RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca
Todos os Blogs

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Alexandre Almeida deve receber apoio do grupo Waquim

10/03/2015 • 21:57
Com o casal Waquim, Socorro e Sétimo sem mandato, o deputado Alexandre Almeida se tornou, de fato, o principal nome das oposições que deve disputar as eleições de prefeito com Luciano Leitoa. Dias atrás o ex-deputado Sétimo Waquim declarou em uma emissora de rádio local que Socorro Waquim poderia sim disputar mais uma vez a eleição de prefeito no próximo ano, mas a informação não bate com fontes do blog muito próximas do casal.

De acordo com essas fontes, a ex-prefeita que governou o município por 8 anos, ao contrário do que disse o ex-deputado, não estaria disposta a enfrentar as urnas no próximo ano. Nem como vice, pois o nível de importância que ela atingiu no cenário político local, retroceder seria um erro para sua trajetória.

Mas engana-se quem pensa que a ex-prefeita com a importância e peso político que ainda possui no colégio eleitoral local pretende dar as costas para o pleito 2016. As diferenças e arranhões que teve no passado com Alexandre devem ser superadas. Fontes do blog afirmam que Socorro Waquim poderá sim compor com o deputado estadual do PTN somando forças contra o prefeito Luciano Leitoa e indicando um vice de sua confiança para compor a cabeça de chapa da coligação.

Um sinal claro de que os Waquins começaram a jogar a toalha em favor da candidatura de Alexandre Almeida pode ser notado na composição da nova diretoria do PHS de Timon. Apadrinhado pelo parlamentar pré-candidato a prefeito, o partido acomodou antigos aliados do grupo da ex-prefeita e seu marido Sétimo Waquim. É o caso do contabilista Gildo Sabino, seu filho suplente de vereador Pedro Augusto, Lourenço Dantas e Mister Dida. A adesão dos ex-aliados ao novo partido não causou qualquer contrariedade no grupo Waquim. Foi como se dissesse: “Podem ir, pois no próximo ano todos nós estaremos do mesmo lado”.

E assim a pré-candidatura de prefeito do deputado Alexandre Almeida vai sendo construída...


Rafael Leitoa defende duplicação da BR 316 e instalação de novas delegacias em Timon

Nos dois momentos em que esteve presente na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (10), o deputado estadual Rafael Leitoa, pronunciou-se em defesa dos moradores da Região dos Cocais. Em sua primeira fala, Rafael apresentou dados estatísticos sobre os acidentes graves e com vítimas fatais, na BR 316, trecho entre Timon e Caxias, e cobrou celeridade para que as obras sejam iniciadas. No outro momento, o deputado defendeu a criação do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil e da Delegacia de Narcóticos, ambas em Timon, e que buscam um combate mais efetivo contra a criminalidade da cidade.


BR 316 e Anel Viário de Timon


Com um saldo de 288 acidentes, somente em 2014, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, onde houveram 51 feridos graves e 38 mortes, o deputado Rafael lembrou que a duplicação da BR 316, assim como a criação de um Anel Viário na zona urbana de Timon, são de fundamental importância para proteger a vida de quem trafega diariamente por aquela rodovia.

O deputado afirmou que permanecerá atento às ações referentes à duplicação da BR 316, pois se trata de uma preocupação antiga e pessoal. Rafael Leitoa informou que está aguardando que Governo Federal realize imediatamente essa duplicação, lembrando que só assim será evitado que que mais vidas sejam perdidas, tanto na zona urbana de Timon, quanto no trecho de ligação à cidade de Caxias.


Central de Inteligência e Delegacia de Narcóticos


Rafael Leitoa retornou à tribuna para falar sobre as indicações de sua autoria, publicadas hoje no Diário Oficial da Assembleia Legislativa, onde, por intermédio delas, serão encaminhados expedientes ao secretário de Estadual de Segurança, Jeferson Portela, solicitando a criação do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil no município de Timon e a Delegacia de Entorpecentes na naquele município.

“A demanda é tão grande por uma maior segurança, que sem essas delegacias especializadas, a polícia tem dificuldade de trabalhar, principalmente com os assaltos à mão armada e os homicídios, a grande maioria oriundos do tráfico e do consumo de drogas. Torcemos pela reestruturação da Polícia Civil, já contando com a instalação destas duas delegacias, e por um concurso, o mais breve possível, para aumento do efetivo policial, tanto para investigação e solução dos crimes, quanto para a cobertura das ocorrências relacionadas ao tráfico de entorpecentes”, concluiu Rafael Leitoa.
(Da assessoria)


Senado aprova o fim das coligações partidárias


O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (10) o fim de coligações partidárias para eleições proporcionais – de deputados federais, estaduais e vereadores. A proposta de emenda à Constituição (PEC) teve 61 votos favoráveis e sete contrários à matéria. A votação teve ainda duas abstenções.

