Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca

Gestora da Comunicação de Timon esconde gastos de 5 milhões com propaganda

21/08/2014 • 21:11



A gestora da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Timon, a jornalista Tarsila Machado está escondendo da sociedade os gastos de 5 milhões de reais contratados com empresa de mídia de São Luis para fazer a propaganda do governo.

Com essa atitude, a gestora está descumprindo a lei que determina a divulgação no Portal da Transparência dos atos da gestão pública, de oferecer ao cidadão de forma clara e ampla informações sobre a gestão das finanças do município.

Instituído por lei federal e adaptada no município pela Lei Municipal nº 1639, aprovada pela Câmara Municipal em 2010, a lei vem sendo descumprida, não somente por Tarsila, mas também por muitos gestores que não divulgam seus atos financeiros.

O portal da transparência tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos às informações consideradas públicas, como as receitas e despesas, programas e execuções realizadas pelas administrações municipais. As prefeituras que não cumprirem a determinação serão punidas com a suspensão de transferências voluntárias em convênios com a União ou o Estado.

Qualquer cidadão que quiser a acessar a veracidade da informação basta clicar aqui, e ir para o menu execução orçamentária/despesa que constatará a não publicação das despesas.




Gestora não prestou contas em 2014


A Coordenadoria Geral de Comunicação de Timon, por exemplo, não divulgou nenhum dos balancetes financeiros e orçamentários executados pelo órgão em 2014. A coordenadoria, que deveria dar exemplo na divulgação de seus atos, aparece na lista como a primeira a omitir as informações para a sociedade. A sociedade até hoje não sabe onde foram aplicados os 5 milhões de reais que a CGCOM contratou para gastar com a propaganda do governo.

A regra obriga ainda que as prefeituras mantenham o Portal com o lançamento de todos os atos praticados pelas unidades gestoras do município, inclusive recursos extra orçamentários.

Atualização 24 horas

O site deve ser atualizado em, no máximo, até 24 horas do último lançamento contábil e também oferecer uma ferramenta de filtro que facilite a busca. No caso da Coordenadoria de Comunicação já fazem oito meses que nenhum dado é atualizado, portanto, está mais do que claro a desobediência e o descumprimento à lei, o que pode acarretar em danos, não somente para o gestor e ordenador de despesas, mas também para o município que deverá sofrer punições do governo estadual e federal que podem muito bem suspender os repasses mensais mantidos através de convênios.

Governo passado desenvolveu portal

O Portal Transparência Timon foi desenvolvido pela Prefeitura de Timon em 2009 e instituído em 2010. De lá para cá, essa é a primeira vez que os gestores omitem seus balancetes.

O prefeito Luciano Leitoa foi eleito pela população prometendo fazer um governo com transparência de seus atos, mas na prática, isso não que vem ocorrendo. Além da Coordenadoria de Comunicação, outros órgãos estão omitindo da população seus registros contábeis e financeiros.

No caso da Coordenadoria de Comunicação, a sociedade não sabe de que forma o órgão gastou 5 milhões de reais com a propagando do governo Luciano Leitoa.

Gestora não atende ao celular

É impressionante como um gestor contratado, através de cargo de comissão, pago com dinheiro público, fruto do bolso do contribuinte, responsável pela comunicação da quarta cidade do Maranhão, não atende aos chamados da imprensa. Antes da postagem dessa matéria ligamos para o número (086) 8874-48..final 7, que fomos infomados ser o número da jornalista Tarsila Machado, mas a mesma não atendeu as ligações. A matéria está sendo públicada sem as contrarazões por parte da Controladoria Geral de Comunicação por falta de comunicação da mesma.

Comentários

Extra! Extra! Nina está de volta à mídia. Desta vez, nas barras da Justiça

21/08/2014 • 18:19


A Justiça intermediou um acordo entre o blogueiro Eduardo Rego – o crítico mais ferrenho do governo Luciano Leitoa, nos meios de comunicação e nas redes sociais -, e o secretário Márcio Sá, da Saúde, que pedia indenização por danos morais ao blogueiro por ele ter postado as imagens do Aniversário da Princesinha Nina – cachorrinha do secretário e de sua esposa -, que completou seu primeiro aninho e comemorou como manda o figurino – com festa temática e tudo mais.

