RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca
Todos os Blogs

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Escola de Timon é destaque no Mais Cultura

05/09/2015 • 21:06












A U. E. Luís Miguel Budaruiche recebeu a visita da coordenadora geral do Mais Cultura nas Escolas e foi apontada como destaque


No dia de ontem, esta sexta-feira (04/09), a U. E. Luís Miguel Budaruiche recebeu a visita da coordenadora geral do Projeto Mais Cultura nas Escolas, Cris Abramo. A escola municipal, localizada no Bairro Vila Angélica, em Timon/MA, foi apontada como destaque e servirá como modelo para outras escolas em todo o país. Segundo Abramo, ”a escola se destacou pela qualidade, atendendo a todos os eixos propostos no Mais Cultura, e pela pesquisa em Identidade Cultural e envolvimento escola, alunos e comunidade”.

O Mais Cultura nas Escolas é um projeto do Governo Federal que visa à promoção do diálogo entre iniciativas culturais e educação formal. É desenvolvido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), junto com a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, em sistema de cooperação. Na U. E. Luís Miguel Budaruiche, o projeto é coordenado pela artista parceira Carla Senna.

“Nós desenvolvemos atividades de teatro, literatura de cordel, pesquisa de identidade cultural, artesanato e fotografia. As pesquisas envolvem os pais e a comunidade, e são voltadas para a história e as manifestações culturais de Timon. Isso colabora com o envolvimento família e escola e principalmente com o autoconhecimento e autoestima dessas crianças como timonenses”, explicou Carla Senna. Ela conta ainda que as atividades envolvem 22 alunos do 5º ano e que a colaboração da diretora da escola, Girlene Adriano, tem sido fundamental. “Ela abraça o projeto com muita dedicação e isso é extremamente importante”, acrescentou.

Cleane Silva é mãe de uma das alunas que participam do projeto, a Stefane, de 11 anos. Ela conta que, além de aprender noções de teatro, literatura, artesanato e fotografia, a filha melhorou o comportamento. “Fazer parte desse projeto foi muito bom para ela. Ela aprendeu muita coisa e até melhorou o comportamento”, avaliou a mãe.

Timon foi a cidade do Maranhão que teve mais projetos aprovados

Através do Mais Cultura nas Escolas, foram contemplados 5.069 projetos em escolas de todo o Brasil. Os três estados que mais se destacaram em todo o país em números de projetos foram, em primeiro lugar, a Bahia, seguida pelo Ceará e pelo Maranhão. Contemplada pela primeira vez em 2014, a cidade de Timon/MA se destacou com o maior número de projetos aprovados no estado, um total de 27. Dentre estes, a escola Luís Miguel Budaruiche foi considerada como uma escola exemplar e passa a ser referência no Mais Cultura nas Escolas.

Imagem: BudaruicheA U. E. Luís Miguel Budaruiche recebeu a visita da coordenadora geral do Mais Cultura(Imagem:Budaruiche)A U. E. Luís Miguel Budaruiche recebeu a visita da coordenadora geral do Mais Cultura

A unidade escolar foi fundada em, 21 de março de 1988. Ela atende hoje 1.288 alunos nos turnos manhã, tarde e noite e tem 105 funcionários. Em 2014, recebeu uma grande reforma realizada pela Prefeitura de Timon através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a construção da quadra poliesportiva, adequação estrutural e climatização em toda a unidade.

Além da U. E. Luís Miguel Budaruiche, outras cinco escolas de Timon também receberam a visita da coordenadora geral do Projeto Mais Cultura nas Escolas, Cris Abramo. Foram elas: U. E. Orgmar Monteiro, U. E. Ney Rodrigues de Vasconcelos, E. C. São Benedito, Colégio Nossa Senhora das Dores e Projeto Alvorada da Educação. Os recursos do projeto são repassados diretamente às instituições de ensino, por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (PDDE/FNDE), e são investidos na contratação de serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas.

