Governo vai à Justiça parar o movimento Polícia Legal na Segurança

Mas o desembargador marcou audiência entre o Sinpolpi e o governo

Pedido negado 

O TJ negou o pedido do governo para decretar a ilegalidade do movimento Polícia Legal e marcou para três de maio o dia três de maio a audiência de conciliação entre o SINPOLPI e o governo

Diz o desembargador Sebastião Martins:
“Tendo em vista a natureza da matéria em debate nos presentes autos e, sobretudo, por entender salutar a utilização da via da autocomposição para a solução de conflitos, DETERMINO A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO, com o apoio do CEJUSC 2o Grau, a ser realizada presencialmente no dia 03/05/2024, às 10:00 horas, neste Palácio da Justiça, e na qual deverão estar presentes o Procurador-Geral do Estado do Piauí, o Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, o Presidente/Representante do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Piauí - SINPOLPI e o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Piauí”.

Foto: AmapiDesembargador Sebastião Ribeiro Martins
Desembargador Sebastião Martins negou pedido do governo para parar o movimento Polícia Legal

Controvérsias 

Entre os próprios policiais civis se diz que o movimento Polícia Legal não mudou o cenário da polícia civil e não alterou o cotidiano das delegacias. 
Porque os policiais comissionados - que são às centenas - estão trabalhando normalmente. 
“Eles estão no movimento, mas ao mesmo tempo atendendo o governo para não perderem sua boquinha”, diz um veterano agente. 
 

Foto: ReproduçãoSem diálogo com o secretário, os PCs darão as costas para os afazeres nas delegacias
Os policiais civis seguem no movimento exigindo melhorias na estrutura policial

Professores provisórios: 

Informa a Folha de S Paulo que nos últimos 10 anos houve uma perda de 36% (mais de um terço) dos professores efetivos.
Isso ocorre em meio a duas anomalias: a opção dos governos estaduais em não fazer concursos para professores efetivos e a contratação de substitutos como solução para a falta de profissionais.

Os dados

Os números informados pelo jornal paulista são de estudo da ONG Todos Pela Educação que compilou dados do Censo Escolar e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). 
Segundo o levantamento, enquanto o número de efetivos decresceu 36%, o de professores substitutos ou temporários subiu 55%.

Dez anos sem concurso no Piauí

No Piauí o último concurso para professor efetivo foi feito em 2014 pelo ex-governador Zé Filho, em seu curto e pouco eficiente mandato.
Na época, foram abertas 2.950 vagas para professores de 20 horas.

Foto: ReproduçãoEx-governador Zé Filho
Ex-governador Zé Filho

Os aposentados 

No mesmo período de 10 anos é possível que pelo menos dois mil professores tenham se aposentados, o que pode fazer com que a falta de professores efetivos no Piauí seja ainda maior que a média de 36% no país.


Cargo além do homem 

O deputado federal Júlio  Arcoverde assumiu ontem a Comissão Mista do Orçamento. 
Na posse Arcoverde ressaltou os desafios que se apresentam lembrando  que sempre esteve em situações nas quais teve que buscar soluções para problemas e forças para vencer obstáculos. 
Vai precisar de neurônios. Muitos. 

Força do Ciro 

E os petistas ainda caem na besteira de dizer que o senador Ciro Nogueira perdeu prestigio. 
Impor Júlio Arcoverde para presidir a poderosa Comissão Mista do Orçamento é ter poder além da conta. 
Principalmente porque o indicado não tem lá essa vocação para o setor. 

Bons assessores 

É capaz de Júlio Arcoverde, deputado de primeiro mandato, ainda se perder nos labirintosos corredores do Congresso. 
Mas nesses casos há sempre os guias. E na CMO basta que Ciro escolhas bons assessores. 

Foto: ReproduçãoJúlio Arcoverde: ter padrinho forte e poderoso se vai ao longe
Júlio Arcoverde: ter padrinho forte e poderoso se vai ao longe

Papisa 

Sempre bom lembrar dos tempos onde tinha A Elvira Raulino, a ícone  das colunas sociais. Sua leveza e simpatia, o que é bom deve ser sempre lembrado. Com aquele " tchau" inigualável. 
A coluna lhe faz essa homenagem.

