Fonteles, o caixeiro viajante e CEO, se distancia do PT sindical

O PT de Rafael Fonteles aparenta ser mais pragmático e menos anticapitalista

Prospectando negócios 

Na semana que vem Rafael Fonteles vai à China, Japão e Coreia do Sul. Será o primeiro governador do Piauí àqueles países prospectar negócios. 
Esta será a quinta viagem internacional dele desde que assumiu o cargo – indicando uma vocação para atuar como uma espécie de caixeiro viajante e CEO, sigla que define os dirigentes de grandes corporações privadas.

Foto: ReproduçãoRafael com Washington Bandeira e novos assessores. Nenhum PT raiz
Rafael com Washington Bandeira e novos assessores. Nenhum PT raiz

Menos sindicalismo 

Em viagens pelo Brasil já esteve em São Paulo e Goiás e nesta terça-feira vai ao Mato Grosso para visitar empresas ligadas ao agronegócio, que boa parte do PT enxerga com olhos ruins, para dizer o mínimo. Ele olha com ideias de atrair negócios para o Piauí, o que o distancia do PT nascido sob o sindicalismo. 

Menos capitalista 

O PT de Rafael Fonteles aparenta ser mais pragmático e menos anticapitalista – o que certamente dificulta a sugestão recorrente de setores mais sectários da direita brasileira, sempre a sugerir que sob o PT o Brasil caminha para o comunismo. A ação de Rafael Fonteles sugere que o PT tomou a direção contrária do socialismo real.

Velho PT está alijado

Não é sem sentido a formação do secretariado do novo governo. 
Os petistas antigos estão em cargos secundários, muitos deles, totalmente distantes das decisões do Palácio de Karnak. 
Os chamados colegas de colégio do governador são os que mandam.  

O instituto do concurso 

Franzé Silva anunciou o nome do instituto Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) que vai realizar o próximo concurso na Assembleia Legislativa do Piauí e vai logo avisando que é um dos melhores do Brasil. 
Desconfie quando o sujeito vai logo fazendo elogios sem sequer conhecer.

Foto: alepifranze
Franzé Silva anuncia o instituto que vai realizar o concurso da Assembleia Legislativa. Muito conhecido por prefeituras

 O foco são prefeituras 

O Idecan está com concursos a realizar em algumas prefeituras, duas delas no Ceará. 
Franzé não explicou o critério de escolha desse instituto.
Se foi por licitação ou na camaradagem que eles chamam de inexigibilidade. 

Assessora pagou o pato 

A ministra Anielle Franco demitiu sua assessora Marcela Decothé para salvar próprio pescoço. 
Pois, está em discussão dois fatos relacionados às duas: o uso de aviao da FAB num domingo, para assistir ao jogo São Paulo  x Flamengo, com pretexto de ir assinar um protocolo contra o racismo e o comportamento racista da assessora por  chamar os torcedores são-paulino de “torcida branca”.
Por enquanto a grande mídia está explorando apenas a demissão de Decothé que praticou ato xenofóbico. 

Uso de jatinho 

Mas uma ministra usar avião da FAB e fazer de carro da polícia federal de transporte particular até o aeroporto é o absurdo dos absurdos. 
O pacto contra o racismo que ela disse ter assinado no estádio com dirigente da CBF poderia ter sido antes ou depois do jogo , em seu gabinete. 

Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilAnielle Franco
Anielle Franco usou avião da FAB para ir ao jogo em São Paulo sob pretexto de assinar pacto contra racismo. Mas quem foi demitida foi a assessora

Uso indevido

O que Anielle Franco fez, usando jatinho da FAB, é o mesmo que os demais ministros fazem nos finais de semana. 
Na maior desfaçatez eles marcam eventos nas sextas feiras para, ao final, usarem as aeronaves no rumo de suas cidades. 

O tropeço da senadora 

Quem escreveu o texto para a senadora Ana Paula Lobato (suplente de Flávio Dino) falar na CPMI  sobre o episódio Silvio Frota em 1977 tentando culpar o general Heleno pelo golpe de 64?
Tadinha, ela escorregou feio no texto. 
 

Foto: DivulgaçãoSenadora Ana Paula Lobato engoliu letras do texto que leu na CPMI e pronunciou como se escreve o nome do general Geisel
Senadora Ana Paula Lobato engoliu letras do texto que leu na CPMI e pronunciou como se escreve o nome do general Geisel

O texto soletrado 

Quem escreveu deveria aportuguesar a palavra Geisel, ou seja, escrever como se pronuncia (Gaizel), como se faz no teleprompter para apresentadores não errarem os nomes  estranhos. 
A senadora, por duas vezes, devia pronunciar o nome do general de Gaizel, mas o chamou de “gei-sel”. 

Futuro promissor 

Muito nervosa, a senadora engolia letras. Mas vai se acostumar. Tem todo o mandato pela frente, principalmente se o titular virar ministro do STF. 

Tom profético

O ex-prefeito de Teresina, Joel Ribeiro, morreu no ano passado sem que boa parte de sua refinada ironia fosse do conhecimento público.

Uma de suas assertivas era sobre o perigo do que ele chamava de “idiotas esforçados”. Considerava esses um tipo com enorme capacidade para a produção de ruína.
Não, ele até poderia estar falando de Dr. Pessoa, mas certamente conheceu gente de tão má qualidade antes que o ruinoso cirurgião geral se instalasse na principal cadeira do Palácio da Cidade.

IPVA menor

Os governadores do Nordeste deveriam seguir o exemplo de sua colega Raquel Lyra (PSDB), de Pernambuco, que ontem conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa de seu estado uma lei que reduz a alíquota do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores.
Pernambuco terá a menor alíquota entre os estados nordestinos.

Persona non grata 

Rosa Weber está deixando o STF com forte reação da igreja católica e evangélica porque votou a favor do aborto até três semanas. 
Padres, em seus sermões, falam que o que a ministra defendeu em seu voto foi assassinato dos nascituros. 

Reforço na rede de frios

O governo do Piauí vai dar uma reforçada na Rede de Frios do Estado, que vem a ser o sistema de estocagem de vacinas e medicamentos que precisam ficar em ambientes climatizados – às vezes em condições de muito frio, como é o caso de algumas vacinas.
Para isso, deve fazer dia 10 de outubro uma licitação no valor de l Estimado R$ 2.391.796,10 para aquisição de equipamentos de refrigeração para fomento e aprimoramento das condições de funcionamento da rede de frios.

CPIs com gosto de pizza 

Três CPIs estão se encerrando sem apresentarem resultados objetivos. 
A do MST, tão confusa, já extrapolou o prazo e sem data de votar o relatório. 
A CPI sobre manipulação de resultado em partidas de futebol, presidida pelo piauiense Júlio Arcoverde, também encerrou seus trabalhos ontem, (26), sem a votação do relatório final, elaborado pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE). 
Segundo a Agência Câmara quatro deputados pediram vista do relatório, impedindo assim a votação.

Foto: ReproduçãoCpi

Relatório pronto 

Pior é o que se diz sobre a CPMI dos atos de 8 de janeiro, de que o relatório já estaria pronto desde o início, elaborado pelo maranhense Flávio Dino para a conterrânea Eliziane Gama. 

Dados sensíveis

R$ 41.880.999,96 é quanto o governo do Piauí vai usar para pagamento para a aquisição e implantação de soluções tecnológicas, “visando à conformidade e adequação à Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), do ambiente e operações desta Secretaria de Administração do Piauí - SEAD-PI e outros órgãos da administração pública estadual que possuam dados sensíveis.”
A licitação para essa compra está marcada para 3 de outubro deste ano.

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar