Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Alexandre e Promotores buscam solução em Brasília para pacientes com câncer

11/10/2014 • 08:23

O deputado estadual Alexandre Almeida se reuniu na manhã desta sexta-feira, 10, com os promotores de justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), com atribuição na defesa da saúde, Antônio Borges Nunes Júnior, de Timon, e Williams Silva de Paiva, de Caxias, para juntos buscarem uma solução para reverter a suspensão do tratamento de pacientes oncológicos do leste maranhense que eram atendidos no Piauí.

Antônio Borges explicou que no início desta semana foi enviado um ofício à procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, onde denunciava a suspensão do atendimento a pacientes do Maranhão com câncer, em Teresina. “Essa medida contraria a pactuação realizada entre os Estados do Maranhão, do Piauí e o Ministério da Saúde, em janeiro deste ano, para manutenção do atendimento mediante o repasse financeiro para o governo piauiense. Procuramos o deputado Alexandre Almeida, por ser um parlamentar dessa região, para que juntos possamos buscar uma solução para este problema”, destacou.

Ao deputado Alexandre Almeida foi informado que o MPMA já pediu providencias ao Ministério Público Federal do Piauí, Ministério Público Estadual do Piauí, Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão, Secretaria Municipal de Saúde de Teresina e Ministério da Saúde, e que por ser um problema que afeta a saúde das pessoas essas ações exigem urgência. "Os Estados do Piauí e Maranhão cumpriram o que foi pactuado, mas a União não repassou os recursos", afirmou o promotor de justiça de Timon, Antônio Borges Júnior, que vem recebendo denúncias de pacientes desde janeiro deste ano.

O promotor Williams Paiva afirmou ainda que esse impasse esta fazendo com que a Lei 12.732/12, mais conhecida como Lei dos 60 dias, que dá ao paciente de câncer o direito de ser tratado em até 60 dias após o diagnóstico da doença, seja descumprida. “Há casos em que os pacientes estão há mais de 6 meses aguardando o tratamento. Isso é inadmissível”, relata o promotor Williams.

O deputado Alexandre Almeida se comprometeu em buscar uma audiência com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, para a próxima semana, onde juntamente com os promotores Antônio Borges e Williams Paiva devem levar até o ministro as dificuldades que os pacientes oncológicos do Maranhão estão enfrentando para iniciarem o seu tratamento. “Me coloco à inteira disposição para buscarmos um caminho curto, rápido, para encontramos uma solução para estes pacientes”, destacou.
(Da assessoria)

Comentários

Meiri

postado:
14/10/2014 - 12:13
Tanto tempo o Município sofrendo com o caso da oncologia, esse deputado Alexandre podendo ter evitado tantas coisas, agora que esta vendo o trabalho sendo desenvolvido vem com essa cara de bom moço. Dar é raiva!

jorge

jorgeeeliana61#hotmail.com postado:
14/10/2014 - 11:47
gente é vergonhoso o vereador dizer agora que não votou no candidato do governo só porque o lobinho foi derrotado, tenha paciência ver gente é vergonhoso o vereador agora dizer que não votou no lobinho depois da derrota não fique preocupado vereador que a próxima será a sua

maze

postado:
13/10/2014 - 21:03
Eu já vi de tudo em timon estamos a 10 meses lutando pelos pacientes com câncer e este deputado nunca apareceu e agora vem com cara de bommmoço somente agora que perdeu rainha madrinha vem querer chamar atenção de Flávio Dino .

alguém

postado:
13/10/2014 - 16:40
é isso ai independente de lados ele demostra vontade de ajudar o povo .. atitude essa que deveria ser tomada por muitos mais que apenas eles foram atras ! parabéns Alexandre almeida que der tudo certo !!

joaquim gutemberg teixeira caldas

caldasjoaquim@ig.com.br postado:
13/10/2014 - 12:12
Elias, quando o Deputado Federal morador de Timon não tá nem ai para os paciente com câncer , o Deputado Estadual Eleito por Timon, diz que vai resolver o que não é da sua ossada, e que é da sua ordenha não resolveu, o Hospital Alarico Pacheco, me engana que gostamos. TIMON POR OUTRA PORTA.

sebastião silva

postado:
13/10/2014 - 08:47
Demorou demais, viu deputado alexandre intervir na busca de uma solução desse problema que o governo roseana é tão insensível.

timonense

postado:
12/10/2014 - 20:09
parece até piada esse deputado,4 anos e não fez nada, agora no fim do governo q ele sempre devendeu aparece preucupado com o povo de timon.