As visitas de monitoramento levantarão dados quantitativos e qualitativos, que contribuirão para o aperfeiçoamento do Programa Mais Cultura nas Escolas e para a elaboração de indicadores de cultura e educação que apontem, embasem e reforcem a importância de políticas públicas similares, para a melhoria da educação pública brasileira. Com a continuidade do Mais Cultura, as escolas modelo são automaticamente selecionadas para as próximas etapas.
(Da assessoria)

Casas Bahia pode abrir loja em Timon

05/09/2015 • 09:27
As Casas Bahia devem pode abrir loja em Timon até o final deste ano. A popular rede de varejo do Brasil já protocolou projeto na prefeitura de Timon para se instalar na cidade.

Considerada uma das mais populares redes de varejo de móveis e eletrodomésticos do país, as Casas Bahia apresentou na Secretaria Municipal de Planejamento um projeto executivo onde descreve a loja que deverá ser instalada na cidade.

A intenção do grupo é colocar uma loja no mesmo prédio onde funciona a loja da Insinuante, que fica na avenida presidente Médice com a avenida Teresina.

O prédio precisará passar por reforma e adequação para a instalação da nova loja.

O projeto executivo da empresa foi protocolado tem mais de dois meses e aconteceu antes do agravamento da crise econômica no país.

Consultas feitas pelo blog do Elias Lacerda a setores da administração municipal descobriram que mesmo com a situação adversa, as Casas Bahia não deram nenhuma informação de que desistiram do projeto para Timon.


Negociação avança para Coligação PMDB-PT com Castelo como candidato

Parece uma coligação surreal. Mas é a situação que vem ganhando força nos últimos dias, por negociação direta do presidente estadual do PMDB, senador João Alberto. O Carcará já teria consultado até a ex-governadora Roseana Sarney, que estaria disposta a aceitar o já quase ex-tucano. Vale lembrar que João Alberto havia descartado a filiação de Castelo publicamente. Mas nos bastidores, trabalha pelo nome.

Os sarnopetistas mais ferrenhos, estão na negociação da legenda junto ao PMDB. Curioso será ver os petistas com Castelo, depois de tantos anos do ex-prefeito no PSDB e crítico do governo petista.

De fato, se esta trama se concretizar, será uma fortíssima chapa com tempo de televisão, um candidato com voto cristalizado – apesar do índice de rejeição – e muita mídia favorável.

A candidatura teria capacidade inclusive de tirar Eliziane do segundo turno. A aposta dos peemedebistas é um acordo de união com a popular-socialista para apoio mútuo para quem chegar no segundo turno contra o atual prefeito.
(do blog do Clodoaldo Correa)

População prestigia primeiro dia de desfile cívico de Timon

04/09/2015 • 13:38



































O 7 de setembro é um dos marcos históricos mais importantes do nosso país e a Prefeitura de Timon preparou uma celebração à altura da Semana da Pátria. Escolas e Corporações que atuam na proteção da população levaram o seu melhor para a Avenida Piauí nesta quinta-feira (03/09), proporcionando o maior desfile cívico já realizado na cidade. O prefeito da cidade, Luciano Leitoa, parabenizou o empenho de cada um dos envolvidos e do público presente.

Pela primeira vez na Avenida Piauí, o desfile cívico de Timon foi recorde de público. Milhares de pessoas compareceram ao local para prestigiar as comemorações em menção à Independência do Brasil. Celebrada na próxima segunda-feira (07/09), a Prefeitura de Timon antecipou a realização dos desfiles. Nesta sexta-feira (04/09) será realizado na Avenida 01 do Parque Alvorada.

A história da Libertação do Brasil foi representada diversas vezes, a memória não foi esquecida; mas também houve momentos específicos de cada instituição. Com riqueza de detalhes, o primeiro dia de desfiles da Semana da Pátria tocou em pontos importantes: inclusão social, reciclagem, sustentabilidade, manifestações culturais e religiosas, artísticas e muito mais.
















Aqueles que fazem a segurança do município – Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal – desfilaram após a passagem das escolas. Um momento esperando por muitos e a resposta foi manifestada em aplausos do público. As secretarias municipais também foram representadas.

Geração de renda

Muitos aproveitam a data para comercializar seus produtos e garantir uma renda extra. Dona Maria do Socorro de Sousa aprovou a mudança de local. “Eu estou achando excelente o novo local dos desfiles. Aqui na Avenida Piauí tem mais espaço. Estou vendendo muito bem”, comentou.

