Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Ônibus da 2 Irmãos começam a circular a partir deste domingo no Novo Tempo

28/03/2015 • 12:39



A partir da 5h30 da manhã deste domingo os mais de oito mil moradores do Residencial Novo Tempo irão disponibilizar dos ônibus coletivos da Empresa Dois Irmãos através do Sistema de Integração, em que o usuário paga somente uma passagem e tem direito a dois ou mais destinos, ou seja, as linhas Corujão, Ponte Nova, Ponte Velha, Ceasa e Teresina Shopping circularão pelas ruas do conjunto e os moradores farão a integração com o bairros de Timon e Teresina pagando somente uma passagem.

De acordo com o diretor do Setut e da empresa Marcelino Lopes, para ter direito a esse benefício da integração, os moradores terão que adquirir o cartão com os créditos para fazer uso do sistema e assim se deslocarem para seus destinos dentro de Timon e na Capital Teresina.



Cartões de Integração

Os cartões de integração serão disponibilizados a partir de hoje através da presidente da Associação e a amanhã pelos motoristas do Setut. De acordo com Marcelino os primeiros 200 cartões com os créditos de duas passagens de integração serão disponibilizados pelo valor de 10 reais, numa espécie de promoção para os moradores do Residencial. O preço normal do cartão é de 11,30 reais no Setut e podem ser adquiridos em vários postos em Teresina. O diretor explicou que nesse primeiro momento não existem postos de venda em Timon, mas que de acordo com o estudo do Setut e expansão do sistema de internet pelas operadoras, a cidade poderá ter posto de venda de cartões e créditos para os passageiros.



Integração é novidade no sistema

De acordo com Moisés Sérvio diretor da Empresa 2 Irmãos, Timon a partir de amanhã começa a se integrar nesse sistema de coletivo que é uma novidade no país e a cidade não poderia ficar de fora dessa experiência adotada no Brasil. Ele disse que a empresa já está atuando em suas linhas regulares dentro do município e que em atendimento aos reclames da população e da associação dos moradores e empresa está beneficiando o bairro e deverá fazer essa extensão para outros bairros, como Residencial Joia e Residencial Cocais I e II, mas para isso a empresa terá que ter uma demanda de passageiros, esclareceu.

Segurança para atuar dentro do Novo Tempo

Nesse projeto piloto, esclarece Marcelino Lopes, a empresa vai atuar de forma consensual com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), que providenciou as adaptações na BR-316 no sentido de conter o grande tráfego pesado de veículos, através de sinalizações horizontal, vertical, redutores e sensores de velocidade, mas a 2 Irmãos necessita de segurança para trafegar dentro do conjunto e esse é o papel do serviço público, caso contrário, fica inviabilizado o projeto piloto e os demais linhas que estão no cronograma da empresa para atender aos usuários de Timon.



Conquista de todos, diz Isa

Presente à reunião que marcou o anúncio da conquista para os moradores do Residencial Novo Tempo, a presidente da Associação, Isa Mosane fez questão de ressaltar que essa é uma conquista de todos, sem donos ou padrinhos, mas com o empenho de toda comunidade. Ela lembrou a inciativa de todos os vereadores da cidade que defenderam o projeto e a circulação dos ônibus coletivos no residencial sem distinção de lados políticos ou partidos.

Isa disse que novas conquistas serão levadas para o residencial. Ela disse que os transportes alternativos, por exemplo, estão sendo regulamentos por lei que tramita na Câmara. A escola de ensino médio do governo estadual deverá ter suas obras iniciadas em data ainda a ser anunciada pelo governo e que a empresa Canoplas, que construiu o residencial, está providenciando os devidos reparos nas ruas, no conserto de sarjetas e meios fios que foram quebrados. Quanto a questão da água que continua salinizada, ela explicou que exames recentes revelam que a água é própria para o consumo humano, mas que mesmo assim o SAAE está interligando poços que não apresentaram salinização no sistema de abastecimento de água do residencial para tornar a água com uma melhor qualidade.



Vereador evidencia conquista

O vereador da base do governo de Luciano Leitoa Kenedy Gedeon apareceu durante a reunião entre a presidente da Associação e os diretores do Setut e da Empresa Dois Irmãos. Ele afirmou que aos poucos o residencial vem ganhando os serviços necessários para que as pessoas possam residir sem intempéries e necessidades. Ele ressaltou que a conquista e luta é de todos e que se sentia feliz por fazer parte dela conjuntamente com todos os vereadores.

