Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Jovens de Timon farão curso avançado em softwares em São Paulo

20/08/2015 • 15:26

Ítalo Guilherme, Rudah Reis, Vanessa Santos, Rafael Rodrigues, Gleydson Rocha e Wollace Rodrigues. Esses são os selecionados no projeto da Prefeitura "Startup Timon, novas ideias, futuros negócios" para participarem de um curso de Aceleração com a Empresa BAITA, na cidade de Campinas/SP. Eles viajam nesta quinta-feira (20/08) e retornam no final de novembro para se instalarem no Parque Empresarial da cidade, onde irão desenvolver serviços na área tecnológica em softwares, tanto para as empresas do Parque como para outras do mercado em geral, impulsionando a economia da Timon.

No início deste mês, a Prefeitura juntamente com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), selecionou três projetos de tecnologia em fase inicial, chamados startups: Cultura Brasileira, Povos Indígenas, equipe timonense; Servnow e Escola com Você; estes últimos, de Teresina/PI. Apenas dois integrantes de cada grupo irão para Campinas, contudo, todos os integrantes assinaram nesta quarta (19/08) um termo de adesão que assegura o apoio da Prefeitura de Timon e o comprometimento dos mesmos para com o município.

Durante a permanência em São Paulo, todos receberão da Prefeitura de Timon um auxílio mensal para os custos com transporte, alimentação, estadia e outras despesas. Um dos idealizadores do aplicativo Servnow, Rudah Reis, explicou: “Estamos recebendo orientações e apoio da Prefeitura; também estamos fazendo videoconferência com o pessoal da BAITA. Nós manteremos contato com os outros integrantes da equipe que ficarão”.
(Assessoria)


Governo do Maranhão subscreve proposta de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba
























Em audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão, na terça-feira (18), o Governo do Maranhão, por intermédio do secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Marcelo Coelho, representando o governador Flávio Dino, assinou o termo de subscrição da proposta de instituição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

O documento integrará a proposta de criação do Comitê, que será encaminhada ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), juntamente com o termo de adesão dos 39 prefeitos dos municípios maranhenses banhados pelo rio. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH do Parnaíba) será um colegiado, normativo, consultivo e deliberativo, integrado pelo conjunto de representantes de entidades civis que defendem ou utilizam os recursos hídricos.

A audiência pública foi convocada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Maranhão, através do requerimento de autoria do deputado Rafael Leitora (PDT) e reuniu representantes dos Governos do Maranhão e Piauí, conselheiros dos Comitês de Bacia dos Rios Mearim e Munin, Codevasf, Denit, entre outras instituições.

Depois de ouvir o pronunciamento de todos os integrantes da mesa diretora dos trabalhos, onde indistintamente discorreram sobre a importância econômica e social do Rio Parnaíba para os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, ficou patente a necessidade de instituição do Comitê de Bacia, como alternativa de preservar e conservar esse recurso hídrico, representado por um dos mais importantes rios brasileiros. Atualmente o Parnaíba está ameaçado pelo assoreamento pontual do seu leito, despejo de esgoto doméstico “in natura” e agricultura que utiliza defensivos pesados.

Bacia Hidrográfica

A futura Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo rio Parnaíba e seus afluentes. Esta é uma das 12 regiões hidrográficas do território brasileiro. Tal conjunto estende-se pelos estados do Piauí, Maranhão e trechos do estado do Ceará, e seu bioma varia da Caatinga, passando a Floresta Tropical, terminando na área de Vegetação Litorânea. Como principal área habitada da bacia hidrográfica, temos a cidade de Teresina, capital do estado do Piauí e, apesar da extensão do Parnaíba e seus afluentes, a área se caracteriza pelos índices críticos de abastecimento de água, rede de saneamento básico e tratamento de esgoto.

O Rio Parnaíba tem 1.400 quilômetros de extensão e sua bacia hidrográfica é formada 39 municípios do Maranhão, 223 do Piauí e 20 do Ceará. Segundo estudos de recursos hidroviários do Denit, o Parnaíba tem a maior parte do seu percurso navegável, ideal para transporte de cargas em sistema intermodal com ferrovia, podendo levar produtos agrícolas e manufaturados, através dos Portos de Pecém, no Ceará, e Itaqui, em São Luís.
(Assessoria do governo do Maranhão)

Comentários

Prefeitura de Timon fiscaliza regularidade da merenda escolar nas escolas

20/08/2015 • 11:11



























A educação em Timon é uma prioridade para a atual gestão, além de ampliar, reformar e climatizar escolas, a Prefeitura também se faz bastante atenta com relação à regularidade da distribuição da merenda escolar.

