Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
Todos as Colunas

Marta Tajra

Dia mundial da preguiça

Sunday, 08 de November de 2009 • 05:32

 

Hoje, para quem interessar possa, declarei no meu calendário (tenho o meu próprio) o dia mundial da preguiça.  Declaro também que, por causa disso, não vou escrever muita coisa neste espaço que me é reservado semanalmente, com toda a liberdade de imprensa, diga-se de passagem...mas, para não deixar vocês na mão, publico algumas fotos que tirei e achei interessante. E à medida do possível, vou legendá-las. Adoro fotografias e, às vezes, elas dizem mais que as palavras.

Ouvindo vozes

Há alguns dias fui ao lançamento deste livro no Clube dos Diários, o autor, Edimar Oliveira, é aquele psiquiatra piauiense que mora no Rio de Janeiro e serviu de inspiração para tema da última novela da Globo no horário nobre.  Abaixo, fotos do lançamento, reparem em algumas delas, o teto verde do Clube, ainda é o original, lindo! 


Durvalino, "o médico louco", invertendo os papéis médico-paciente, em ótima e louca performance


Olha o teto e o lustre originais do Clube


Autografando para Amaral, o cartunista


De médico para médico: pela cara do Dr. Luiz Ayrton, a conversa foi séria e questionadora.


Mas pior foi tirar a foto com o autor dando uma cochilada

LANÇAMENTO

E vem aí, mais um lançamento da Patrimônio, construtora de São Paulo, dona do conceito "smile" de ser (baseado em inovação e bem estar). Já foi lançado o primeiro empreendimento em Teresina, e o grupo, animado com a demanda, está partindo para o segundo, a ser lançado em dezembro próximo. Abaixo, na foto, a visita do Diretor de marketing da Patrimônio, Henrique Manzari (de camisa marrom) à Teresina, com as empresárias da área imobiliária, Rosângela Castro(RC Imobiliária) e Socorrinha (Área Útil Imóveis), além de Carlos, o responsável pela área de lançamentos do grupo. Estarão no próximo número da revista Mercado do Imóvel.





LUA DE SÃO JORGE

E como eu adooooooooro a lua, vai aqui uma singela homenagem àquela que todas as noites brilha no céu estrelado de Teresina, independente de quem lhe dê atenção ou não. As fotos, tiradas da varanda do meu quarto, traduzem bem a rivalidade entre as luzes da cidade e a do nosso único satélite. Na última, ela aparece reinando sozinha e absoluta, que nem a Stefany. Ah! É lua cheia, mas amanhã (9) vira minguante.

  

 
 

































































































DA SÉRIE: TINHA UMA MALOCA BEM NO MEIO DO CAMINHO

Foi durante o passeio pelo Delta do Parnaíba, assim mesmo, sem mais nem menos, apareceu esta linda maloquinha coberta por palha de carnaúba no meio dos manguezais. Cercada por uma densa floresta de mangues e palmeiras por todos os lados, a pequena maloca resiste brava e encantadora preservando a privacidade de seus habitantes: dois homens que estavam deitados preguiçosamente em duas redes armadas e que se balançavam ao sabor do vento, um menino curioso que acompanhou com o olhar a lancha passar e uma mulher que lavava roupas - dos homens, é claro. Brava gente brasileira!




































CASTELO ENCANTADO

E aí está ele, o nosso amigo Rubens Luna, que já foi secretário de turismo do município de Castelo do Piauí, explicando e tentando convencer a platéia e à professora Conceição Lages, porque  Castelo é encantado e encantador com seus sítios e pinturas rupestres e seu lindo e misterioso castelo, cheio de histórias fascinantes que o Rubens conta como se fosse real.Vai ver que é mesmo. A foto foi tirada durante o Congresso Internacional de Arte Rupestre, em São Raimundo Nonato, em julho passado. 

  






















 

DA SÉRIE: TINHA UMA CASINHA TAMBÉM NO MEIO DO CAMINHO

Esta foi em São Paulo, em plena Avenida Paulista, no meio de arranha-céus futurísticos, trânsito maluco e  tanta confusão, eis que surge uma casinha antiga, talvez do começo do século passado, que mais parece um bibelô na imensa selva de pedra que é essa cidade, hoje. Ao lado dela, pode-se ver um estacionamento. Por trás, um imenso e cintilante edifício espelhado refletindo outros, do outro lado da rua. Mas, à sua esquerda (esquerda do leitor), um quintal com um monte de árvores frutíferas e passarinhos a cantar. Momento único. Tive que registrar. Como uma estranha fora do ninho, a casinha, já pichada na frente, anuncia sem alarde e indiferente a tudo e a todos, que ali jaz uma São Paulo, antigamente, charmosa e gostosa de se viver.




