Flávio Dino anuncia dois nomes para seu secretariado

10/10/2014 • 15:40

Em comunicado pelas redes sociais, o governador eleito do Maranhão, Flávio Dino, fez o primeiro anúncio de quem deve compor seu secretariado.

As pastas da Casa Civil e da Articulação Política e Assuntos Federativos serão ocupadas, respectivamente, pelo deputado estadual Marcelo Tavares e pelo jornalista Márcio Jerry . Ambos fizeram parte da coordenação da campanha que elegeu Flávio Dino com 63,52% dos votos.

O anúncio foi feito pelas redes sociais oficiais do próprio Flávio Dino, afirmando ainda que ficará sob a coordenação de Marcelo Tavares a condução da Equipe de Transição Administrativa – responsável pelo diagnóstico da conjuntura estadual e preparação para os primeiros dias de Governo em 2015.

Márcio Jerry organizará o diálogo com os partidos políticos, as lideranças sociais e municipais.
Outros nomes que vão compor o primeiro escalão do futuro governo de Flávio Dino serão anunciados ao longo dos próximos dias.

Veja o comunicado oficial de Flávio Dino:

“Comunico à sociedade maranhense as seguintes indicações para nossa equipe de governo, a ser nomeada e empossada no dia 1º de janeiro de 2015:

1 – MARCELO TAVARES – Casa Civil
2 – MÁRCIO JERRY – Articulação Política e Assuntos Federativos

Informo que a Equipe de Transição Administrativa, a ser designada, será coordenada por MARCELO TAVARES. Tal equipe fará os contatos com o atual Governo, bem como irá elaborar diagnóstico sobre a conjuntura do Estado, abrangendo obras, contratos, serviços e situação financeira.

O diálogo com os partidos da coligação, com outros partidos políticos, lideranças municipais e com a sociedade civil, abrangendo consultas sobre a formação da equipe de governo, será coordenado por MÁRCIO JERRY.

São Luís, 10 de outubro de 2014.

FLÁVIO DINO
Governador eleito do Maranhão”



O perfil dos indicados pelo governador eleito Flávio Dino


Casa Civil - Marcelo Tavares Silva







Sobrinho do ex-governador Zé Reinaldo Tavares que foi eleito deputado federal no último domingo com expressiva votação em Timon, Marcelo Tavares é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, tem 43 anos e foi deputado estadual por três mandatos (1995-1999, 2007-2010 e 2011-2015), período em que ocupou também a Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão.


Foi secretário de Estado de Desenvolvimento Social e de Articulação Política. Marcelo Tavares foi secretário-geral do PSB e hoje faz parte Executiva Estadual do PSB. Fez parte da coordenação da coligação “Todos pelo Maranhão”, que elegeu Flávio Dino Governador em outubro de 2013.



Secretaria de Articulação Política e Assuntos Fderativos - Márcio Jerry Saraiva Barroso



Jornalista e ex-professor da Universidade Federal do Maranhão, Márcio Jerry Saraiva Barroso é presidente estadual do PCdoB-MA desde outubro de 2013.

Atuou em assessorias de ONGs e entidades sindicais; coordenou a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária; foi secretário de Comunicação e de Governo do município de Imperatriz.

Sua função pública mais recente foi o comando da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São Luís (2013-2014). Foi coordenador da coligação “Todos pelo Maranhão”, que elegeu Flávio Dino Governador do Estado.







Comentários

simão ribeiro

postado:
11/10/2014 - 08:57
Marcelo Tavares chefe da casa civil? eu acho que timon ganhou muito com isso, vai ajudar a nossa cidade, podes escrever aí, valeu, flavio dino!

rivaldo

postado:
11/10/2014 - 08:45
O governador começou suas indicações fazendo justiça, marcelo tavares e márcio jerry foram dois baluartes desta campanha. O flavio dino está acertando.

Vigilantes das escolas estaduais estão com 70 dias sem pagamento

10/10/2014 • 09:25

70 dias sem receber um centavo. Esta é a situação dos 64 vigilantes que trabalham nas escolas do governo do estado do Maranhão em Timon. Formada em sua maioria por pais de família, a categoria não agüenta mais a falta de pagamento de seus salários. Por conta disso, os vigilantes estão ameaçando parar as atividades a partir desta sexta-feira,10, deixando as escolas a mercê de marginais e ladrões.

