A fritura de Sérgio Moro

A fritura de Sérgio Moro

O presidente Jair Bolsonaro tem demonstrado por atos inequívocos que o ‘toma-lá-dá-cá’, que tanto condenou na campanha eleitoral, ficou definitivamente para trás. A reforma da previdência, já aprovada na Câmara, e em via de ser igualmente aprovada no Senado, foi o primeiro sinal disto, na medida em que os parlamentares receberam a promessa de emendas impositivas de vários milhões de reais, números que assustam até mesmo aqueles que são envolvidos com negócios cabulosos em Brasília. Seriam R$ 10 milhões por ano para cada deputado, e R$ 100 milhões para os senadores. Outro fato importante merece destaque, porque não passou desapercebida a medida inédita do presidente do STF, Dias Toffoli, quando, no recesso Judiciário do meio do ano, em uma canetada só, travou a quebra de sigilo bancário e fiscal já autorizados pela Justiça do Rio, e suspendeu as investigações que se basearam nas informações do Coaf. Assim, Toffoli atendeu bem em cheio a um clamor da família Bolsonaro, pelo fim das investigações do caso Queiroz, que poderiam contaminar todo o clã, até mesmo a primeira dama Michelle, ou, quem sabe, o próprio presidente da República, enquanto deputado federal. Como se não bastassem os atos de julho, o processo foi distribuído para o ministro Lewandowski, que manteve a medida, não cassando a liminar do presidente, e mantendo tudo no silêncio das investigações paralisadas. Em outro viés, Gilmar Mendes entrou no circuito, querendo a substituição do presidente do mesmo COAF, que é um indicado e amigo de Sérgio Moro, porque estaria vazando dados dos ministros do Supremo, e Gilmar seria um dos maiores prejudicados, em tese. Bolsonaro logo acatou o pedido, anunciando a troca pedida por Toffoli e Gilmar, levando de roldão o superintendente da polícia Federal do Rio de Janeiro, demonstrando claramente que os seus novos e influentes amigos são os ministros do Supremo Tribunal Federal e não os procuradores da Lava Jato ou, menos ainda, o atual ministro da Justiça. Está visível que a fritura de Moro começou bem antes do imaginado, sendo igualmente claro que ainda não se deu a sua demissão para evitar a precipitação de uma campanha contra o presidente.

Sérgio Moro:  a fritura do ministro da Justiça começou bem antes do que se imaginava (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebon / Agência Brasil)

João Batista

Até as baratas das gavetas do Ministério Público Estadual arriscam dizer que a cabeça do promotor de Justiça Rômulo Cordão foi servida de bandeja ao Palácio de Karnak. 

Gesto proibido

Durante manifestação pelos direitos humanos na Alemanha, um policial baixou o braço de um sujeito que fazia o gesto da famosa saudação nazista. 
Lá, esse tipo de conduta, e também fazer saudação aos torturadores, dá em três anos de cadeia.
Aqui é o próprio presidente da República que enaltece torturadores. E nada lhe acontece.

Pirâmide 1

Existe um número cada vez mais crescente de pessoas que estão desesperadas com a quebra da pirâmide maranhense, comandada pelo médico Abdon Murad. Alguns estão falidos, outras em vias de acontecer a quebradeira total.

Pirâmide 2

Há um crescente rumor de que ainda existem privilegiados e encastelados no poder que estão com as receitas em dia. Pelo menos os pagamentos dos juros, agora em ‘modestos’ oito por cento ao mês.

Pirâmide 3

Para quem já pagou a astronômica aplicação de 14,5 por cento ao mês, dá bem para entender porque a conta não pode fechar, e a base da pirâmide sustenta o topo. 
Nesta fase dos negócios, o topo é mesmo o alto escalão empresarial e político  maranhense.

Pirâmide 4

Uma fonte de confiança da coluna confirmou que existem pelo menos dois piauienses graduados, do tipo ‘intocáveis’, que estão entre os aquinhoados no recebimento mensal e sem atrasos de parte de suas respectivas fortunas. 
São números que passam de 10 milhões de reais.

Cuidados 

Pouca gente sabe, mas a ida de Jair Bolsonaro a Parnaíba, foi cercada de todos os cuidados, quanto à segurança do Presidente. Ele já chegou dizendo que não gostaria de ter seu nome na escola do Sesc, por possível vedação da lei e, até por conta da briga entre o advogado Valdeci Cavalcante e o governo para se saber quem é o dono do prédio.

Procuradoria da República

No desenrolar dos fatos relacionados à polêmica discussão sobre a propriedade do prédio da escola Miranda Osório, a Procuradoria Regional da República intimou o reitor Nouga Cardoso, da Uespi, para que ele preste esclarecimentos sobre o prédio. 
Nouga Cardoso chegou a enviar ofício ao procurador Geral do Estado, Plinio Kleton solicitando ações para garantir a propriedade do prédio para a Uespi.