O secretário queria receber de Eduardo Rego 10 mil reais, mas se contentará com uma retratação pública do blogueiro, que não deverá ser no blogdoribinha, por exigência do próprio secretário.

A Justiça tem coisa mais importante para fazer

Com tantos casos importantes para resolver, ocupar o tempo da justiça com um fato desses é no mínimo falta de senso.

O secretário Márcio Sá parece que tem tempo de sobra para ficar andando nos fóruns fazendo denúncia contra a imprensa. Falta do que fazer não é, pois a sua secretaria é alvo de reclamações todos os dias – e não é só do Eduardo Rego -, ouvintes participam diariamente dos programas de rádio em em Timon da falta de atendimento médico da rede municipal de saúde, falta de vacinas nos postos de saúde, consultas exames e muito mais. Enquanto isso, em Timon, o secretário corre atrás da justiça para processar a imprensa.



Atraso nunca mais I

Os agentes de saúde de Timon foram às ruas novamente – essa é a segunda vez que eles se manifestam.

Eles reclamam da instabilidade na data do pagamento de seus salários. Os agentes passam de três meses sem receber. A Prefeitura de Timon alega que o problema decorre do atraso no repasse do recurso dos agentes pelo governo federal, mas a categoria revida afirmando, que a Prefeitura tem dinheiro para pagá-los em dia e depois receber a compensação do Ministério, como já vem ocorrendo em outros municípios.

Os agentes efetivados pelo governo passado, querem ser tratados como servidores efetivos que estão com seus salários em dia e têm até o quinto dia de cada mês para receber seus salários.

Atraso nunca mais II

Servidores da Semdes reclamam atraso nos salários. Fonte fidedigna do blogdoribinha informa que a secretaria pagou o mês referente a junho.

Atraso nunca mais III

Caminhões da limpeza estão com três meses sem receber seus pagamentos. Os motoristas estão “urrando”, mas ninguém pode falar nada, pois quem reclama o secretário de Limpeza avisa logo: “vai perder a vaga”.

Menos médico

O PSF do bairro São Francisco (Sucupira), está sem médico há mais de 15 dias. Quem procura o PSF é despachada da porta.



"Avenida do Milhão"

Os lideres comunitários Raimundo da Padaria, Marcelo Luis e Edivan, dentre outros, vão solicitar dos vereadores a apresentação de projeto de lei "rebatizando" o nome da Avenida Piauí.

Depois dos altos investimentos de mais de 1 milhão e 400 mil de reais feito pelo governo Luciano Leitoa em obras de iluminação, sinalização e pintura dos meios fios na avenida, enquanto que as lideranças reclamam pequenos investimentos para seus bairros como limpeza, conserto de sarjetas e outros que nunca são feitos, os representantes dos moradores da periferia querem chamar a via de “Avenida do Milhão”.



Lobão Filho ouve anseios da população em São Félix de Balsas

Fotos: Biaman Prado

No segundo compromisso desta quinta-feira (21), no sul do Maranhão, os peemedebistas Lobão Filho, candidato ao governo do Estado e Arnaldo Melo, candidato a vice-governador, participaram de caminhada no município de São Félix de Balsas, onde receberam apoio do prefeito e da população, além de ouvir seus anseios.

No trajeto, o candidato encontrou dona Francisca Ferreira, dona de casa, que pediu a construção da ponte sobre o rio Balsas, antigo sonho da população, “Meu filho a gente sofre com esse problema há vários anos, fizeram a estrada, mas a ponte ninguém fez e precisamos que você faça esse benefício”, disse desabafando a idosa de 84 anos.

Lobão Filho reafirmou o que foi dito, ontem (20), em seu primeiro programa eleitoral: “meu governo será para os menores municípios, sobretudo aqueles que precisam de ajuda urgente. Vou fazer e entregar a ponte que deixará de ser um sonho e passará a ser um símbolo da verdadeira mudança”, anunciou o senador peemedebista.

Emancipada há 52 anos, São Félix de Balsas ainda sofre com a falta da ponte que dificulta principalmente o escoamento da produção agrícola da região, “Fizeram a estrada em 2007, mas deixaram de lado a ponte, e foi o mesmo grupo que hoje fala em mudança”, alertou o prefeito Costa Neto (PRB), aliado de Lobão Filho.

