A energia dos ventos

A energia dos ventos

O governo do Piauí, na ausência de realizações de boa monta para polir sua imagem, sempre recorre aos feitos econômicos de terceiros em seu favor. Faz isso com a produção agrícola do agronegócio no cerrado e também com a crescente oferta de energia renovável – eólica, sobretudo. Pois bem, nesse esforço, o governo tem dito que o Piauí é o terceiro maior produtor de energia eólica do país. Trata-se de uma informação verdadeira somente na cabeça de quem a produz e replica. Isso porque, o último informe da Associação Brasileira de Energia Eólica informa que o Piauí é o quinto produtor desse tipo de energia – o que não é pouco nem desprezível. Atrás do Rio Grande do Norte (4.066,15 megawatts), Bahia (3.934,99 (MW), Ceará (2.045,45 MW) e Rio Grande do Sul (1.831,87 MW), o Piauí produziu em abril 1.838,10 MW de energia elétrica a partir das forças dos ventos em 60 parques eólicos instalados em seu território. Isso corresponde a mais de 11% da energia eólica produzida no país. O Piauí avança para fechar a década atual na terceira posição, porque, de acordo com dados da Abeeólica, o Piauí é o segundo estado com maior número de parques eólicos em construção e o terceiro em quantidade de contratação de novos parques. Quando em funcionamento, os 29 parques eólicos em construção ou contratados devem gerar 834,9 megawatts de energia – o que elevará dos atuais 1.638,1 MW para 2473 MW a capacidade instalada de energia eólica no Piauí. 

Chico Lucas e o desejo de tornar o Interpi mais honesto (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Helena Teles 

Morrreu em Recife, a parnaibana Helena Teles Machado de Souza, 92 anos 
Industrial, sócia de dona Morena Broder, na indústria de confecções Teles e Broder, Helena era irmã do famoso advogado Humberto Teles, do caso Aida Curi, ocorrido no Rio, anos 60.
Ela deixa parentes em vários Estados do Nordeste. 

Queda

Os agricultores do Sudoeste do Piauí não estão tendo um ano dos melhores. Isso porque o veranico do início de janeiro deu uma reduzida na produtividade, fazendo cair a colheita inicialmente prevista. 

Coice

A quebra na produtividade foi um baque, agravado pelo fato de que a disputa comercial entre Estados Unidos e China está produzindo um pato pago pelos produtores de soja. Segundo Altair Fianco, da Aprosoja, o grão está com os piores preços nos últimos anos.

Reação

Na semana passada, o preço teve uma reação positiva, em função da alta do dólar, mas essa não é uma boa notícia, considerando que o dólar em alta faz crescer o custo de insumos agrícolas.

Os números

A colheita de soja foi concluída em 100%, em uma área de 757 mil hectares, com produção de 2,298 milhões de toneladas – e um rendimento de 3.025 quilos por hectare, o que é até satisfatório ante os problemas de chuva do início do ano.

Pente fino

Chico Lucas, secretário de Regularização Fundiária do Estado, determinou um pente fino em processos no Interpi, para “averiguação da regularidade dos serviços prestados bem como o estabelecimento de procedimentos uniformes e a padronizados de práticas e rotinas cartorárias”.
Chico está no caminho certo.

Calendas

A obra de pavimentação da estrada entre Parnaíba e a praia de Pedra do Sal, segue sem um prazo de conclusão. 
O DER acaba de prorrogar por mais 120 dias o contrato da obra, que está parada faz tempo.

Firmino Filho (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Transparência

Firmino Filho informou pelo Twitter que sancionou na semana passada e já está em vigor a Lei Municipal 5.358, que cria o Portal da Transferência do Transporte Público Coletivo de Teresina. O projeto é de autoria dos vereadores Enzo Samuel e Cida Santiago. 
O portal precisa de um decreto para ser regulamentado e passar a funcionar.

Ciro Nogueira (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Não é bem isso

Ciro Nogueira também usou o Twitter, ontem, para dizer que é uma brincadeira que favorece uns poucos no mercado de capitais a notícia dando como certa a aprovação da reforma da Previdência pelo Congresso. 

Cassino

Segundo o senador, “esse tipo de notícia, aparentemente desinteressada, cria uma bolha interna na bolsa, causando um otimismo infantil que faz a alegria de uns poucos e traz prejuízos a todo o resto”.

Ping-Pong
O interesse pelo voto

O humorista João Cláudio conta que certa vez encontrou-se com o ex-prefeito de Campo Maior, Cézar Melo, então o arquiinimigo do também ex-prefeito, Raimundo Bona Carbureto. Depois das conversas de praxe, em que Cézar destilou sua fina demagogia e João Cláudio a fina ironia, o humorista conta que assistiu ao programa de Silvio Santos e lá estava um campomaiorense.

João Cláudio: "Tu viu, Cézar, o homem de Campo Maior no programa do Silvio Santos?"
Cézar: "João Cláudio, meu bichim, não vi não, mas será que ele falou alguma coisa interessante?"
João Cláudio: "Interessante como, Cézar?"
Cézar: "Como dizer se vota em mim ou no Carbureto."

Originalmente publicado em 6 de julho de 2009.

Expressas

O Banco do Brasil segue como a instituição financeira responsável pelo pagamento de servidores públicos.

Será realizada quarta-feira licitação para contratar empresa que vai elaborar projeto para restauração do antigo mercado público de Oeiras.

Manifestações pró-Bolsonaro estão marcadas para acontecer em pelo menos cinco cidades do Piauí: Teresina, Campo Maior, Picos, Floriano e Parnaíba.

Comente

Pequisar