RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca
Todos os Blogs

Rosenira Alves

Rosenira Alves

Para brasileiro, corrupção é o principal problema do país

26/01/2016 • 17:30



O brasileiro está cada vez mais preocupado com a corrupção e com os impactos da crise econômica, aponta a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Problemas e Prioridades para 2016, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (26). De acordo com o levantamento, 65% das pessoas consideram a corrupção o principal problema do Brasil. O item aparece em primeiro lugar na lista dos problemas extremamente graves de 2015 - era possível citar mais de um. Em 2014, ocupava a 3ª posição, e em 2012, a 4º.


As drogas e a violência aparecem em 2º e 3º lugar entre os problemas extremamente graves, citados por 61% e 57%, respectivamente. A lentidão/impunidade também cresceu no ranking e passou do 6º para o 4º lugar de 2014 para 2015. A saúde veio em 5º. O Ibope Inteligência, a pedido da CNI, entrevistou 2.002 pessoas, em 143 municípios, entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2015.

Preocupada com a crise econômica, a população também passou a se incomodar mais com a inflação e com o desemprego. A inflação, que chegou a ocupar a 16ª posição entre os principais problemas em 2012, há dois anos vem preocupando os brasileiros com mais intensidade. Em 2014, foi o 5º principal, e em 2015, o 6º. O percentual de brasileiros que citou a inflação como um problema extremamente grave cresceu de 29%, há três anos, para 46%. Já o desemprego passou de 11º lugar em 2014 para 6º no ano seguinte, empatado com a inflação. Em apenas um ano, saltou de 32% para 46% o número dos que o colocaram como um problema extremamente grave.


​​

PRIORIDADES - A CNI também perguntou aos entrevistados quais devem ser as prioridades para o governo em 2016. Há dois anos controlar a inflação surge como a segunda principal prioridade para o ano. Fica atrás apenas da necessidade de melhorar os serviços de saúde, que aparece no topo das prioridades desde 2013. A novidade foi o combate à corrupção, que passou de 5º lugar em 2015 para 3º. Empatado em terceira posição, surge a promoção da geração de empregos.


​​

PROBLEMAS E PRIORIDADES VARIAM DE ACORDO COM A RENDA - Para os entrevistados de renda familiar mais baixa, o desemprego e a pobreza são problemas mais preocupantes do que para os demais. No grupo de pessoas de faixa de renda familiar mais alta - acima de cinco salários mínimos -, o desemprego aparece como 10º principal problema. Já entre os que recebem até um salário mínimo, aparece na 4ª posição do ranking. O mesmo acontece com a pobreza, que surge em 12º lugar entre os que ganham mais e em 7º entre os que estão na faixa de renda mais baixa. Por outro lado, os impostos elevados ocupam a 6ª posição entre os que ganham mais e caem para a 10ª quando se analisa o grupo que possui renda familiar de até um salário mínimo.


​​

PRINCIPAIS PROBLEMAS DO BRASIL

1º           Corrupção (citada por 65% dos entrevistados)
2º           Drogas (61%)
3º           Violência (57%)
4º           Lentidão da Justiça/impunidade (51%)
5º           Saúde (50%)
6º           Inflação (46%)
6º           Desemprego (46%)
7º           Impostos elevados (45%)
8º           Desmatamento das florestas (42%)
9º           Pobreza (41%)


​​

PRIORIDADES PARA 2016

1ª            Melhorar os serviços de saúde (36%)
2ª            Controlar a inflação (31%)
3ª            Combater a corrupção (26%)
3ª            Promover a geração de empregos (26%)     
5ª            Melhorar a qualidade da educação (23%)
6ª            Combater a violência e a criminalidade (22%)
6ª            Reduzir os impostos (22%)
8ª            Aumentar o salário mínimo (21%)
9ª            Aumentar o combate às drogas (15%)          
9ª            Reduzir os gastos públicos (15%)

Programação do pré-carnaval movimenta o fim de semana em São Luís

18/01/2016 • 15:34

Blocos tradicionais, alternativos e bandas locais movimentaram a programação do pré-carnaval oficial do Governo do Maranhão, realizado em parceria com a Prefeitura de São Luís. Na sexta-feira (15) e sábado (16), o pré-carnaval de São Luís contou com ensaios abertos de escolas de samba, grupos afros, Tambor de Crioula e apresentação de diversos grupos locais.