Ainda em São Félix de Balsas, a comitiva do 15 foi recebida pela ex-prefeita Socorro Martins e seu grupo político. “Apesar de termos diferenças políticas estamos todos unidos em um só propósito, eleger Lobão Filho nosso governador”, finalizou a ex-prefeita.Lobão Filho ouve anseios da população em São Félix de Balsas

Comentários

Sétimo e Socorro intensificam campanha e conseguem novos adeptos e apoios

21/08/2014 • 05:31










À medida que a campanha dos candidatos Professor Sétimo e Professora Socorro Waquim avança nas ruas, com bandeiraços e reuniões nos bairros, os dois vão conseguindo mais adeptos e adesões de lideranças comunitárias e políticas nas cidades, notadamente em Timon, onde os candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente, tem uma maior aceitação.

No Residencial Novo Tempo, onde moram mais de 6 mil pessoas, durante a reunião na casa da líder comunitária Vera Keysilane, com o apoio da presidente da Associação dos Moradores, Isa Mosane, Sétimo e Socorro receberam com alegria várias manifestações de apoio vindas dos moradores do residencial, que clamam por representantes “da terra” que lutem por melhorias no bairro.

Vera Keysilane reconheceu a luta do deputado federal Professor Sétimo que tem atuado junto ao Dnit para construir uma rotatória na BR-316 e melhorar o acesso ao residencial evitando o grande tráfego e melhoria de trânsito para que não ocorram acidentes. Ela reconheceu a iniciativa do deputado e sua luta junto ao governo federal para garantir os recursos para a construção de uma creche e um posto de saúde para o bairro, que estão funcionando.

A presidente da associação Isa Mosane agradeceu a construção do residencial pela ex-gestora Socorro Waquim e disse que cada governo tem que dar a sua contribuição para que os projetos em benefício da população não sofram solução de continuidade.

O casal agradeceu o apoio e disse que as intervenções na cidade não perderão as iniciativas por parte deles, pois continuarão atendendo aos anseios dos moradores pela confiança que eles depositam em seus nomes renovados através das manifestações de apoio.











Líderes manifestam apoio solidário

Lideres comunitários, presidentes de associações de moradores e ex-candidatos que participaram das últimas eleições por outras agremiações políticas, estão aproveitando as reuniões que o PMDB realiza todas as segundas-feiras, a partir das 19hs, para discursar e manifestar seu apoio aos candidatos do partido.

De acordo com o coordenador de campanha, Ulysses Waquim esse é o resultado do trabalho da militância que está no corpo a corpo, de casa em casa, convencendo e população com as propostas de projetos dos dois candidatos.

Durante a semana, nossa militância faz esse trabalho que tem resultado positivo na segunda feira como novos apoios e manifestações de pessoas que estão no grupo mas querem, publicamente dizer isso ao companheiros como forma de motivar ainda mais os defensores e militantes dos candidatos, o resultado tem sido positivo e vamos continuar com a estratégia, avançando sempre toda semana com mais gente nas ruas, disse Ulysses Waquim,



Jovem empresário adquire novos conhecimentos profissionais

O bem sucedido empresário Jeovane Ferreira, proprietário de uma das autoescolas mais bem requisitadas pelo público, a Marauí, adquiriu recentemente mais uma formação que vai lhe render um crescimento nos seus conhecimentos profissionais, ele acaba de se formar em Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade Cesvale.

Formado em Ciências Contábeis, Jeovane tem se preparado para atender seu público dentro de padrões de eficiência e qualidade das empresas que primam pela organização no mercado de trabalho.

Dono de um currículo invejável, Jeovane tem os cursos de Gestores Públicos Municipais – ele exerceu o cargo do Secretário de Limpeza do Município -, Curso de Demonstrativos Contábeis, Seminário de Ensino Contábil do Piauí, Curso de Normas Nacionais e Internacionais e Curso de Fechamento de Balanços e Elaborações de Demonstrativos Contábeis.

Em conversa com o blogdoribinha, o jovem empresário disse que a busca do conhecimento tem sido uma prática incessante em sua vida profissional, pois queremos garantir aos nossos clientes a melhor orientação no fazer sempre melhor acima das expectativas deles próprios. Jeovane disse que todo esse novo aprendizado tem um reflexo no dinamismo da empresa que dirige e que tem repassado essas informações a seus funcionários, para que, eles, por sua vez, repassem-nas no atendimento direto ao público, disse.