Zona rural

Na zona rural, os desfiles aconteceram na quarta-feira (02/09). Algumas escolas se organizaram e lembraram da Independência do Brasil com desfiles que movimentaram as localidades.

A Unidade Escolar Dona Sinhara, que fica no Polo Castelo, desfilou seus alunos no Povoado Castelo; a Unidade Escolar José Alves Galiza reuniu cerca de dez escolas do Polo Cão Açú e desfilaram no Povoado Vertende; os alunos da Unidade Escolar Pedro Gomes, do Polo Buriti Cortado, desfilaram na localidade Onça; e a Unidade Escolar Santo Antônio, que fica no Polo Campo Grande, desfilou na localidade Barroca Funda.
(Da assessoria)


Flávio Dino reúne-se com secretários e deputados estaduais

















O governador Flávio Dino e secretários de Estado reuniram-se com deputados estaduais na sede do Palácio dos Leões para discutir pautas relacionadas à Infraestrutura, Saúde, Educação e desenvolvimento regional dos municípios maranhenses. Em diálogo com os parlamentares, o governador explanou as ações iniciadas nos primeiros meses de Governo e fez uma avaliação sobre os próximos passos do Governo do Estado.

A ampliação do diálogo com os parlamentares para levar mais desenvolvimento para os municípios foi o principal tema da reunião, que aconteceu na tarde de ontem (3). Por sugestão do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, e dos demais parlamentares, o Governo do Estado vai disponibilizar uma equipe de assessoria parlamentar que trabalhará em um espaço do Poder Legislativo para ampliar as ações conjuntas entre o Executivo e os deputados estaduais.

O secretário de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, reafirmou que a assessoria parlamentar terá o mesmo modelo daquele praticado entre o Governo Federal e o Congresso Nacional, agilizando a resolução das demandas municipais. “O Governo já atende e dialoga com todos os parlamentares que nos procura. Com a assessoria parlamentar presencial, o Governo e os parlamentares entendem que esse laço estreito funcionará ainda melhor,” disse Jerry. O deputado Eduardo Braide considerou como “louvável” a iniciativa de instalação da assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa.

Com a presença dos deputados Sérgio Frota, César Pires, Flávio Braga, Valéria Macedo, Cabo Campos, Wellington do Curso, Francisca Primo, Paulo Neto, Zé Inácio, Antônio Pereira, Rigo Teles, Stênio Resende, Carlinhos Florêncio, Júnior Verde, Vinícius Louro, Toca Serra, Raimundo Cutrim, Levi Pontes, Rafael Leitoa, Graça Paz, Hemetério Weba, Leo Cunha e Josemar de Maranhãozinho, a reunião tratou de temas estruturais como água, acesso a saúde e recuperação de rodovias.

O governador assegurou que a administração estadual vai continuar atendendo às demandas dos municípios trazidas pelos deputados e, através de diálogo com os secretários e o próprio chefe do Executivo, trabalhar em sintonia com as prioridades do Governo do Estado para promover inclusão social e desenvolvimento regional. “Essa união de esforços só tem a colaborar para desenvolver o Maranhão com mais agilidade”, disse.

Para responder às dúvidas e expor as prioridades do Governo em cada setor, estiveram presentes na reunião o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, e os secretários de Educação (Áurea Prazeres), Infraestrutura (Clayton Noleto), Desenvolvimento Social (Neto Evangelista), Ciência e Tecnologia (Bira do Pindaré), Cidades (Flávia Moreira) e Saúde (Marcos Pacheco).
(da assessoria)

Tribunal de Contas do Estado desaprova contas de Socorro Waquim

04/09/2015 • 08:02
Além de Socorro Waquim, o TCE desaprovou contas de quatro prefeitos e um ex-prefeito
O TCE julgou irregular convênio entre prefeitura de Timon e SES em 2006

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), em sessão plenária realizada na  quarta-feira (2), emitiu parecer prévio pela desaprovação das contas dos prefeitos de Porto Rico do Maranhão, Celson Mendes, relativas ao exercício financeiro de 2008; de Lagoa Grande do Maranhão, Jorge Eduardo Gonçalves de Melo (2009), Primeira Cruz, Sérgio Bogea (2010), e Amarante do Maranhão, Adriana Luriko Ribeiro (2009); e do ex-prefeito de Graça Aranha, Edivânio Nunes Pessoa (2010).

