RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca
Todos os Blogs

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Informes rápidos do blog do Elias Lacerda

11/08/2015 • 21:15
De cara amarrada para Luciano Leitoa


As boas relações que muitos petistas de Timon mantinham com o prefeito Luciano Leitoa andaram sendo prejudicadas nas últimas horas.
Explica-se. Membros do partido reclamam que Luciano e seu grupo foram descortês em não tê-los convidado para apoiar a visita da presidenta Dilma Roussef a São Luis. Os petistas dizem que a caravana que se dirigiu em ônibus para a capital maranhense foi formada somente por membros do PDT e PSB local.


Um petista histórico que pediu para não ter seu nome revelado pelo blog do Elias Lacerda, contou que muitos se sentiram preteridos na viagem de apoio a presidenta.


“Acho que o grupo do prefeito deveria pelo menos ter convidado alguns de nós para a viagem”, declarou.


Irmão William e o projeto de candidatura de prefeito

Agindo com silêncio e determinação, o presidente do PSC de Timon, Irmão William continua firme no seu propósito de ser candidato a prefeito da cidade nas próximas eleições. O evangélico da Assembleia de Deus já soube até que andaram por São Luis tentando minar sua pré-candidatura, mas tudo até agora em vão. Por conta disso, William tem estreitado suas relações com Costa Ferreira, o presidente da direção do partido regional como forma de garantir o seu desejo.


Mesmo com o objetivo em mente da candidatura e acreditando que no município há espaços para uma outra via que não seja a do prefeito Luciano Leitoa, do Alexandre Almeida e de Socorro Waquim, Irmão William não se fecha em redoma. Ele tem dito aceitar integrar um grupo alternativo e apoiar outro nome que não o seu como candidato. “ Nossa ideia é formar um grupo de partidos com candidatura alternativa aos timonenses. Caso neste grupo tenha um nome melhor que o meu, aceito sim apoiá-lo como candidato.Não tenho problemas neste sentido”, observou ele em recente conversa com o blog do Elias Lacerda.


Em nota, presidente da JSPDT Timon faz votos de felicitações aos estudantes









Em nota publicada em rede social pessoal, o presidente da JSPDT Timon, Philip Andrade não deixou passar em branco a data de hoje (11), Dia do Estudante. Ele desejou os parabéns aos milhares de estudantes timonenses que sonham com mais desenvolvimento, igualdade, justiça e oportunidade. Disse ele:

“O período que passamos na escola é o início da construção da nossa história e importante fase para formação da nossa personalidade e aquisição de valores. É sem dúvida um dos melhores de nossas vidas. Um tempo de crescimento pessoal e comunitário junto de amigos e professores”.

Líder de uma das juventudes políticas mais agueridas de Timon ( A JS do PDT), Phillipe é pré-candidato a vereador e tem sido apontado como nome forte a conquistar uma vaga nas eleições do próximo ano.

Vereador quer fiscalização contra carros volante de propaganda

O vereador Luis Firmino de Sousa Neto, o Dr. Tuá, do PMN, quer disciplina no uso dos carros de propaganda volantes que circulam em Timon. Em requerimento com pedido de providência feito na Câmara Municipal, o vereador destacou que os veículos não estão obedecendo a legislação e vem cometendo abusos nos mais diferentes bairros da cidade.


De acordo com o vereador, é preciso que o poder público coíba com penalidades o uso abusivo de carros de som volante em frente a escolas, Postos de Saúde da Família, creches, educandários, fórum, cartório eleitoral, ministério público, defesa civil e outros órgãos.


Uma cópia do requerimento apresentado pelo vereador foi enviado ao prefeito Luciano Leitoa, Secretário de Meio Ambiente, Jailson Oliveira, comandante do 11º Batalhão Tenente Coronel Xavier e ao delegado regional Antonio Valente.


Poluição sonora no Parque Alvorada

Denúncia que chega ao blog do Elias Lacerda dar conta que no bairro Parque Alvorada as pessoas usam e abusam da poluição sonora sem qualquer fiscalização do poder público. De acordo com o Doutor em Agronomia e estudante de pós-doutorado, Miguel Arcanjo, morador daquele bairro, o problema ganha dimensões enormes durante o final de semana, especialmente aos domingos.

