RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca
Todos os Blogs

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Consumidores de Timon devem 12 milhões ao SAAE

19/07/2015 • 22:55
Mais uma prova de que o Sistema Autônomo de Águas e Esgotos de Timon-SAAE, era mesmo um órgão desacreditado e desrespeitando pela população: A autarquia,  teve seus serviços concedidos a iniciativa privada para a Águas de Timon, ficou  com um débito a receber dos consumidores timonenses de cerca de 12 milhões de reais.A revelação é do engenheiro e diretor do órgão, Richard França (foto ao lado), em conversa com o blog do Elias Lacerda.

Na opinião de Richard, o SAAE não possuía mais condições operacionais e financeiras de manter o sistema dágua da zona urbana e rural com os recursos que arrecadava. O engenheiro entende que a atitude do prefeito foi corajosa em conceder o serviço para a iniciativa privada, assumindo o desgaste com o uso político da fato, mas garantindo que o abastecimento dágua da cidade não correrá riscos.

O diretor lembra que conceder o serviço de abastecimento dágua para a iniciativa privada é uma tendência em vários estados e cidades brasileiras.Um exemplo é a Agespisa, a companhia de Águas e Esgotos do Piauí.Deficitária, pesada e com histórico de ter sua estrutura usada para enriquecer diretores e eleger políticos, o órgão piauiense, como o SAAE de Timon, também mostrou-se incompetente para atender as demandas da população para o setor. Com débito de um bilhão de reais em suas contas e déficit mensal de 5 milhões, o governador Wellington Dias também já tomou uma decisão: Vai conceder os serviços da empresa para a iniciativa privada.

Só 400 mil arrecadados

O descrédito do SAAE junto a população proporcionado pela histórica má gestão do órgão tem lhe custado caro. Um exemplo foi a campanha recente desenvolvida pelo órgão para tentar arrecadar o débito que os consumidores tem com a autarquia. Dos cerca de 12 milhões que os consumidores devem, mesmo com intensa campanha que já dura mais de dois meses, apenas 400 mil foram arrecadados.

Sobre a situação, Richard França diz que a autarquia não desistirá do que tem para receber. O débito será contabilizado no CPF do dono da ligação e encaminhado a Secretaria Municipal de Finanças. Assim, qualquer certidão que o consumidor com a dívida for tirar na prefeitura, ela somente será concedida após a quitação das contas deixadas pelo mesmo junto ao SAAE.

Responsável pelo sistema da zona rural

Sem responsabilidade pelo sistema de abastecimento dágua na zona urbana, pois o mesmo está entregue a Águas de Timon, o SAAE atualmente trabalha com sistemas de povoados da zona rural do município. Engana-se quem pensa que os problemas terminaram para o órgão. Responsável pelo abastecimento dágua de 81 povoados que entregaram o serviço ao órgão, o SAAE assumiu dívidas das mais variadas dos sistemas dágua destes povoados. Cerca de 90% deles tem débito junto a Cemar. São contas das mais variadas que devem ser pagas. Tem delas de 5 mil reais, 17 mil reais e até 30 de mil reais.

Os débitos estão sendo negociados com a Cemar e o órgão segue com seus desafios...


Oposição de Matões torce por rompimento de alagoanos com os Pereira e Coutinho

Enquanto a oposição continua sem saber quem será seu candidato a prefeito nas eleições do próximo ano em Matões, o grupo da prefeita Sueli Pereira bateu o martelo e não discute mais o assunto. O nome para a disputa com o apoio dos Pereira e Coutinho é Ferdinand Coutinho( na foto TSE ao lado), o atual vice-prefeito.


Neste cenário está sobrando ainda dentro do grupo de Rubão Pereira o nome que será escolhido para ser o vice. Atualmente dois advogados estão sendo os mais cotados: Gabriel Tenório e Assis Filho.


Bem posicionado nas pesquisas para prefeito da cidade, Gabriel Tenório leva mais chances de ser o escolhido, muito embora se fosse por escolha de preferência do líder político maior do município, Rubens Pereira, Assis Filho seria o candidato.

Oposição aposta em racha

Enquanto não define seu nome para a disputa de prefeito no próximo ano, as oposições a prefeita Sueli Pereira, aguarda o desenrolar dos fatos. Boa parte dos oposicionistas ainda sonham com um rompimento de Gabriel Tenório(foto  de camisa rosa) com os Pereira e Coutinho e sua adesão ao grupo, o que poderia endurecer o disputa nas eleições do próximo ano.

