICO E GRANDE POETA QUE FOI, É E SEMPRE SERÁ O EXCELENTÍSSIMO SENHOR E EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA ,JOSÉ SARNEY. TE AMO SARNEY, E QUEIRA DEUS VC AINDA FAÇA PARTE DESSA CONJUCTURA SÓLIDA POLÍTICA QUE EXISTE AQUI NESSE MARANHÃO. SE DEPENDER DE MIM, LOBÃO FILHO SERÁ ELEITO, GRAÇAS A TE, SARNEY. O POVO TE AMA MESMO TE ODIANDO.

OBSERVO

postado:
16/09/2014 - 07:37
Parabens Marcio Sá, seu trabalho tem feito a diferença na administração do Prefeito Luciano, vc é um dos poucos secretarios que podemos ver nas ruas, buscando melhorar. Continue assim...

Feliciano Alves

felicsobri postado:
16/09/2014 - 06:41
Só vi um homem enfrentar Sarney chamar se Petronio Portela. Depois que morreu Sarney mandou no nordeste todo. E chegou Presidente, passando por cima de Antônio Carlos Magalhães e Tancredo Neves. Não muito fã da família Sarney. Mais pense duas vez maranhense olhe o exemplo do Piauí , depois que perderam Petronio Portela , não tem político forte sem poder em Brasília. Todos com rabo preso.

Miguel Arcanjo

postado:
16/09/2014 - 00:20
Sarney, importante? P... nenhuma, mas corrupto sim. Flávio Dino, abre o olho porque a raposa velha está solta. Do jeito que as coisas estão, somente a mão dele te tira!

francisco silva

postado:
15/09/2014 - 23:03
A oposição não pode dormir, Sarney ainda é homem importante na cena política do estado. Abre o olho, Flávio Dino!

Gustavo pereira

postado:
15/09/2014 - 22:48
Esse velho do Sarney deviria era curtir sua velhice e parar de fazer politica, porque seu trono tá acabando.

Oficial de Justiça denuncia serviço da Cemar

15/09/2014 • 15:44

O oficial de justiça de Timon, Joel de Sousa Silva(foto ao lado), está na bronca com a Cemar, a Companhia Energética do Maranhão. Na semana passada ele teve sua residência, que fica na avenida Brasil, no bairro Mangueira, violada por funcionários a serviço da empresa que procuravam saber se o mesmo desviava energia elétrica.

De acordo com relatos do oficial de justiça que denunciou a situação ao blog do Elias Lacerda, técnicos a serviço da Cemar quebraram sua calçada e destruíram um eletroduto atrás do fio elétrico que alimenta de energia a casa.

Joel de Sousa Silva não estava em casa e o trabalho dos técnicos foi realizado sem a autorização do mesmo, mas apenas de uma empregada que estava na residência.

O oficial de justiça acredita que o trabalho dos técnicos pode ter sido originado em virtude de ter havido uma redução no consumo de energia de sua casa, um fato perfeitamente explicável após um de seus filhos ter se casado e deixado a residência para morar com a esposa.

Na opinião do funcionário do judiciário local, toda essa situação poderia ter sido evitada com uma simples conversa. Joel de Sousa Silva diz ter se sentido constrangido com o serviço dos técnicos, pois chamou a atenção da vizinhança, sem falar que lhe causou também prejuízos materiais.

“Espero que o Ministério Público ou outro órgão de defesa do consumidor intervenha para evitar esse tipo de abuso praticado pela Cemar”, protestou o oficial de justiça em conversa com o blog do Elias Lacerda.


Eduardo Oliveira apresentou Chiquinho Escórcio como seu federal
















O candidato a deputado estadual Eduardo Oliveira (PSL) em reunião realizada na noite de sábado (13), na sede do Partido Social Liberal – PSL, na Rua Lourdes Carlos de Oliveira (antiga Rua 30), 614, no Bairro Santo Antônio, em Timon, apresentou aos militantes e convidados o deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) como seu parceiro numa dobradinha em busca de votos nas eleições do dia 5 de outubro próximo.