Caravana da Mulher conquista apoio no interior

A apresentadora Paulinha Lobão, esposa do candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), participa, nesta quarta-feira (20), de extensa programação em Bacabal com a Caravana da Mulher. O evento é continuidade de uma série de ações idealizadas e lideradas pela apresentadora para alavancar a campanha de Lobão Filho com a ajuda das mulheres maranhenses.

Pela manhã, Paulinha visitou lideranças religiosas em Bacabal e, em seguida, promoveu o Encontro com as Mulheres, ocasião em que reuniu lideranças políticas e comunitárias do município para discutir políticas públicas voltadas para o gênero e para apresentar as propostas do candidato peemedebista.

Na segunda-feira (18), Paulinha Lobão esteve em Presidente Dutra, onde recebeu a companhia e apoio do prefeito Juran Carvalho (PV) e da ex-prefeita Irene Soares, que participaram juntos da Caminhada das Mulheres e da inauguração do comitê regional de Lobão Filho.

Durante inauguração do comitê, a esposa do candidato recebeu o apoio de diversas lideranças. Em discurso, a líder política de Tuntum, Isabel Azevedo (PP), avaliou positivamente a iniciativa de Paulinha Lobão. “Ela é uma mulher de fibra, uma mulher de garra, determinada. E nós, mulheres do Maranhão, mulheres de Tuntum, nos sentimos fortes sabendo que o nosso futuro governador tem uma mulher forte ao seu lado”, declarou.



Em clima de "já ganhou", Dino apresenta proposta para seu futuro secretariado

O candidato da Coligação Todos Pelo Maranhão, Flávio Dino, defendeu a transformação do modelo político do Estado baseado em três pilares: igualdade de oportunidade, proximidade da gestão com a sociedade e honestidade. A declaração foi dada durante debate promovido pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís (CJP) nesta quarta-feira (20), na sede da OAB/MA.
“Vamos convidar a sociedade para participar efetivamente do governo e primar pela honestidade na aplicação do dinheiro público para combater as graves injustiças no Maranhão e acabar com o culto à personalidade. Os secretários vão ter que conhecer o Estado, e não a dimensão do poder”, afirmou ao ser questionado sobre as primeiras ações de governo.

Durante o debate, Flávio Dino apresentou medidas voltadas para melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde aos maranhenses. Defendendo a participação social e a estruturação do SUS junto aos municípios, lembrou que o Estado é o que possui a menor relação de médicos por habitantes.

Entre as ações citadas e que constam do Programa de Governo, ele falou do Mais Médicos Esradual como caminho transitório para formação de profissionais, apoio aos cursos de Medicina, investimento no Provab como forma de reforçar a atenção básica, reestruturação das UPAs e conclusão dos hospitais regionais, trabalho iniciado pelo ex-governador Jackson Lago.

Comentários

Prefeitura descumpre TAC e feirantes continuam em condições indignas

20/08/2014 • 18:07



1. O termo foi assinado pelo promotor Antonio Borges, pelo secretário Vitor Hugo e pelos representantes dos feirantes, peermissionários e açougueiros




2. Caso os feirantes descumprissem o o termo, eles teriam que pagar multa diária no valor de 100 reais



3. Prefeitura não cumpriu nenhum dos itens compromissados no termo, mesmo assim não terá nenhuma punição

A Prefeitura de Timon descumpriu o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), celebrado e assinado entre o Ministério Público e os feirantes do Mercado Velho Graça para o funcionamento pleno do mercado, inaugurando em dezembro de 2012.

O TAC foi assinado no dia 20 de maio deste ano, a Prefeitura de Timon, através da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, se comprometeu em três meses reformar as dependências do mercado, adquirir imóvel para abrigar os feirantes e açougueiros que continuam trabalhando em condições insalubres no meio das ruas do bairro Parque Alvorada, mas nada foi feito.

O termo foi intermediado pelo promotor Antonio Borges, que, com intuito de regularizar o funcionamento do mercado e retirar das ruas os feirantes estabeleceu multa de 100 reais para os feirantes que se recusassem a ocupar o mercado, após a intervenção da prefeitura, que nunca foi executada, mas para a Prefeitura de Timon não havia nenhuma punição pelo não cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta.