DO ORIENTE PARA O BRASIL

E para completar a série, voamos até o Oriente novamente, mostrando o seu lado mais pitoresco

































 Repare na saca ao chão,em frente ao pequeno comércio de Damasco (Síria), está escrito em português, café do Brasil.



































 A "mulher" de preto, de repente, pode ser um homem. Dá para distinguir com tanta roupa?





































































 Você acredita que mora gente nesses "buracos"? São as casas trogloditas da pequena Maaloula, na Síria.




Da série> tinha uma mesquita no meio do caminho. Subindo as montanhas, numa Maaloula eminentemente cristã, encontrei esta mesquita, e mais adiante um cemitério muçulmano. A foto nos lembra algo futurístico, como uma nave extra terrestre que acabou de descer em sua estação, sendo o minarete da mesquita, a torre de controle. Dá pra "viajar" um pouco, não dá?
































































 E aqui, a linda igreja de São Jorge, o santo guerreiro e padroeiro da Síria




Uma loja só de narguile? Isso mesmo, em Damasco, capital da Síria. E os preços são bem convidativos. Como , de resto, o artesano sírio. Mas, para isso, você terá que atravessar meio mundo e mais dois oceanos, o Atlântico e o Mediterrâneo. E mais: enfrentar a burocracia dos aeroportos e o desconforto dos fuso horários.
Mas talvez, valha a pena. Vamos lá?

Comentários

postado:
11/11/2009 - 13:14
Marta, meus parabéns, é exatamente de publicalções e comentários lúcidos como os seus, que nós estamos precisando, pois, dificilmente lemos nessa nossa imprensa desvairada e comprometida. Continue assim gatora.

Paulo Vicente

postado:
09/11/2009 - 19:40
Com tanta politicagem neste nosso noticiário e tantas caras feias, acessar a sua coluna é como um bálsamo que ilumina a minha semana. Gostei do comentário (e das fotos da lua), tão poucos prestam atenção à isso, hoje em dia!

augusto césar

postado:
09/11/2009 - 17:15
Com uma guia como essa, eu atravessaria todos os oceanos e desertos do mundo. Gostei! Repita a dose, please.

Rubens Luna

postado:
09/11/2009 - 17:06
Quanto faz bem sair da rotina, ver as coisas de através de um prisma que reflete as mil cores do coração, aquele espaço entre o lúdico e o onírico. Continue a destoar, dê um chete na mesmice, estaremos a te aplaudir.

Edson Paulo Júnior

postado:
09/11/2009 - 02:49
O melhor do bocejo, são teus olhos cigano.

ricardão

postado:
08/11/2009 - 22:11
Minha querida (e linda) jornalista: declaro aqui neste pequeno espaço que todo santo dia deveria ser o dia mundial da preguiça só para eu ter o prazer de acessar a sua coluna (que espero,anciosamente, durante toda a semana). E também para que você repita este tipo de comentário com fotos maravilhosas que publicou agora. Admiro a sensibilidade da jornalista ao perceber pequenos detalhes como um teto de um clube, uma casa com quintal e pássaros cantando em plena Paulista, a lua...ah! que lua linda que nós temos aqui e não damos o menor valor, a maloquinha no meio do nosso Delta. Mas a melhor mesmo foi a "viagem" da mesquita, uma estação de extra terrestres (perfeito!). Decididamente, você tem imaginação, garota. Quanto a atravessar os oceanos, faria isso até à nado, só para ler seus textos maravilhosos...tão perto e tão longe, como pode ser isso?

Carlos Augusto

postado:
08/11/2009 - 19:20
Adorei as fotos...e os comentários, então, nem se fala. Deveria repetir a dose do "dia da preguiça", deve ter fotos super interessantes de viagens. E seus comentários são sempre alegres e gostosos de ler. Vou adotar também o meu dia da preguiça. Abração

Enoisa Veras

postado:
08/11/2009 - 12:16
Amei este passeio!! Produtivo o seu Dia Mundial da Preguiça! rsrsr Bjs!
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

O Portal AZ é apenas o meio contratado para divulgação deste material.
Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro.
O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2010