RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca
Todos os Blogs

Elias Lacerda

Elias Lacerda

Solenidade marca retorno de trabalhos na Câmara

04/02/2016 • 15:35















Autoridades e representantes da comunidade estiveram presentes

Na manhã desta quinta-feira, 04/02, uma sessão solene marcou a abertura dos trabalhos do ano de 2016 na Câmara Municipal de Timon. Na ocasião, esteve presente a maioria dos vereadores, que se apresentaram no plenário e falaram em sua maioria das propostas e desafios para esse ano.
 
O prefeito Luciano Leitoa esteve presente. Ele afirmou que é importante o alinhamento e estreitamento de ideias e ações com a câmara. “Nosso foco, a cada ano que se inicia, é na cidade de Timon. Vamos trabalhar cada vez mais, incansavelmente, por uma cidade melhor. Ainda temos muitos desafios para enfrentar, mas trabalhamos com muito respeito”, comentou o gestor.

O prefeito pontuou ainda todas as conquistas desse ano que passou e reforçou o trabalho de todos os secretários que compõem o governo, desejando um ano de muitas realizações, sabendo das dificuldades que a crise econômica trouxe para todos os municípios.
 
A sessão foi finalizada com a palavra do presidente da câmara, Ver. Uilma Resende, que enfatizou a grande importância de um trabalho sério e com compromisso com o povo. “A cidade está muito melhor e isso se deve muito ao trabalho que o prefeito vem realizando. Aqui na câmara, votamos muitas coisas importantes e me orgulho de fazer parte dessas conquistas”. O parlamentar lembrou-se ainda do ano político e da seriedade de manter a política separada das ações de cada votação, porque o mais importante é a cidade e o povo de Timon.
(Da assessoria)

Maranhão implanta sistema contra a corrupção de produtos florestais

04/02/2016 • 08:42
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Marcelo Coelho, se reuniu ontem (3), pela manhã, com a equipe técnica do IBAMA, liderada pelo  superintendente regional, Pedro Leão Gomes Filho, para apresentação da plataforma SINAFLOR (Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais). O software foi desenvolvido, com a finalidade de controlar a origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais, além de consolidar os respectivos dados dos diferentes entes federativos, numa só plataforma. O programa em questão, integra as informações do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), Ato Declaratório Ambiental (ADA) e Documento de Origem Florestal (DOF), além de autorizações de exploração emitidas pelos órgãos competentes.

Considerando que o SINAFLOR prevê que os dados relacionados com a origem dos produtos florestais dos sistemas estaduais, estejam integrados ao sistema nacional, ele possibilitará a formação de um banco de dados único de origens autorizadas, promovendo maior transparência da informação a todos os interessados. O secretário Marcelo Coelho, recebeu com entusiasmo, o comunicado de que o sistema entrará em operação para o estado do Maranhão, no dia 07 de março próximo, ocasião em que será lançado pelo Governo do Estado.

Para o secretário Marcelo Coelho, a adoção desta ferramenta tecnológica, vai facilitar que o gestor expeça as diferentes autorizações, com a certeza que os dados estejam absolutamente corretos. Promovendo assim, a transparência na movimentação de produtos e subprodutos de origem florestal e evitando a costumeira corrupção, desvio de impostos  e prejuízos ao estado. Para dar sequencia a implantação do SINAFLOR no Maranhão, o secretário já autorizou a realização de capacitação aos funcionários da  SEMA,  nos dias 23, 24, e 25 de deste mês. Na sexta-feira, 26 haverá uma reunião para esclarecer e tirar dúvidas do setor produtivo.

A plataforma SINAFLOR é de fácil operação. O usuário poderá cadastrar por meio da internet, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sisnama ou requerer autorização para acesso a recurso florestal. A análise da solicitação também ganhará maior agilidade já que seus dados estarão disponíveis para análise dos órgãos de meio ambiente competentes por meio de módulo específico.

Após análise da solicitação, o volume de matéria-prima da autorização oriunda de um processo de licenciamento de exploração (Autorização de Plano de Manejo Florestal Sustentável, Autorização de Desmatamento para Uso Alternativo do Solo, entre outros, será automaticamente transferido, para que o DOF gerencie o armazenamento e o transporte do produto florestal.

Vantagens do SINAFLOR  – O sistema estará disponível em âmbito nacional à partir de 2 de março de 2015 (Maranhão no dia 07/03). O prazo final para que todas as atividades mencionadas acima sejam efetuadas necessariamente por meio do novo sistema ou por sistema estadual integrado é 3 de agosto de 2015.

O sistema irá acelerar o processo de emissões de licenças, e possibilitará o rastreamento do produto florestal da origem ao destino. Além disso, oferecerá maior segurança na disponibilização do crédito de produtos florestais para emissão do DOF.

Entre suas maiores vantagens, permitirá o acompanhamento da dinâmica do uso e ocupação do solo no interior de imóveis rurais, e a aferição da área de desmatamento real, já descontadas aquelas em que foi autorizada a supressão.