Arcanjo enviou a nota abaixo relatando o problema:

“Elias, meu caro, bom dia!

Elias, há dias que os paredões de som tomam conta do Parque Alvorada e ninguém faz nada. Hoje (domingo,dia 9) está pior do que todos os dias. Todos querendo trabalhar amanhã cedo e eu tentando estudar, mas quem disse que conseguimos. Liguei para o Batalhão da PM e o atendente me falou que eles não estão resolvendo este tipo de chamada, no entanto, me deu um número da Sec. de Meio Ambiente, que é quem está atuando nestas causas, juntamente com a Guarda Municipal, mas não consigo ligar de forma alguma. O número é: 988396750. Pesquisei outro número na Internet e consegui, o 33178909, mas deu em uma residência. Sinceramente, é muito descaso. Ficamos de mãos atadas. Pior ainda :Tendo que ouvir músicas de duplo sentido, muitas delas obscenas, que levam até mesmo a um atentado ao puder e indução à prostituição. É lamentável, meu caro amigo”.


Caso queira, o blog está com espaço garantido para as explicações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente...


Mais Parque Alvorada


















E tem moradores do bairro Parque Alvorada que andaram telefonando para o blog do Elias Lacerda para reclamar de um detalhe nos serviços feitos da pavimentação asfáltica de várias ruas executados recentemente naquela região. Eles relataram não entender porque em diversas vias que se cruzam com a BR 226, a pavimentação asfáltica não chegou a se encontrar com o asfalto da rodovia federal, ficando cerca de 15 metros somente com piçarra (veja nas fotos acima).

O blog procurou o Secretário Municipal de Infraestrutura, Dolival Andrade para falar sobre o caso. Ele explicou que o asfaltamento não foi complementado até o encontro com o da BR 226 por exigência do DNIT – o Departamento nacional de Infraestrutura de Transporte. A área sem asfalto é de domínio do órgão federal e tem que ser preservada, pois o DNIT pretende utilizá-la em futuras intervenções na estrada.

“Não poderíamos passar por cima da recomendação do DNIT. Aquela área é de domínio deles. A nossa intervenção foi feita até o permitido”, explicou Dolival Andrade.


A imprensa estimula o pessimismo

Por Severino Neto

A imprensa estimula o pessimismo. É preciso promover uma guerra contra o pessimismo, porque senão ele acaba com o Brasil.

O que precisamos salvar não é o governo Dilma Rousseff, muito menos o Partido dos Trabalhadores (PT), é o povo brasileiro que está sob uma permanente ameaça do agravamento de uma crise econômica, com sérios desdobramentos políticos.

Salvar o Brasil de uma classe política que só pensa em se locupletar no poder. Elegemos Lula para promover uma ruptura com a política do atraso e que nós estamos assistindo, já passado quase 13 anos de sucessivos governos petistas é o fortalecimento de políticos que o PT e Lula prometiam nos palanques, nas ruas, nos campos e nas cidades expurgar da vida nacional ao chegar ao poder.

A imprensa que nas grandes democracias tem um papel importante, porque age com responsabilidade, na ainda jovem democracia brasileira, funciona como um rastilho de pólvora que ameaça incendiar o país.

O pessimismo que está destruindo a economia brasileira é alimentado e estimulado pela grande imprensa que deseja derrotar Dilma Rousseff e o PT arruinando a economia do país. Notícias como inflação alta, aumento do desemprego e a queda do PIB (a soma em valores monetários e serviços produzidos no país) que a todo o momento estão nas páginas princiais dos jornais produzum efeito devastador na economia nacional.

