RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

TV Cultura: Razão e Emoção

07/10/2014 • 09:25
Por Josenildo Melo

É excelente a programação da TV CULTURA – uma emissora da Fundação Pe. Anchieta; sobretudo os telejornais e programas formadores de opinião. Esse sim é o modelo ideal de veículo de comunicação televisiva. O programa roda viva apresentado toda segunda feira, trouxe nesta semana a imparcialidade recheada de razão e emoção ao entrevistar o cientista político e sociólogo Antonio Lavareda. Emoções ocultas e estratégias eleitorais é um dos grandes livros escritos por Lavareda!

Em uma sinopse disponibilizada pelo site da editora objetiva o livro ressalta que Eleições são eventos que mobilizam milhões de pessoas e costumam monopolizar a atenção da opinião pública, mas o funcionamento das campanhas políticas continua sendo um mistério para a maioria da população. Daí a importância de Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais, que traz a assinatura de um dos maiores especialistas brasileiros no tema e analisa que elementos e circunstâncias influenciam as corridas eleitorais. Antonio Lavareda, que já participou de 76 campanhas, sendo três presidenciais, trata dos aspectos mais relevantes delas, como a formulação das pesquisas, a importância das alianças políticas e o marketing, que recebe atenção especial. Ele usa como referência campanhas vitoriosas recentes, como a do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, as de Lula, em 2002 e 2006, e Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 1998.

Um capítulo trata especificamente daqueles que costumam ser as principais "armas" dos candidatos, os comerciais de TV. Além de examinar campanhas passadas, Lavareda mostra como o estudo do cérebro humano deu origem ao chamado "neuromarketing" e está mudando a dinâmica das eleições. O livro vai interessar quem habita o universo da política, mas também quem vota. "Acredito que, quanto mais informados sobre o processo, melhor os eleitores poderão, na eleição, avaliar os próprios sentimentos em relação ao que vêem, ouvem e lêem, fazendo assim melhores escolhas", escreve Lavareda.

Já frisamos escrevendo ao independente e conceituado PORTAL AZ a importância da leitura; no entanto dia desses fui questionado com a seguinte indagação: meu filho você precisa escrever também sobre as programações de emissoras de TV e demais veículos de comunicação. O certo é que dia desses fiquei realmente intrigado sobre isso e cada vez mais percebo que a criatividade na TV aberta no que diz respeito à programação de TV no norte e nordeste é realmente diferenciada do Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Enquanto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste existe uma programação realmente voltada pro crescimento educacional e qualitativo quanto às questões humanas, nas regiões norte e nordeste existe o entretenimento degradador da pessoa humana e telejornais engessados quanto ao aspecto opinativo de influência elevatória da qualidade humana. Emoção e razão devem caminhar juntas no processo de melhor compreensão da realidade. A TV CULTURA trabalha emoção e razão! As eleições em Santa Catarina tem participação direta das TVs.

A emoção e a razão é tão importante nos processos eleitorais que é justamente isso que também proporciona campanhas vitoriosas. A SA propaganda faz bom uso da capitalização emocional e dar uma vazão racional correta dos seus clientes no Estado do Piauí; acreditamos que este também deve ser um diferencial agregador nas vitoriosas campanhas executadas por esta agência.

O Estado do Piauí precisa incorporar a grandeza e o potencial emocional de nossa população e transformar em algo genuinamente latente ao avanço educacional em nossa cultura. Praticamente hoje em cada Estado da federação brasileira existe um veículo que representa a altivez de seu povo.

A TV Cultura é a verdadeira representação paulistana de que emoção e razão transformam verdadeiramente um Estado. São Paulo não foi sempre a locomotiva do Brasil, tudo isso adveio de uma base educacional sólida implementada durante anos. Acreditamos que todos os esforços devem ser empreendidos nos próximos quatro anos no sentido da consolidação da vocação nata do piauiense aos estudos. Precisamos de emissoras que possuam em sua programação muito mais do que conteúdo apelativo e meramente emotivo. Veículos de informação se constrói com EMOÇÃO E RAZÃO!


FRASES: "Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria." Santo Agostinho. "O que é um cínico? Um homem que conhece o preço de todas as coisas sem lhes conhecer o valor." Oscar Wilde. "Só sei que nada sei." Sócrates. "Deus não nos exige que tenhamos sucesso; ele só exige que você tente."
Madre Teresa de Calcutá.
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014