Estiveram fazendo parte da mesa de honra, Carlos Alberto Pereira de Oliveira (presidente do PSL de Timon); Arimatea Carvalho, o Ari (secretário-geral); Antônio Moura, o Mourinha (militante do PSL); Professor Manoel (militante do PSL); Marco Simão (coordenador geral da campanha em prol do candidato ao governo do Maranhão, Lobão Filho, em Timon); Eduardo Oliveira, ex-vereador e candidato a deputado estadual); Evandro Sarney e Chiquinho Escórcio (deputado federal e candidato a reeleição).

O evento teve a abertura oficial feita pelo presidente do PSL de Timon, o contabilista, sociólogo pela UFPI e bacharel em Direito, Carlos Alberto Oliveira, o Carlão, que agradeceu as presenças de todos e a confiança depositada nos candidatos a deputados Eduardo Oliveira e Chiquinho Escórcio. “Sou defensor da democracia e, por isso, o nosso partido apresentou a candidatura de Eduardo Oliveira, como mais uma opção para os timonenses. E nosso entendimento em apoiar a reeleição do deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) foi o compromisso feito por ele com a cidade de Timon e hoje estamos aqui reafirmando isso em público”, disse o presidente do PSL, Carlão.

O suplente de deputado estadual pelo DEM, Sousa Bizú, aproveitou o momento para declarar apoio aos candidato Eduardo Oliveira (deputado estadual) e Chiquinho Escórcio (deputado federal).


Discursos


Durante seus discursos tanto Eduardo Oliveira quanto Chiquinho Escórcio foram amplamente aplaudidos pelos militantes do PSL timonense.


Chiquinho Escórcio


O deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB), com o seu estilo de homem corajoso e sem papas na língua, disse que anda em Timon há muito tempo, desde quando era assessor do saudoso senador Alexandre Costa que contribuiu com a construção da passarela da Ponte Velha para que os timonenses pudessem ir e voltar de Teresina com mais segurança, sem correr o risco de serem atropelados por veículos e o trem. Até porque, antes da construção da passarela os ciclistas e pedestres dividiam o espaço central da Ponte Velha com os veículos e o trem de carga.

“Fui sub-relator do projeto que criou o Programa Mais Médicos, lutei pela criação de vagas no curso de medicina para as cidades de Imperatriz, Bacabal e Pinheiro. Estou no Congresso Nacional para trabalhar e não para dormir; sou chato, mas, brigo e exijo respeito ao meu Maranhão”, lembrou ele.

Chiquinho Escórcio finalizou dizendo publicamente que Eduardo Oliveira e seu grupo político terão a partir deste encontro um “padrinho” de verdade na defesa do povo de Timon na luta por melhorias para o desenvolvimento do município. “Aqui reafirmo o meu compromisso com Timon”, garantiu Chiquinho Escórcio.


Eduardo Oliveira






















































Por sua vez, finalizando o evento, o candidato a deputado estadual pelo PSL, Eduardo Oliveira, bastante eufórico disse que sempre teve o desejo de sair candidato a deputado estadual, não como uma questão meramente pessoal, mas, tendo certeza que com um mandato em nível de estado pode fazer mais por Timon.

“Como vereador participei das comissões mais importantes da Câmara Municipal. Fui autor da lei que proíbe o uso de celulares nas dependências das agências bancárias e da que obriga os bancos a dispor banheiros e bebedouros para seus clientes. Como também a lei que obriga o município de Timon a doar fraldas geriátricas e a proteger as crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais", disse Eduardo Oliveira, relembrando sua atuação como parlamentar no Legislativo Municipal.

Mais adiante, Eduardo Oliveira garantiu que “se eleito, será um defensor da Região dos Cocais. Além disso, será intransigente na Assembleia Legislativa, pois exigirá respeito ao povo desta região do Maranhão”.

Ele destacou como alerta aos eleitores timonenses: “Quero aqui finalizar alertando a vocês que tiraram um pouco do seu tempo para nos ouvir. O meu alerta a vocês é que tenham cuidado com os compradores de votos, hoje eles aparecem e amanhã somem porque não tem compromisso com ninguém”, desabafa Eduardo Oliveira, ao final do seu discurso.

