No rastro da corrupção

No rastro da corrupção

Nunca foi tão bem aplicada a frase “siga o rastro do dinheiro”, como se tem visto em relação às investigações em torno da chamada ‘operação Topique’. A Polícia Federal segue exatamente os caminhos que podem levar aos que fizeram negócios, possivelmente muito nebulosos, com o principal envolvido na suposta prática de corrupção na Secretaria de Educação do Piauí e em várias prefeituras daqui e do Maranhão na área do transporte escolar. Grampeado, Luís Carlos, o dono da empresa Locar, produziu conversas com um grande leque de pessoas, da mais simples, às ditas importantes, até de foro privilegiado e o que a polícia está fazendo neste momento é, depois de ter conseguido a quebra dos sigilos, procurar saber quem tem contas em instituições bancárias, principalmente no Banco do Brasil e no Bradesco e, em cujas contas, verificar se foi parar dinheiro vindo das operações ditas fraudulentas. O escândalo, que envolvia, na deflagração da operação, 22 pessoas – da área privada e do setor público – toma outras proporções. É muito provável que a Força Tarefa, constituída de quatro procuradores da República, deva anunciar o envolvimento de mais gente e, a partir daí, mostrar o grau de importância de cada um no nebuloso esquema de corrupção que já teria passado dos R$ 119 milhões inicialmente anunciados. Hoje, já se fala em mais de R$ 300 milhões. A informação ainda não foi confirmada, mas se tem notícias de movimentação de processo relacionado à Topique nos tribunais superiores em Brasília. E não é para tentar tirar Luís Carlos da cadeia.  

Átila Lira vai consultar Bolsonaro para saber se pode entrar no partido de Ciro? (Foto: reprodução internet)

Pimenta de Cheiro

Quando as coisas boas do passado são revividas com sucesso. 
Desde sábado, 12, a reedição da Pimenta de Cheiro que nos anos 90 marcava as prévias de carnaval de Teresina. 
A Pimenta de Cheiro de 2019 está ocorrendo, sempre aos sábados, a partir das 16 horas, no restobar Quinta do Visconde, na rua Visconde da Parnaíba.

Ingressos limitados

A Pimenta de Cheiro fará seis festas, até o dia 16 de fevereiro. 
A organização do evento avisa que os ingressos são limitados e já podem ser adquiridos pelo celular (86) 9-9902-8998. E, também no local.

IR dos deputados

Agora está explicado: são pelo menos nove os deputados estaduais que, acossados pelo leão da Receita, submeteram-se ao Refis e parcelaram os valores do Imposto de Renda que não descontaram das verbas indenizatórias que usaram. 
A Assembleia Legislativa não tem nada a ver com o problema, que é deles.

Refis protetor

Mas os deputados entraram no Refis e estão pagando o que foi sonegado em mais de 120 módicas prestações. 
Se João de Deus não fez o mesmo, vai continuar fugindo do leão. Certamente por pouco tempo.

Voto certo

A deputada Janaina Marques disse que seu voto será de Helio Isaias. 
Não poderia ser diferente, já na eleição passada ela não votou em Themístocles. 

Alto custo

Diz-se que um voto contra Themístocles representa encargo muito grande para o governador Wellington Dias. 
Por isso que o homem foi se banhar nas águas do rio Jordão e sumir daqui por uns dias porque a turma só está pedindo secretaria, como moeda de troca.

Brasil velho

O STF acaba de determinar suspensão das investigações sobre Queiroz, o motorista que fatiava os salários de funcionários do gabinete de Flávio Bolsonaro. 
Acaba não, mundão!

Aumento de bancada

Embora com prestígio baixo no governo Bolsonaro, Ciro Nogueira está querendo crescer o partido no Piauí. 
A expectativa é de que pelo menos dois novos nomes assinem a ficha de filiação ao Progressistas.

Átila Lira no PP?

A mais nova aquisição de Ciro Nogueira deve ser o deputado federal Átila Lira, que deixa o PSB porque o partido vai fazer oposição a Bolsonaro. 
Onde já se viu Átila Lira ser oposição?

Bolsonaro indica

Há quem diga que Átila está tentando falar com Bolsonaro para saber que rumo realmente irá tomar. 
Pois pronto, se chegar a Bolsonaro o presidente vai aconselhá-lo a entrar em tudo que é sigla, menos no PP. 
De lá Bolsonaro saiu por não concordar com as práticas de seus condestáveis.

Nerinho no PP

O deputado estadual José Icemar Lavor Néri, vulgo Nerinho, também está de malas prontas para o Progressistas. O deputado já teria recebido o indicativo de que Paes Landim continuará no comandado do PTB. E isso ele não aceita.
Já que o ditado diz: “Os incomodados que se mudem”, ele vai.

Velho companheiro

Nerinho deve estar encontrando no PP velho companheiro, o deputado Fernando Monteiro, que também está indo. 
Falta apenas desfazer umas rusgas porque Helio Isaias não resolveu algumas pendências quando assumiu seu lugar em secretaria de Estado.

Aos fatos

A nutricionista citada na coluna (sem aparecer seu nome) por não ter atendido a uma paciente, explica que sempre chega ao expediente no hospital do Mocambinho meia hora antes e que a moça teria chegado atrasado por causa da chuva, portanto fim, do seu expediente. 
Ela diz que não tratou mal, apenas já estava encerrado o seu trabalho.

Ping-Pong 

Se o problema é pedir...

Falando sobre a ocupação dos cargos federais no Piauí e sabendo que poucos parlamentares terão o privilégio de fazer indicações no governo Bolsonaro, o senador Elmano Férrer (POD) é cauteloso em entrevista ao jornalista Pedro Alcântara:

Pedro Alcântara: “Soube que o senhor está com moral em Brasília, mas e o DNIT? O senhor vai conseguir manter o Ribinha lá?”
Elmano: “Olha, com esse governo é diferente, não há indicações por políticos?”
Pedro Alcântara: “Mas senador, alguém tem que pelo menos pedir”.
Elmano: “Mas eu já pedi”.

Expressas

O maior parque solar em operação da América do Sul, localizado no município de Ribeira do Piauí, foi vendido para a companhia de energia chinesa CGN Energy.

O Parque Solar Nova Olinda possui cerca de 930 mil painéis solares e 690 hectares de área construída.

A banda Validuaté será uma das atrações do segundo dia do Festival The Vejo na Ponte, que acontece nesse domingo no complexo da Ponte Estaiada.

Comente

Pequisar