As apresentações aconteceram no Parque Folclórico da Vila Palmeira, Praça Nauro Machado e Ceprama. A festa contou com boas atrações, e, também com boa infraestrutura e esquema especial de policiamento, que contou com elogios dos brincantes.

A autônoma Auricelia da Silva foi à Praça Nauro Machado e levou consigo o marido Felipe Ferreira e o filho de seis anos, Cairon Henrique. Natural de Manaus e há dois anos na cidade, ela elogiou a festa e afirmou que a segurança foi um dos pontos que chamou a atenção. “Está muito seguro, organizado e isso é fundamental para a gente quando tem um filho pequeno e quer aproveitar o carnaval”, afirmou.

Impressão que foi confirmada pela estudante Larissa Santos que elogiou também a programação. “Estou conseguindo aproveitar muito mais este ano. Há policiais não só aqui, mas na cidade toda e a programação está distribuída em muitos pontos, o que é muito bom também”, declarou a estudante.

Para o integrante do Bloco Tradicional Os trapalhões,  José Carlos Silva,  o pré-carnaval não é apenas um aquecimento para o Carnaval, mas uma chance de vivenciar a cultura popular maranhense. “Me sinto muito feliz por fazer parte dessa festa e espero participar por muitos anos ainda”, completou.

A programação do pré-carnaval se estenderá durante todos os finais de semana,  a começar pelas sextas-feiras, em São Luís. Neste domingo, a folia fica por conta do cortejo da Banda Bandida no bairro da Madre Deus.

Programação do pré-carnaval contou com ensaios abertos de escolas de samba, grupos afros, Tambor de Crioula e apresentação de diversos grupos locais. Foto: DIvulgação

Alcione fará participação especial em projeto do Boi da Maioba

13/01/2016 • 16:42

A cantora maranhense Alcione fará participação especial no CD e DVD em homenagem ao cantador Chagas da Maioba, do tradicional Boi da Maioba.


A gravação que também deverá contar com a presença do cantor Zeca Baleiro, ocorrerá em março.

Esse trabalho faz parte do projeto de manifestação cultural, viabilizado pela Lei de Incentivo a Cultura do Governo do Estado, que inclui oficina de canto, dança e percussão.

As atividades serão iniciadas amanhã e seguirão até o dia 16, das 15h as 18h, no Patronato de São José de Ribamar.

O objetivo do projeto, é proporcionar a formação de valores entre 8 e 15 anos para o bumba meu boi sotaque da Ilha, garantindo assim, a renovação e o futuro da manifestação folclórica.

 

Barreirinhas já tem 80% da rede hoteleira reservada para o Carnaval

12/01/2016 • 17:08

 

A cidade de Barreirinhas, a 252 Km de São Luís, colhe bons frutos da alta temporada do período de férias e já se prepara para o Carnaval.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, atualmente, 80% dos leitos hoteleiros do município já estão ocupados para a folia de Momo. O município que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas foi um dos polos beneficiados com as políticas públicas para o Turismo desenvolvidas pelo Governo do Maranhão em 2015.

Entre as ações, houve destaque para a divulgação de atrações turísticas, a formação das pessoas que lidam diretamente com o visitante e uma série de medidas estratégicas, como a participação da secretária Delma Andrade  em feiras como a Mostra Viajar, WTM e Expo ABAV  e a  realização de campanhas de marketing e parcerias que garantiram a exposição dos principais polos turísticos na mídia dentro e fora do país.