De acordo com a coordenadora da distribuição da merenda escolar, Edileuza Silva, 72 escolas da zona urbana e 92 da zona rural recebem mensalmente a merenda. “Todo início de mês, entregamos a alimentação não perecível e quinzenalmente entregamos a perecível. Nas creches, por exemplo, os alimentos frescos enviamos semanalmente. Tudo isso é feito para que as crianças tenham sempre uma alimentação equilibrada. Nossa metodologia de distribuição é bem definida, por isso a entrega é sempre regular, como é o caso da escola José Ribamar na Vila do Bec; estivemos lá e os refrigeradores e dispensa estão abastecidos para que nada falte aos alunos”, explicou a coordenadora.

A regular distribuição da merenda escolar tem sido uma observação e exigência da secretária de educação e do prefeito Luciano Leitoa para que não aconteçam falhas neste setor.
(Assessoria)


Débitos de ICMS poderão ser parcelados em até 120 meses

O projeto ainda concede anistia de multa e juros para pagamento em quota única dos débitos do imposto ocorridos até dezembro de 2014

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão de ontem, dia 19, a Medida Provisória nº 206/2015, que institui o programa ‘Regularize-se’. O projeto autoriza o parcelamento, em até 120 meses, de débitos de ICMS e concede anistia de multa e juros para pagamento em quota única dos débitos do imposto e alcançará fatos geradores ocorridos até dezembro de 2014.

O governador Flávio Dino, em mensagem encaminhada ao legislativo, destacou que o propósito do ‘Regularize-se’ é atender a demanda recorrente das empresas, estimular a atividade econômica e, ao mesmo tempo, garantir o ingresso de arrecadação adicional ao Erário.
O deputado Eduardo Braide destacou que essa Medida Provisória é uma forma significativa que o Governo do Estado encontrou para conseguir que os contribuintes que estejam em débito com a fazenda estadual possam se regularizar. “Através desse incentivo, o Governo espera que os contribuintes possam se regularizar e não perder os seus direitos”, explicou.

Benefícios

Para obter os benefícios do programa ‘Regularize-se’, o contribuinte emdébito de ICMS deverá formalizar sua adesão junto à Secretaria de Estado da Fazenda. Esta adesão é formalizada com o pagamento da parcela única ou da primeira parcela, efetuado até o quinto dia útil a contar do pedido.

De acordo com a MP, até aqueles contribuintes que fizeram parcelamento em 60 meses, durante a vigência da Medida Provisória anterior, a 189/2015, poderão solicitar a ampliação do parcelamento para até 120 meses.
Anistia para pagamento à vista

Os débitos de ICMS que forem pagos em quota única até o dia 31 de agosto terão anistia de 100% da multa e dos juros incidentes sobre a dívida e de 95% de redução se forem pagos até 30 de setembro, data de encerramento do prazo de adesão.

No caso de parcelamento dos débitos, se o contribuinte aderir ao programa até 31 de agosto terá redução de multa e juros no percentual de 80% para pagamento em até 60 parcelas e redução de 60% para quitação em até 120 parcelas.

Se a adesão ao programa for realizada até 30 de setembro, a redução das multas e juros será de 70% para pagamento em até 60 vezes e de 50% em até 120 parcelas.

Os débitos de multa por descumprimento de obrigações acessórias (entrega de declarações e arquivos) terão redução de 80% do seu valor original, para contribuintes optantes do Simples Nacional e de 50% para os demais, desde que pagos em parcela única.
No texto da Medida Provisória está determinado que o pagamento dos débitos de ICMS só pode ser realizado em moeda corrente, sendo vedada a utilização de precatórios ou quaisquer outros títulos.
(Da assessoria da assembleia do Maranhão)

Comentários

PSDB de Timon se fortalece para 2016

19/08/2015 • 20:47
























Durante visita a sede do blog da esquerda para a direita: Alberto, Zé Carlos, Daniel Coimbra e Evandro.