Essa hipótese pode até acontecer, mas ela é remota. Cuidadoso e articulado, o líder Rubens Pereira tomou todas as precauções para não dar motivo a um rompimento dos Tenórios. Além de acomodar na administração municipal vários da família alagoaana, dispensou atenção especial a Gabriel Tenório. A este lhe foi dado um cargo na Emape, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Porto de Itaqui) e ainda Gabriel está filiado no PC do B, partido de controle de Rubão.


Não acredita em rompimento

As esperanças de um rompimento de Gabriel Tenório com os Pereira e Coutinho não empolgam o médico Abreu Neto. Em recente conversa com o blog do Elias Lacerda em Timon, ele disse não acreditar no rompimento. “Acho difícil ele romper, pois não vejo motivo aparente para tal, mas vamos aguardar...”, disse.


O encontro de Ricardo Murad, Paulo Marinho e Fabio Gentil

Ainda repercute nos bastidores regionais o encontro às escondidas do trio Ricardo Murad, Paulo Marinho e Fábio Gentil em São Luís. A movimentação dos desafetos do presidente da Assembleia, Humberto Coutinho, é o fato novo que pode gerar uma dinâmica diferente e antes insuspeitada na disputa local.

Classifica-se o trio de desafeto de Humberto Coutinho, em particular, porque oprefeito de Caxias, Leonardo Coutinho aqui se inclui como um personagem secundário no objetivo de Murad em se vingar do tio do prefeito por conta da instalação da CPI da Saúde na Casa do Povo estadual…

Humberto é o alvo prioritário dentro do interesse direto do polêmico ex-secretário, que acena a Paulo Marinho e Fábio Gentil não porque é simpático à causa política dos dois, mas sim porque ambos servem ao fim que o move para se livrar dos apertos resultantes da sua condição de investigado na Assembleia maranhense. Seus poucos aliados no Legislativo nada puderam fazer para brecar a oficialização da CPI, nem a filha e deputada Andrea Murad, que tentou de tudo para evitá-la, inclusive ameaçando botar a boca no trombone sobre a forma de Coutinho gerir a instituição do Rangedor.

O reinício dos ataques à Saúde regional pelos meios de comunicação locais pertencentes a Marinho e Sarney e a outros adversários do governo municipal, logo após o encontro na ‘Ilha’, indica que as negociações entre Ricarfo Murad, Paulo Marinho e Fábio Gentil foram bem sucedidas, pois é exatamente esta a área da gestão Léo Coutinho que o primeiro pretende atacar como resposta à CPI, marcada para ter início em agosto. Oposicionistas mais eufóricos apostam num massacre.
(Da coluna do Jotônio Vianna)
























www.agencialev.com.br/clientes/timon_link/

Polícia de Timon apreendeu menor acusado de ter assassinado empresário

19/07/2015 • 07:29
O menor de iniciais C.E.R.O, de 17 anos acusado de ser o autor do assassinato ao empresário João Capistrano Neto Filho, o “João da Bateria”( na foto ao lado), chegou a ser apreendido pela polícia civil de Timon na última quarta-feira, dia 15, quatro dias depois de supostamente ter cometido o crime durante um assalto.

Apreendido, ele foi levado para prestar depoimento e negou tudo, mesmo com toda investigação policial que lhe aponta como autor do crime.

Como estava fora do flagrante, o garoto foi liberado pelos policiais que não tiveram outra alternativa naquele momento a não ser colocá-lo em liberdade.

Contra o menor C.E.R.O, de 17 anos, pesa um outro homicídio praticado contra um estudante nas imediações do IFMA no começo deste ano, onde pelo qual chegou a ser internado em São Luis onde passou apenas 12 dias.

O crime do empresário “João da Bateria” teve grande repercussão na cidade. Ele foi assassinado na porta de casa no último dia 11, na rua 30, no bairro Parque Piauí, quando foi surpreendido por um elemento armado que lhe rendeu quando estacionava seu carro por volta das 19 horas.

A polícia acredita que o assassino disparou contra a vítima porque a mesma teria esboçado reação.


Defesa de Lula pede suspensão de inquérito aberto no Ministério Público


A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou nesta sexta (17) com pedido no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para suspender o inquérito aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) para investigá-lo por tráfico de influência.
Segundo o processo de investigação aberto pelo procurador Valtan Timbó Mendes Furtado, da Procuradoria da República no Distrito Federal, na quinta-feira (16), o objetivo é averiguar suposto tráfico de influência internacional do ex-presidente Lula para favorecer a Construtora Odebrecht, uma das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato.

