A água vira moeda de troca

A água vira moeda de troca

Nem bem escassearam as chuvas, quase 200 mil piauienses estão sob emergência em razão da seca. Exatos 198.085 pessoas, nas projeções do IBGE moram nos 28 municípios piauienses colocados em situação de emergência na semana passada pelo governo do Piauí. Todos os municípios em situação de emergência ficam no semiárido, a maioria na região Sudeste do Estado, nos territórios da Serra da Capivara, Vales dos Rios Sambito, Canindé, Guaribas, Piauí e Itaueira. Não houve chuva suficiente para repor os estoques de água nessas áreas, equivalente ao Estado de Sergipe: 21,5 mil quilômetros quadrados. Haja carro pipa para atender tanta gente em uma área tão vasta quanto difícil de ser atendida em estradas cada dia piores. E haja disposição dos órgãos de fiscalização para evitar que a água não vire moeda de troca, como tem se tornado recorrente a prática da venda de água no sertão. O Tribunal de Contas e demais órgãos da Rede de Controle precisam ficar atentos sobretudo para os chamados decretos de emergência, por onde surgem as facilidades nas aquisições de serviços, compra ou contratações sem que se faça o processo licitatório. 

Dr. Pessoa saiu daquela fase da lua, que a todos encanta. Já achou o MDB para chamar de seu. A filiação será em agosto (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Dá-lhe, Francisco!

Chefe do Núcleo de Defesa da Mulher vítima de violência doméstica, o promotor de Justiça Francisco de Jesus acaba de ser condenado pela justiça. 
Por agressão a mulher, que vem a ser uma ex-namorada. 

Caso de polícia

Está presa Danielly Eleotério Martins, a mulher que tocou fogo no apartamento e no corpo do companheiro, no dia de Corpus Christi.
Ele, coitado, estava ontem à base da morfina, em apartamento de hospital, para tentar amenizar a dor.

Estado crítico

O consultor comercial Josildo Alves Pinheiro teve 40 por cento do corpo atingido pelo fogo, com queimaduras de primeiro e segundo graus. 
A juíza Ana Lúcia Terto Medeiros decretou a prisão preventiva de Danielly, mas a defesa já entrou com HC para soltá-la.

Pessoa no MDB

Pronto, Dr. Pessoa já tem partido. Desde ontem ele está chamando o MDB para chamar de seu. Foi depois de reunião com Marcelo Castro, Themístocles Filho, Jeová Alencar e outros menos notados do partido. 
Marcelo anuncia para agosto uma grande festa.

Serei o que?

Mas Pessoa não sabe precisamente o que os emedebistas querem dele. Se para lançar-se candidato a vereador e prefeito em 2020 e, como ele escorregou, até para governador, em 2022.
Parece que o MDB desistiu do curso a que submeteria Pessoa, de melhorar o português.

Academia

Acontecerá nesta terça-feira em Teresina a primeira reunião da recém-criada Academia Brasileira de Direito, a partir das 10 horas da manhã, no Tribunal de Justiça do Estado. Haverá a posse de dois integrantes da entidade, Diego Paiva de Vasconcelos e Marlon Jacinto Reis, este último ex-juiz e um dos idealizadores da lei da ficha limpa.

Músculos

Enquanto o MDB prepara sua musculatura para a disputa da prefeitura de Teresina, filiando o ex-deputado Dr. Pessoa, os outros partidos se movimentam à cata de candidatos fortes à Câmara Municipal. Até os tucanos buscam nomes de peso.Quem vai
No PSDB, o partido está de olho no ex-deputado federal Rodrigo Martins, para lança-lo como nome forte à Câmara Municipal. O MDB deverá filiar Jeová Alencar, que é um tucano nominal e fala, age e respira como emedebista.

Mulheres

Os partidos também precisam atrair candidatas mulheres com densidade eleitoral e investir nelas porque o eleitorado feminino legitimamente poderá querer optar nas urnas por mulheres para representa-lo.

Candidato natural 

Embora não tenha ficado muito satisfeito na reunião com Dr. Pessoa no MDB, o deputado Themístocles Filho, que preside o partido em Teresina, afirma que o ex-deputado é o candidato natural do MDB à prefeitura da capital, mas tem um porém: “Se até lá não aparecer um melhor”, acrescenta.

Grupo escolhe Piauí  

O governo festejou a escolha do Piauí, ao lado da Bahia e do Rio Grande do Norte, pelo Grupo CGN, para investimento em energias renováveis. O grupo é uma das maiores construtoras de energia nuclear do mundo e o projeto no Piauí será o maior de energia eólica do país.

A proposta

A proposta inicial visa a instalação de 660 MW (megawatts), sendo que 540 MW já foram vendidos à CGN pela Enel Green Power. 
Ao todo, cerca de R$ 3,7 bi serão investidos no projeto.  

Nunca nem vi 

Ainda rende eleição da associação de moradores do bairro Cidade Jardim, na zona Leste de Teresina, que ocorreu no fim de semana e consagrou vitoriosa a chapa 2, encabeçada pelo professor Nilton.
A questão é que agora o deputado Georgiano Neto, através de Simone Pereira, toma para si a vitória, afirmando ser ele o angariador de votos na comunidade. 

Foi ele 

Segundo integrantes da chapa, o responsável pelo apoio e logística na eleição foi o empresário Júnior Macêdo, ex-candidato a vereador, ligado ao deputado Oliveira Neto e que vem tomando o espaço atualmente ocupado pelo vereador Italo Barros, causando ciúmes no bairro. 

Cara a cara 

A deputada estadual Teresa Britto quer um encontro com o governador Wellington Dias para entregar em mãos relatório da visita de parlamentares da comissão de saúde aos hospitais regionais.
“Quero olhar nos olhos dele e saber se não vai tomar providências”, declarou a deputada.

Audiência pública 

O deputado Gustavo Neiva tenta aprovar audiência pública para debater a venda de 60 imóveis do Estado.
A mensagem do executivo já chegou a casa e o parlamentar teme que a matéria seja aprovada sem qualquer tipo de discussão. 
O difícil é ele conseguir a aprovação do encontro.

Vem mais um aí 

Petistas aguardam ansiosos a convocação de mais um suplente para a casa. O suplente João de Deus.
A ida do companheiro petista para a Alepi deve ocorrer após a convocação do deputado Fábio Xavier para a Secretaria de Cidades. Lá se vão sete. Para quem não queria nenhum.
Acaba não, mundão!

Ping-Pong 
O nome na lista

O deputado Flávio Nogueira (PDT) sai de casa para três festas de casamento numa única noite. Da primeira para a segunda toma uísque, conversa muito e, quatro horas depois chega à terceira festa, cansado, sonolento, chapadão. Pára o carro no portão do condomínio para ser identificado. 

O porteiro: “Como é seu nome”? 
Flávio: “Flávio Nogueira, mas se não estiver aí é melhor, porque eu estou doido pra dormir”. 
O porteiro: “Deu azar doutor, ta aqui, pode entrar”.

Originalmente publicado em 13 de julho de 2007.

Expressas 

Amanhã tem show de Jonas Esticado na III ExpoTeresina. O cantor é uma das atrações mais aguardadas pelo público. A entrada é gratuita.

Durante o feriado de Corpus Christi, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou 126 cirurgias e 601 atendimentos.

Esses números representam uma queda de 2% e 16%, respectivamente, se comparado com o mesmo período do ano passado. 

Comente

Pequisar