*Severino Neto é jornalista e blogueiro do Portal AZ


Colégio Aluízio de Azevedo promove encontro de língua portuguesa e elege grêmio estudantil

















O Centro de Ensino Aluízio de Azevedo, em parceria com a URE(Unidade Regional de Ensino) está sediando o II Encontro Estadual de Ensino da Língua Portuguesa com a presença dos Gestores, Supervisores e dos Professores de Língua Portuguesa dos municípios de Timon, Matões e Parnarama. O evento foi convocado pela SEDUC Maranhão e será realizado através de duas teleconferências. Uma aconteceu ontem e a outra será amanhã, dia 12. Na ocasião estão sendo discutidos temas como o lançamento da 1ª Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa(OMLP) e a Mobilização pela Base Nacional Comum, onde serão mobilizados todos os agentes ligados à promoção da educação nos três municípios.

Ontem (10) já foi realizada a primeira etapa que discutiu a realização das olimpíadas de língua portuguesa no estado e amanhã será realizada a 2ª etapa a partir das 9hs da manhã. O colégio Aluízio de Azevedo comemora também no dia 14/08 o dia do Estudante promovendo atividades recreativas, culturais e esportivas durante todo o dia. Alunos e comunidade, através do Grêmio Estudantil recentemente eleito pelos estudantes, tendo como presidenta a aluna Rosa Maria L. da Silva promoverão eventos como a prévia da 1ª amostra de talentos 2015, concurso de garoto e garota Aluízio de Azevedo e diversas atividades.

O Grêmio estudantil do Colégio Aluízio de Azevedo faz parte de uma política de fortalecimento da representatividade da juventude no fortalecimento das políticas educacionais nas escolas do estado sendo uma preocupação do governador Flávio Dino e do Prefeito Luciano Leitoa em inserir os jovens na prática participativa da construção de uma nova escola. Uma das principais ações do Grêmio recém-eleito do Colégio Aluízio, segundo a sua presidenta Rosa Maria é reivindicar a implantação de uma enfermaria na escola, reforma e cobertura da quadra da escola e fortalecer as parcerias da escola com a comunidade escolar, abrindo as portas da escola para a participação da comunidade.

Para o Diretor do Colégio Professor Naldo Bezerra, é importante que a sociedade participe desse novo momento histórico, onde a escola acompanha de perto as mudanças de paradigma que o Brasil e o Maranhão atravessam. “Só uma escola democrática, moderna, participativa e renovada pode, através da educação, resgatar a dignidade do povo brasileiro”, disse ele.


Carlinhos Maranhão, o “furão”


















Esse Carlinhos Maranhão está mesmo em todas. Militante político e das causas dos homossexuais em Timon, ele nesta semana está na capital federal. Por lá conseguiu até uma audiência com o poderoso Secretário de Saúde do Distrito Federal, o competente ex-secretário de planejamento do governo Roseana, Fábio Gondim.

Além dele, Carlinhos ainda foi ao congresso onde posou para foto ao lado do senador do Piauí Elmano Férrer.

Escarafunchando na capital federal, Carlinhos ligou para o blog do Elias Lacerda para informar que também esteve na diretoria da Codevasf, a Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba. Disse ele que em busca de projetos para comunidades locais de Timon, cidade em que pretende ser candidato a vereador nas eleições do próximo ano.

Esse Carlinhos...

Prefeitura reúne escolas e inicia atividades do Mais Educação 2015.2

11/08/2015 • 15:32
Várias escolas estiveram presentes na abertura o evento para demonstrar algumas das atividades que já são realizadas no programa















No dia do estudante, 11 de agosto, os alunos de ensino fundamental tem muito para comemorar, isso porque aconteceu nesta manhã de terça-feira, 11/08, a abertura oficial das atividades do Programa Mais Educação para o segundo semestre de 2015. Várias escolas estiveram presentes na solenidade, que aconteceu na Fundação Cidadania, e teve a presença do Prefeito Luciano Leitoa. Durante a abertura alunos apresentaram um pouco do que é realizado durante as atividades do programa.

A aluna Jéssica Vanessa, de 14 anos, aluna da U. E. João Fonseca Maranhão, junto com seus amigos de escola, apresentou uma canção que emocionou a todos. “Estou na escola há quatro anos e depois que a nova diretora assumiu muita coisa melhorou”, comentou Jéssica, que ainda fez questão de frisar que “participa do Mais Educação porque eu gosto. Tem várias atividades pra gente fazer como a banda de fanfarra, xadrez e muitas outras coisas”.