O PSDB de Timon vem se transformando numa das siglas que mais tem atraído nomes dispostos a serem candidatos nas eleições do próximo ano. Partido do vice-governador Carlos Brandão e da base do prefeito Luciano Leitoa, a ideia de sua direção é transformá-la numa das siglas com mais chances de eleger vereadores em 2016.

Dirigida pelo funcionário público Daniel Coimbra, o partido acaba de ver ingressar no seu quadro de filiados o oficial de Justiça, Evandro, o funcionário público Zé Carlos (liderança do Parque Alvorada) e o presidente da Associação de Moradores do bairro Matelzinho, Alberto.

Com um dos maiores tempos de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, o PSDB timonense trabalha na aquisição de novos nomes conhecidos e importantes no cenário político local. A articulação está sendo feita em silêncio para não atrapalhar as conversas que estão sendo mantidas.

O presidente do partido, Daniel Coimbra conta que até o momento a sigla já possui 15 pré-candidatuas, sendo que cinco são de mulheres.

Outra frente de trabalho dos tucanos é formação da ala feminina do partido que está sendo articulada e a aquisição de uma sede própria.

“Tão logo tenhamos nossa sede própria, o vice-governador Carlos Brandão deverá visitar Timon para inaugurá-la”, disse Daniel Coimbra.

Comentários

Deputados do Maranhão cobram duplicação da BR 135

19/08/2015 • 17:14





















Deputados federais maranhenses reuniram-se ontem (18) com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, para cobrar a imediata retomada das obras de duplicação da BR-135, no trecho que liga São Luís a Bacabeira.

A obra está há dias parada por falta de recursos e sua retomada nos serviços tem sido alvo de cobranças permanentes por parte dos mais diferentes segmentos da sociedade maranhense.

O ministro ouviu atentamente as colocações dos parlamentares ,as observações sobre a importância da obra e ao final prometeu que a duplicação da BR-135 está assegurada.

Disse que mesmo diante das dificuldades financeiras que o país atravessa, o Ministério dos Transportes deverá retomar as obras.

Até o fim do ano mais dois lotes deverão ser licitados, de Bacabeira – Entrocamento e depois até Miranda.

Os deputados saíram da reunião afirmando que caso não seja cumprida a promessa, eles voltarão a cobrar do ministro a continuidade das obras.

Além da duplicação da BR-135, foi discutido, também, sobre melhorias nas rodovias federais do Maranhão.

Comentários

Educadores de Matões suspendem a greve

19/08/2015 • 15:36


















O movimento que começou ontem chegou a percorrer várias ruas da cidade em protesto que reuniu centenas de pessoas. Veja na foto acima.

Os profissionais da educação municipal de Matões suspenderam a paralisação que foi iniciada ontem(18), notícia publicada em primeira mão no blog do Elias Lacerda.

A administração municipal da cidade entrou na justiça com uma liminar pedindo a suspensão do movimento. Diante disso, o judiciário local determinou que as partes sentassem para uma negociação.

As negociações entre representantes do governo e do sindicato da categoria começaram nesta quarta-feira (19) e terá um prazo de permanência até a quinta-feira da próxima semana, dia 27.

Ao final das conversações em busca de acordo, o juiz em comum acordo com as partes, determinará como ficará a situação. Até o final das negociações, a paralisação fica suspensa.

No começo desta semana o blog do Elias Lacerda divulgou as principais reivindicações dos profissionais da educação, entre as quais estão o reajuste igualmente distribuído para os servidores e a reformulação do plano de cargos carreiras e salários da categoria.

O presidente do sindicato, professor Carlos Vágner, enviou nota ao blog do Elias Lacerda contestando os esclarecimentos do secretário municipal de educação, Inácio Carvalho, publicados ontem nesta página.

Veja abaixo as contestações do representante do sindicato:

Esclarecimentos acerca das respostas dadas pelo secretário de educação
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Matões, por meio de sua atual Diretoria, vem apresentar seu repúdio acerca das respostasproferidas pelo atual secretário de educação de Matões Inácio Carvalho sobre as críticas desta instituição sindical à realidade educacional do município.

