O exemplo do cerrado do Piauí

O exemplo do cerrado do Piauí

O Brasil assiste estarrecido ao avançar do fogo sobre a floresta amazônica. Numa intensa troca de acusações, o governo federal comete a leviandade de dizer que o fogaréu resulta de ações de organizações não governamentais, mas não apresenta prova e passa recibo de leviandade, que se espalha globalmente quando em vez de reagir de modo sensato, resolve estender acusações a governantes e governos europeus.  Aí nos permitam os leitores uma digressão para mudar o rumo da conversa e olhar para nosso quintal: o cerrado do Piauí, onde agricultores cada vez mais adotam medidas preventivas para evitar o fogo em períodos mais secos do ano, além de práticas de conservação de solo (como o plantio direto) e das áreas de preservação permanente, como os corredores ecológicos tão bem-sucedidos na região de Uruçuí, sob a liderança de pessoas como o agricultor Altair Franco. Talvez o que falte ao Brasil é olhar para os bons exemplos e fazer deles o espelho que desejamos. Não é o que ocorre, infelizmente. O governo dá sinais ruins ao defender uma política tanto confusa quanto equivocada e negativa para a exploração da Amazônia. Erra porque não se ocupa de perceber que a floresta é o principal ativo econômico e sua derrubada representa uma perda financeira. No cerrado do Piauí, agricultores sabem que a terra, o equilíbrio ambiental, a conservação de mananciais se inscrevem muito mais como patrimônio para manter a produtividade que em lirismos ambientalistas. Falta ao governo ter a mesma percepção.

Jornalista Tony Trindade agora passa a atuar na Band-PI. Lançamento da nova programação da emissora será amanhã.

Fumaça

Tem gente dizendo por pura maldade que ultimamente o deputado federal Assis Carvalho (PT) esteve em Estados da região amazônica.
Na defesa do parlamentar a coluna acredita que o deputado nunca foi à Amazônia nem para comprar muamba na zona franca de Manaus, nos bons tempos. 
Não o culpem, portanto, pelos calorosos acontecimentos dos últimos dias na floresta.

A voz do fuxico

Descobriram de quem é a voz da mulher que passou um áudio, para um certo Raí alertando que a direção do hospital Cândido Ferraz, de São Raimundo Nonato, havia transferido às pressas pacientes para clínicas conveniadas para que a comissão parlamentar não os visse. 
Até as baratas da casa dos Ferreira sabem que a dona da voz chama-se Maria Betânia, adversária do governo.
Que fez apenas e tão somente fuxico de coisa séria.

Mudança é normal

A diretora do hospital, Nilvânia Nascimento esclarece que o que ocorreu foi a transferência de um paciente com fratura no fêmur e outro, na clavícula, para a clínica conveniada do Sus, por necessidade de pronto atendimento e, na ocasião, comunicada à deputada Teresa Brito, da comissão parlamentar que se encontrava na cidade, anteontem. 
Soube-se por lá que Betânia é a mesma que precisa do hospital quando o pai adoece.

Desserviço

Esse tipo de procedimento, divulgação de infâmias, apenas por ser adversária, presta um sério desserviço à população, pois a própria autora da informação sabe que está mentindo. 

La vem...

Que se cuidem os falsificadores e falsos pescadores. É capaz de a Marinha começar também a investigar a aplicação, recebimento e quem são os beneficiários do Seguro Defeso, que em todo o país, e principalmente no Piauí, enchem os bolsos de dinheiro quando a maioria nunca pegou numa vara de pescar.

Pescador de lagoa

Há suspeitas que no Piauí, em cidades onde sequer existem lagoas, foram instaladas colônias de pescadores que produziram extensas listas de associados beneficiados com o Seguro-Desemprego do Pescador.
Cidades ribeirinhas na região norte, os sindicatos comandam as listas sendo que alguns dirigentes são verdadeiros cabos eleitorais de deputados federais.

Como funciona

O Seguro Defeso é o serviço que permite ao pescador ‘profissional artesanal’ solicitar ao INSS o pagamento do benefício de Seguro-Desemprego do Pescador.
E, como se reafirma, a maioria não sabe como colocar a isca no anzol.