(da assessoria do PSl de Timon)

Comentários

Teresa

Anateresa_oj@hotmail.com postado:
16/09/2014 - 15:49
Sr. Jorge o que estar em questão aqui não é a profissão do consumidor ou a sua paternidade de quem que seja....o jornalista apenas qualificou o consumidor que sofreu a agressão...como poderia ter sido um professor,engenheiro,gari,zelador,etc....o que estar em questão foi o abuso cometido pela cemar q antes de ter causado os danos tantos materiais e morais ao consumidor...poderia ter solicitado informações do porquê da diminuição do consumo...que foi o fato de ter diminuído um morador da residência...fica o alerta também que é perigoso tentar economizar energia...pois a cemar pode entender q se estar furtando energia..#ficadica.

AGORA EU QUERO VER SE CONDENA EM UM SALÁRIO!!

postado:
16/09/2014 - 13:41
MANDA PRO JUIZADO. VIRARÁ JURISPRUDÊNCIA BOA!!!

gilmar

postado:
15/09/2014 - 22:54
tá certo o oficial de justiça a cemar abusa mesmo com o serviço desses terceirizados. Eles ganham pelo que descobrem de fraude.

pedro augusto

postado:
15/09/2014 - 22:36
Com fé em Deus esse Chiquinho Escocio não vai ser reeleito..politico péssimo.

Jorge Alves

Jorge Alves postado:
15/09/2014 - 18:37
O sr. consumidor da CEMAR, que teve sua residencia violada, está completamente certo e deve mesmo acionar a empresa judicialmente. Só não concordo com o "Oficial de Justiça" à frente do nome. Seus direitos são invioláveis, independente de sua função ou cargo. Não existe mais espaço para "carteiradas" nos dias de hoje. Eu mesmo sou o pai do Coelho da Páscoa e não vivo alardeando o fato.

Vereadores explicam lei aprovada e situação do SAAE

14/09/2014 • 22:06






















Vereadores da Câmara Municipal de Timon liderados pelo presidente da casa, Chagas Cigarreiro, procuraram o blog do Elias Lacerda para esclarecerem sobre a lei que aprovaram na última quarta-feira,10, que trata sobre a terceirização dos serviços na administração municipal. De acordo com eles, alguns veículos de comunicação estão distorcendo os fatos ao afirmarem que os mesmos teriam vendido o SAAE.

“O que nós fizemos foi aprovar um projeto de lei que autoriza o executivo a fazer concessão pública para a iniciativa privada executar   alguns serviços públicos do município através de uma agência reguladora que controlará essa Parceria Público Privada”, explica o vereador José Carlos Assunção.

Os vereadores observaram que a parceria poderá ser feita não somente no serviço de abastecimento d’água, mas também em outros. Entretanto, ressaltam que devido as condições financeiras em que se encontra o SAAE, este deverá ser um dos órgãos a ser objeto de análise para essa perspectiva.

Mergulhado numa crise financeira, o SAAE de Timon já não consegue mais responder com investimentos as demandas do abastecimento d’água com o crescimento populacional da cidade. Com arrecadação de aproximadamente 700 mil reais por mês, após pagar encargos, salários, telefone e energia, a direção do órgão ver sobrar mensalmente em torno de 80 mil reais para investimentos, valor irrisório diante das demandas do setor.

Sucateado financeiramente ao longo de sua história para eleger inúmeros candidatos, seja a deputado federal, estadual e até prefeitos, o SAAE é uma autarquia desprotegida, presa fácil para maus gestores públicos . Os parlamentares entendem que uma Parceria Público Privada poderá tornar o órgão eficiente, restabelecendo sua saúde financeira e possibilitando investimentos que solucione as crises do abastecimento d’água na zona urbana.

“Nada será feito sem ampla discussão com a sociedade. Uma audiência pública para debater o problema será realizada e entidades da sociedade civil organizada, assim como membros do ministério público, judiciário, igreja e outros segmentos poderão opinar e decidirem sobre a concretização ou não da Parceria Público Privada para os serviços de abastecimento dágua da cidade. O que não queremos é o uso político da situação para deturpar, distorcer. O que está em discussão é o futuro do abastecimento dágua, serviço essencial para a população”, disse Uilma Resende.

