RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563
Busca
Todos os Blogs

Rosenira Alves

Rosenira Alves

Mais viva do que nunca: Família Sarney articula aprovação do impeachment

27/04/2016 • 19:03

 

De passagem pela festa de aniversário do ex-presidente José Sarney realizada na noite de segunda-feira, 25, em Brasília, comitiva de senadores do PSDB foi recebida com afagos e a informação de que a família Sarney tem operado pela aprovação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Entre os presentes no encontro estavam o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e os senadores Aloysio Nunes (SP) e Tasso Jereissati (CE). A informação de que o clã Sarney entrou em campo para assegurar o apoio dos deputados da bancada do Nordeste a favor da saída de Dilma foi transmitida pela ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney, filha do ex-presidente.

“Para nós foi uma surpresa porque até então não sabíamos do posicionamento deles”, afirmou um dos tucanos presente na festa. “Sou do grupo do Sarney e, apesar de ter votado contra, sei que a Roseana conversou com alguns deputados do grupo que ficou do lado do Michel Temer e a favor do impeachment”, afirmou ao Estado o deputado João Marcelo Souza (PMDB-MA). 

As ações de Roseana também tinham como objetivo atingir o atual governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que trabalhou contra o processo de impeachment. Paralelo às ofensivas de Roseana junto aos deputados do Nordeste, o líder do PV, Sarney Filho (MA), também assegurou 100% dos votos da bancada a favor do impedimento de Dilma.

Para integrantes da oposição, as ações dos dois filhos de Sarney revelam que o ex-presidente também tem contribuído para os avanços do processo de afastamento de Dilma no Congresso. Sarney, junto com presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e o senador Jader Barbalho (PA) vinham sendo, dentro do PMDB, os principais críticos ao processo.

Apesar dos sinais trocados, há um entendimento entre os opositores de que o grupo também não deverá criar obstáculos no Senado. Um primeiro gesto neste sentido foi o pedido de demissão, na quarta-feira passada, pelo então ministro dos Portos, Helder Barbalho, filho de Jader. “Acho que neste momento não tenho direito de constranger o meu partido”, disse Helder ao Estado após deixar a carta de demissão no Palácio do Planalto.

 

 

aprovada moção de pesar pela morte da bailarina Ana Duarte

31/03/2016 • 19:13


 
O Plenário da Câmara Municipal de São Luís aprovou na quarta-feira, 30, uma moção de pesar pelo assassinato da bailarina e professora Ana Lúcia Duarte, de 51 anos, que levou seis tiros de espingarda na manhã do último sábado, 26, após desviar dos buracos na BR-135, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em São Luís.


 
O autor da moção é o vereador Rômulo Franco (DEM). Ele ocupou a tribuna da Casa para afirmar que a moção "era uma forma de solidarizar com familiares da bailarina e professora assassinada".
 
O parlamentar também denunciou a caótica situação em que se encontra a BR-135, única via de acesso terrestre entre a região Metropolitana de São Luís, os municípios maranhenses e os outros estados da federação. No discurso, o vereador do DEM, também, fez uma reivindicação ao Governo Federal para que solucione a precária situação da rodovia, cujo descaso resultou no assassinato da bailarina. 
 
"É uma irreparável perda. Fica o nosso sentimento de pesar e que Deus traga conforto ao coração dos familiares e amigos. Como vereador e, portanto, legítimo defensor dos interesses do povo da capital maranhense, estou aqui para cobrar do Governo Federal a conclusão da duplicação do trecho e os reparos necessários à principal via de acesso terrestre entre a região Metropolitana de São Luís, os municípios maranhenses e os outros estados da federação", declarou.

Dia do artesão é comemorado com programação especial no Ceprama

18/03/2016 • 19:30

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, realiza no próximo sábado (19) programação especial em alusão ao Dia Mundial do Artesão. As atividades serão realizadas no Centro de Promoção Artesanal do Maranhão (Ceprama), com exposição de peças dos mais variados tipos de artesanato maranhense, rodas de conversas, apresentação de algumas práticas artesanais do estado e enceramento com atração cultural.

 

O Dia do artesão é comemorado nesta data por ser o dia de São José, marceneiro reconhecido como primeiro artesão da história da humanidade e padroeiro dos artesãos. O secretário da Cultura e Turismo, Diego Galdino, destacou que realizar uma programação especial faz parte da política de incentivo à produção artesanal desenvolvida pelo Governo do Estado. “Nós reconhecemos o artesanato como ferramenta de promoção do Estado e também como importante meio de geração de emprego e renda para milhares de cidadãos. Exemplo disso é que no ano passado, o Governador Flávio Dino sancionou a lei de criação do Programa do Artesanato Maranhense visando o incentivo e amparo dessa função tão importante para nossa cultura”.

