O campo envelhece

O campo envelhece

Um dos dados mais interessantes do Censo Agropecuário 2017, trata do envelhecimento da mão de obra na economia rural. De acordo com o IBGE, no Piauí houve redução de 19,27% no uso de mão de obra em atividades agropecuárias entre 2006 e 2017. Em tempos absolutos, mais de 160 mil pessoas. O censo não revela quanto dessa redução se deve, por exemplo, à opção dos mais jovens por atividades urbanas, inclusive fora do Piauí, mas o fenômeno demográfico aponta para um envelhecimento da mão de obra no campo. Essa é uma visão bastante cristalina quando se olham outros dados: quase um terço dos produtores rurais (32,14%) tem mais de 60 anos de idade. Os que têm entre 30 e 60 anos somam 60,84%. Isso pode significar um apagão de recursos humanos na economia rural do Estado em um espaço de dez anos, quando se fará um novo censo. Tanto pior ainda que se percam em meio à redução do uso dessa mão de obra a sua experiência, um conhecimento que poderia e deveria ser catalogado para uso futuro – daí porque esta poderia ser uma preocupação das faculdades agronômicas em mapear o conhecimento dos homens e mulheres do campo, embora essa seja uma outra história. Assim, voltando à vaca fria, convém que haja uma preocupação em manter parte do contingente de jovens no campo, primeiro identificando quem tem afinidade e vocação para lidar com a terra e, depois, criando um ambiente de apoio, incentivo e capacitação permanente do jovem como um empreendedor rural. Aliás, esse deveria ser, urgentemente, um tema para os senhores candidatos a governador do Piauí.

Themistocles num encontro com Mão Santa: recado e constrangimento?

Incômodo

Ontem, Themistocles Filho esteve com Mão Santa, em Parnaíba. O prefeito disse a um calado presidente da Assembleia que Wellington Dias “prostituiu” o Legislativo estadual. É uma frase de efeito, que produz manchete, mas que deveria também causar incômodo a Themistocles, que está há 12 anos no comando da Casa.

Aí tem coisa!

A visita de Themistocles a Mão Santa tem aquele verniz de cortesia, de gentileza ou cavalheirismo. Mas encerra em si um recado ao governador, que preteriu o deputado na indicação de vice para sua chapa de reeleição.

Inspeção veicular

Desde a semana passada o governo estadual está legalmente autorizado a terceirizar a vistoria veicular obrigatória. Provavelmente, face à eleição e necessidade de se licitar as empresas, esse vai ser um serviço delegado somente em 2019.

Margô vice 1

Informa a colunista Andrea Sady (G1-CBN) que Margarete Coelho, vice-governadora do Piauí, segue no páreo para ser indicada candidata a vice na chapa de Geraldo Alckmin.

Margô vice 2

De acordo com a jornalista, os partidos que formam o “Centrão" (DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade) têm entre seus integrantes os defensores de uma mulher do Nordeste como a vice do ex-governador tucano.

Indicação

Esta semana deve ser de definição do nome. Os partidos devem bater o martelo somente no sábado, 4 de agosto. Até lá, idas e vindas, mas o nome de Margarete levando uma vantagem comparativa considerável por ser mulher e nordestina.

Suplente 2.0

Em caso de Wellington Dias ser reeleito governador, o Piauí vai ter um senador que vai cumprir mandato de um mês. Trata-se do segundo suplente do próprio Wellington no Senado. O nome dele? Nem o Google informa.

Beicinho

Dezenas de prefeitos do Piauí, notadamente ligados a Ciro Nogueira, começam a se movimentar para exigir que o governador enquadre aliados para não prejudicar a campanha de reeleição do senador.

Quinta coluna

Enquanto isso, gente graúda no PT, entre os quais alguns candidatos a deputado estadual, se esfalfam em mandar seus comandados atacar o senador. O nome menos feio com que brindam um aliado de primeira hora, é golpista. Tem gente que falta espumar quando xinga o senador.

Abre o olho!

Existe, entre os petistas, um monte informando que “petista de raiz não vota em Ciro Nogueira”. Ou seja, o senador está transitando numa via em que somente ele vai na mão. Os petistas trafegam na contramão e dispostos a atropelá-lo. Abre o olho, Ciro!

Protesto

Manifestantes bloquearam ontem a ponte Simplício Dias, que liga Parnaíba à Ilha Grande de Santa Isabel. O protesto foi para pedir que a obra, paralisada há meses, seja retomada.

Ping-Pong 

Não olha para mim

Eleitor aflito chega para José Maria Alkmin, agoniado com a conta da maternidade.

Eleitor: “Doutor Alkmin, meu filho nasceu. Eu estava desprevenido e não tenho dinheiro para pagar o hospital”.

Alkmin: “Meu caro, se você que sabia nove meses antes do parto foi pego de surpresa, imagina eu que só agora soube”.

Contado no livro de folclore político de Sebastião Nery.

Expressas 

Ciro Nogueira, Regina Sousa, Marcelo Castro e Wellington Dias gravam juntos programas de TV na SA Propaganda.

Tem uma ação no Supremo pedindo a inconstitucionalidade do dispositivo legal que proíbe showmícios.

No domingo, o show Lula-Livre parece uma espécie de avant-première da liberação dos espetáculos.

Comente

Pequisar