O texto, do ex-presidente da Casa José Sarney (PMDB-AP), foi aprovado em primeiro turno. Agora, terá de ser discutido novamente em plenário em três sessões para ser submetido a nova votação. Caso seja aprovado em segundo turno, seguirá para análise do plenário da Câmara dos Deputados.

A proposta prevê o fim das coligações em eleições proporcionais, ou seja, a aliança de partidos será permitida somente nas eleições majoritárias – para presidente, governadores e senadores.

O sistema de coligação que vigora atualmente no Brasil permite a união de partidos nas eleições para deputados estadual e federal e para vereador. Quanto mais votos uma coligação obtiver, mais vagas terá no Legislativo. Esse sistema permite que um candidato de uma coligação que obteve muitos votos possa "puxar" outro menos votado que um concorrente de outra coligação.

Isso se deve ao chamado coeficiente eleitoral, que determina com quantos votos cada deputado pode ser eleito. Para se chegar ao número do quociente eleitoral, é preciso levar em consideração o número de votos válidos, que é o total de votos menos os brancos e nulos e dividir pelo número de cadeiras que serão ocupadas.

Em 2010, por exemplo, o humorista Tiririca (PR-SP) recebeu 1.353.820 de votos. A votação de Tiririca não beneficiou diretamente candidatos de seu partido, mas sim, candidatos de sua coligação, formada por PR, PSB, PT, PR, PC do B, PT do B. O último eleito da coligação, Vanderlei Siraque (PT), e o penúltimo, Delegado Protógenes (PC do B), obtiveram cerca de 90 mil votos cada um. Ficaram de fora nove candidatos da coligação formada por PSDB, DEM e PPS que tiveram mais votos que eles.
(do G1)


Informes rápidos do blog do Elias Lacerda

Zecabol promove campeonato



















O Zecabol está promovendo o seu I Campeonato de Futebol Society. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30 deste mês na própria sede do campo que fica na rua 11, nº 335, no Conjunto Boa Vista. Custa apenas R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) podendo ser inscrito 12 atletas.

O Zecabol é um dos campos de grama sintética mais badalado da cidade.

Maiores informações sobre a competição podem ser adquiridas pelo telefone (86) – 8884-1400


Cooperativa desagrada contratados

Os contratados da prefeitura de Timon que recebem pagamento pela Coopmar a Cooperativa Maranhense de Trabalho- prestadora de serviço ao município, não param de reclamar do tratamento que tem recebido. A reclamação principal é a de que o pagamento dos salários está saindo somente depois de uma semana que os servidores efetivos e comissionados já receberam.

Efetivos e comissionados estão botando a mão na grana , rigorosamente, todo final de mês, mas os contratados da cooperativa até ontem (9) ainda não tinham visto a cor do dinheiro do mês passado. Os garis estão sendo exceção. Eles já foram pagos.

A Secretaria Municipal de Finanças diz que o repasse está sendo feito em dias. A direção da cooperativa alega que tudo é uma questão de logística da agência da Caixa Econômica, problema que será sanado num futuro próximo.

Enquanto isso, haja servidor insatisfeito com essa situação....

Melhorou o conceito



O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Jeremias Sampaio, teve seu conceito melhorado entre membros do ministério público local. Até dias atrás tinha gente dentro do órgão cogitando aplicar uma ação de improbidade administrativa por omissão contra ele por conta da gestão no trânsito.


Uma falta de fiscalização mais severa do departamento no trânsito local com motoristas não obedecendo a sinalização, o que vinha provocado brigas, discussões e embaraços, estavam sendo os principais motivos que contribuíam para a queda na aprovação do trabalho do diretor.


Mesmo sabendo que ainda falta muito, as recentes fiscalizações com apreensões de veículos e outros trabalhos desenvolvidos pelo Departamento Municipal de Trânsito melhoraram a imagem de Jeremias Sampaio junto ao órgão estadual.


Caxias também sofre com uma única agência da Caixa


Não é só Timon que sofre com a permanência de apenas uma agência da Caixa Econômica Federal. A nossa vizinha Caxias também.