 

Durante o sábado, artesãos de todas as partes do estado, estudantes e visitantes poderão participar da programação que se inicia às 10h com mesa de abertura seguida pela roda de Diálogo sobre o Programa Mais Artesanato, sua aplicação e ações, além de diálogos sobre salvaguarda da identidade do artesanato e profissão de artesão. A apresentação “Fazeres dos mestres artesãos maranhenses” vai levar para o Ceprama uma demonstração de como são produzidas cada tipologia de artesanato desenvolvida no estado. O encerramento fica por conta do tambor de crioula do Mestre Amaral às 15h, mas durante todo o dia será possível visitar a exposição fixa dos artesãos do Ceprama.

 

FIEMA lança o I Feirão Imobiliário de Imperatriz

23/02/2016 • 18:11

O Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Maranhão (Sinduscon do Oeste), em parceria com o Sinduscon/MA, o Governo do Estado, FIEMA e a Prefeitura de Imperatriz realizaram na última segunda (22/02), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em Imperatriz, o lançamento do I Feirão Imobiliário da Região Tocantina.

 

Na oportunidade, estiveram presentes, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, o vice-presidente da FIEMA, Sales Alencar, o presidente do Sinduscon MA, Fábio Nahuz e do presidente do Sinduscon do Oeste, João Neto Franco.

 

“É um momento importante para fomentar a cadeia produtiva do Estado. Na verdade essa ação é de suma importância para todos que fazem parte da construção civil, por se tratar de um marco com essa união de forças para alavancar a economia e o setor na cidade. Entendemos que o momento pelo qual passamos se não houver um conjunto de forças não tem como avançarmos”, destacou o presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Civil (Sinduscon do Oeste), João Neto Franco.

 

O I Feirão Imobiliário da Região Tocantina será realizado nos dias 07,08 e 09 de abril na praça de eventos do Imperial Shopping e reunirá construtoras, imobiliárias e corretores.Serão montados, cerca de 40 estandes onde as empresas participantes estarão apresentando seus lançamentos, com opções de edificações na planta e em construção, terrenos e casas em condomínios ou loteamentos, em diversas regiões do município.

 

Segundo o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, essa união de forças trará benefícios para a cidade, à classe empresarial e também para quem deseja adquirir seu imóvel.

 

Um dos diferenciais do feirão é a parceria estabelecida com Governo do Estado, Prefeitura de Imperatriz, Tribunal de Justiça, Cartórios e Agentes Financiadores com o objetivo de proporcionar descontos nos valores dos imóveis negociados nos três dias do evento. Ao todo, devem ser ofertados cerca de 20 mil imóveis, localizados em Imperatriz. 

 

O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, garante que o governo do Estado dará todo o apoio necessário para realização do evento. “Desde que fomos provocados, tivemos apoio do governador para mobilizar nossas secretarias e darmos total apoio para essa iniciativa.Esse ano não sinaliza positividade para o setor da construção civil e o governador entende que precisamos estar juntos e apoiar essas iniciativas. O Sinduscon fez algo importante ao tirar da palavra crise, gerando a palavra e é com esse otimismo que eu não tenho dúvidas que todos os envolvidos serão beneficiados.

 

O Feirão Imobiliário é um projeto de muito sucesso em São Luís e agora chega a Imperatriz. “A partir de agora, teremos outras reuniões mais técnicas para falar da estrutura da feira e distribuir o manual técnico da mesma. A exemplo de São Luís, acreditamos que aqui também teremos números expressivos, pois na capital durante dois dias de feira,  fizemos cerca de 4123 negócios e movimentos cerca de 500 milhões de reais. E aqui esperamos ter um número aproximado desse”, finalizou o presidente do Sinduscon Maranhão, Fábio Nahuz.

 

Durante o feirão, as construtoras oferecerão desconto de 5 a 20 % dependendo do valor do imóvel negociado.