Outra aluna que chamou a atenção pela sua dedicação e empenho na hora de se apresentar foi a pequena Thayna Esteffane, de 11 anos, que com seu jeito extrovertido e carismático comandou a banda de fanfarra da escola João Reis. Atualmente a aluna estuda na U. E. Ney Rodrigues de Vasconcelos, mas ainda continua na banda da escola João Reis. “Eu vou ensaiar às 11h, depois eu almoço na própria escola por causa do Mais Educação e em seguida vou assistir as aulas. Eu adoro ir para a escola por causa disso”, comentou Thayna muito satisfeita com o programa.

Acompanhado de uma mesa de honra composta de vereadores, secretários e demais membros da Secretaria Municipal de Educação, o Prefeito Luciano Leitoa comentou, que os investimentos feitos na educação de Timon e o empenho dos profissionais envolvidos, tem colhido bons resultados. “O Programa Mais Educação tem esse papel, também, de poder fazer esse tempo complementar das crianças no horário que eles não estejam estudando. É importante frisar a importância da participação e envolvimento dos diretores e monitores nas escolas para que o programa funcione”, comentou o Prefeito.

Completando a fala do Prefeito, a secretária de Educação, Dinair Veloso, falou que a gestão municipal tem procurado uma outra forma de oferecer as crianças e jovens maior qualidade de vida, que é a educação. “Investir na Educação e em Programas e Projetos como o Mais Educação é o melhor caminho para o futuro de nossas crianças. Esse programa vem justamente ampliar a jornada escolar e complementar o que já fazemos no nosso dia a dia”, disse a secretária.
(Assessoria)


Serviço de limpeza do sistema suspenderá fornecimento dágua na Vila do Bec

A Águas de Timon informa que visando melhorar o fornecimento de água, nesta quinta-feira, 13 de agosto, efetuará limpeza no reservatório que abastece o bairro Vila do Bec.

Para executar este procedimento, será necessário interromper emporariamente o fornecimento de água do referido bairro.

O serviço será iniciado às 8:30 da manhã e a previsão de conclusão é às 18h.
(Assessoria)

Cemar prejudicou 70 mil timonenses com duas faturas em julho

10/08/2015 • 22:00
O Presidente da Câmara Municipal de Timon, vereador Uilma Resende apresentou junto a Promotoria do Consumidor representação para que o Ministério Publico proceda Ação Civil Pública, para pleitear junto ao judiciário a Condenação da Cemar à obrigação de indenizar todos os consumidores pelos danos materiais e morais sofrido em decorrência da empresa ter emitido duas faturas de contas de energia com vencimento no mês de julho último. A representação foi apresentada pelo vereador na última sexta-feira na sede do Ministério Público local (veja na foto ao lado).

Caso a ação resulte em condenação, Uilma recomenda que os valores da causa sejam destinados ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor para ser revestido aos consumidores Timonenses e duas instituições filantrópicas do Município: A  "Casa de Palha", que cuida de pessoas com câncer,  e a “Associação Riberinha do Norte”.

Na semana passada o presidente do legislativo municipal enviou ofício a direção da Cemar para que o representante da empresa prestasse esclarecimento na Câmara sobre a situação, mas por problemas de agenda, a empresa não pode enviar seu funcionário.

De acordo com Uilma Resende, 70 mil consumidores timonenses foram surpreendidos e prejudicados com as duas faturas inesperadas recebidas em casa ferindo o art. 124, § 3º, da resolução 414 da ANEEL, causando assim transtornos a todos eles. Para o presidente, a atitude da cemar em modificar de forma unilateral a data de vencimento da fatura julho, a Cemar tem que ser responsabilizada a reparar os danos causados tanto individuais, coletivos e difusos, conforme prever o art. 6o VI do Código de defesa do consumidor.

Nessa semana, a Cemar enviará à Câmara uma equipe de São Luis, para apreciação e assinatura de um termo de ajustamento de conduta com a Comissão de Defesa do Consumidor da casa.