Principal referência em pagamentos de benefícios e financiamentos de ações desenvolvidas pelo governo federal, a existência de apenas uma agência fez o vereador Catulé, da vizinha cidade, usar o expediente da Câmara Municipal na semana passada para pedir mais uma agência para seu município.


O parlamentar argumentou que o aumento de clientes sufoca o trabalho naquela instituição que teria se tornado "pequena" para o volume de atendimentos.


Essa situação o timonense conhece muito bem por aqui também.


Curso Língua Viva


Teve início no último sábado, 7 o Projeto Curso Língua Viva, do Prof. César William. A ideia nasceu em Turilândia - MA. A pedido de alguns alunos do curso de Letras do Ceste, uma das instituições em que o professor atua.

"Resolvemos unir o útil ao agradável e fundamos o Língua Viva. Trata-se de um curso exclusivo de língua portuguesa e produção textual, com dicas valiosas de literatura. Teve início no último sábado, 7/3, com sucesso absoluto. Funcionará em caráter itinerante, alternado sábados. O próximo encontro será dia 21/03.

Nosso objetivo é atuar em alguns municípios vizinhos como Santa Helena, Pinheiro e Nunes Freire. Não trabalharemos a disciplina sob o aspecto puramente gramatical, mas passearemos pelo universo das variantes linguísticas, mergulharemos no oceano dos gêneros textuais, contextualizando, interpretando, mexendo e remexendo as palavras em suas mais viáveis possibilidades de mutualismos, até sentir que o aluno está apto a produzir textos. Para tanto, trabalharemos sob fundamentações de teóricos e sob os signos dos desejos e anseios do povo que vive e vivencia nosso idioma, pelos mais variados prismas", comenta empolgado o autor do projeto.

Mais informações sobre o curso podem ser adquiridas pelos fones: (98) 987514632 (OI) OU (98) 982277038 (TIM)

Promoção no espaço Elabella

Promoção no Espaço Elabella de terça a sexta: manicure e pedicure com esfoliação e hidratação + sobrancelha com henna + buço por 50,00 reais.

Aproveite. Marque seu horário pelos telefones (86) 8800-4441 e (86) - 3212-5043

Presidente Dilma deverá visitar o Maranhão nos próximos dias

10/03/2015 • 15:54
Ela visitará o Maranhão para vistoriar obras e assinar convênios

Praticamente um ano depois da sua última vinda ao Maranhão e, cinco meses depois de receber, no estado, a sua maior votação nas eleições de outubro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff cumprirá agenda em terras maranhenses, que envolve vistoria em obras de duplicação da BR-135, visita institucional ao governador Flávio Dino (PCdoB), para reafirmação de parcerias na execução de programas estaduais e federais no estado, além de agradecer a maciça votação recebida no pleito que a reelegeu.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Estado de São Paulo e Rádio Jovem Pan, a visita da presidente Dilma faz parte de uma série de “agendas positivas” com inaugurações e visitas a obras em cinco estados. Além do Maranhão, a agenda inclui, nos próximos dez dias, visitas aos estados de São Paulo, Acre, Rio de Janeiro e Goiás.

A vinda da presidente não foi confirmada pelas direção estadual do Partido dos Trabalhadores (PT). De acordo com a legenda, a vinda de Dilma ao Maranhão não consta na agenda do Palácio do Planalto para esta semana, e o diretório estadual ainda não foi informado sobre essa agenda.
(O Imparcial)


Prefeitura de Timon sorteia endereços do Residencial Cocais I





















































O sonho da casa própria está bem perto de ser realizado para as 500 pessoas que foram contempladas com as casas residenciais do Cocais I, do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. Elas compareceram nesta terça-feira (10/03) ao sorteio dos endereços, realizado em conjunto pela Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Timon, através da Secretaria Municipal de Habitação.

Para garantir a lisura e transparência no processo, o procedimento foi realizado, no auditório da Fundação Cidadania, na presença dos beneficiados e dos representantes da Caixa Econômica Federal e Conselho Municipal de Habitação. Um sistema informatizado realizou o sorteio, instantaneamente os nomes e endereços foram expostos em um telão, bem visível, para que as pessoas pudessem acompanhar e anotar o local das suas novas moradias. O sorteio começou pelas pessoas com necessidades especiais e idosos, em seguida foi a vez dos demais beneficiados.