Contratados pela empresa Potencial, uma terceirizada que presta serviço para a Secretaria Estadual da Educação, os vigias que conversaram com o blog do Elias Lacerda e exigiram o anonimato de seus nomes, relatam que não tem recebido solidariedade alguma de políticos de Timon aliados do governo Roseana. Eles cobram deles uma interferência junto ao governo do estado com vistas a resolver o problema, pois a empresa Potencial diz que não os pagou ainda por conta do repasse que nunca foi feito pelo governo.

Uma paralisação da categoria pode colocar em risco a segurança de funcionários, alunos e vários equipamentos que as escolas do estado possuem em Timon. Televisores, aparelhos de DVDs e equipamentos de laboratórios são alguns deles que estão em risco de serem roubados das unidades escolas caso a categoria pare mesmo as atividades.

Comentários

zeinho da rua 100

zezinho da rua 100 postado:
13/10/2014 - 08:39
depudado Alexandre onre seus vota intervenha no pagamenbto dos vigilantes do estado

denize dos santos silva

denizedossantossilva@outlook.com postado:
10/10/2014 - 16:18
Meu deus. Esse povo sera que não tem familia, que vergonha. E preçiso ir para um blog, quem trabalha que receber.

BEM FEITO PARA OS VIGILANTES

postado:
10/10/2014 - 13:50
NÃO VOTARAM LOBÃO AGORA ESTÃO SEM NENHUM TUSTÃO.!!!KKK

SOCORRO É = A WELINGTON DIAS

postado:
10/10/2014 - 13:49
PERDEU PARA DEPUTADA , MAS VEM COM TUDO PRA PREFEITO. SEGURA!!!! ESSA É MINHA CANDIDATA.

meu vereador

postado:
10/10/2014 - 13:47
Valeu Henrique junior, fica aqui o abraço se seu amigo Antônio. Vc é meu vereador em 2016

MICHELLE ARAUJO DE SOUSA

MICHELLEARAUJO04@BOL.COM.BR postado:
10/10/2014 - 13:17
SOU UMA DA VIGILANTES DA POTENCIAL EM TIMON E NAO VOU ME MANTER NO ANONIMATO,A EMPRESA E PIOR DE TODAS NAO TEM RESPEITO POR NOS TRABALHADORES PAIS E MAES DE FAMILIAS,NAO TEMOS FARDAMENTO,CONTRA-CHEQUE E OUTROS BENEFICIOS,LUTO POR ESSA CAUSA.A EMPRESA SE NEGA A PAGAR AOS FUNCIONARIOS,PAGAMENTO E TICKET ALIMENTACAO ESTA ATRASADOS,QRO PEDI AOS COMPANHEIROS Q ABANDONEM SEUS POSTOS E DEIXEM OS COLEGIOS A MERCE DE BANDIDOS,ALIS AXO Q BANDIDOS PIORES SAO ELES Q ESTAO AI TODOS RICOS E NOS AQUI TRABALHADORES PASSANDO NECESSIDADES

joaquim gutemberg teixeira caldas

caldasjoaquim@ig.com.br postado:
10/10/2014 - 10:11
Elias, voto que não é conquistado por merecimento não se sustenta, igualmente o asfalto chiclete, moldado com sonrisal, distribuídos nas ruas de Timon ao longo dos governos alternantes. "TIMON POR OUTRA PORTA"

ingrid

postado:
10/10/2014 - 09:31
Rapaz, não acredito, cadê o povo da roseana em Timon, vão deixar esses trabalhadores sofrendo assim?

120 pacientes com câncer em Timon continuam sem tratamento

09/10/2014 • 17:25

Está ganhando repercussão regional a situação dos pacientes com câncer de Timon e outras cidades do interior do Maranhão que tiveram seus tratamentos suspensos no hospital São Marcos em Teresina. Meios de comunicação como jornal Diário do Povo, Portal AZ, Portal 180 Graus, TV Mirante e outros, fizeram matérias jornalísticas sobre o caso. 

Na semana passada o promotor Antonio Borges (foto) denunciou a situação em entrevista coletiva que foi repercutida neste blog.