A Cemar já está cumprindo uma das cláusulas do termo, ou seja, os consumidores que se sentirem prejudicados com a antecipação da data de vencimento da fatura de competência 07/2015, pode se dirigir ao posto de atendimento da Cemar e Prorrogar a data de vencimento da fatura do mês 07/2015 em 15 dias, o sistema emite uma nova fatura para consumidor sem qualquer cobrança de multa ou juros, também o consumidor tem a opção de parcelar a fatura.


Vereador quer a Força Nacional em Timon


O vereador Kenedy Gedeon (foto) defendeu na sessão desta segunda-feira na Câmara Municipal, a presença da Força Nacional no Maranhão, em especial no município de Timon. O parlamentar do PRP mostrou-se preocupado com a onda de violência a que está submetida a população local.

Kenedy Gedeon disse que o número de policiais militares existentes no município é insuficiente e para piorar a situação, o comando geral ainda transferiu 20 policiais daqui para São Luis.

O vereador entende que uma alternativa existente seria o envio de soldados da Força Nacional para Timon. Kenedy condenou a decisão da base do governador Flávio Dino que votou contra na Assembleia Legislativa o pedido de envio de homens da Força Nacional para o Maranhão.

O parlamentar argumenta que o momento é de preocupação entre todos os timonenses por conta do alto índice de assaltos praticados na cidade. “Nem mesmo os policiais estão seguros. Tanto que dias atrás os bandidos mataram um num assalto a uma loja e roubaram o carro de outro”, observou o vereador.

Kenedy Gedeon diz que um dos fatores que pesa para a alta criminalidade na cidade é justamente o pouco policiamento ostensivo nos bairros da cidade. “A polícia militar está com suas viaturas sucateadas, não tem como fazer policiamento ostensivo com regularidade. O prefeito Luciano Leitoa tem feito sua parte ao ceder veículos para a polícia militar, mesmo não sendo de sua competência. Mas agora está na hora do governo do estado investir mais na segurança de Timon. Uma das alternativas para suprir essas necessidades seria exatamente solicitar homens da Força Nacional para o estado”, avaliou o vereador.


Acusado foi pego com cédulas falsas adquiridas em Timon




















As denúncias do vereador Kenedy Gedeon sobre as deficiências da segurança pública em Timon tem toda razão de ser. Com a polícia do Piauí arrochando o cerco contra a criminalidade em Teresina, sobram-nos fortes razões para acreditar que a bandidagem pode está  escolhendo mesmo Timon para executar seus planos. Dias atrás, numa operação da polícia civil e militar piauiense descobriu-se na cidade timonense uma máquina que fazia adulteração de placas de veículos.

Ontem (domingo,9) um jovem foi apreendido pela polícia militar em Teresina com várias notas falsas(veja foto das notas acima). Ele disse que adquiriu as notas em Timon. Veja abaixo a matéria do portal Cidadeverde.com:

"Um jovem identificado como Ismael Ferreira da Silva, conhecido como Maguim, foi preso com cédulas falsas de dinheiro escondidas debaixo de um aparelho de TV. A prisão foi realizada por policiais militares do 8º BPM, por volta das 22h30min, de domingo (09), no Alto da Ressurreição, Região do Grande Dirceu, Zona Sudeste de Teresina.

Os PMs chegaram à residência do suspeito após denúncias de que ele estaria fazendo ameaças. No local foram encontrados mais de R$ 3 mil em notas falsas, divididos em cédulas de R$ 100. De acordo com informações do 8º BPM, o suspeito teria revelado que comprou o dinheiro em Timon (MA) e que a cada nota verdadeira era o equivalente a três falsas.

Ao perceber a chegada dos policiais, o suspeito ainda pulou o muro e se escondeu na casa de um vizinho, onde foi capturado. No bolso da bermuda do suspeito foram encontrados munições, mas nenhuma arma foi localizada. Na casa foram localizados ainda toucas ninjas e luvas. Contra o suspeito já existia um mandado judicial em aberto pelo crime de roubo. A origem do dinheiro falso deverá ser investigada pela Polícia Federal".

Lobão e Gastão são vaiados e Flávio Dino defende Dilma no Maranhão

10/08/2015 • 15:29
O senador Edison Lobão levou três sonoras vaias durante a entrega de casas do Minha Casa Minha Vida com a presidente Dilma Rousseff no Maracanã.

