Prazo marcado

Prazo marcado

Themístocles Filho (MDB) dá as cartas quando o jogo é na sua mesa. Parece ser o que ocorre agora com a votação de mais uma reforma administrativa proposta por Wellington Dias (PT), a quarta que o governador propõe e a Assembleia aquiesce. Ocorre é que o projeto ficou travado por todo o mês de fevereiro e já se está na metade de março sem que se tenha avançado de modo significativo. Mas o presidente da Assembleia diz que a reforma vai ser votada até o dia 30 e dá como garantia o fato de que ele convenceu seus pares a fazê-lo. Há, portanto, somente dez dias úteis para que sejam votadas as propostas. Por que razão o presidente da Assembleia Legislativa crava uma certeza sobre a votação até o último dia possível para se votar (a sexta-feira, 29 de março)? Porque mais do que qualquer um dos parlamentares da base governista, ele é quem tem maior controle e influência sobre a Casa que preside. Assim, se ele garante que a votação termina em março, isso vai ocorrer no prazo estabelecido. Não é pois sem razão que o governador, a despeito de seu poder e capacidade de articulação, seja um devedor contumaz do presidente da Assembleia Assembleia. 

O presidente da Assembleia, Themístocles Filho, anuncia concurso (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Filiações

O MDB realiza hoje a sua convenção regional para a escolha dos novos dirigentes partidários estaduais. Na ocasião, deverá receber uma série de novas filiações, entre as quais a de um filho do vereador Jeová Alencar.

Prefeito

O MDB vai filiar o prefeito de Gilbués, Léo Matos, que levará consigo uma bancada inteira de cinco vereadores.

Agora não

João Madison Nogueira confirma que o MDB está interessado em filiar o ex-deputado Dr. Pessoa ao partido. 
Mas Pessoa avisou que não se filiará hoje, na festa em que o partido quer engrossar as suas fileiras de olho nas eleições do ano que vem.

Renovação

Madison está no movimento que quer trocar o comando nacional do MDB. Ele deseja ver na presidência do partido o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. 
Os dois tiveram um encontro nesta semana.

Partilha

Com menos cargos e espaços políticos para saciar a fome dos políticos, o MDB já aceita até fatiar as secretarias e outros órgãos. É melhor do que nada, dizem alguns deputados estaduais do partido.

Me dá, me dá!

Mas a partilha dos cargos no interior do Estado, onde esses espaços políticos são sinais de prestígio e poder, deve seguir o velho critério da ocupação pelo deputado que teve mais votos na cidade.

Porteira

Aquela ideia de secretaria com a porteira fechada acabou. Também deve acabar a farra de toda secretaria e coordenadoria fazer obra. 
O decreto que permitia essa festa desenfreada foi revogado.

Não deve ir

Firmino Filho não deve comparecer à convenção estadual do MDB. Mas não vai deixar de fazer política neste sábado. Aceitou convite para um churrasco em torno de seu secretário municipal de Saúde, Charles Silveira, na fazenda do emedebista Luiz Lobão.

Também vai

Lobão não admite, mas os espaços para ele no MDB não andam muito amplos. Hoje, porém, ele deve receber um grande cacique do partido em seu sítio, o senador Marcelo Castro.
Átila Lira avisou aos deputados que apoiam Bolsonaro que os cargos nos órgãos federais vão sair.
Pelo visto, o capitão cedeu. 

E elas? 

Não se sabe o que os bolsominions vão pegar, porque, pelo que o senador Elmano Férrer anunciou ontem, na entrevista a Najla Fernandes, no ODianews, só quem tem mandato se dará bem. 

Classificados

A Assembleia Legislativa vai fazer concurso neste ano para admissão de 35 servidores efetivos. A seleção será conduzida pela Universidade Federal do Piauí e ainda não estão definidas as carreiras que terão vagas preenchidas, segundo anunciou o presidente Themístcoles Filho.

Colheita

Os produtores de grãos, principalmente soja, começam a colheita no Sudoeste do Piauí, em cidades como Bom Jesus, Baixa Grande, Sebastião Leal, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí. 
Haverá perdas neste ano, mas menores que se pensava, felizmente.

Ping-Pong

Quanto pior, melhor

Conta-se que o cronista e compositor Antônio Maria, autor da letra de Manhã de carnaval, uma vez foi interpelado por Assis Chateubriand, dono dos Diários Associados quando fazia uma crônica. Chatô achou a crônica que Maria fez muito erudita. Ele refez, uma, duas, três vezes. Após isso, Chatô ainda não estava satisfeito.

Chatô: “Seu Maria, reescreva a crônica, ainda está erudita para nossos leitores”.
Antônio Maria reescreve o texto pela quarta vez e lança-o sobre Chatô: “Tome, pior do que isso eu não consigo escrever”.

Expressas

Há uma corrida por aposentadorias entre professores, policiais, pessoal da área de saúde no Estado.

Há também um aumento de pessoas que consultam o INSS para verificar se estão em condições de se aposentar.

E há quem tope se aposentar mesmo perdendo dinheiro, temendo perder mais ainda com a reforma da Previdência.

Comente

Pequisar