Kenedy Gedeon foi um dos vereadores que votou a favor pelo parcelamento do solo para a construção do Residencial Novo Tempo, que levou este nome em alusão ao slogam do primeiro governo da ex-prefeita Socorro Waquim, da qual o vereador fez parte de sua base política.

Comentários

Só vai na pressão: Prefeito diz que vai construir escola no Novo Tempo

28/03/2015 • 08:18



Em reunião realizada nesta quinta-feira, 26, a pedido da Associação de Moradores do Residencial Novo Tempo, o prefeito Luciano Leitoa garantiu que será construída uma escola de ensino médio no bairro. Na oportunidade, o secretário de Planejamento, Sebastião Carlos, e a secretária de Educação, Dinair Veloso, explicaram a situação aos moradores.

“Estamos aguardando a visita da equipe técnica da Secretaria Estadual de Educação para vistoriar o terreno. Não existe destrato algum. A empresa que iniciou a obra continua a mesma e a escola será construída”, confirmou o secretário de Planejamento. “Não há impedimento alguma para a vinda da escola. A prova maior é que a escola municipal já está sendo construída”, acrescentou Dinair Veloso.

Também participaram da reunião representantes de cooperativas de vans, já que, conforme levantou a presidente da Associação de Moradores do Novo Tempo, Iza Monteles, existe a necessidade de realizar medidas que resolvam dificuldades quanto ao transporte coletivo. Quanto a isso, diretor do Departamento de Trânsito, Jeremias Sampaio, falou que “em Timon, já existe um Projeto de Lei que valoriza o empreendedor individual e que será discutido e ampliado, para abranger o transporte alternativo”.

O prefeito Luciano garantiu que tudo será resolvido de forma prudente e atendendo às necessidades dos moradores. “A preocupação é criar um modelo que se adeque de fato à nossa realidade, porque temos que ter responsabilidade e trabalhar em sintonia com o Ministério Público”, frisou.

Esclarecida a situação, o prefeito encerrou a reunião marcando um novo encontro para depois da Semana Santa com os representantes da Associação e com as Cooperativas de Vans. Para esta reunião, também deverão ser convidadas as Cooperativas de Taxis e o Ministério Público para discutir os problemas do transporte na região.



Em coversa com a presidente da Associação dos Moradores Isa Mosane, logo após a reunião com o prefeito, Isa Mosane disse que depois de vários ofícios encaminhados e diante da pressão popular exercida sobre o assunto à Chefia de Gabinete da Prefeitura, o prefeito tomou a decisão acertada de construir a escola que vem sendo reivindicada não só pelos moradores do residencial, mas por todos os moradores da região, pois segundo a presidente, a escola será um  dos grandes benefícios para todos.

Isa acrescentou que o bairro ainda vive a dificuldade das ruas que  estão esburacadas e o acesso pelo BR-316 que ainda não foi autorizado, mas com paciência e determinação os moradores estão conseguindo tornar o bairro digno de moradoria por qualquer cidadão de bem. Ela ressaltou a importância do apoio da ex-governadora Roseana Sarney que desde o primeiro momento demostrou-se sensível a questão e autorizou a construção da escola, além do empenho do deputado Alexandre Almeida que também vinha questionando a não construção da escola e apontando os verdadeiros motivos em torno do assunto. (Com informações da CGECOM/Timon).

Comentários

Direção do Hospital do Parque Alvorada é acusada de negligência médica

27/03/2015 • 09:05


Antonio Lima foi operado no HUT depois da negligência do HPA, em Timon


A família de Antonio de Lima Sousa, morador da Rua 20, nº 1249, Parque Piauí, em Timon, está denunciando o Hospital José Firmino de Sousa (Parque Alvorada) de negligência médica.

Antonio Lima foi vítima de acidente automobilístico no último dia 16 e após atendimento pelo Samu foi encaminhado para o Hospital do Parque Alvorada.

O atendimento de emergência foi feito pelo médico de plantão, que apesar dos sintomas de sonolência da vitima e secreção de sangue foi medicado com glicose e mandado embora. O médico chegou a afirmar que Antonio apresentava estado de embriaguez.

Ao chegar em sua casa, Antonio Lima continuou dormindo. Por volta da das duas horas da manhã do dia seguinte ao acidente, sua irmã, percebendo seu estado, chamou novamente o SAMU e solicitou que ele fosse enviado para a UPA Timon e não mais para o Hospital do Parque Alvorada.

Seu Antonio Lima foi atendido pelo médico Doutor Torquato, que ao examinar o paciente pediu seu encaminhamento para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica para a retirada de um coágulo e segue em internado em estado de coma.