Ai ser anunciado pelo cerimonial, ao ser cumprimentado pelo governador Flávio Dino e pela presidente. Foram três momentos de vaia. Lobão ficou cabisbaixo durante quase todo o evento.

Gastão Vieira também ouviu vaias, mas foram mais contidas.

Enquanto isso, a visita da presidenta foi marcada pelo discurso do governador Flávio Dino na defesa do mandato dela durante a cerimônia de entrega de 4.467 unidades habitacionais do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ (MCMV) no Maranhão, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A cerimônia de entrega de unidades habitacionais ocorreu nesta segunda-feira (10), no Km 19 da BR-135, na Vila Maranhão, em São Luís. "Nós aqui do Maranhão defendemos e apoiamos o Minha Casa, Minha Vida, o Brasil Carinhoso e por isso presidenta nós aqui no Maranhão nós defendemos a democracia ,somos contra qualquer tipo de golpe que é ensaiado em nosso pais neste momento", disse. A defesa do governador foi aplaudida pela plateia que agitava bandeiras do Partido dos Trabalhadores (PT) e gritava palavra de ordem: "Não vai ter golpe".

Dino se disse confiante no crescimento da economia e no respeito à democracia. "Nós estamos aqui, manifestando o que se passa no coração do povo mais pobre desse pais. É claro que todos nós que aqui estamos somos contra a corrupção. É claro que todos nós que aqui estamos defendemos a apuração e a investigação de quem quer que seja que tenha cometido qualquer tipo de coisa errada, agora nós separamos as coisas. Nós defendemos que haja tudo isso, mas com respeito à constituição, com respeito a Democracia e as regras do jogo que foram estabelecidas", afirmou.

(Com informações do blog do Clodoaldo Correa e do G1 Ma)


Prefeitura constrói mais Unidades Básicas de Saúde em Timon

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra) é a responsável pela construção de mais cinco Unidades Básicas de Saúde dentro da zona urbana de Timon. Com mais essas, sobe para 16 o número de UBS construídas pela atual gestão, além de 19 unidades ampliadas e reformadas.

Estão sendo executadas obras no Cajueiro, Residencial Cocais, Jóia, Padre Delfino e Cidade Nova. No ano passado, a Prefeitura reformou e ampliou uma UBS no Cidade Nova e agora está construindo outra unidade para atender a população daquela região.

Cada UBS está orçada em R$ 697.201,13, sendo R$ 512.000,00 provenientes do Ministério da Saúde e R$ 185.201,13 do Tesouro Municipal. No total, serão investidos R$ 3.486.005,65, sendo R$926.005,65 de contrapartida da Prefeitura.

As unidades básicas contam com salas de procedimentos, curativos, vacina, nebulização, consultórios médicos e odontológicos, cantina, banheiros. Os projetos são todos adequados as regras de acessibilidade.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram investidos na reforma e ampliação das primeiras 17 unidades, R$ 1.545.309,20, sendo que a Prefeitura colaborou com R$ 103. 285,88. Essa ação beneficiou mais de 18 mil famílias.
(Da assessoria)

Informes rápidos do blog do Elias Lacerda

09/08/2015 • 23:11
Os processos e o exemplo próprio de Chico Leitoa
O ex-prefeito Chico Leitoa tem se dedicado com segurança e esperança nos processos que tem movido contra algumas pessoas que diz terem lhe difamado nos meios de comunicação ou em outros locais. Em suas conversas tem dito acreditar na justiça, mesmo quando ouve dizer que alguns declararam ele usar este instrumento para tentar calá-los.

Tanta convicção do ex-prefeito tem razão de ser. Nos últimos processos que moveu ele praticamente ganhou todos. Perdeu apenas um, mas assim mesmo recorreu e alimenta esperança em dar a volta por cima.

Outro motivo para a confiança vem da experiência própria dele na pena que sofreu mais recentemente, quando na semana passada foi condenado a indenizar o promotor de justiça Luis Gonzaga Martins Coelho em 60 mil reais.