Borges esteve dias atrás com o Secretário Estadual da Saúde do Maranhão, Márcio Leite, em São Luis relatando o problema. Nesta quinta-feira,9, em conversa com o blog do Elias Lacerda, o promotor explicou que o ministério público federal no Piauí já ingressou com uma ação com pedido liminar na justiça que obriga o hospital São Marcos a retomar o tratamento dos pacientes.

Até o momento, são 120 pacientes de Timon de precisam de tratamento contra o câncer no hospital de Teresina. Entre eles, crianças.

De acordo com o promotor, esses pacientes podem morrer em casa se não retomarem o tratamento.


Entenda o sofrimento dos pacientes com câncer do Maranhão que tiveram seus atendimentos suspensos lendo a matéria abaixo publicada pela redação do Portal AZ:


O Ministério Público do Maranhão irá encaminhar um ofício à Procuradoria Geral de Justiça do Estado para denunciar a suspensão do atendimento em Teresina a pacientes com câncer. A medida estaria contrariando o acordo de manutenção do atendimento mediante o repasse financeiro para o governo piauiense.

Em 2004, foi editada uma portaria do Ministério da Saúde que incorporou ao teto financeiro anual de Teresina, o valor de R$ 4,82 milhões, provenientes do Estado do Maranhão. Esse repasse anual seria destinado à cobertura de diversos serviços de saúde prestados pelo Piauí aos pacientes maranhenses.

Em dezembro de 2013, o atendimento foi suspenso com a justificativa da falta de repasse financeiro, o que totalizaria uma dívida de R$ 8 milhões. Para tentar resolver a questão, foi firmado um novo compromisso entre Maranhão, Piauí e a União em que o Ministério da Saúde se responsabilizaria pelo repasse financeiro para assegurar o atendimento aos pacientes maranhenses, referente ao período de maio de 2011 a dezembro de 2013.

O atendimento foi retomado e, depois, foi novamente suspenso. Ao tentar agendar o tratamento dos pacientes no Piauí, a Central de Regulação do Maranhão não obtem nenhuma resposta ou justificativa de recusa.

Por conta disso, os promotores de Justiça Antônio Borges Nunes Júnior e Williams Silva de Paiva, dos municípios de Timon e Caxias, pediram providências ao Ministério Público Federal do Piauí, Ministério Público Estadual do Piauí, Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão, Secretaria Municipal de Saúde de Teresina e Ministério da Saúde.




Sarau literário desta sexta-feira vai homenagear Marcos Igreja e José Inácio Vieira de Melo


A 6ª edição do Sarau Flores Literárias de Timon vem com tudo no mês de outubro. Como é de praxe homenagear um poeta reconhecido nacionalmente e um da terra, o Flores Literárias traz a Timon, José Inácio Vieira de Melo, alagoano radicado na Bahia, poeta, jornalista e produtor cultural, amigo do grande poeta e letrista de música Salgado Maranhão, que fará lançamento do seu mais novo livro de poemas, O Galope de Ulisses, e nos brindará com um mega recital poético, cuja perfomance é um sucesso por todo o Brasil.

José Inácio ficou muito grato com essa homenagem, aceitou o convite do Dudu Galisa, um dos organizadores do evento. O poeta cancelou uma viagem ao México, a fim de conhecer o Sarau Flores Literárias, a cidade de Timon(MA) e Teresina(PI), onde tem vários amigos e receber essa merecida homenagem. Ele já se encontra em nossa cidade, está hospedado no Hotel Parnaíba, próximo à Ponte da Amizade.

O autor publicou os livros Códigos do silêncio (Salvador: Letras da Bahia, 2000), Decifração de abismos (Salvador: Aboio Livre Edições, 2002), A terceira romaria (Salvador: Aboio Livre Edições, 2005), A infância do Centauro (São Paulo: Escrituras Editora, 2007), Roseiral (São Paulo: Escrituras Editora, 2010), Pedra Só (São Paulo: Escrituras Editora, 2012) e a antologia 50 poemas escolhidos pelo autor (Rio de Janeiro: Edições Galo Branco, 2011).