Contra-ataque

Querem ver uma forte retaliação de Bolsonaro contra o presidente Emmanuel Macron, da França?
Ele vai baixar uma Medida Provisória proibindo a fabricação do pão francês em todas as padarias do país.

Tony na Band

Amanhã, às 18 horas, a Band lançará a sua programação para o segundo semestre no Piauí e, como novidade, a contratação do jornalista Tony Trindade, como apresentador.
A festa começa as 18h30, no Hotel Teresina Uchôa, com música de Vavá Ribeiro e onde se assistirá à final do MasterChef Brasil.

No páreo 

No evento da Band, toda a torcida para que a piauiense Lorena Dayse vença o troféu da melhor gastronomia do Brasil.

Satisfação 

Wellington Dias inaugurou a Trilha das Emoções, ontem. “Estamos inaugurando a primeira rota internacional, a primeira trilha nessa área de triciclo e quadriciclo. Temos, hoje, o apoio de equipes do Governo do Ceará e do Maranhão que vão nos oferecer o suporte necessário”, disse o governador.
O fato ocorreu no litoral piauiense, o lugar mais bonito do Brasil.

Diálogos 

Está marcado para segunda-feira o evento ‘Dialogos.com’, promovido pelo Movimento Empreender Piauí e terá como palestrante o ex-superintendente da Chesf no Piauí, Airton Feitosa. 
Ele falará sobre os leilões de energia eólica e solar, além de leilões da gás e óleo. Outro tema importante abordado será a possível retomada do programa de barragens no Rio Parnaíba. O encontro acontece às 18h30, no auditório da Construtora Andrade Júnior.

Protesto

Como fazem os mortais, membros de corporações, sindicatos, desembargadores, juízes promotores e procuradores da República foram à rua ontem, protestar contra a lei de abuso de autoridade. 
Apenas advogados não marcaram presença no ato unificado que ocorreu na sede do ministério público estadual contra a lei já aprovada na Câmara e Senado e que aguarda apenas a sanção ou veto presidencial.

Famigerada lei

Desembargadores, juízes federais e estaduais, promotores, procuradores, delegados, quase todas as categorias estiveram por lá alertando o risco que suas atividades correm se aprovada o que consideram ‘famigerada lei’. 
Eles não querem a revogação parcial, mas o veto total, pelo presidente. Que, por seu turno, parece estar propenso a não atendê-los. 

Sob nova direção

O presidente regional do DEM e ex-vereador de Teresina, Ronney Lustosa confirma Válter Britto como o novo presidente do partido na capital. 
A posse será terça-feira, 27, em solenidade que lançará o Prêmio José Raimundo Bona Medeiros, líder histórico da sigla, desde quando ela se chamava PFL.

Briga tola

Respondendo à ameaça de processo, o deputado Oliveira Neto diz que abre mão da sua imunidade parlamentar caso o deputado Henrique Pires (MDB) queira lhe processar como disse outro dia na tribuna.
Os dois estão em uma queda de braço para saber quem é o dono de projeto de lei que inclui a cidade de Miguel Alves na região da grande Teresina.
Olha só que briga tola. 

Concurso

O edital do concurso da Assembleia Legislativa deve ser lançado segunda-feira. 
O concurso oferece 41 vagas e será realizada pela Ufpi.

Ping-Pong 
Corrigindo os erros 

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, Robert Rios segura todos os projetos de lei de interesse do Executivo. O líder do Governo João de Deus aproveita para constrangê-lo pela mídia. 

João de Deus: “Deputado Robert, por que tanta demora nos projetos do Governo?”
Robert: “Meu caro deputado, só para corrigir os erros de português eu estou levando duas semanas”.

Publicado originalmente em 3 de março de 2017.

Expressas 

A fiscalização da Prefeitura de Teresina para evitar ocupação irregular de calçadas em Teresina é uma piada. 

Por toda a cidade as pessoas fazem o que querem e bem entendem nas calçadas. O resultado é a multiplicação de obstáculos.

Tanto pior que assim seja, porque hoje é difícil para qualquer um trafegar por calçadas sem tropeçar.  Para pessoas deficiência, quase impossível andar.

Comente

Pequisar