Os vereadores ressaltaram que a concessão pública se autorizada será feita através de uma licitação onde a empresa ganhadora deverá se comprometer a investir cerca de 200 milhões de reais, sendo parte deles para a construção de uma Estação de Tratamento dágua, e retomar a combalida obra da rede de esgotos que foi iniciada na gestão Socorro Waquim tendo aberto buracos em várias ruas da cidade para instalação de canos e nunca funcionou, um problemão herdado pela atual gestão de Luciano Leitoa.

“Serviço público essencial não dá para ter política pelo meio. Veja o exemplo da Cemar. Depois que foi privatizada se tornou uma das mais eficientes do setor elétrico no Brasil. Queremos ver o SAAE com este mesmo conceito e com uma vantagem em relação a Cemar: O órgão de Timon não será vendido. A empresa será a concessionária do serviço por alguns anos, que podem ser por 20 ou 30 anos, sendo que após o término do contrato os investimentos feitos passarão a pertencer ao município”, observou José Carlos Assunção.



Situação dos servidores do SAAE



Entre os servidores do SAAE há uma certa apreensão, mas de acordo com os vereadores, os funcionários do órgão não terão prejuízos, pois eles poderão optar em permanecer na autarquia ou pedir suas transferências para qualquer outro órgão municipal.


Agência reguladora


Os vereadores também explicaram que a concessão não deverá ocasionar aumentos exorbitantes nos preços das tarifas, pois existirá uma agência reguladora municipal para fiscalizar todas as medidas da empresa ganhadora da licitação. Nela haverá representantes do executivo, ministério público, câmara municipal e sociedade civil organizada para evitar distorções e abusos.

“Tomaremos todas as medidas cabíveis de proteção contra abusos. Abastecimento dágua é coisa séria. Vivemos uma crise nacional neste setor que atinge diversas cidades do país. Precisamos discutir esse assunto com responsabilidade para o bem de nossa cidade”, observou o vereador Chagas Cigarreiro.


Nova pesquisa: Flávio Dino tem o dobro de intenções de voto de Lobão Filho


A três finais de semana da eleição, nova pesquisa de intenção de voto apresenta vitória no primeiro turno de Flávio Dino, candidato da Coligação Todos pelo Maranhão. A pesquisa Exata/TV Guará/Fiema divulgada neste domingo (14) aponta Flávio Dino com o dobro das intenções de voto de Edinho Lobão: 56% a 28%.

Os candidatos Saulo Arcâagelli, Zéluis Lago, Antônio Pedrosa e Josivaldo Corrêa tiveram 1% cada um. Brancos e nulos tiveram 6%. E 6% dizem não saber ainda em quem votar.

Considerando apenas os votos válidos, o candidato Flávio Dino tem 63% das intenções de voto contra 31% de Edinho. Os outros candidatos somam 6%.

O questionário da pesquisa Exata/TV Guará/Fiema está registrado sob protocolo MA-0045/2014 e ouviu 1.400 mil pessoas em 45 municípios maranhenses entre os dias 9 e 13 de setembro.



Ampla vantagem



Em todas as pesquisas realizadas até o momento, Flávio Dino aparece na frente, mesmo na pesquisa Ibope, contratada pelo grupo Sarney. Flávio Dino vem se destacando nacionalmente no cenário político por contra da luta contra a oligarquia, e veículos nacionais já destacam a queda da família Sarney.

Se a eleição fosse hoje, Flávio seria eleito no primeiro turno – um cenário que vem sendo confirmado por todas as pesquisas registradas e divulgadas até agora.

Edinho Lobão não tem conseguido mudar seu índice de rejeição (39%), mesmo após a campanha na televisão. Suas propostas não têm sido bem aceitas pela população e o recente escândalo da Petrobras envolvendo seu pai, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, piorou ainda mais o cenário para o candidato.