Coordenador e curador de vários eventos literários, como o Porto da Poesia, na 7ª Bienal do Livro da Bahia (2005), a Praça de Poesia e Cordel, na 9ª, 10ª e 11ª Bienal do Livro da Bahia (2009, 2011, 2013), em Salvador, e o Cabaré Literário, na I Feira Literária Ler Amado, em Ilhéus (2012), assim como os projetos A Voz do Poeta (2001) e Poesia na Boca da Noite (2004 a 2007), ambos em Salvador, e Travessia das Palavras (2009 e 2010), em Jequié. Desde 2009 é curador do projeto Uma Prosa Sobre Versos, na cidade de Maracás, no Vale do Jiquiriçá. Tem poemas traduzidos para os seguintes idiomas: alemão, espanhol, finlandês, francês, inglês e italiano. Foi coeditor da revista de arte, crítica e literatura Iararana, de 2004 a 2008. Edita o blog Cavaleiro de Fogo: www.jivmcavaleirodefogo.blogspot.com


Marcos Igreja



O outro homenageado é Marcos Igreja, maranhense, advogado, poeta e militante político. Igreja tem ótimos escritos ainda não revelados, cujos textos vêm a público dia 10 de outubro, sexta, a partir das 19h, Centro, na Panificadora Ideal.

No tocante à música, enriquecendo mais o evento, teremos o bom rock pop e reggae-raiz dos talentosos músicos da banda Elvis e os Matriculados, com Elvis, Éldima, Pica-pau e companhia.

Será uma noite inesquecível a cidade de Timon, que agora é uma cidade literária com um misto de boa música e boa poesia.


Henrique Júnior avalia como positiva sua candidatura


Avaliação positiva. Assim analisou sua própria candidatura de deputado estadual, o administrador de empresas e estudante de direito, Henrique Júnior.Em conversa com o blog do Elias Lacerda, Júnior disse que a campanha lhe deu projeção no município o transformando numa pessoa conhecida nos quatro cantos da cidade e parte da zona rural, detalhe importante para quem tem pretensões políticas para o futuro.

“Comparado com minha candidatura de vereador de 2012, eu dobrei o número de votos obtidos nesta eleição e mesmo sendo uma campanha difícil com baixos recursos, nosso nome perdeu apenas para candidaturas poderosas da política local, como Rafael Leitoa, Alexandre Almeida, Socorro Waquim e Edivar Ribeiro”, observou .

Tendo alcançado 1750 votos, Henrique Júnior ainda teve a sorte de ser uma das pessoas que ajudou a eleger o ex-secretário Estadual da Segurança, Aluízio Mendes, a deputado federal. O ex-secretário conseguiu se eleger com cerca de 800 votos a mais que seu principal concorrente da coligação, Ricardo Archer, de Codó. Henrique Júnior e seus companheiros de Timon contribuíram com 621 votos e aproximadamente 800 quanto incluídos os municípios de Matões, Parnarama e São Francisco, municípios onde o grupo também apoio o ex-secretário.


Rubens Júnior promoverá festa da vitória neste sábado


O deputado federal eleito pelo PC do B, Rubens Júnior, fará festa da vitória na vizinha cidade de Matões no próximo sábado, 11. A informação foi repassada pelo advogado Assis Filho(foto), coordenador do comitê de campanha do candidato comunista em Timon, durante visita a sede do blog do Elias Lacerda na manhã desta quinta-feira,9.

Assis Filho informou que a festa em Matões será feita em praça pública, às 17:30 Hs, e contará com a presença de diversas lideranças políticas da região e do estado.

O ex-prefeito de Caxias e deputado eleito no último domingo, Humberto Coutinho, é um dos políticos que confirmou presença.

O advogado informou que nesta quinta-feira Rubens Pereira, o pai de Rubens Júnior, já esteve em Timon fazendo visitas de agradecimento a algumas lideranças políticas local pela boa votação obtida pelo candidato no município. Foram 6 mil 541 votos que lhe garantiram a posição de terceiro mais votado no colégio eleitoral timonense.

Assis Filho acrescentou que em breve o próprio Rubens Júnior deverá visitar a cidade e os amigos para agradecer apoios recebidos. Nesta quinta-feira o deputados matoense está em São Paulo participando de reunião do PC do B nacional que discute as estratégias e ações do partido para o segundo turno das eleições presidenciais.