Iniciado em 2002 após um discurso do ex-prefeito durante uma festa na Ceasa oportunidade que fez duras críticas ao promotor que na época trabalhava em Timon, o processo inicial cobrava uma indenização por danos morais no valor de 300 mil reais. Recursos para o Tribunal de Justiça e suas idas e vindas a Brasília, terminaram em Timon no valor de 60 mil reais.

A audiência entre os ex-prefeito e o promotor serviu também para os dois reatarem as relações. Eles conversaram entre sí e fizeram as pazes.

O desfecho do processo do promotor é um exemplo próprio que o ex-prefeito tem para acreditar que a justiça, às vezes tarda, mas não falha...


A Tupan e a geração de empregos

O empresário Carlinhos Aurélio Carvalho, do grupo Tupan, esteve em Timon na última sexta-feira,7. Entre os quatro maiores grupos distribuidores de material de construção do Brasil, a empresa está construindo no Polo Empresarial de Timon, a Destac, uma das suas empresas.


Durante sua estada em Timon, Carlinhos acompanhado do prefeito Luciano Leitoa e o Secretário de Desenvolvimento Econômica, Vitor Hugo, esteve no local onde está sendo erguido a empresa.


Primeira empresa a se instalar no Polo ocupando uma área de 55 mil metros quadrados, a Destac será um investimento de milhões de reais e deve gerar inicialmente cerca de 200 empregos diretos e contratar 50 caminhões.


A contrapartida da prefeitura






















O DNIT exigiu e a prefeitura de Timon iniciou, como contrapartida, a instalação de canaletas, meio fios e sarjetas, na avenida presidente Médice, na divisão dos bairros Planaldo Formosa e Matelzinho (veja na foto acima).

O serviço foi iniciado para que o órgão federal possa realizar a recuperação do acostamento da BR 316, que passa pela zona urbana da cidade.

A recuperação do acostamento da rodovia que passa pela cidade é uma antiga reivindicação da população timonense, especialmente ciclistas e pedestres. Acidentes são comuns no trecho em que foi iniciado o trabalho que interliga os bairros Mateuzinho ao Parque Alvorada.

A última vez que o acostamento viu trabalho de recuperação daquele trecho foi ainda na primeira gestão do ex-prefeito Chico Leitoa.
Agora o trabalho será feito pela construtora Edeconsil, empreiteira ganhadora da obra onde está incluso ainda o recapeamento asfáltico da rodovia no trecho urbano da cidade.


Visita da presidente Dilma Roussef ao Maranhão nesta segunda

A presidenta Dilma Rousseff estará em São Luís nesta segunda-feira (10) e fará a entrega de 3.020 moradias em São Luís e em Caxias referentes ao Programa Minha Casa, Minha Vida. No mesmo dia, a presidenta inaugura o Terminal de Grãos do Maranhão, um dos grandes novos terminais exportadores do agronegócio brasileiro.

Em entrevista coletiva, representantes da Secretaria de Imprensa da Presidência da República detalharam a agenda de trabalho da presidenta Dilma Rousseff em São Luís. Na manhã da segunda-feira (10), a presidenta entregará, no Residencial Santo Antônio – Maracanã, as 2.020 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, na capital. O evento será transmitido por videoconferência para a cidade de Caxias, onde também serão entregues outras 1.000 unidades do Residencial Vila Paraíso.

Após a entrega das casas, Dilma segue para o Porto do Itaqui, onde fará a inauguração do Terminal de Grãos do Maranhão. Em apenas quatro meses de operação, o Terminal já embarcou mais de 1,6 milhão de toneladas de soja em mais de 20 navios a alguns dos principais mercados da Europa, Ásia e Oriente Médio.

Secretário Márcio Jerry

Presente na coletiva de imprensa, o secretário de Estado de Assuntos Políticos, Márcio Jerry, destacou importantes ações do Governo Federal no Maranhão como as intervenções em Infraestrutura, vinda de profissionais do Mais Médicos ao estado, maior proteção social com programas como o Bolsa Família e a construção de moradias através do Programa Minha Casa, Minha Vida.