Foto: ReproduçãoElvira Raulino além do seu tempo
Elvira Raulino além do seu tempo

Obras retomadas

Quando vier a Teresina amanhã para visitar as obras de rebaixamento da avenida João XXIII (BR-343) no cruzamento com a avenida Zequinha Freire, o ministro dos Transportes de Lula, Renan Calheiros Filho, vai cumprir uma rotina de outros assessores de primeiro escalão do governo: inaugurar ou vistoriar obras iniciadas em gestões anteriores.
Já avança o segundo ano do governo Lula e no Piauí nenhuma nova obra foi iniciada.

Novo PAC

Segundo o governo federal, o novo Programa de Aceleração do Crescimento prevê investimentos de R$ 56,5 milhões em obras e serviços no Piauí, em retomada e obras novas, como a duplicação da BR-343 (Teresina- Altos), a construção da BR-330, a adutora de Jaicós, a Barragem Nova Algodões e moradias do Minha Casa, Minha Vida. 
Por enquanto, os investimentos novos ainda não saíram no campo das promessas.

Vacina em domicílio

Uma lei estadual publicada ontem cria no Piauí o Programa de Vacinação para Idoso Restrito ao Domicílio.
As vacinas a serem aplicadas dentro do programa são: contra a gripe (influenza); pneumonia (pneumococo); contra difteria e tétano (dupla adulto); vacinas tornadas obrigatórias eventualmente, por força de lei; doses de reforço, inclusive de outros tipos de vacina, quando for o caso.

Hotel no Cânion

O empresário João Freitas Filho vai expandir seus negócios em hotelaria. 
O Nazareth Cânion Lodge, a ser inaugurado em julho dentro de uma reserva de 1.700ha, utilizará apenas 0,2% da área para a estrutura física.
Lá, o foco será em arqueologia e astronomia. 

Foto: ReproduçãoA área do novo hotel
A área do novo hotel

Importância do céu 

João, como inovador, percebeu a importância atual do céu, com milhões de praticantes de astronomia e, aproveitando a Caatinga que fica muitos meses sem chuva e nuvens, está criando o Observatório Astronômico Atacama da Caatinga, que contará com 4 telescópios digitais.

Foto: ReproduçãoO confortável Nazareth Eco Hotel de José de Freitas
O confortável Nazareth Eco Hotel de José de Freitas

Nazareth Eco

Em novo conceito de hotelaria, João Freitas construiu o Nazareth Eco Hotel, em José de Freitas, localizado no centro de uma intocável floresta,  de clima agradável. aconchegante, ambiente para relaxar de tão confortável. 

Propostas

Foram tantas as propostas para nova etapa do orçamento participativo, o OPA 2024-25, (1.10 propostas) que a Secretaria de Planejamento contratou uma empresa, a Executiva Consultoria Pública Ltda., para “a análise de exequibilidade e viabilidade técnica [das propostas] nos municípios de Floriano, Parnaíba, Picos, Piripiri e Teresina.
O contrato é de R$ 993,1 milhões e para tanto e como sempre, não houve licitação.

Acima da Lei de Newton 

O Deputado Rubens Vieira está desafiando a lei de Newton que diz que um só corpo não pode ocupar dois lugares ao mesmo tempo no espaço.
Rubens  está com dois gabinetes ao mesmo tempo em Teresina, um na Assembleia Legisltiva  e outro em um órgão público no qual é donatário e alocou recentemente o Prefeito demissionário de Cocal, Nonatinho (aquele que era do Sindicato, mas é tão ruim de voto que perdeu a eleição do seu Ex-Sindicato).

Requinte 

Quem  já andou por lá tem elogiado o requinte da decoração do espaço. O nome do deputado está estampado em letras garrafais no segundo gabinete.
Não se vê o retrato do governador Rafael Fonteles.

Comente

Pequisar