 Colônia de Férias do SESI

O Serviço Social da Indústria (SESI), que integra o Sistema FIEMA, está com inscrições abertas para a colônia de férias, em São Luís, que acontecerá de 13 a 15 de janeiro. Na capital, as inscrições vão até amanhã (12/01) e o número de vagas é limitado a 200 inscrições, destinadas a crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 11 anos.

 

Programada para acontecer das 8h às 17h, a colônia de férias do SESI segue as orientações estratégicas da entidade e tem atividades culturais, esportivas e de saúde, visando à promoção da qualidade de vida dos participantes.

 

Para inscrever a criançada, os pais devem entrar em contato com o SESI Clube Araçagi, para saber como preencher a ficha de inscrição e pagar a taxa – R$ 100,00 (cem reais) para industriários e R$ 150 (cento e cinquenta) para comunidade em geral – na secretaria do SESI Clube. Vale ressaltar que a taxa inclui almoço e lanche.

 

A Colônia de Férias do SESI acontecerá também nas cidades de Caxias (21 a 23 de Janeiro), Bacabal (12 a 15 de Janeiro) e Imperatriz (12 a 14 de Janeiro). Mais informações podem ser obtidas nas Unidades do SESI de cada município.

 

                                  José Sarney é internado na UDI

O ex-presidente José Sarney deu entrada no Hospital UDI, na manhã desta terça-feira, em São Luís, após sofrer uma queda em sua residência.

Pelas informações, o ex-senador teria sofrido fraturas no ombro e no braço.

Sarney foi levado às pressas de sua residência, na Avenida Litorânea, em um helicóptero acompanhado do neto, o deputado estadual Adriano Sarney (PV).

Ainda não há novas informações sobre seu estado de saúde.

                         Banda Bandida no pré-Carnaval

A Banda Bandida iniciou no último sábado, a sua temporada carnavalesca, na Praia Grande, como parte da programação do Carnaval de Todos, promovido pelo Governo do Maranhão.

Fundada em 1999, a Bandida faz o seu tradicional cortejo carnavalesco pelas ruas do centro histórico com saída da Casa do Maranhão e percurso de ida e volta passando pelo Desterro.

No retorno, a Banda faz o tradicional show no palco montado na praça do Reviver.

A boneca da Bandida passou por um tratamento no SPA da artista plástica Marlene Barros, mudou de roupa, pegou um brozeamento artificial, reforçou o silicone e promete sacudir os peitos durante a temporada pré-carnavalesca, destaca Gadelha um  dos organizadores da brincadeira.

Caminhada pela paz na Litorânea

11/12/2015 • 16:05

Um apelo para a paz. É com esta intenção que o vereador professor Lisboa (PCdoB), por meio da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de São Luís, promove na manhã deste domingo, 13, a partir das 8h na Avenida Litorânea, a Caminhada pela Paz, uma ação da campanha “Dezembro Branco - São Luís pela Paz”. A concentração parte da Praça do Pescador e encerra próximo ao Parquinho da Litorânea

O objetivo da caminhada é chamar a atenção da população para a promoção da paz e o resgate de valores éticos, fraternos e morais, no sentido de envolver a sociedade de uma forma geral, em um sistema de princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, igualdade e tolerância. É também uma forma de ecoar o anseio da cultura da paz e a não banalização da violência e do crime.

Vale lembrar que a campanha “Dezembro Branco - São Luís pela Paz”, agora é lei, que entrou em vigor no último dia 30 de novembro, durante audiência pública no plenário da Câmara Municipal de São Luís e referenda o mês de dezembro como o mês municipal da paz.
“Nós instituímos o mês de dezembro como o mês da paz, por meio de um projeto de Lei de nossa autoria, aprovado por unanimidade por esta Casa. Então, desde o dia 1º de dezembro, entrou em vigor o mês municipal da paz”, esclareceu o vereador.

Para esta ação em prol da Paz em São Luís, a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal conta com a parceria do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal, MovPaz, Controladoria Geral da União, CTB, União da Juventude Socialista, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Igreja Católica, Igrejas Evangélicas e Secretaria Municipal da Mulher, além de outras instituições congêneres.


  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. »
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016