Maria do Amparo Nascimento Araújo passou pela emoção de ver o nome dela no telão e de pronto anotou o endereço do seu novo lar. “Estou tão nervosa, agora imagine quando for para eu receber as chaves, não vejo a hora de poder mudar para a minha casa”. A emoção também tomou conta de dona Maria do Carmo Lopes Alves que aos 63 anos terá a primeira oportunidade de morar em uma casa própria. “Estou muito feliz, é a minha primeira casa, é uma alegria muito grande poder ter a minha casa”.

Durante o evento, o secretário de Habitação, Hélio Lopes esclareceu o andamento de todas as futuras etapas no processo de entrega dos residenciais Cocais I. Com definição dos endereços de cada família, o próximo passo será agendar entre os dias 23 a 27 deste mês, reuniões em grupos divididos por quadras. As datas das reuniões vão ser agendadas a partir da próxima semana. Vamos divulgar os dias dos encontros, mas qualquer dúvida o beneficiado poderá nos procurar na sede da Secretaria de Habitação”.

Na ocasião o secretário Hélio Lopes detalhou ainda mais as futuras etapas a serem cumpridas. “Na sequencia haverá a vistoria do imóvel, depois o morador só deve mudar para a casa após a assinatura do contrato e do recebimento da chave. Vale ressaltar que o morador ficará responsável em solicitar aos órgãos competentes a ligação da energia e da água para suas casas”.

A lista completa com os nomes e endereços vai estar fixada no prédio da Secretaria de Habitação, localizada na Avenida Paulo Ramos, s/n, Centro e na sede da Prefeitura Municipal de Timon, além de poder ser visualizada através deste link: www.timon.ma.gov.br/site/semhab/mcmv/index.php

Após a realização de entrega do Cocais I, a Prefeitura irá entregar as casas do Residencial Cocais II, que está sendo finalizado.
(Da assessoria)


Edinho Lobão pode ser candidato a prefeito de São Luis

Do blog do John Cutrim

O suplente de senador, Lobão Filho (PMDB) ainda não desistiu de concorrer a mais uma eleição. Depois de ser derrotado por Flávio Dino, Edinho sumiu do cenário político, dando a impressão de que abandonaria a carreira política. De acordo com fontes próximas a Lobinho, ele tem dito que ainda não sabe se disputará a Prefeitura de São Luís em 2016.

“Nem sim, nem não. Ainda está refletindo. A eleição é só no próximo ano, muito ainda vai ser discutido”, revelou fonte bem situada ao editor do blog.

O que tem feito amigos, partidários e simpatizantes incentivar Lobão Filho a concorrer ao cargo de prefeito de São Luís é o bom resultado nas pesquisas obtido pelo peemedebista. Do grupo Sarney, até o momento Edinho é o melhor colocado.

De acordo com a sondagem mais recente para aferir a preferência do eleitorado ludovicense sobre a corrida eleitoral, realizada pelo instituto Conceito, o filho do senador Edison Lobão aparece com 11,8% de intenções de votos, na terceira colocação, atrás do atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior e de Eliziane Gama. E bem à frente da governadora Roseana Sarney e do ex-secretário Ricardo Murad, que registraram alto índice de rejeição.

Resta saber se o grupo Sarney colocará mais uma eleição em risco por conta da megalomania e do ímpeto desenfreado, desmesurado e inconsequente de Ricardo Murad. Turbulência à vista no seio da oligarquia.

Flávio Dino nomeia seis nomes para cargos em Timon

09/03/2015 • 22:20
Atualizada às 23:10 Hs.

O governo do estado do Maranhão publicou nesta segunda-feira,9,as mais novas portarias com os gestores regional de órgãos estaduais em Timon.Foram seis pessoas nomeadas. Com  exceção de uma delas, não houve novidades e as mesamas  já tinham sido apontadas pelo blog do Elias Lacerda como cotadas para os cargos a que foram nomeadas oficialmente na publicação do Diário Oficial do Estado.

Para a regional de saúde o governador Flávio Dino confirmou o nome da bioquímica Maria das Graças Rodrigues. Nome indicado pelo prefeito Luciano Leitoa.

O médico Danísio Marabuco também teve sua nomeação confirmada para a diretoria geral do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco.

Gardênia Carvalho, indicação do prefeito Luciano Leitoa, ficou como diretora administrativa do hospital Alarico Nunes Pacheco.