Os advogados do ex-presidente argumentam que Valtan Furtado teria interferido em apuração conduzida pela procuradora Mirella Aguiar, que está de férias. Ainda de acordo com o pedido de suspensão, é falso o argumento usado pelo procurador para pedir a instauração do processo: a iminência de esgotamento do prazo de tramitação.

De acordo com o pedido dos advogados, o procurador instaurou o processo investigatório criminal (PIC) contra o ex-presidente no último dia 8 – um dia antes de serem protocolados junto ao Ministério Público os esclarecimentos da defesa de Lula aos questionamentos da Notícia de Fato – portanto, desconsiderando o direito de ampla defesa, garantido pela Constituição. O prazo final para entrega da defesa do ex-presidente, conforme definição da procuradora titular, era 11 de julho. Já o prazo final para o processo de apuração preliminar como um todo, que antecede a decisão de abertura do PIC, era 18 de setembro.

Eles também dizem que Valtan Furtado não integra os órgãos do Ministério Público que poderiam se ocupar da investigação enquanto Mirella está em férias. De acordo com os advogados, houve “violação dos deveres funcionais” por parte do procurador.
Além da suspensão do processo, os advogados do ex-presidente também pedem a abertura de sindicância e processo administrativo disciplinar referente às atitudes de Furtado. “Vê-se, com isso, que houve verdadeiro atropelamento, desrespeito e tumulto ocasionado pelo procurador Valtan Furtado nas investigações preliminares em curso, no âmbito da ‘Notícia de Fato’, o que macula inexoravelmente a sua isenção funcional e, ipso facto, a própria idoneidade e higidez da investigação levada a efeito na ‘Notícia de Fato’”, diz o texto.
(Da agência Brasil)

Timon terá desligamento programado de água neste final de semana

17/07/2015 • 16:32
Saiba quais são os bairros em que faltará água no desligamento programado da empresa Águas de Timon.

A Águas de Timon informa que, para viabilizar o conserto de um vazamento em uma rede de 110mm, no km 476 da BR 316, precisará interromper, por algumas horas, neste final de semana, o abastecimento de água nos bairros Santo Antônio, Mangueira, Formosa, São Marcos, São Benedito, Vila Angélica, Vila Osmar, Mutirão, Cinturão Verde, Centro Operário, Parque Piauí I e II, Parque União e Parque São Francisco I e II.

A interrupção programada no abastecimento de água iniciará às 17h de sábado (18) e a previsão para restabelecer o fornecimento, de forma gradativa, é às 06h de domingo (19). O trabalho na BR 316 ocorrerá na madrugada de domingo, quando o tráfego é reduzido.

A Águas de Timon pede desculpas pelos transtornos e agradece a compreensão da população. Em caso de dúvidas, entre em contato com a concessionária pela Loja de Atendimento, localizada na avenida Getúlio Vargas, s/n, Centro. O atendimento é realizado de segunda à sexta, de 8h às 17h, ou entre em contato pelo (99) 3212- 4418. Também é possível entrar registrar sugestões, críticas e elogios no site da Águas de Timon, por meio do Fale Conosco. Acesse www.aguasdetimon.com.br.
(Da assessoria da Águas de Timon)

Parceria prefeitura e estado instala unidade de perícia médica em Timon

17/07/2015 • 15:51















Ontem (16/07) mais uma importante parceria entre Prefeitura de Timon e Governo do Maranhão se concretizou. Foi assinado um termo de cooperação técnica que criou uma unidade de atendimento de perícia médica para servidores do estado, instalada dentro do prédio do Instituto de Previdência Municipal de Timon (IPMT). Para a assinatura do documento, o prefeito Luciano Leitoa recebeu, pela segunda vez em Timon, o secretário estadual de Gestão Previdenciária, Felipe Camarão. Dessa vez, município e estado vão beneficiar e atender mais de 2.200 servidores estaduais que moram em Timon, Parnarama, Matões e São Francisco do Maranhão. Agora, com a unidade, os servidores não vão mais precisar se deslocar para conseguir ter acesso à perícia médica do estado.

Para o prefeito Luciano Leitoa, que constantemente vem buscando apoio do Governo Estadual, o momento atual é de parcerias e de muitas realizações em prol de melhorias para os timonenses. “Estamos felizes em poder contribuir para melhorar a vida dos servidores estaduais que residem em Timon. A vinda do secretário Felipe Camarão, que nos veio trazer boas notícias, só destaca ainda mais a parceria que temos com o governador Flávio Dino. Assim, juntos acharemos o caminho para a realização de projetos”.

