No tempo do pau de arara

No tempo do pau de arara

O recente relatório do Tribunal de Contas do Estado mostra que a situação em muitos municípios, ou, na maioria deles, é caótica e drástica, no segmento da educação, porque somente são cumpridas metas básicas relativas aos gastos (quando isso acontece!), não importando jamais em uma busca de um conjunto de ações  que possam efetivamente melhorar todo o sistema, e que visem um aprendizado produtivo, a conscientização dos alunos, e até mesmo a gradual especialização dos professores. É recorrente a ausência de procura de soluções para situações básicas que alcancem o fomento de uma cultura abrangente e efetiva para a população. As reformas das escolas são caríssimas, mas deixam muito a desejar, costume que parece atender interesses sombrios desses gestores. Parece brincadeira, ou piada de péssimo gosto, que nos sertões do Piauí, e em muitas cidades de importância e relevo do Estado, ainda haja um transporte escolar deficiente, baseado nos famosos caminhões de madeira, os famosos pau-de-araras, camionetas improvisadas, e assemelhadas, situações que demonstra o descaso com o transporte escolar, com o estudante, com as famílias, e, especialmente, com educação dos municípios. Os prefeitos, logo que assumem, correm para as concessionárias que vendem caminhonetas possantes, e se apressam em comprá-las, em quantidade desnecessária, além de ser recorrente a mania de locação de veículos que fazem a festa dos donos das empresas e dos gestores também, mas nada resolvem nessas cidades. Tudo está terceirizado, inclusive algumas funções importantes, fórmula que somente visa burlar a contratação de servidores mediante concurso público. Como se isto não bastasse, existem inúmeras prefeituras que simplesmente deixaram de lado o compromisso de montar uma simples biblioteca, o que revela o desastre do ensino fundamental e a desmoralização do próprio sistema, porque o prefeito deixa de lado a necessária melhoria do ensino, e afunda o município em dívidas, normalmente responsáveis pelo aumento vertiginoso dos patrimônios pessoais de muitos deles. Por estas e outras, as recomendações do TCE precisam criar um efeito prático de punir estes maus gestores, identificando- os e mostrando para a população que o tempo do pau de arara não pode mais existir, e as escolas precisam de um mínimo de atenção, especialmente no transporte das crianças e dos demais alunos, dos alimentos, da merenda escolar, e que seja obrigatória uma biblioteca que possa servir de referência para a comunidade, especialmente, em tempos modernos, as bibliotecas digitais. Um gestor que não atenta para as questões básicas no município não mereceria o cargo que ocupa.

Reunião do pomposo Consórcio dos governadores, em Teresina. O baiano Rui Costa preside (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Reunião na OAB

A vice-presidente da OAB-PI, Alyne Patrício participou em Brasília da reunião nacional da Comissão de Acesso à Justiça do Conselho Federal da OAB.

Ciro investigado

O ministro Gilmar Mendes autorizou abertura de investigação contra o senador Ciro Nogueira, por recebimento de caixa 2. 
Ocorre que o Ministério Público não vai aceitar a tipificação de caixa 2.

É propina?

Pelas delações dos executivos do grupo JBF, o MP entende que o senador recebeu propina, antes do período eleitoral.

Boa ajuda

O relator da Lava Jato no Supremo é o ministro Edson Fachin, que já tornou Ciro Nogueira réu em processo que apura recebimento de propina. 
Em Brasília parlamentares avaliam que a entrada em cena de Gilmar Mendes ajuda, beneficia em muito o senador com essa história de caixa 2.

Despreocupado

O próprio advogado do senador, Antônio Carlos de Castro, o Kakay, diz que Ciro não está preocupado com as investigações que virão. 

Truculência

Viraliza vídeo nos grupos de Whatsapp mostrando dois vereadores de Nossa Senhora dos Remédios arrombando a porta da Câmara da cidade e de lá levaram notebooks e documentos. 
José Salmo e Carlinhos Elias, os dois destemidos, queriam obstruir a posse, ontem, do presidente da Câmara Jr Jabarão, no lugar do prefeito Manoel Lázaro, cassado anteontem.