Na Circunscrição Regional de Trânsito, a Ciretran, o empresário Ronaldo da Farmácia será mesmo o novo diretor do órgão em Timon, conforme havíamos previsto com exclusividade alguns dias atrás. Ele é uma indicação do ex-vice-prefeito Edivar Ribeiro.

O contabilista e membro do PC do B timonense, Aécio Borges, também foi outro nome confirmado em portaria publicada pelo governo do estado.

Aécio entrou na cota do presidente do PC do B de Timon, João da Gráfica.

A novidade foi o nome do professor Regino Noleto que na portaria publicada nesta segunda-feira foi o nome escolhido para dirigir a regional da educação.

Nos bastidores, sabia-se que Regino estaria na regional, mas para o cargo de diretor regional quem estava cotada era a professora Ana Cleide.

Indicação do prefeito Luciano Leitoa, a mudança de nome teria sido fruto de um entendimento que aconteceu dentro do grupo político dos leitoas.


SAAE vai levar serviços de abastecimento de água para a zona Rural

09/03/2015 • 17:21
















Com a concessão cedida à empresa "Águas de Timon" para atuação dentro da zona urbana da cidade, o SAAE passa a ficar responsável pela cobertura da zona rural

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (09/03), no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), uma reunião entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Timon (SAAE) e representantes de associações de moradores de diversas localidades da zona rural do município. O objetivo foi esclarecer aos moradores de que forma o SAAE levará o serviço de fornecimento de água para a zona rural.

Durante a solenidade, vereadores, secretários municipais, representantes de associações e os próprios moradores tiveram a oportunidade de se manifestar, apresentando soluções e retirando dúvidas a respeito do novo modelo de administração e atuação do SAAE de Timon.

Com a concessão cedida à empresa “Águas de Timon” para atuação dentro da zona urbana da cidade, o SAAE passa a ficar responsável pela cobertura da zona rural, levando os serviços da rede de abastecimento de água a todos os povoados que manifestarem interesse. Vale ressaltar que os povoados que solicitarem os benefícios ofertados pelo SAAE terão de cumprir com os pagamentos de taxas regulares, posterior a instalação de medidores de consumo nos poços e nas residências.

A água que chegará às localidades é para consumo humano. Aqueles moradores que optarem por instalação em hortas e sistemas de irrigação, piscina ou outras atividades que não sejam para o consumo doméstico pagarão o equivalente ao que foi usado.

Jair Mayner, secretário municipal de Assuntos Parlamentares, começou explicando que o SAAE será responsável agora pelo fornecimento de água da zona rural, nos povoados que declararem aceitar que a autarquia responda por isso, ou seja, não há uma obrigatoriedade dos moradores aceitarem. “Estamos aqui para explicar como funcionará e para que cada representante converse com sua comunidade e nos traga a resposta se irão aderir ao sistema ou não. Vocês não são obrigados a aceitar”, afirmou.

O presidente do SAAE, Richard França, explicou que as bombas dos poços da zona rural já apresentam muitos problemas e necessitam constantemente de manutenção. “Ninguém é obrigado a aceitar a entrada do SAAE, mas hoje nós já gastamos em torno de R$ 20 mil mensais com consertos de bombas de poços da zona rural e sem arrecadar nada. Temos que analisar esta situação e ver o que é melhor para todos. O SAAE está habilitado a dar um suporte, um apoio técnico que a zona rural ainda não tem”, disse ele.

Dona Valdirene Assunção, do Povoado Pé da Ladeira, gostou da iniciativa. “Gostei muito da reunião. Foi muito bom porque estão olhando pra gente da zona rural e isso é uma coisa muito boa. Mas, acho que ainda tem que ser mais discutido o valor do talão de água que vamos pagar nas comunidades.”

O presidente da associação de moradores do povoado Bambu, Clemente de Oliveira Neto, falou estar impressionado com a presença de tantos representantes de associações. “Essa é a primeira vez que vejo tantos representantes de associações reunidos. Isso demonstra o interesse da atual gestão e o nosso também, enquanto população” comentou.

A próxima reunião entre Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Timon (SAAE) e os representantes de associações acontecerá na próxima segunda-feira (16/03), no mesmo auditório da UEMA.

Ladrões assaltam alunos e levam moto de auto escola


Os pequenos assaltos praticados por duplas em motocicletas seguem acontecendo na cidade e os bandidos estão cada vez mais ousados. Na tarde desta segunda-feira, por volta das 14 horas, dois elementos que andavam numa motocicleta renderam e roubaram alunos de uma auto escola que treinavam condução na rua Viana Vaz, no centro.