Universidade de Timon terá Semana da responsabilidade social


O Instituto de Ensino Superior Múltiplo- IESM, tem enquanto missão, servir à comunidade provendo conhecimentos e gerando recursos importantes para o desenvolvimento científico, econômico, profissional, social e cultural de Timon e região, buscando ainda contribuir para o bem estar da sociedade, de modo a participar no esforço pela melhoria da qualidade de vida da população, defendendo a expressão e o cumprimento da verdade. O alcance dessa missão se dá através da elaboração, execução e avaliação de seus projetos e propostas educativas apresentadas por esta Instituição de Ensino Superior à sociedade.

Assim, orientada pela ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior) realiza no período de 15 a 20 de Setembro de 2014 uma mostra dos projetos e serviços ofertados pelo IESM.

Diversas atividades e serviços serão ofertados gratuitamente, durante esta semana, desde Minicursos; Projeção de vídeo para alunos de Escolas da Rede Pública de Ensino; Campanhas de Doação de Sangue; de Recolhimento de aparelhos Eletro- eletrônicos em desuso, beneficiando a instituição: Movimento pela Paz na Periferia, e Arrecadações de Alimentos não perecíveis; Produtos de higiene pessoal.

As arrecadações beneficiarão instituições sociais da cidade de Timon- MA, dentre estas o Centro Casa de Palha e a Fundação Cordeiro de Deus. Além de um Dia de Campo na Comunidade Piranhas.

Para tanto convidamos a população de Timon e região a participar destes eventos com especial atenção às atividades programadas para o dia 20 de setembro próximo (Sábado), quando neste dia as atividades iniciam-se às 7h, com Caminhada da solidariedade, com a concentração na Praça São José- destino sede do IESM. Percurso da caminhada: Praça São José; Avenida Getúlio Vargas; Avenida Piauí; Avenida Francisco Carlos Jansen; Avenida Boa Vista.

Ao chegar na sede do IESM, diversos serviços gratuitos serão ofertados das 09h 30 min. às 13h. Desde serviços de atendimento de saúde, atividades recreativas, apresentações culturais, até consultorias médicas.

Participe, sua presença fortalece o compromisso do IESM com a sociedade.


Informes rápidos do blog do Elias Lacerda


“Fabetes “ inovam na campanha de Fábio Macedo






























As “Fabetes” é o que há de mais novo na campanha dos candidatos a deputados estaduais em Timon. Idealizadas pelo advogado Mauro Serra, o principal apoiador da candidatura de Fábio Macedo no município, as belas e jovens garotas devidamente uniformizadas, usam os dizeres na camisa: “Já que santo de casa não obra milagre, vote 12121”.

As garotas terão um trabalho especial nesta campanha. E o pontapé inicial foi dado na última sexta-feira,12. Elas distribuem panfletas de Fábio Macedo e tentam convencer eleitores a votarem no candidato em restaurantes, universidades e escolas públicas e privadas da cidade.

Em conversa com o blog do Elias Lacerda, o advogado Mauro Serra informou que a receptividade dos eleitores com o trabalho das “Fabetes” não poderia ser melhor.

30 garotas estão realizando essas atividades.



Bicho preguiça






A Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolve trabalho de captura de animais silvestres que estejam na zona urbana de Timon. Na semana passada os fiscais daquela pasta atenderam chamado de moradores do bairro Parque Alvorada para captura de um bicho preguiça.



O animal foi levado e solto em local seguro na zona rural do município. A secretaria não divulga onde o animal é solto para garantir a segurança do mesmo.



Os fiscais do órgão atendem chamados para recolhimento de animais silvestres na zona urbana pelo telefone 86- 8839-6750.



Os fortes engolem os fracos



É opinião comum entre os analistas da política de que é muito importante os candidatos mostrarem força na reta final de campanha.Nesta etapa é comum o eleitor fazer uma análise de cenário e boa parte deles termina por optar pelo voto útil, ou seja, vota naquele candidato que tem mais perspectiva de ganhar a eleição.

Isso não ocorre com todos os eleitores, mas com um percentual importante deles.
É nesta hora que os fortes acabam por engolir os fracos...