Pouca vergonha

A falta de água em São Raimundo Nonato está provocando reação de todo tipo da população. 
Nas redes sociais aparece uma placa (como as do Dnit) onde diz textualmente: “Estamos sem água. Venha de banho tomado e deixe para cagar na sua cidade”.

O resto

Em outra postagem aparece um homem com um machado no ombro, dizendo: “vou quebrar o resto dessa adutora. Não presta pra nada”.
A adutora do Engate hoje é administrada pela Agespisa. Então, confirma-se a penúria porque passa a população de São Raimundo Nonato com a falta d’água.

Proveito eleitoral

A Agespisa está sucateada, falida em todos os sentidos. No interior, o que arrecada não paga sequer os salários, imagina serviços emergenciais. 
Mas os políticos só fizeram média com essa adutora durante a última campanha eleitoral.

Cano entupido

O senador Ciro Nogueira deixou de comparecer à sessão inaugural da atual legislatura do Senado para ir a São Raimundo Nonato anunciar que estava colocando dinheiro na tal adutora. 
O dinheiro deve ter sumido pelos canos. Ou está entupindo a canalização a ponto de não passar a água para as casas.

Emendas

Mão Santa foi denunciado ao Tribunal de Contas do Estado porque não libera as emendas impositivas dos vereadores parnaibanos. 
Segundo a vereadora Maria de Fátima, o prefeito retém o dinheiro de obras referentes ainda às emendas de 2017. 
Tá atrasadinho só.

Bom de denúncias

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente já recebeu neste ano 101 denúncias de poluição sonora em Teresina. 
Em todo o ano de 2018 foram 184 denúncias.

Não é não

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal negou, por unanimidade, provimento ao agravo interposto pelo advogado Daniel Oliveira contra a decisão do ministro Edson Fachin que indeferiu pedido de Habeas Corpus ao ex-presidente Lula.
Quem sabe agora o advogado petista cuide de trabalhar em outras causas.

Investidores chineses

O governador Wellington Dias está convicto de que investidores chineses estarão em Teresina no encontro do consórcio do nordeste que deve reunir os nove governadores da região na capital piauiense, amanhã.
A coluna espera que o governador esteja correto, porque até agora os únicos investidores chineses que atuam no Piauí são os que vendem pastel e caldo de cana no centro.

Infiel Despreocupado

Foi marcado para o dia 30 deste mês o julgamento do deputado Átila Lira no conselho de ética do PSB. Ele votou favorável a reforma da previdência contrariando entendimento da sigla.
Ele que já entregou a defesa se diz despreocupado, mas, na verdade, Átila quer um pé para sair do partido e anda é sorrindo pelos cantos. 

Deu pena

O vereador Dudu do PT diz que ficou foi com pena do deputado Franzé pelo que o incendiário Assis Carvalho fez com ele. 
Escalado para obter um consenso e evitar eleição pelo diretório do partido, Franzé teria sido escanteado por Assis.
“Deram um cartão verde a ele e depois deram um preto, eu fiquei foi com pena”, disse Dudu que quer judicializar a eleição.

Foi?

Dudu quis dizer ‘cartão vermelho’, ao invés de ‘cartão preto’. Não foi?

Pedindo apoio

Parte da bancada federal piauiense se reuniu com o reitor da Universidade Federal do Piauí, Arimateia Dantas. A UFPI pede apoio dos parlamentares na obtenção de recursos para ampliação do Hospital Universitário (HU) e melhorias do curso de medicina da cidade de Picos.
De acordo com o reitor, a intenção é aumentar de cinco para 15 unidades de terapia intensiva (UTIs) de cardiologia. Ele pede que os parlamentares destinem emendas para o local.

Não é da nossa conta

Durante a audiência com o reitor, o deputado federal Marcos Aurélio (MDB), foi tirando o dele da reta ao ouvir o reitor da UFPI solicitar emendas para a instituição.
“O custeio da Universidade é dever do ministério da educação e não de emendas parlamentares”, disse.

Ping-Pong 
Carro forte

Quem conta é Sebastião Nery, em seu livro de folclore político. Durante seu governo, em Minas, Magalhães Pinto enfrenta uma greve na Rede Mineira de Viação, por atraso em salários. Reúne os assessores para buscar uma solução. Entre os presentes, o escritor Abgar Renault.

Abgar: “Devemos mandar um pelotão da Polícia Militar para Divinópolis, centro do movimento paredista”.
Magalhães: “Não seria melhor mandar o carro pagador?”

Expressas

Segue até o dia 30 de agosto as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Capitão de Campos. O certame visa contratação para o cargo de Guarda Civil Municipal. 

A Polícia Rodoviária Federal divulgou que houve um aumento de 47,56% na quantidade de veículos recuperados se comparado ao mesmo período em 2018.

A intensificação da fiscalização de identificação veicular em todas as rodovias federais do estado contribuiu para que o resultado fosse positivo em 2019. 

Comente

Pequisar