A família, além de entrar com ação contra a direção do Hospital do Parque Alvorada, fez questão da divulgação do fato para que direção adote providências do sentido de que outros pacientes não venham a sofrer com os atos negligentes do corpo médico daquela casa de saúde.



Juventude Timonense sofre calote oficial

O Time do Juventude Timonense sofreu um calote oficial, que vai lhe render dissabores com seu elenco de jogadoras e outros compromissos financeiros.

O time, que é a maior expressão do meio norte do Estado no futebol feminino, tinha patrocínio de um secretário municipal, que em troca teria ações institucionais divulgadas na Sociedade FM, rádio do propriedade do diretor de futebol Jorge Simplício.

No primeiro mês, tudo bem. No segundo mês dificuldade de repasse de recurso em mais de 15 dias suspensão da parceria.

Ao ser procurado pelo Diretor de Futebol, o secretário disse que a parceria estava desfeita sem a apresentação de justificativas plausíveis.

Ao ser ameaçado de exposição de seu nome na mídia por parte do diretor o secretário em questão ameaçou o diretor de processo.



Almeidinha transferido para Teresina

Timon não acolhe seus filhos nem nas horas mais difíceis de suas vidas. Se não fosse Teresina e dependêssemos somente dos cuidados da saúde do município o do governo estadual. Estávamos mortos.

O ex-servidor Detudes Almeida, o “Almeidinha” foi transferido para o HUT em Teresina para ter um tratamento mais adequado.
Ele convalescia em uma UTI na Upa desde domingo passado vítima de complicações cardíacas e renais.

Ontem à noite, circulou a informação de que o nosso Almeidinha teria morrido. Hoje pela manhã, conversei com sua nora Jael, que acompanha seu quadro de súade através de boletins médico e ela desmentiu a informação de óbito e confirmou que seu estado de saúde é muito grave.

Segundo ela, Alemeidinha sofreu um infarto e em decorrência desse infarto surgiram complicações pulmonares e renais.

Jael afirmou que a única esperança de Almeidinha, devido seu estado gravíssimo de saúde está depositada nas correntes de orações dos amigos que rezam por ele.

Hoje pela manhã deverá sair um boletim médico sobre seu estado de saúde.

Vereadores tentam intimidar empresário de eventos


Não foi tão amistosa assim a passagem do secretário Simplício Mário em Timon, ontem. Enquanto o secretário e o prefeito estavam preocupados com a situação do Polo Empresarial que não está cumprindo sua função de atrair os empresários para se instalarem ali, dentro de um banheiro rolava um processo de intimidação patrocinada pelos vereadores da cidade com assento na base governista.



De acordo com narrativa do empresário de eventos Frank Gomes, no whastsApp, ao entrar no banheiro para fazer uma de suas necessidades fisiológicas, os vereadores José Carlos Assunção e Uilma Resende, acompanhado de mais duas pessoas do sexo masculino, buscaram conhecer pessoalmente o cidadão que vem desferindo críticas ácidas contra a gestão de Luciano Leitoa e as ações dos vereadores na Câmara.

José Carlos quis saber, por exemplo, dentro do banheiro, a razão de Frank Gomes ter feito críticas pessoas a ele, enquanto isso, segundo Frank Gomes, Uilma Resende segurava a maçaneta da porta do banheiro.

Frank Gomes, afirmou ao blogdoribinha que a conversa foi ríspida, mas de homem pra homem, sem agressão e com entendimento.
Mais tarde, durante a solenidade no Parque Empresarial, Frank Gomes e José Carlos tiveram uma conversa de pé de orelha e trocaram número de telefones e amabilidades para entendimentos futuros, desde que nenhum toque no “calo” do outro.

Quanto ao presidente da Casa, Uilma Resende, Frank reportou ao blogdoribinha que entendeu com atitude covarde a do vereador ficar segurando a maçaneta da porta do banheiro com intenção de trancá-los para um ajuste de contas.

 

Outro sócio da Tekynik pode ser parente das secretárias

A secretária Sebastiana Veloso (Educação) negou, através de sua assessoria de comunicação ao blogdoribinha, que Mirian Moura, sócia majoritária do Tekynik tenha alguma ligação de parentesco com ela. Por isso mesmo a secretária e o governo entendem não haver qualquer irregularidade nos pagamentos que são feitos à empresa Tekynik.

Mas, por outro lado, tem gente que afirma com certeza que o outro sócio, que tem minoria nas cotas da Tekynik tem sim relação de parentesco, não só com Sebastiana Veloso, mas também com Suely Capuama, Secretário Chefe de Gabinete do Prefeito Luciano Leitoa, que é irmã da Secretária de Educação.