Ao ex-prefeito de Graça Aranha, Edivânio Nunes Pessoa, foram imputadas multas de R$ 53.945 pelo conjunto de irregularidades verificadas pela equipe técnica do tribunal na prestação de contas; R$ 38.520, equivalente a 30% dos seus vencimentos anuais, e R$ 3.600 pelo envio intempestivo ao TCE dos relatórios de execução orçamentária. Já ao prefeito de Primeira Cruz, Sérgio Bogéa,foram aplicadas as multas nos valores de R$ 230 mil pelo conjunto de irregularidades detectadas na tomada de contas, e de R$ 16.200 referente a 30% dos seus vencimentos anuais.

Por conta de um convênio firmado entre a secretaria de Estado da Saúde e o município de Timon, em 2006, a ex-titular da pasta, Maria Helena Duailibe, e a ex-prefeita Socorro Waquim, tiveram a prestação de contas especial julgada irregular. Ambas as gestoras foram condenadas, solidariamente, ao pagamento do débito de R$ 178.955, a ser recolhido ao erário municipal. Também foi aplicada, solidariamente, a multa de R$ 35.971, correspondente a 20% do valor atualizado do dano causado ao erário.
(Imirante)


PHS recebe novo filiado

















Acima à direita, Ismael Lopes (camisa amarela) entrega ficha de filiação ao presidente Gildo Sabino. À direita veja militantes e convidados que prestigiaram o evento de filiação.

O Partido Humanista Solidário de Timon se organiza com vistas do pleito do próximo ano. Ontem (3) a sigla recebeu a filiação do radialista e militante evangélico, Ismael Lopes. A filiação aconteceu no centro de Timon e contou com as presenças de dirigentes do partido, do Pastores Arnaldo Rodrigues e Marcelo Duarte, da igreja Batista, além de lideranças comunitárias.

Pré-candidato a vereador, Ismael Lopes recebeu as boas vindas dos dirigentes do PHS. O presidente da sigla, Gildo Sabino afirmou está honrado com a filiação do novo companheiro, pois ver em Ismael Lopes um jovem comprometido com a família e a religião, dois dos pilares básicos para a organização de uma sociedade.

Da base de apoio do deputado estadual Alexandre Almeida, o PHS tem até o dia 3 de outubro para filiar nomes que desejam ser candidato nas eleições do próximo ano.

Facebook é condenado a indenizar vítimas de fakes

03/09/2015 • 17:12
O Facebook Brasil foi condenado pela 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo nesta semana a indenizar em R$ 20 mil uma empresa e seu executivo (R$ 10 mil para cada) em razão da existência de perfis falsos na rede social. A empresa foi condenada, ainda, a remover as páginas e fornecer dados que permitam a identificação dos responsáveis pela criação das referidas contas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

As informações foram divulgadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

No processo, o Facebook Brasil alegou que mantém escritório no País apenas para vendas e que o gerenciamento do conteúdo e a infraestrutura caberiam à matriz. O desembargador Alexandre Lazzarini, no entanto, considerou "cômodo" o argumento, "haja vista que a ré se apresenta como a fornecedora dos serviços no Brasil (teoria da aparência), participa do grupo econômico, e figura como representante nacional do conglomerado de empresas".

O relator afirmou, ainda, que entende ser inviável o controle prévio de todas as informações postadas na rede social, mas destaca que isso não exclui a responsabilidade da empresa. "Todavia, a inexistência desse dever prévio de controle não isenta o provedor de agir pautado pela boa-fé objetiva, princípio que impõe o cuidado de, tão logo ciente da existência de conteúdo ilícito, providenciar a sua remoção e disponibilizar os dados dos usuários responsáveis", afirmou.

O Facebook Brasil não retornou ao contato da reportagem.
(do jornal O Estado de São Paulo)
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016