Para o secretário estadual de Gestão Previdenciária, Felipe Camarão, essa parceria entre estado e município é equilibrada, pois os dois lados só ganham. “Esse apoio da Prefeitura em ser parceira do estado em prol dos servidores estaduais é de grande destaque, pois é mais comum o estado ajudar a prefeitura, mas o que vemos aqui é o inverso. Nós todos do Governo Flávio Dino temos um grande apreço pelo prefeito Luciano”.

Na ocasião, Felipe Camarão – que na primeira visita à Timon atendeu, junto com a Prefeitura, um anseio antigo dos professores, que era a unificação das matrículas – também assegurou para breve a elaboração de fundo de saúde para os servidores estudais, benfeitoria que irá atender a uma necessidade da categoria. O secretário também ressaltou a frequente participação do deputado Rafael Leitoa (PDT) na Assembleia do Maranhã em busca da aprovação de projetos importantes para Timon e região.

Na solenidade, Rafael Leitoa destacou a importância da unidade em Timon. “O servidor não vai precisar se deslocar quilômetros, pois agora poderá resolver tudo sobre perícia médica perto de suas casas”. Robson Parentes, presidente do IPMT, ressaltou a parceria e destacou que o IPMT é referência no Maranhão. “Somos destaque e agora com essa unidade os servidores não terão mais dificuldades, pois poderão resolver tudo aqui mesmo Timon”.
(assessoria)

Luciano, Firmino, Dino e Wellington discutiram ações para Timon e Teresina

17/07/2015 • 08:54


























Por ocasião do 4º Encontro de Governadores do Nordeste, o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, juntamente com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, governador do Maranhão Flávio Dino e o governador do Piauí, Wellington Dias, protagonizaram ontem (16) na capital piauiense de um momento histórico na administração pública da região Meio Norte:Pela primeira vez as autoridades deste municípios e estados estiveram juntas em reunião para tratar de problemas comuns que enfrentam.

Um dos assuntos importantes tratado foi a necessidade de construção de mais duas pontes entre Timon e Teresina. Uma delas que seria localizada na zona Sul , que se ligaria ao Rodoanel retirando assim o trânsito pesado de quem vem pela Ponte Nova.
A outra a seria construída na zona Norte timonense interligada a avenida Alameda Parnaíba ,na capital piauiense, facilitando o trânsito na região, pois seria construída com duas vias.

Saúde pública

Sobre saúde as quatro autoridades falaram dos desafios e parcerias para melhorar e diminuir o sofrimento da população.
O governo do Maranhão já fez a pactuarão e a tendência é de que neste setor a situação tenha melhoras, pois devido o pouco caso feito pelo governo Roseana no passado, o quadro da saúde acabou tendo uma demanda reprimida com acúmulo de muitos problema.

Prefeito de Timon cheio de otimismo

A reunião deixou o prefeito de Timon cheio de esperanças de que agora, finalmente, a região poderá passar por ações administrativas integradas que possam melhorar a vida da população.

Tanta esperança acabou fazendo Luciano Leitoa publicar um texto na sua página no Facebook.

Veja abaixo o que ele publicou:

"Durante muito tempo o Piaui e o Maranhão estiveram separados por mais que um rio. Desavenças, incompreensões e má vontade impediram que os dois estados sequer pudessem se aproximar para discutir uma agenda comum.

Hoje, numa reunião histórica, os governadores Flávio Dino e Welington Dias, juntamente comigo e o prefeito Firmino Filho, de Teresina, tratamos da pauta de soluções dos problemas que afligem os dois estados e os municípios irmãos. Conversamos sobre o presente, questões relativas à segurança pública, integração de polícias, controle de fronteiras, bem como do imenso passivo relativo ao tratamento de saúde de maranhenses no sistema público da capital piauiense. O governador Flávio já deu o primeiro passo para a pactuação no Ministério da Saúde. O caminho está traçado para a solução.

Falamos também do futuro, da construção de mais duas pontes, uma na região sul, ligando ao rodoanel, desafogando o trânsito pesado de nossa cidade e outra na alameda Parnaíba. São obras complexas, estruturantes, necessárias e que exigem enorme esforço político e principalmente sintonia entre os dois estados. Felizmente essa sintonia foi revitalizada no encontro histórico de hoje que, estou certo, trará novos frutos para a nossa Timon".
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016