Belo exemplo

Carlinhos Elias é policial civil e, certamente, só deve ter agido sem modos, confiando na autoridade do distintivo. 

Dá-lhe, Niede!

A arqueóloga e cientista Niéde Guidon será candidata à cadeira 24 da Academia Piauiense de Letras, vaga com o falecimento do desembargador Paulo Freitas.
A torcida, entre os imortais, pelo ingresso dela na APL é grande.

Orelhas quentes

Wellington Dias devia estar muito ocupado em recepcionar seus colegas governadores do Nordeste para não ver que sua base aliada quer a cabeça do secretário de Saúde, Florentino Neto. 
Nerinho, do PTB, chegou a apontar a inércia do secretário e pediu a sua exoneração. 

A culpa é de todos

Júlio Arcoverde doira a pílula. Aponta defeitos nas ações do secretário, mas não o culpa, totalmente. 
Acha que muitos têm responsabilidade sobre o caos porque passa a saúde pública estadual. 
Mas não diz precisamente se até o governador teria culpa nesse cartório.

Escambo

Bolsonaro vai fazer um queima e, de uma tacada só, colocará 17 empresas estatais à venda.
Não escaparão nem  mesmo Eletrobrás, os Correios, a Casa da Moeda, Telebrás, e a Ceagespi.

Sujeira

Já começaram a queimar o candidato de Flávio Bolsonaro à procuradoria Geral da República. 
Segundo a Crusoé o subprocurador Antônio Carlos Simões Martins Soares foi alvo de um mandado de prisão depois de pedir a abertura de um inquérito na PF para investigar uma vizinha que o acusava, entre outras coisas, de ameaçar estuprar a sua filha de nove anos de idade.

Perfil adequado?

Segundo a vizinha, Antônio Carlos Martins era uma pessoa “imprevisível”, que agia “de uma forma anormal”. 
Será esse o perfil adequado e necessário no atual governo?

Olha só!

A Agespisa está entre as cinco estatais de água que mais ampliaram despesa com pessoal do que, propriamente, com investimentos.
Num relatório divulgado por O Globo, a pobre e quebrada Agespisa resolveu priorizar a folha de pessoal, mais salários que expansão da rede.

Salário é melhor

Só para se ter uma ideia do tamanho do cabide de emprego, na Agespisa, entre 2010 e 2017 os investimentos não chegaram a 80%, enquanto a folha de pessoal cresceu 143%.

Consórcio de governadores

O cenário é de festa, mas eles admitem que o conteúdo é voltado para o desenvolvimento de toda a região  nordeste. Foi assim que transcorreu ontem, a reunião do consórcio de governadores do Nordeste, presidido pelo baiano Rui Costa. 
Eles negam, mas o consórcio surgiu para uma espécie de enfrentamento de questões que não passam pelo governo federal.

O discurso fácil

Pelo discurso do piauiense Wellington Dias, as coisas vão às mil maravilhas. Eles pensam até numa “universidade Aberta do Nordeste”.
Não explicam como adquirir medicamentos com CNPJ único e que se destinem a todos os Estados. 
Enfim...                                                                                                         

Ping-Pong 
Julgado inelegível 

O ex-deputado e agora advogado, Robert Rios, é procurado para dar parecer sobre a situação jurídica do vice-prefeito de Teresina, Luís Júnior, condenado por improbidade.

O repórter: “O que o senhor acha da situação do vice-prefeito?”
Robert: “É decisão de primeiro grau, ainda cabe recurso”.
O repórter: “E a inelegibilidade?”
Robert: “Isso é irrecorrível, está inelegível por falta de votos. Essa já foi transitada e julgada pelo povo!”

Expressas 

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está investindo cerca de R$ 17 milhões em projetos para a revitalização da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba.

A Strans interditará, neste domingo (25), algumas avenidas das zonas Leste e Sul de Teresina. A interdição ocorrerá por conta da realização de dois eventos esportivos.

O projeto de lei que responsabiliza o agressor de violência doméstica ressarcir o SUS pelos custos médicos e hospitalares de atendimento à vítima foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Comente

Pequisar