Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Candidatos a conselheiro tutela de Timon fizeram prova hoje

16/07/2015 • 15:21

Foi aplicada nesta quinta-feira, 16 de julho, a prova objetiva para os 69 candidatos que disputam vaga para Conselheiro Tutelar de Timon. No mês de junho foram abertas as inscrições para preenchimento de 10 vagas para atuar no Conselho Tutelar na Rua Miguel Simão, 805, Centro, e em uma nova sede que será construída no bairro Parque Alvorada.

O resultado das provas sai até o dia 22 de julho no site da Prefeitura de Timon. O comitê de organização alerta que a prova não é de caráter eliminatório e sim para avaliar os conhecimentos de cada um.

Será a primeira vez que as eleições para este cargo será unificado em todo o Brasil, realizado no dia 04 de outubro. Os novos membros serão empossados em janeiro de 2016. A remuneração para o cargo de conselheiro tutelar será referente a dois salários mínimos.
(assessoria)

Comentários

Motociclista terão 50% de insenção do IPVA no Maranhão

16/07/2015 • 15:07

O Programa Moto Legal vai garantir a isenção de 50% do pagamento do primeiro IPVA referente a motocicletas. O programa foi lançado nesta quinta-feira (16) pelo governador Flávio Dino e tem como objetivo trabalhar a conscientização de motoristas para a redução de acidentes de trânsito envolvendo motos, a partir de benefícios fiscais.

A isenção de 50% será válida apenas para veículos novos de até R$ 10 mil. Depois de concedido o benefício, ele não poderá ser aplicado para uma segunda moto comprada pelo mesmo proprietário. O condutor também não pode ter cometido nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses.

Dentre os outros critérios para receber o benefício estão possuir carteira de motorista ou permissão para dirigir e adquirir até cinco dias após a compra da moto o capacete com viseira ou óculos protetor conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com a obrigação de uso de capacete e habilitação para ter acesso aos benefícios do Programa Moto Legal, o Governo garante ações de grande impacto na saúde pública, na arrecadação fiscal do Estado e principalmente na segurança no trânsito. Caso o condutor cometa a infração de não utilizar o capacete, a isenção de 50% será cancelada.
(do blog do Jorve Vieira)

Comentários

Menor foi autor do assassinato a “João da Bateria”

15/07/2015 • 18:08

Um menor foi o autor do assassinato ao empresário João Capistrano Neto Filho, de 52 anos, o "João da Bateria" (na foto ao lado), crime praticado no último sábado (11) por volta das 19 horas, na frente da residência da vítima, na rua 30 no bairro Parque Piauí em Timon. A conclusão de que um menor foi o autor é dos investigadores da polícia civil de Timon.

De acordo com informações colhidas pelo blog do Elias Lacerda junto ao delegado Humaitan Oliveira, do 1º DP, o menor já foi identificado e teria como iniciais C.E.R.O.

“Ele tem 17 anos e foi uma tentativa de roubo. Um latrocínio”, diz o delegado.

O fato teria acontecido nas seguintes circunstâncias: O empresário que acabava de chegar em casa no seu carro foi surpreendido com o anúncio do assalto. Ele teria levantado os braços para cima e logo em seguida recebeu uma gravata do menor que queria sua bolsa. Entretanto, logo em seguida o empresário teria reagido, o que teria feito o menor disparar os tiros contra “João da Bateria”.

C.E.R.O. não conseguiu roubar a vítima e logo após a tentativa do assalto fugiu com um comparsa, não identificado, numa moto.

Reincidente

O caso já foi encaminhado para a Delegacia do Menor e a polícia sabe que o autor do homicídio é reincidente. “No começo do ano este mesmo menor matou um estudante para roubar. “Ele cometeu um latrocício, foi encaminhado para São Luis, mas passou lá apenas 12 dias, tendo sido colocado em liberdade”, disse o delegado.


Timonense poderá pagar tributos no cartão de crédito

O timonense terá mais uma opção na hora de pagar tributos do município. Projeto de autoria do vereador do PTB Ivan do Saborear (foto) cria a opção de pagamento dos tributos com cartão de crédito.

O projeto foi aprovado hoje na Câmara Municipal com apenas uma abstenção, mas por unanimidade dos outros vereadores presentes.

São alguns dos tributos ou taxas municipais o ISS , ITBI, IPTU, Contribuições de Melhoria, Taxas de Alvará/Licenciamento, dentre outros.

Ivan do Saborear em conversa com o blog do Elias Lacerda contou que seu projeto acompanha uma tendência nacional de dar opções aos cidadãos na hora de pagar suas contas.

Depois de firmado a cooperaçao do município com as operadoras de cartão de crédito, como recomenda o projeto, o timonense poderá, inclusive parcelar o débito.

“É um avanço para a administração pública, pois ao mesmo tempo que oportuniza o timonense com opções de pagamentos,deve  incrementar um aumenta na arrecadação do governo”, avalia Ivan do Saborear.