Urnas eletrônicas



Os coordenadores da campanha do candidato a governador Flávio Dino estão em alerta. Eles estão temerosos que o empresário Luis Carlos Catanhede, dono da empresa ganhadora da licitação para administrar as urnas nas eleições possa influenciar no resultado final do pleito.De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o empresário dono da Atlântida Serviços Gerais , ganhadora da licitação para prestar serviços de manutenção das urnas e repasse de dados ao Tribunal Regional Eleitoral, mantém estreitas ligações com a família Sarney e com o próprio candidato Lobão Filho, principal adversário de Flávio Dino.

O ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa, é um dos políticos da oposição que acredita na vulnerabilidade do sistema eleitoral através das urnas eletrônicas. Para ele, é motivo de preocupação a situação.

Precavido, o PC do B está recambiando técnicos da área para fiscalizar o sistema. De Timon, alguns com formação em tecnologia da informação, estão trabalhando para evitar que aconteçam possíveis fraudes no dia 5 de outubro.

Comentários

wesley santos

wesley2.6@hotmail.com postado:
16/09/2014 - 10:13
Porque será que meus comentários não são divulgados? Abram os olhos, timonenses: a privatizaçao só vai só irá encarecer as contas de água. Visitem o site da empresa visitada pelo prefeito e vereadores e confiram as tarifas adotadas pela empresa.

augusto oliveira

postado:
15/09/2014 - 21:38
Rafaeletes, alexandretes, que venham outras "etes"é bom tê-las numa campanha, limpa a vista, faz bem aos olhos.

DENIS SERVIO

deniservio@hotmail.com postado:
15/09/2014 - 19:21
SÓ RECLAMA DESSE PROCEDIMENTO QUEM TEM ÁGUA A VONTADE EM CASA TODAS AS HORAS.TEM NEGUIM AÍ QUE ENCHE A PISCINA TODA SEMANA, ENQUANTO AS PESSOAS DA PERIFERIA TEM ÁGUA SÓ POR ALGUMAS HORAS DEVIDO O USO IRRESPONSÁVEL DESSES QUE SÃO CONTRA ESSA PARCERIA. TÃO CERTOS OS VEREADORES. ÁGUA PRA TODOS.

postado:
15/09/2014 - 17:55
As fabetes sao gatas

renato postado:
15/09/2014 - 17:25
é dizem que santo de casa nao faz milagres mais tem uma dessas garotas que a mãe é assistente social no caps infantil

Silmar Braga

silmarbraga1313@yahoo.com.br postado:
15/09/2014 - 15:37
Pra mim os vereadores e o nosso prefeito estão assinando com esse ato de Privatizar o SAAE um atestado público de IMCOMPETENCIA, porque se uma empresa da iniciativa privada tem o interesse de compra uma autarquia como o SAAE é porque ver nela as condições reais de um bom lucro. Então o que falta e gerência do Governo pra render mais... E assim atender a demanda do sistema fornecendo água com quantidade e qualidade. Não quero parecer abusado mais é preciso lembra-se da promessa de campanha, pois quem não lembra a proposta de construção de um sistema de tratamento d’água para atender a demanda crescente da cidade. Hora me digam a atual administração não acredita mais na viabilidade da promessa feita em campanha?

Joserisvaldo

postado:
15/09/2014 - 12:29
Flavio Dino mostra sua capacidade de governar Estado do Maranhão pelo seu Perfil profissional e as experiencia internacional que traz na sua bagagem. É notável que ate na maneira de falar o suave discurso demonstra respeito aos adversários e se mantem numa linha ética quando se dirigem respeitosamente ao responder os ataques dos oligarcas. Comportamento parecido com o do Então Ex Deputado Federal, Ex Dep. Estadual, Ex Secretário do DEINT e Atual Prefeito de Timon (PSB) Luciano Leitoa.

COVARDIA TEM NOME

postado:
15/09/2014 - 11:04
VOTAR NA APROVAÇÃO DA PRIVATIZAÇÃO É UMA COVARDIA!!