Mil famílias receberam suas casas em Timon nos Residenciais Cocais I e II

03/02/2016 • 18:47















A alegria era tanta que parecia não caber no semblante das pessoas que receberam, nesta quarta-feira (3/02) as 1000 casas dos Residenciais Cocais I e II do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Famílias inteiras participaram da entrega realizada, nesta manhã pelo prefeito de Timon Luciano Leitoa, Ricardo Porto Superintendente da Caixa Econômica Federal, no Maranhão e pela a Ministra de Desenvolvimento e Combate à Fome, Tereza Campelo, que especialmente veio à Timon, para solenidade que foi realizada de forma simultânea com outras 8 cidades brasileiros, onde através de um link ao vivo com a Presidente Dilma Rousseff,  31 mil famílias de todo Brasil, incluindo Timon tiveram o sonho da casa própria realizado.
















Antes da solenidade começar, o Prefeito Luciano e a Ministra Tereza Campelo conheceram a casa da Aline, que vai morar com seus três filhos em um local digno.  Aline foi sorteada pela a Caixa Econômica que através da construtora do residencial, pôde receber sua casa toda mobiliada. “Estou muito emocionada, não tenho nem palavras para expressar o quanto estou feliz de ter a oportunidade de viver e criar meus filhos nessa casa nova”, declarou Aline Feitosa, beneficiária do Cocais.

Após esse momento, a cerimônia foi aberta pelo superintendente da Caixa, Ricardo Porto que falou da importância das casas na vidas das famílias de Timon. Na sequência, da solenidade em vídeo conferência com a presidente, Timon foi a sexta cidade a entregar oficialmente as unidade habitacionais. Em seu discurso, o prefeito de Timon Luciano Leitoa enfatizou a alegria das famílias em receberam as novas casas. “Sei que todos queremos agradecer e dar um muito obrigado a presidente, pois cada um que está aqui sabe o quanto é importante ter uma moradia.  A Prefeitura de Timon fez sua parte cadastrando e sorteado as casas, e ainda oferecendo asfalto em parceria com o governo do estado e transporte, além de estarmos em breve oferecendo cursos para a profissionalização dos moradores do Cocais I e II”.

A Ministra também falou da importância do programa habitacional. “Estamos felizes de estarmos hoje aqui em Timon e entregar para a Janaina Ribeiro, uma das moradoras a chave da nova casa dela, e dizer o quanto é importante, os programas sociais como esse e o bolsa família”. A Presidente em seu pronunciamento cumprimentou Timon e falou de como o programa tem contribuído para retirar famílias carentes de áreas de risco. “Até 2018 serão mais de 6 milhos de casas entregues em todo os Brasil, através do programa Minha Casa Minha Vida, pois teremos a terceira etapa do programa”. A população de Timon em breve ganhará mais 1500 casas dos conjuntos habitacionais Lourival Almeida, Residencial Miguel Arraes e João Emílio Falcão. A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa e a entrega das chave a cada família das mil casas habitacionais.
(Assessoria)

Informes rápidos do blog do Elias Lacerda


Homicídios aumentaram e muito em janeiro último





















Trabalho, muito trabalho neste começo de ano para o delegado de Homicídios de Timon, Ricardo Herlon Freire. Isso porque no município houve um aumento enorme no número de homicídios.

Com média de dois,três, quatro e às vezes até nenhum assassinato em um mês, janeiro último chegou espantando as autoridades da segurança pública local. Nada menos que 8 assassinatos foram registrados, uma situação que há anos não acontecia no começo de cada ano.

É bem verdade que quase 100% dos mortos eram indivíduos envolvidas com o crime, mas isso não diminui a gravidade da situação.
Esta semana o prefeito Luciano Leitoa em companhia do deputado estadual Rafael Leitoa estiveram no comando da polícia militar em São Luis pedindo reforço policial e viaturas para a cidade.

A instalação de um videomonitoramento que está sendo  colocado na cidade através de uma emenda do deputado estadual Alexandre Almeida é mais um instrumento que vai ajudar no combate a violência na cidade.

Muito oportuna a atitude dos nossos três políticos citados. A sociedade precisa de segurança...

(Com informações iniciais do blog do Lucão)


O apoio a quem realmente precisa




















O secretário Lucélio Mendes é o sexto da esquerda para a direita na foto acima (de camisa azul).

O blog do Elias Lacerda quer aqui destacar o trabalho do Secretário de Esportes da prefeitura de Timon, Lucélio Mendes, frente a uma instituição importante: A Comunidade Terapêutica Cordeiro de Deus. Localizada no povoado Perdidos, zona rural de Timon, a comunidade é importante no tratamento de dependentes químicos.

Reconhecendo o trabalho da entidade, Lucélio Mendes tem desenvolvido atividades com os 20 internos que fazem tratamento naquele local. Esta semana ele doou materiais esportivos importantes nas atividades de lazer dos internos.