Foto 1_ O vice-presidente da FIEMA, Sales Alencar, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, o secretário de indústria e comércio, Simplício Araújo, o presidente do Sinduscon Oeste e MA


O vice-presidente da FIEMA, Sales Alencar, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, o secretário de indústria e comércio, Simplício Araújo, o presidente do Sinduscon Oeste e MA

Proprietários de imobiliárias, construtores e corretores durante o lançamento do I Feirão Imobiliário de Imperatriz

Carnaval do Lava-Pratos receberá esquema reforçado de segurança

12/02/2016 • 19:10

O Governo do Maranhão reforçará a segurança no município de São José de Ribamar, sede do tradicional Carnaval do Lava-Pratos, realizado no primeiro final de semana subsequente ao carnaval. Mais de 800 policiais militares participarão do esquema de segurança planejado para a região, com ênfase em revistas nos acessos da cidade e abordagens em barreiras estrategicamente montadas nas proximidades dos espaços de shows.

Segundo o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano II (Cpam II), coronel Antônio Vieira, no sábado (13), mais de 200 homens trabalharão no policiamento ostensivo no circuito do evento, enquanto no domingo (14) serão mais de 500 policiais envolvidos na operação, além do policiamento convencional existente na cidade.

“Faremos policiamento motorizado, em viaturas e motocicletas, aéreo, com o reforço da equipe do Centro Tático Aéreo, e teremos torres de observação, que serão instaladas nos locais de shows”, informou o coronel Antônio Vieira.

O patrulhamento a pé será feito por toda a cidade. Nas áreas periféricas, o policiamento utilizará as motocicletas, para dar maior agilidade e alcance às abordagens; no centro da cidade, haverá o uso ostensivo das viaturas. Na orla, haverá plantão da cavalaria da Polícia Militar, além das ações do Corpo de Bombeiros. Uma novidade no policiamento do Lava-Pratos este ano é o emprego de uma lancha da Companhia de Operações Especiais (COE), que fará o monitoramento por via marítima, a fim de evitar possíveis roubos e fugas.

A Polícia Militar do Maranhão preparou ainda barreiras responsáveis por revistas de quem entrar ou sair dos ambientes de programação cultural. Ao todo, serão quatro barreiras feitas pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar. A Polícia Civil manterá o plantão central do Maiobão aberto para o registro de ocorrências policiais, caso necessário, além da delegacia de São José de Ribamar.

Lei Seca

Nos acessos de São José de Ribamar, a Companhia de Polícia Rodoviária do Maranhão montará barreiras de fiscalização do cumprimento da Lei Seca e de monitoramento. De acordo com o comandante da Companhia de Polícia Militar Rodoviária, major Augusto Magalhães, a ação nas rodovias estaduais MA-201 e MA-204, principais entradas da cidade, consiste em barreiras que ampliarão o rigor do controle de segurança, com aplicação de medidas preventivas para o tráfego.

“Checaremos a condição do condutor, se está alcoolizado ou não. A partir da fiscalização da Lei Seca, aplicamos testes de alcoolemia. Também fazemos a verificação da documentação do veículo e revista nos veículos para possível apreensão de armas e drogas”, comenta o major Magalhães.

Ao todo, 80 policiais vão atuar nas barreiras especializadas da Polícia Rodoviária durante o final de semana na região de São José de Ribamar. O Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) executará ações educativas nos locais de barreira, no intuito de conscientizar o condutor e estimular práticas adequadas e regulares no trânsito para evitar acidentes.

Corpo de Bombeiros

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Araújo, a corporação estará mobilizada para as ações durante o Lava-Pratos. Além da Primeira Companhia Independente de Bombeiros Militar da cidade, unidade inaugurada há um ano, equipes de outras unidades da capital irão reforçar a operação no sábado e no domingo.

O Corpo de Bombeiros vai garantir a segurança dos visitantes prevenindo possíveis acidentes e atuando em casos de emergência. As guarnições estarão de prontidão para atender chamados relacionados a combate a incêndio, executar salvamentos e resgates, assim como haverá equipes de guarda vidas nas praias e, também, direcionadas ao atendimento pré-hospitalar.

“O Corpo de Bombeiros está trabalhando com prevenção, mas também com pronto-atendimento. A corporação está à disposição para contribuir com a redução dos índices de morte violentas e garantir um carnaval tranquilo, a exemplo do que ocorreu em São Luís. Por isso, estamos reforçando nosso efetivo para o Carnaval do Lava-Pratos em Ribamar”, informou o coronel Célio Roberto Araújo.

Antes das festividades, o Corpo de Bombeiros desenvolverá atividades de vistoria técnica nos locais onde haverá grande concentração de público, como palcos e clubes. Serão mobilizados 300 bombeiros militares para trabalharem durante as comemorações do Lava-Pratos.

  1. «
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. »
portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2016