1º Temos vários ofícios enviados a representantes do executivo solicitando reuniões para discussões sobre os asseios da categoria, sem respostas aos mesmos, ver ofícios;

2º O reajuste salarial concedido este ano, de 13,6% aos docentes e 8,8% ao pessoal de apoio, foi feito de forma diferente dos anos anteriores, de maneira não linear, sendo que de acordo com o tempo de serviço, os funcionários não obtiveram tal percentual anunciado, quanto maior o tempo de serviço, maior foi a perda salarial;

3º Nosso sindicato não tem cunho político partidário. É livre e individual a opção política partidária de cada um, sendo inverídica a colocação do secretário com relação a essa interferência;

4ºSobre o cargo de assessores de polo, para conseguirmos uma cópia da lei de criação tivemos que recorrer ao Ministério Público, pois mesmo solicitado à presidência da câmara, não fomos atendidos. Hoje, por intermédio do MP foi que conseguimos essa lei que regulamenta a existência de 35 assessores de polo e não 438 em abril de 2013 e 206 em abril de 2015. Em anexo o projeto da lei de número 13.

5° Sobre a redução da carga-horáriaé lei federal (11738/2008)assegurada a todos os servidoresdo magistério. Foi uma conquista e uma luta árdua pra se conseguir isso! A Lei aprovada em 2008 só entrou em vigor aqui em Matões no ano de 2013.

6° O Plano precisa ser revisto a cada mês dejaneiro. Isso inclusive consta nele! Temos já dois janeiros sem revisá-lo e direitos trabalhistas sendo deixado pra trásinclusive no que toca ao pessoal de apoio que por exemplo, os serviços gerais não recebem ajuda de custo para se deslocarem à zona rural.Alguns vigias trabalham com carga-horária acima da permitida pela lei entre outros assuntos.

6° Sobre a saúde, não temos muito a dizer, pois não queremos dispersar nosso tema, mas esperamos que nossos visitantes não precisem dela agora no festejo.

Não se está aqui buscando uma luta de queda de braços! Estamos reivindicando o que é nosso de direito. Buscamos o diálogo com a verdade!

Também convidamos você e os demais blogueiros a nos visitar e aproveitem para entrevistar o Ministério Público para saber como andam as ações protocoladas por este Sindicato contra o governo municipal.

Carlos Vágner- Presidente do Sintraed



Lançamento do Festival de Teatro Lusófono


















O presidente da Fundação de Cultura de Timon, Jairo Araújo, convidado para o lançamento da programação do “Festival Internacional de Teatro de Língua Portuguesa – Festival de Teatro Lusófono”, no Teatro 4 de Setembro, em Teresina. Projeto do Grupo Harém de Teatro que goza de reconhecimento internacional.

Uma das novidades do festival para este ano de 2015 é sua extensão para Timon, uma parceria com a Fundação Municipal de Cultura.
Para deleite dos timonenses, teremos as apresentações dos espetáculos: - “Deus Lhe Dê em Dobro”, do Grupo Dragão, de São Paulo, no dia 26/08, às 17h, na Fundação Cidadania; e “Haru: a primavera do aprendiz”, produção de RaphaSantacruz, de Recife, no dia 27/08, às 17h, também na Fundação Cidadania.


Ministro da Cultura em visita a Teresina

Convidado pelo Secretário de Cultura do Piauí, Deputado Fábio Novo, para participar da recepção ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira, o Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Timon, Jairo Araújo, teve ótima recepção por parte do Ministro, sendo lembrado por seu trabalho quando esteve à frente da Rede de Pontos de Cultura e do Programa Cultura Viva, no Estado do Piauí, na Gestão de Sônia Terra, quando esta esteve à frente da Fundação Estadual de Cultura.

O Ministro também dialogou com o Vereador Lázaro Martins, de Timon, quando comentaram a respeito do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Cultura, em que o hoje Vereador, quando esteve à frente da Fundação Cultural de Timon, foi um dos fundadores.
(Assessoria)



Comentários

  1. «
  2. ... 
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. 6
  8. 7
  9. 8
  10. ...
  11. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS
SELECT SQL_CACHE banner.arquivo,banner.link,banner.tempo,tipo.altura,tipo.largura FROM dsm_banner_rel_secao as relacao INNER JOIN dsm_banner as banner ON banner.id=relacao.banner_id INNER JOIN dsm_banner_tipo as tipo ON banner.banner_tipo_id=tipo.id WHERE banner.status=1 AND relacao.secao_id='78' AND banner.arquivo <> '' AND (banner.banner_tipo_id='5' OR banner.banner_tipo_id='6' OR banner.banner_tipo_id='7' OR banner.banner_tipo_id='8') ORDER BY banner.prioridade ASC,relacao.id DESC

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009