Alcino Pereira e Silva Sobrinho, segundo interlocuções de pessoas que conhecem as ramificações familiares das duas secretárias, de que o rapaz que mora em Matões e trabalha num comércio local seria primo das duas importantes auxiliares de Luciano Leitoa na Prefeitura de Timon.

A propósito da identificação dos dois, em busca na rede facebook, o blogdoribinha descobriu que a página que Mirinha foi retirada do ar assim que surgiram as denúncias e a do sócio minoritário continua no ar quem quiser basta fazer uma pesquisa pelo nome.

Se assim for, como dizem as pessoas que conhecem a família, tanto Sebastiana Veloso quanto Suely Capuama, por terem autorizados pagamentos para a Tekynik estão cometendo ato irregular de favorecimento a parentes e suas empresas em detrimento de outras que perderam a oportunidade de ganhar licitações no serviço público municipal.

Isso cabe primeiro uma investigação para saber realmente o grau de parentesco do sócio da Tekynik, como afirmam inúmeras pessoas, para depois se confirmada abrir um processo de improbidade administrativa contra as duas gestoras.

Mas não é a imprensa que fará isso.....

Comentários

Prefeito tem muita pressa nos 11,3 milhões de empréstimo do BNDES

26/03/2015 • 09:42



Em menos de 24 horas da aprovação da autorização dada pelos vereadores ao prefeito Luciano Leitoa para contrair o empréstimo de 11,3 milhões do BNDES o Diário Oficial do Município, já publicou o termo. Isso demonstra certa pressa em colocar logo a mão na dinheirama. Os vereadores aprovaram a autorização ao meio dia de ontem, 30 minutos depois a autorização já estava na edição 0514 do Doem de 25 de março de 2015.

Talvez a prefeitura esteja correndo contra o tempo por conta de prazos de exigência do empréstimo aliado à situação periclitante das finanças do município, como tem dito aos quatro cantos o próprio prefeito.

O estranho da publicação em menos de 24 horas é a de que em observância a outros projetos, as publicações não funcionem com toda velocidade on line da mesma forma que está sendo tratado o empréstimo milionário com o BNDES.



Bases do empréstimo com o BNDES

Quem acompanha as publicações do Diário Oficial do Município sabe que existe certa morosidade nas publicações e atualizações on line, não por culpa de gerenciamento do diário, mas por falta de interesse dos gestores em esclarecer para a população suas decisões de forma mais efetivas e rápidas com requer o exercício mental da tecnologia em tempo real do mundo hoje. No caso da publicação da autorização do empréstimo é de se acreditar que o sítio deverá entrar para o livro dos recordes como a publicação mais rápida do setor público.

Comentários

Representantes da Coopemar prestam esclarecimentos hoje na Câmara

26/03/2015 • 08:41

Atendendo convocação da Comissão de Orçamento da Câmara Municipal de Timon os representantes da Cooperativa Maranhense de Trabalho (Coopemar), que detém a folha de pagamento dos servidores de cinco secretarias da Prefeitura de Timon, negócio girando em torno de 2 milhões e 400 mil reais mensais, estarão hoje, às 10h30, prestando esclarecimentos sobre o rol de denúncias de servidores contra a cooperativa.

As denúncias giram em torno do não pagamento de benefícios como adicional noturno e insalubridade, descontas indevidos nos salários, atraso no pagamento dentre outros.

Mesmo com a predisposição de prestar esclarecimentos à comissão hoje, a Coopemar não ficará isenta de apresentar os documentos que estão sendo requeridos pelos vereadores.



O vice-presidente da Câmara Marco Lago (PTC) quer saber os números quantitativos da cooperativa com relação a cargos, nomes de servidores, qual o valor da taxa de administração do contrato com a prefeitura e o termo de referência. “A vinda dos representantes da empresa é importante demonstra a necessidade norteia o rumo das informações que estamos solicitando, mas isso não impedirá que a cooperativa apresente na Câmara as solicitações protocoladas para que ela apresente toda documentação à cerca deste contrato”, disse Marco Lago ao blogdoribinha.

A Cooperativa Maranhense de Trabalho foi contratada pela Prefeitura de Timon para administrar a parte da folha de pagamento das secretarias de Saúde, Educação, Limpeza, Administração e Assistência Social pelo período de 12 meses iniciados no dia 5 de janeiro deste ano. A prefeitura, durante esse período repassará para a cooperativa quase 29 milhões de reais.

Comentários

  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. ...
  7. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009