O projeto depende agora de sanção do prefeito Luciano Leitoa...

Coordenação do Projovem Urbano convoca alunos que ainda não compareceram as aulas

Os alunos que estiveram matriculados e não comparecerem poderão ter a bolsa cancelada

A coordenação do Projovem Urbano, da Secretaria Municipal de Educação, informa aos matriculados que as aulas já iniciaram na U. E. Duque de Caxias, no bairro Parque Piauí, e aqueles alunos que ainda não compareceram às aulas poderão ter seus benefícios cancelados. Além de oferecer material didático grátis, alimentação e sala de acolhimento para os filhos menores dos alunos, os alunos ainda recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 100 (cem reais).

A Semed tem se mantido atenta e procura resgatar os alunos que se matricularam e, que por algum motivo, ainda não compareceram às aulas. O Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) tem como principal objetivo a promoção de ações para a elevação da escolaridade e para a qualificação profissional e social de jovens que saibam ler e escrever, mas que não tenham concluído o ensino fundamental e tenha entre 18 e 29 anos.

Os alunos matriculados e que não estão frequentando as aulas, mas que desejam retornar, poderão buscar mais informações na U. E. Duque de Caxias ou na sede da Secretaria de Educação.
(Assessoria)

Comentários

Rafael Leitoa comemora resultados da visita do Diretor do Detran à Timon

15/07/2015 • 15:36

Na manhã desta terça-feira (14), o deputado Rafael Leitoa, em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, elogiou a maneira descentralizada e participativa como governo do estado vem administrando o Maranhão, nestes primeiros meses.

Rafael Leitoa lembrou a visita feita na última sexta-feira (10), por Antônio Nunes à cidade de Timon, onde um problema antigo, relacionado ao emplacamento dos táxis na cidade, foi resolvido. O deputado informou que anteriormente os taxistas demoravam um trimestre, aproximadamente, para conseguir o emplacamento como carro de praça, pois os documentos eram protocolados na 10ª Ciretran em Timon e vinham para São Luís, onde apenas uma funcionária fazia a análise. Essa demora ocasionava vários transtornos aos motoristas ao atravessarem para Teresina sem a documentação correta nos veículos.

“Agora o prazo máximo será de cinco dias. Essa é uma vitória de nossa atuação parlamentar, que juntamente com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Timon, Jeremias Sampaio, e o Chefe da 10ª Ciretran, Ronaldo Gonçalves, pleiteamos junto ao Detran”, informou o deputado.

O deputado falou também da padronização dos táxis e das motos táxis em Timon. Rafael Leitoa reforçou que a padronização é importante, inclusive para sua regulamentação, sendo que todo esse custo de será de responsabilidade do município. Em relação ao curso obrigatório para transporte de passageiro, o deputado informou que será custeado em 80% pela prefeitura de Timon.

“A visita do Dr. Antônio Nunes em Timon serviu para apresentar dois projetos importantes, votados por nós, aqui na Assembleia: o CNH Jovem e o Moto Legal. Ambos beneficiando ainda mais os cidadãos maranhenses, beneficiando ainda mais os jovens que pode ter a sua primeira CNH, o que com certeza fará uma diferença na vida deles.”
(Assessoria)


Deputado Alexandre Almeida destaca obras do governo do estado em Timon

O deputado Alexandre Almeida (PTN), usou a tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão dessa quarta-feira (15), para reconhecer as ações que o Governo do Estado está executando no município de Timon.

“Ocupo essa tribuna para fazer o registro e o reconhecimento da importância que tem sido para Timon a decisão do governador Flávio Dino de executar obras de infraestrutura, como asfaltamento de várias ruas e avenidas do município”, pontuou Alexandre Almeida.
Segundo o parlamentar, a ação do Governo do Estado vem corrigir a inércia da administração pública municipal, que em três anos não conseguiu implementar as obras necessárias. “Conferi de perto os serviços que estão sendo realizados e pude constatar a qualidade dos mesmos, por isso merecem o meu reconhecimento assim como, com certeza, terão da população, diante do pouco que tem sido realizado na área da infraestrutura pela prefeitura de Timon”, disse o deputado.

Alexandre Almeida frisou ainda, que é uma questão de justiça separar a ação do governador Flávia Dino e falta de ação da administração municipal timonense. “Estou fazendo esse pronunciamento para ser justo, reconhecendo, em nome da população de Timon, a importância dessas obras, pois embora os recursos das mesmas tenham sido aprovados ainda na gestão anterior, o governador Flávio Dino assumiu o seu compromisso de executá-las, atendendo as expectativas de todos os timonenses que votaram e acreditaram nele”, ressaltou Almeida.