“O nosso estado tem importantes projetos estabelecidos através de convênios com o Governo Federal. São obras que visam a melhoria das condições de vida do nosso povo”, disse o secretário Jerry.
(Do blog do Clodoaldo Correa)


O novo hobby de Alexandre Almeida

O deputado estadual do PTN, Alexandre Almeida, tem um novo hobby. Ele despertou para a corrida como atividade para relaxamento e a prática de exercício físico.

A nova atividade do deputado tem lhe exigido dedicação e atenção. Tanto que já abriu um espaço na agenda diária para todos os dias colocar em prática seu hobby. Seja no final da tarde ou logo cedo pela manhã, a corrida tem feito parte da vida do deputado.

Os resultados tem sido bons. Alexandre Almeida começou fazendo dois quilômetros por corrida, foi para três, quatro e agora já passa dos cinco.

A simpatia pelo novo hobby também tem motivado o deputado a meter a mão no bolso para investir na sua nova atividade esportiva. Recentemente ele adquiriu um relógio que monitora seu desempenho fornecendo dados importantes sobre batimentos cardíacos, distância percorrida, velocidade, consumo de oxigênio, dentre outros serviços.

Protagonista dos principais para as eleições de prefeito do próximo ano em Timon, Alexandre Almeida vai precisar mesmo de muito fôlego e disposição para enfrentar a campanha de 2016. Ele sabe disso. Tanto que brinca sobre o assunto dizendo: “Estou me preparando agora para a maratona do próximo ano”.
(Acima Alexandre exibe medalha por ter completado a corrida da OAB em Teresina no ùltimo dia 2)


A difícil crise

A administração pública no Brasil nestes tempos de crise não está fácil para ninguém. Em Timon o prefeito Luciano Leitoa optou por reduzir em 30% a gratificação dos assessores comissionados.

Em Matões, servidores andaram assustados nos últimos dias temendo cortes na folha por conta da queda na receita. Nos bastidores chegou-se a dizer que seriam demitidos 400 funcionários contratados como forma de controlar as finanças. Ao final o corte não veio. O blog não conseguiu saber que medidas foram tomadas para evitar o trauma.

Tempo muito ruim também em Coelho Neto. Esperando três milhões para pagar a folha dos funcionários, o prefeito Soliney Filho viu o repasse do governo federal chegar no valor de apenas 2 milhões e 500 mil reais.


Nem as organizadas e sólidas economias escaparam

Nem as sólidas e organizadas economias estão escapando do problema. Um exemplo clássico é o Rio Grande do Sul. Também na pindaíba com a queda de repasses, o governo gaúcho decidiu dividir em parcelas o pagamento dos funcionários públicos.
Os servidores ficaram na bronca e realizaram várias manifestações.


Três pontos de aneurisma retirados

A presidente do Sindicado dos Trabalhadores na Educação Municipal de Timon (Sinterpum), professora Francisca Mendes ainda se recupera, mas passa bem. Depois de ter um membro da família que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), Francisca foi aconselhada por amigos a fazer exames que pudessem detectar futuros problemas seus com a doença.

O resultado descobriu que a professora possuía três deles que poderiam gerar a doença.

A professora não pensou duas vezes quando o médico lhe propôs a cirurgia. Ela foi submetida a cirurgia que retirou os três problemas detectados.

Atualmente a sindicalista ainda passa por recuperação.


Lutando pela unidade

Faltando mais de um ano para as eleições, o agente de saúde e ex-presidente do sindicato da categoria, Iglesias Alves( foto), já começou a se articular com um projeto que chama de  "Sim é Possivel".

Pré-candidato a vereador para as eleições do próximo ano, Iglesias tenta evitar o que aconteceu com os agentes em 2012, oportunidade em que sete membros da categoria saíram candidatos dividindo os votos entre eles. A desunião acabou somando 950 votos quando somadas as votações de todos os candidatos. Resultado: Ninguém foi eleito e nem andou perto de conquistar uma vaga de vereador.

Iglesias Alves espera poder conseguir unir a categoria ao projeto de candidatura única de vereador com o seu nome. Para tanto, tem intensificado reuniões em grupo da categoria e também com lideranças comunitárias da cidade.



portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016