SOU LOBÃO até morrer!!!

postado:
15/09/2014 - 11:03
VIVA O 15. TE AMO 15. PRA SEMPRE 15

gilberto costa

postado:
15/09/2014 - 09:10
Só com a terceirização esse saae vai sair do buraco, todos que entram lá saem ricos e a a população ainda paga pelo péssimo serviço da água.

gilmar

postado:
15/09/2014 - 09:05
Essa história das urnas vai render, todo cuidado é pouco com essa antiga oligarquia do sarney, não é brincando que ela está há 50 anos no poder, mas com essas espertezas.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

postado:
15/09/2014 - 07:37
Por que a oposição no Maranhão se preocupa tanto com fraude? Será se os prefeitos eleitos pela oposição em 2012 foram eleitos por meio de fraudes nas urnas eletrônicas?

postado:
15/09/2014 - 07:23
Vereador essa crise financeira do SAAE está sendo causado pelo próprio governo municipal, com o mal gerenciamento propositadamente para confundir a população e transparecer a viabilidade da PRIVATIZAÇÃO. Não adianta querer justificar o injustificável, pois toda a população está sabendo que existe interesse pessoal por trás de fodo esse engodo.

timonense

postado:
14/09/2014 - 23:10
É prego batido e ponta virada.

silva filho

postado:
14/09/2014 - 23:02
Foi a matéria mais bem feita que vi sobre o nosso saae, tudo isso aí é verdade, que venha a terceirização, Timon sairá na frente dessa forma garantindo futuro melhor para a cidade.

Funcionário da prefeitura é torturado e assassinado

14/09/2014 • 09:01

O funcionário público da prefeitura de Timon, Harry Alves (foto) foi torturado e brutalmente assassinado. O corpo dele foi encontrado pela polícia no final da manhã de ontem (sábado,12) às margens da estrada que vai para o povoado São Gonçalo, zona rural de Timon.

De acordo com exames feitos no Instituto de Medicina Legal, Harry Alves, apresentou em seu corpo oito perfurações de bala e sinais de que tenha sido torturado.

Funcionário da Secretaria Municipal de Saúde, Harry trabalhava no CAPS Infantil do centro de Timon fazendo a segurança.

De acordo com amigos e parentes dele com quem o blog do Elias Lacerda conversou, o funcionário público público aparentemente não tinha inimigos.

Como foi alvejado com oito tiros é pouco provável que Harry tenha sido vítima de latrocínio. Com ele foram encontradas no bolso da calça algumas moedas que totalizavam menos de um real e sua carteira de habilitação de motorista.

Harry Alves tinha 32 anos, era pai de um filho e seu corpo está sendo velado na funerária Vida Nova, que fica na avenida Industrial Gil Martins, no bairro São Pedro, em Teresina. O sepultamento acontecerá ainda na manhã deste domingo.





Comentários

NEIDE SOUSA

postado:
15/09/2014 - 10:06
harry vc sta com deus, pq vc era uma pessoa boa, maavilhosa fike com deus com deus meu amor e obgada pelos 2 anos de convivencia q fikamos junto. eu sempre vou te amar. do amor de sua vida. neide. fik com deus

amigo de Harry

postado:
14/09/2014 - 23:38
Será mais um crime a ficar sem ser desvendado seus autores, prefiro acreditar na polícia, mesmo sendo muito difícil.

romualdo costa

postado:
14/09/2014 - 23:09
Elias, a sociedade exige que esse crime não fique impune, torço para não ser mais um a integrar a interminável lista dos crimes insolúveis em Timon.

jose lopes de sousa

zeperigo@yahoo.com.br postado:
14/09/2014 - 20:53
É lamentável com tanto homicídio de pessoas conhecidas a sociedade precisa de uma resposta o povo quer saber o motivo.

FABIO

postado:
14/09/2014 - 10:52
DUVIDO APOLICIA DESVENDAR NEM A MORTE DO SEU BONECO ATE HOJE NÃO FOI DESVENDADA MUITO PERIGOSO NO MARANHÃO E ASIM QUE OS POLÍTICOS CORRUPTOS DO BRASIL QUEREM !!!.....
  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. 6
  8. ...
  9. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009