O deputado finalizou seu pronunciamento afirmando que irá continuar visitando as obras que estão em execução, ao mesmo tempo que continuará cobrando da Prefeitura de Timon ações que resolvam os sérios problemas do município.
(Assessoria)


Professor e poeta César William menciona Timon em seus trabalhos pelo Maranhão

Mesmo estando de férias da rede pública de ensino, o professor e poeta César William (na foto ao lado em um cursinho em São Luis) está com agenda lotada para este mês de julho. É que além de ministrar aula para o Fundamental Maior e Médio, também atua em algumas Instituições de Ensino Superior e em vários cursinhos de São Luís, preparando alunos para o Enem e concursos públicos e mantém seu projeto, Curso Língua Viva - Português Itinerante, em algumas cidades da Baixada Maranhense.

Recentemente, em um desses cursinhos, o professor fez menção ao município de Timon, alegando que a imagem que muitos têm da cidade é quase sempre sob o aspecto negativo e divulgou o projeto Flores Literárias que necessita ser resgatado, citando alguns literatos locais. Aproveitando a ocasião, ele ministrou uma aula inteira, valendo-se do bom cordel do poeta Barripi, adotando o livro deste, "Universo do Saber". ideia foi um verdadeiro sucesso e já vai ser adotada também na rede pública.
(assessoria)


Comentários

Secretário prevê cortes de despesas na prefeitura de Timon

15/07/2015 • 09:08

O Secretário Municipal de Finanças de Timon, Mário Filho, prevê que os próximos meses serão de muitas dificuldades para a prefeitura de Timon por conta da queda em repasses do governo federal para os municípios. Em artigo intitulado Crise Financeira Prejudica Prefeituras, ele avalia que o prefeito Luciano Leitoa não terá outra alternativa que não seja efetuar cortes nas despesas do governo.

Leia o texto abaixo do secretário:


Crise Financeira Prejudica Prefeituras

O País passa por uma grave crise financeira que atinge todos os setores da economia e de modo especial aquelas Prefeituras que dependem das transferências constitucionais, que são a maioria dos Municípios brasileiros.

As perspectivaspara o crescimento econômico são as mais pessimistaspossíveis, tendo em vista que estamos vivendo uma forte recessão, com redução das receitas das empresas,demissão de trabalhadores e crescimento negativo da economia. Isso significa muito desemprego, arrocho salarial equeda dos investimentos em obras de infra-estrutura, principalmente, por parte do setor público.

Tomando como exemplo a cidade Timon, que recebeu, a título de repasses constitucionais, no primeiro decênio de julho de 2015, 25,76% a menos do que recebeu no mesmo período de 2014. Para agravar ainda mais a situação, aSecretaria da Receita Federal está prevendo que haverá uma queda em torno de 17% nas receitas do mês de julho deste ano em relação a julho de 2014. Além disso, segundo alerta a Confederação Nacional dos Municípios,esta tendência de queda deverá durar até o mês de outubro.

No primeiro semestre de 2015,a queda nos repasses constitucionaisda Prefeitura de Timon já representa uma perda de R$ 3.488.838,00nas suas receitas.

Tem mais um agravante para piorar asituação financeira do Município de Timon: o aumento do salário mínimo em 8%,o crescimento do piso salarial do professor em 13% e o aumento do custeio com energia elétrica, combustível e outras obrigações. Além do pagamento de despesas de exercícios anteriores com previdência social, concessionária de energia elétrica e precatórios.

A Administração Pública constitui-se em uma atividade complexa, com oscilações e variações mensais decorrentes das frustrações de receitas, provenientes, em especial, das constantes reduções nos repasses de recursos efetuadas pela União. O controle dos gastos não é uma regra somente da Prefeitura de Timon, na verdade, todos os entes públicos da federação passam por dificuldades, o que exigede todos os Gestores Públicos a adoçãode medidas duras e enérgicas para garantir o equilíbrio dascontas públicase o cumprimento da LRF- Lei de Responsabilidade Fiscal, no que se refere aos gastos com pessoal, saúde e educação.

Diante desta realidade financeira do País,o momento exige sacrifício de todos, e não resta outra opção para o Prefeito,a não ser de promover corte significativo nos cargos comissionados, na locação de veículos, no consumo de combustível, no consumo de energia elétrica e telefone,nos contratos com prestadores de serviços, na aquisição de material permanentee de consumo, e uma redução drásticana concessão de diárias e passagens aéreas, com vista a enfrentar estes meses de recessão.

Comentários

  1. «
  2. ... 
  3. 6
  4. 7
  5. 8
  6. 9
  7. 10
  8. 11
  9. 12
  10. ...
  11. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS
SELECT SQL_CACHE banner.arquivo,banner.link,banner.tempo,tipo.altura,tipo.largura FROM dsm_banner_rel_secao as relacao INNER JOIN dsm_banner as banner ON banner.id=relacao.banner_id INNER JOIN dsm_banner_tipo as tipo ON banner.banner_tipo_id=tipo.id WHERE banner.status=1 AND relacao.secao_id='78' AND banner.arquivo <> '' AND (banner.banner_tipo_id='5' OR banner.banner_tipo_id='6' OR banner.banner_tipo_id='7' OR banner.banner_tipo_id='8') ORDER BY banner.prioridade ASC,relacao.id DESC

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009