O secretário prometeu voltar mais vezes para acompanhar e desenvolver atividades que possam ajudar na reabilitação social dos que passam por tratamento naquele local. “Foi um momento marcante. Ouvimos o testemunho dos internos e nos emocionamos com cada história ali contada. Ainda conhecemos os belíssimos trabalhos dos internos nas áreas de marcenaria, pintura, metalúrgica e artesanato. Foi gratificante conhecer esse centro de recuperação, voltaremos lá mais vezes para visitá-los e continuar dando o nosso incentivo”, prometeu Lucélio.


Chegada de Padre Joaquim a São Domingos

Muito bem recebido foi o Padre Joaquim por fiéis na sua nova paróquia em São Domingos do Maranhão. O padre, que até dias atrás dirigiu a paróquia de Santo Antônio em Timon, foi acolhido com carinho pelos católicos daquela cidade.

De Timon vários ônibus acompanharam o sacerdote até o município maranhense e também reforçaram a recepção ao pároco.

Durante sua chegada, o padre falou aos fiéis presentes na igreja e agradeceu a todos que foram lhe recepcionar.

O vereador Kenedy Gedeon foi um dos timonenses que acompanhou a comitiva até a cidade para a apresentação do novo padre de São Domingos do Maranhão.


Magistrado em férias pela Europa

O Juiz de Direito Simeão Pereira e Silva goza férias de 15 dias. O magistrado está em viagem pela Europa, onde visita seu país favorito quando o assunto é turismo no Velho Continente, a França. Por conta dessa sua simpatia com aquele país, o magistrado já fez até curso de francês o que lhe possibilitou falar bem a língua.

A sua estada em continente Europeu inclui também a passagem por outros países e cidades como Genebra, na Suiça e Barcelona, na Espanha.

Simeão Pereira e Silva é aniversariante neste mês de fevereiro. Dia 18 ele completa ano e pretende comemorar a data na sua terra natal, Matões, ao lado de familiares e amigos.




Secretaria de Cultura aprovou a prestação de contas do Timon Junino

03/02/2016 • 15:02
A Secretaria de Estado da Cultura (SECMA) aprovou, sem restrições, a prestação de contas do Timon Junino 2015, realizado nos dias 19, 20 e 21 de junho, na cidade de Timon.

O Timon Junino se consolidou como o maior festejo junino da região, levando mais de 50 mil pessoas ao local, durante os três dias de realização. O evento incentiva a cultura, dando ênfase às atrações locais por meio do concurso de quadrilhas e as apresentações de grupos de bumba bois.

Fruto de uma parceria entre o Instituto Cocais (ICocais) e o Instituto Vida e Ação (IVA), a terceira edição do Timon Junino contou com recursos provenientes da Lei de Incentivo a Cultura, por meio de convênio firmado entre o IVA e a Secretaria de Estado da Cultura, e oriundos de emenda parlamentar do deputado Alexandre Almeida (PSD), executada pelo ICocais.

Em relação a prestação de contas apresentada pelo Instituto ICocais e pelo IVA, o parecer técnico emitido pela Supervisão Financeira da Secretaria de Estado da Cultura afirmou que, quanto à execução física, o evento atingiu 100% do objeto do convênio e teve a correta e regular aplicação dos recursos disponibilizados.
(Da assessoria)

Chuvas resgatam riachos que estavam secos em Timon

03/02/2016 • 08:03


























Acima veja aspecto do riacho do Pinto passando embaixo da ponte na BR 316 que liga Timon a Caxias; Mananciais revigorados com as recentes chuvas.

Depois da estiagem que castigou os mananciais hídricos do município onde vários deles secaram, riachos e córregos de Timon estão voltando a ter água corrente em seus leitos. Foi decisiva para resgatar muitos desses córregos a intensa chuva ocorrida na madrugada da última quarta-feira, dia 10.

Um dos mais tradicionais e conhecidos riachos do município, o do povoado Pinto, foi dos que conseguiu voltar a ter água corrente em todo o seu leito. Há meses com grande parte de sua extensão sem água, na semana passada suas águas cruzaram por baixo da ponte da BR 316 que liga Timon a Caxias.

Como o riacho do povoado Pinto, há notícias de que vários outros voltaram a ter água em seus leitos. Outros exemplos são o riacho Bacaba, no povoado do mesmo nome, e o riacho do Castelo, ambos na zona rural do município.

Conhecida como uma cidade com belos balneários, Timon necessita das chuvas tendo em vista que as mesmas ao resgatarem os riachos trazem emprego e renda a muitas famílias que exploram esse tipo de atividade.

Agricultura

Outro setor que anda alegre com as recentes chuvas é a agricultura. Aécio Borges, diretor da Agerp em Timon informou que a expectativa de boa safra no município este ano é grande. Para tanto, o governo do estado do Maranhão está distribuindo mil 30 quilos de sementes para agricultores de Timon, Parnarama e Matões.

Que São Pedro continue mandando chuva...
  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. 6
  8. »
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016