RSS
Twitter
WhatsApp do Portal AZ86 9981.8563

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Maior festival de bonecos do país encerra apresentações neste domingo

23/11/2014 • 09:20
Da Redação do Portal AZ

Neste domingo (23), a 11ª edição do Sesi Bonecos do Mundo que emocionou centenas de pessoas reunidas na praça Pedro II, fará suas últimas apresentações na capital piauiense. O projeto, que é patrocinado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), é gratuito e conta com espetáculos de várias companhias, entre elas: Grupo Giramundo e Marionetas Gigantes, Eletric Circus e Pia Fraus.



Para o encerramento das atrações, o evento apresentará as performances da Exposição Grupo Giramundo, com o “Observatório Bonecos do Brasil 10 anos”; Mestres Mamulengueiros com o “Zé Lopes, Josivan e Daniel, Caixa do Elefante e Fantochito”; Eletric Circus, apresentando “Mono, o Macaco”; “Milhor, Tão Pequeno, Travessia e Uma vez molinamentos” com a Companhia Caixa de Imagens; “Mão Viva” do Girovago y Rondella; “Stop” do Mikropódium; “Circo dos Fios” do Grupo Viktor Antonov; “Círculo das Baleias” do Pia Fraus e “Aventuras de Alice no país das maravilhas” com a Companhia Giramundo.

Além da praça, os espetáculos acontecem nas barracas dos Mestres tradicionais mamulengueiros. Na programação, peças clássicas e radicalmente contemporâneas como o espetáculo “Circo dos Fios”, de Victor Antonov da Rússia, mostrando um pequeno circo onde apresenta uma mistura de humor e ternura, com bonecos manipulados com maestria e ritmo ágil para espectadores de todas as idades. No Sesi Bonecos, o intercâmbio de linguagens vai além da variação das técnicas, dialogando com o cinema, a fotografia, a literatura e a música, uma vez que todas estarão contempladas na Praça.



Idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira, que também é curadora do festival, o Sesi Bonecos teve início em 2004 e, ao longo de sua trajetória, já percorreu os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, totalizando um público de mais de 2 milhões de espectadores. Esta será a terceira vez que o Sesi Bonecos se apresenta em Teresina, que já recebeu o projeto em 2004 e em 2010. Juntas, as duas edições somaram 58 mil espectadores.

"A ocupação do espaço público pelo público, para vivenciar o mistério simbólico e metafórico do boneco, explorado em suas mais diversas possibilidades, é um legítimo espetáculo de democracia cultural e de estímulo ao lúdico e à inteligência”, diz Lina Rosa.
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2014