Feirante do mercado, que não quis se identificar, disse que a falsa expectativa causa pela prefeitura, que diante da promotoria pública se comprometeu em realizar as obras, acabou causando um efeito psicológico muito negativo em muitos feirantes que ainda ocupavam as dependências do mercado aguardando a vinda dos outros feirantes. Segundo esse feirante, tem muita gente pensando em desistir de vez de trabalhar no mercado.



2º Cine Justiça

Acontece no dia 28 de agosto de 2014, as 14hs, no auditório do Fórum de Timon/MA, situado na Rua Dra. Lizete de Oliveira Farias, s/nº, Parque Piauí, Timon-MA. o evento 2º CINE JUSTIÇA a fim de estimular os servidores e sociedade de Timon e Teresina a práticas culturais visando à melhoria da qualidade de vida no trabalho, proporcionando a integração dos servidores da Fórum da Comarca de Timon e Sociedade local. O evento também tem a finalidade de fazer uma homenagem ao ator ROBIN WILLIANS.

Nesta esteira, solicito de Vossa Senhoria a divulgação avento acima citado, haja vista o evento ser de grande importância cultural para a sociedade timonense.

Comentários

Moradores de Timon espancam ladrão de celular

20/08/2014 • 16:59







A Polícia Militar do Maranhão, através do 11º Batalhão em Timon efetuou a prisão de dois assaltantes. O primeiro assaltante foi espancado por populares na Rua 30, Parque Piauí após roubar vários celulares nas imediações do endereço citado.

Na ocasião o conduzido identificado como Francisco Leonardo Gomes Rocha, 22 anos, foi agredido com uma paulada e dez facadas, porém todas superficiais, não atingindo nenhum órgão. Ele foi encaminhado para UPA, Hospital Alarico Pacheco, no HUT em Teresina e depois apresentado na Central de flagrantes da Polícia Civil.

De posse de Francisco Leonardo foram encontrados dois celulares roubados e quatro vítimas o reconheceram. Ele era procurado pela PM como o assaltante do moto taxi, pois usava colete de moto taxi e parava próximo às suas vítimas perguntando se não queria uma corrida e em seguida as assaltava. Se outras pessoas o reconhecerem que compareçam até o 1º DP.

O segundo conduzido foi preso após roubar um celular na Avenida 02, Cidade Nova utilizando uma faca. A vítima reconheceu o acusado, que é menor de idade com iniciais C. S. S. de 17 anos. (Juarez Medeiros Sobrinho – Major PM - Comandante do 11º BPM).










4º Sarau Flore em Timon

A 4ª edição do Sarau Flores Literárias, que acontece dia 21/08, às 19h, no espaço externo da Panificadora Ideal, homenageia o poeta e humanista amazonense Thiago de Mello, conhecido por sua luta em prol dos direitos humanos, ecologia e pela paz mundial, o autor foi perseguido pela ditadura militar implantada no Brasil em 1964. Foi obrigado a deixar sua terra, tendo se exilado no Chile, até a queda de Salvador Allende e o poeta, pensador e ex-promotor Nicolau Waquim Neto.

Mas do que merecida a homenagem ao Nicolau Waquim, uma vez que ele tem reunido em seu brilhante livro, Baú de Pérolas, lançado em dezembro de 2012, poemas, aforismos, pensamentos e demais gêneros literários, que é, diga-se de passagem, um grande legado às Letras, um verdadeiro baú de pérolas, não só em Timon, mas em todo o Brasil.

Apresentado pela jornalista Alexandra Teodoro e organizado por Salgado Maranhão e Dudu Galisa, Da Luz, Wagner Holanda e Marcos Igreja, o sarau vem se consolidando a cada edição. A música será abrilhantada por nada menos do que o exímio músico David Morais e C&A, trazendo o melhor da MPB, Chico, Caetano, Djavan, João Bosco, Tom etc.

Comentários

postado:
21/08/2014 - 12:19
Por que nessas ocasiões a polícia não demora a chegar ? Remendou a cabeça, curou os ferimentos, e logo estará na ativa novamente. Com uns 2.000,00 reais, a justiça brasileira garante a sua soltura, por isso é que tem "ADVOGADOS" de plantões às vinte e quatro horas nas "CADEIAS" de Timon. E a sociedade é quem sofre com essa política de prende e solta.
  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. ...
  7. »
ENVIE SEU COMENTÁRIO
COMPARTILHE COM AMIGOS

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2009