O caixa 2 e suas consequências

O caixa 2 e suas consequências

Tem sido bastante comentada e criticada a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que crimes eleitorais como o caixa 2, que tenham sido cometidos em conexão com outros crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, devem ser enviados à Justiça Eleitoral. Mas a reação, principalmente de membros do Ministério Público, diz respeito a desconstituição de processos, também já julgados, no âmbito da Lava Jato. Pois bem, a decisão da última quinta feira está levando a vários questionamentos porque alguns entendem que processos já em andamento no país devem ser analisados caso a caso por juízes, desembargadores e ministros, levando a falsa impressão de que até condenações podem anuladas. O que é inverossímil. De fato, é aí onde está o X da questão. Aqueles corruptos, que já foram inclusive condenados no âmbito da Lava Jato, lavagem de dinheiro etc, acham que podem transformar esses crimes em Caixa 2. Podem até tentar, mas quem decidirá uma coisa ou outra é o julgador, que pode ser o juiz, o desembargador ou o ministro. Cite-se um caso bem próximo daqui do Piauí, por exemplo: os vários processos a que responde o senador Ciro Nogueira – salvo engano, já passou dos oito – serão  carimbados como Caixa 2 ou recebimento de propina, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro? Dificilmente, não. Então, se há crime eleitoral e crimes conexos, quem deve analisar a conexão é o juiz eleitoral, segundo entende um dos ministros, Alexandre de Morais. Agora, o que deve mudar aí é a estrutura da Justiça Eleitoral, pois, com tal incumbência, vai sobrecarregar-se de processos. 

Wellington Dias acha que professores cobram prática de ilegalidades, ao reivindicarem aumento salarial. Mas retém planos de cargos e salários (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ

Pessoa e eles 

Dr. Pessoa se reuniu ontem, com Marcelo Castro, Themístocles Filho e outros não menos notados do MDB. 
Ficou acertado que Pessoa pode ser candidato do partido a prefeito de Teresina, desde, entretanto, que aceite ser repaginado. 
Ou melhor, controle a língua e se adestre no sentido de falar objetivamente.

É bom, mas...

Pessoa é, inegavelmente, um dos melhores nomes para disputar (de novo) a prefeitura, mas precisa de um bom marqueteiro e, sobretudo, de quem lhe puxe os cordões para evitar baboseiras, como as que o derrotaram na disputa do governo do Estado. Era o candidato que tinha tudo para ameaçar Wellington Dias. 
Mas... todos sabem o que aconteceu.

La vai!

O MDB deve amargar uma baixa por esses meses. O deputado estadual Pablo Santos está sendo cantada – e com todas as oferendas – pelo PSD de Júlio César. 

A raposa...

Enquanto o agiota Pacovan se movimenta procurando quem o socorra, principalmente em tribunais superiores, da embrulhada em que se meteu, o depoimento da testemunha bomba que o compromete foi adiado por uma semana, por causa de problemas de saúde do advogado que o acompanha.

As uvas 

O advogado pediu uma semana de prazo para a juíza do caso e, segundo alardeia, aproveitou para juntar os outros cachos da história, que mais se parecem as uvas no desmonte da grande história da agiotagem maranhense.

Rumo do PTB

O deputado estadual Nerinho levou o imbróglio em torno da presidência do diretório do PTB no Piauí até a mesa do presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson, em Brasília.
Segundo Nerinho, o delator do mensalão ofereceu à presidência do PTB no Piauí ao ex-senador João Vicente Claudino.

Fuxico

Ainda segundo Nerinho, ao relatar a situação do PTB no Estado, com diversas baixas e encolhimento da sigla, Jefferson não teria hesitado em mudar o comando da sigla.

Consolo

Mas, por sua história no partido, o atual presidente Paes Landim passará a ser o presidente de honra do PTB.
Agora, convenhamos, JVC não deve se prestar a esse papel, por conta de briga bem paroquial, em Picos, tão somente porque Nerinho perdeu o comando do PTB no município.

Pedido ilegal

O governador Wellington Dias comentou a greve deflagrada pelos professores da Universidade Estadual do Piauí, que literalmente “lacraram” a instituição com faixas.
Na justiça, Wellington explica que não pode atender ao pedido dos docentes, pois o Estado está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Estão me pedindo para cometer ilegalidades”, se eximiu.

Bom...

Quando se discute ilegalidade de um lado, é preciso ver se não incorreu em outra ilegalidade.
Há pelo menos seis anos, ou quase dois governos do próprio Wellington Dias, o executivo não dá cumprimento aos planos de cargos e salários dos servidores. 

Ping-Pong 

Qual o problema?

O senador Elmano Férrer chega para evento na APPM de carona no carro oficial do governador Wellington Dias, com quem foi eleito senador e depois rompeu para ser candidato adversário. 
Logo ao descer do carro, e é recebido na porta do prédio por um prefeito inconveniente do PT.

Prefeito: “Senador, o senhor como sempre de carona, né?”
Elmano: “Ora mais, e qual o problema?”

Expressas

Projeto Rede+Voz Brasil chega ao Piauí hoje e realiza doações. Projeto doará Laringes Eletrônicas para pacientes laringectomizados do Sistema único de Saúde (SUS).

A Prefeitura de Teresina abre licitação para implantar estacionamentos rotativos no Centro da cidade no próximo dia 23 de abril.

Mais de duas mil famílias devem fazer a inclusão no Cadastro Único (CadÚnico) até o fim de março para não perderem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Comente

Pequisar