Roberto Rocha põe fim a 49 anos de vitória do sarneysismo para o senado






O vice-prefeito de São Luis, Roberto Rocha, saiu das urnas com sua candidatura no último domingo, com uma vitória histórica. Seu nome como candidato ao senado e embalado na popularidade fenomenal do candidato a governador Flávio Dino, quebrou uma série histórica de vitórias do grupo Sarney no Maranhão, pois desde 1965 que a mais antiga oligarquia política no poder no Brasil não perdia uma eleição para o senado.

Foram exatos 49 anos de mando no senado do grupo Sarney.


Convocação de mesários vale para os dois turnos



Atenção, mesários, quem foi convocado para trabalhar no primeiro turno da eleição e não compareceu deve apresentar-se ao trabalho no dia 26 próximo, no segundo turno.

O Tribunal Superior Eleitoral informa que quem foi convocado para trabalhar no primeiro turno da eleição e não compareceu deve apresentar-se ao trabalho no dia 26, pois a convocação vale para os dois turnos.












Comentários

James Pessoa

postado:
10/10/2014 - 16:10
Um vencedor esse menino, 800 votos para federal , nao votei nele mais para vereador meu voto é certo!!!

RUM!, ORA MAIS RAPAZ!!

postado:
10/10/2014 - 13:53
LUCIANO 40, TÁ COM TODA FORÇA POLÍTICA DO SEU LADO (GOVERNADOR, SENADOR, DEPUTADO ESTADUAL, PREFEITURA, TUDO EM QUANDO) SERÁ QUE O SENHOR VAI MOSTAR SERVIÇI ANO QUE VEM? TE CUIDA QUE A SOCORRO VEM COM GOSTO DE GÁS.

ZERO DE VOTO

postado:
10/10/2014 - 13:48
TEM GENTE QUE RELAXA ACHANDO QUE TEM MUITO VOTO. KKK SE LIGA CARA

David de Deus Cirilo costa

david.cirilo@hotmail.com postado:
10/10/2014 - 12:30
Rubens júnior Fará festa em Matões, Flávio Dino fez festa em caxias, e está prevista uma em Imperatriz, enquanto isso Timon fica comendo poeira como sempre, muita gente achava ruim Timon ter um deputado federal, agora ficou melhor ainda (PRA ESSA GENTE) e isso é só o começo, e inda tem inocente ou gente besta mesmo que diz que o SENHOR SENADOR ROBERTO ROCHA, É O SENADOR DA GENTEEEEEE, DO POVO DE TIMON, " SABE DE NADA INOCENTE".

SILVESTRE

postado:
10/10/2014 - 11:52
SE NÃO FOSSE ESSE PROMOTOR LUTADOR ESSES PACIENTES ESTARIAM ESQUECIDOS.

sebastião silva

postado:
10/10/2014 - 09:34
Roberto Rocha o senador da gente do povo de timon, o maranhão merece.

COM A MÁQUINA É FACIL SER ELEITO

postado:
10/10/2014 - 08:27
TA OUVINDO RUBENS? TÁ OUVINDO?

PENSANDO BEM

postado:
10/10/2014 - 07:14
O senador eleito pelo Maranhão RR se vangloria por ter vencido a eleição. Ele também foi eleito em 2012 vice-prefeito de São Luis, não fez nada até agora. Quem perdeu? Se os próximos 8 anos de senado forem iguais ao de vice, já imaginaram??????

Recado

postado:
10/10/2014 - 06:09
Timon deu o recado não e delfino atraso nunca maissss!!!!!

silva filho

postado:
09/10/2014 - 21:53
não acredito, elias, esses pacientes nunca receberam tratamento? vão morrer, podes esperar.

REGINALDO SIBÁ

6565 postado:
09/10/2014 - 20:29
PARABÉNS DR.ASSIS PELO TRABALHO AQUI EM TIMON. EU PARTICIPEI E VI SUA LUTA DIÁRIA PRA CONSEGUIR VOTO PRO RUBENS JR. PARABÉNS!!

Fátima

postado:
09/10/2014 - 19:06
Meus Deus ainda o sofrimento desses pacientes, quanta insensibilidade das autoridades de saúde . Promotor Borges continue sua luta, a população tá do seu lado.