A dupla surpreendeu a todos invadindo a pista onde acontecia o treino. O motoqueiro da carona sacou um revólver, rendeu os cerca de seis alunos e o instrutor levando celular e dinheiro dos presentes.

Além do dinheiro e celular, a dupla ainda levou a motocicleta de uma auto escola que estava sendo utilizada no treino. O veículo mesmo adesivado com o nome da auto escola não deixou de despertar o interesse da dupla.



Sarney sai em defesa de Roseana

09/03/2015 • 15:33
Ex-senador José Sarney saiu em defesa da filha, Roseana, e acusou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de agir por "vingança" ao listar a ex-governadora entre os envolvidos com suspeitas de desvios da Petrobras.

"Como vem fazendo desde a última eleição, quando pediu intervenção federal no Maranhão e perseguiu a governadora Roseana Sarney no episódio de Pedrinhas, resolve vingar-se de mim, atribuindo-me a culpa pela recusa do amigo".

As informações foram publicadas no artigo de capa publicado semanalmente no jornal do qual é proprietário, O Estado do Maranhão.

Sarney se refere à recusa, por parte do Senado, ao pleito de Rodrigo Janot para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM). "Eu não votei, não presidi a sessão que recusou seu nome e nem sabia da votação", disse. "Agora, o dr. Janot, na sua escolha da lista de destinados autos de fé, inclui Roseana nessa cloaca. Injustiça!"

Sarney saiu em defesa da filha afirmando que "ela nunca foi à Petrobras" e "nunca teve nenhuma relação com o senhor Paulo Roberto" e "nem pleito na Petrobras por firmas ou pessoas". "Quais as acusações? O senhor Paulo Roberto teria dito que Lobão pediu a ele para ajudar Roseana na eleição. Youssef diz que não confirma nenhum pagamento a Roseana".

Ao final, ele critica o procurador e deixa no ar que ele "fez uma escolha e usou a instituição Ministério Público para sua atuação". "Essa é a verdade”, finaliza Sarney.
(Imparcial)


Timon ganha nova ambulância do SAMU

O Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Timon recebeu nesta segunda-feira (09) mais uma unidade móvel de atendimento. Agora a população passa a contar com uma frota de 07 veículos que operam 24 horas por dia, sendo um de Unidade de Suporte Avançado (USA) e as demais de Unidades de Suporte Básico (USB).

De acordo com o secretário municipal de saúde, Marcio Sá, a cidade de Timon tem estruturado as bases da reconstrução da saúde municipal e com mais esta ambulância o atendimento à população será mais rápido e eficaz. “Com mais qualidade e agilidade o município de Timon ganha mais um reforço com a entrega desta ambulância para o Samu. Esta é mais uma conquistada da nossa gestão, junto ao Governo Federal”, declarou o gestor.

Com a aquisição, o SAMU ficará com uma frota de 07 carros, sendo um de Unidade de Suporte Avançado (USA) e os demais de Unidades de Suporte Básico (USB). O novo veículo adquirido é uma UBS. A ambulância de Suporte Avançado de Vida possui um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um motorista capacitado para esse tipo de atendimento. A ambulância de Suporte Básico de Vida possui um técnico de enfermagem e um motorista, também capacitado. O órgão possui ainda uma Motolândia utilizada por um técnico de enfermagem para dar suporte às ambulâncias quando necessário e, também, para realizar o atendimento em locais de difícil acesso.

Além dessa viatura, o secretário do município anunciou que está trabalhando para adquirir mais uma ambulância para o município. “Nosso intuito é conseguir adquirir uma ambulância 4x4 traçada para apoiar as ocorrências na zona rural. A meta é continuar investindo para melhorar ainda mais o atendimento”, esclarece Marcio, lembrando ainda que outra conquista dentro do SAMU foi a atualização dos salários dos funcionários. “Antes o salário do pessoal do SAMU, por conta do repasse ministerial, ficava sempre um mês atrasado, mas agora foi atualizado, graças a um repasse efetuado pelo Governo do Estado”, informou.

Em Timon, o Samu assiste uma população de aproximadamente 155.396 habitantes. Ao solicitar os serviços do Samu pelo fone 192, é importante informar corretamente os dados solicitados pelo atendente e pelo médico. As informações detalhadas sobre os sintomas que o paciente apresenta, ajudarão no fornecimento de orientações que visam ajudar a vítima até que a ambulância chegue ao local.
(Da assessoria)
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016