Decisões judiciais podem mudar relação de deputados eleitos

09/10/2014 • 12:02

Mesmo depois de fechado os números das urnas, a confirmação dos eleitos só virão depois que a Justiça Eleitoral homologar os resultados e julgar as pendências. Até lá, as coligações ou partidos terão um prazo para reclamar os resultados apresentados. E ainda deverão ser considerados os votos dos candidatos que competiram sub judice, que, dependendo da decisão judicial, poderão ser computados. É o caso do ex-prefeito de Porto Franco, o candidato a deputado federal Deoclides Macedo (PDT), que, tendo seu recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferido, terá seus 56.171 votos validados, o que mudará a lista de deputados a assumirem vaga na Câmara Federal. Caso isto ocorra, o beneficiado será Julião Amim (PDT) e o prejudicado, o deputado federal Alberto Filho (PMDB), que por enquanto está reeeleito.

Porém este não é o único caso, ainda existem inúmeros processos a serem julgados, entre eles o registro de Ildon Marques (PMN), que ficou na primeira suplência da coligação “Por um Maranhão mais forte”. Caso ele venha ter sua votação anulada, o segundo colocado Júnior Marreca (PEN), perderia a vaga e Alberto Filho voltaria a ocupar o cargo.

Na Assembleia Legislativa, o julgamento de três candidatos, dois eleitos – Nina Melo (PMDB) e Hemetério Weba (PV) – e um não eleito – Enoque Mota (PRP) – podem mudar a configuração dos 42 eleitos para o parlamento estadual.

De acordo com cálculos feitos, se apenas um dos dois deputados eleitos pelo Chapão for julgado e tiver seus votos anulados, a coligação “Pra Frente Maranhão” não perderia nenhum deputado, pois quem entraria seria o primeiro suplente Camilo Figueiredo (PR).

No entanto, se os dois eleitos pelo Chapão tiverem seus votos anulados, além de Camilo Figueiredo, o segundo beneficiado seria o deputado estadual Marcos Caldas (PRP), primeiro suplente da coligação “Força Jovem”.

O problema para Caldas é que em situação parecida a de Hemetério Weba está o ex-prefeito de Pastos Bons, Enoque Mota (PRP), que apesar de não ter sido eleito, foi bem votado e se também tiver seus votos anulados, o beneficiado seria o deputado estadual Jota Pinto (PEN), primeiro suplente da coligação “Vamos Juntos Maranhão”.

A previsão é que a Justiça Eleitoral apresente ainda hoje o Relatório Geral de Apuração, em que constam as seções apuradas e a respectiva quantidade de votos. O técnico judiciário, Magno Frazão, explica que, conforme indica o artigo 193 da resolução 23.399 do TSE, os dados apresentados poderão ser contestados. “Os partidos e coligações podem reclamar se existe alguma divergência de informação. Podem examinar se aquela votação de fato corresponde ao que eles contabilizaram naquela seção. Alguns partidos realizaram uma apuração paralela”, aponta Magno, destacando que alguns partidos utilizaram, inclusive, um programa que verificava os boletins das sessões com números totalizados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo a resolução, contado o dia da divulgação do Relatório Geral de Apuração, as coligações e partidos terão três dias para examinar os dados e mais dois dias para reclamar, caso detecte qualquer discordância. A partir daí, explica Magno, uma comissão apuradora, composta pelo presidente, corregedor e juiz federal do TRE, verifica se as reclamações tem viabilidade ou não. “Se tiver alguma reclamação que possa alterar o relatório, eles modificam e submetem ao Tribunal, que marca uma sessão para julgar e homologar o resultado da eleição”, informa o técnico judiciário.

Caso seja apresentada reclamação nenhuma – e se o Relatório for realmente publicado hoje –, na próxima terça-feira (14), o TRE já poderá se reunir para homologar o resultado fechado no dia 05 de outubro.



Sub judice




Dez candidatos a deputado federal e quatro a deputado estadual competiram o pleito 2014 com as candidaturas impugnadas. Ainda com processo tramitando na Justiça Eleitoral, os votos não foram computados. Em caso de deferimento, um caso, em particular, pode mudar o rumo da lista de políticos que assumirão na Câmara de Deputados.

O TSE ainda precisa julgar aproximadamente 600 casos de registro de candidaturas de todo o Brasil. A intenção do Tribunal é que até o final de outubro todos os processos sejam julgados.

*Na foto acima da esquerda para a direita: Hemetério Weba, Deoclides Macedo e Ildon Marques.

Comentários

  1. «
  2. ... 
  3. 6
  4. 7
  5. 8
  6. 9
  7. 10
  8. 11
  9. 12
  10. ...
  11. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009