Homepage
RSS
Twitter

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca
publicidade

Designer do Caldeirão do Huck vem para o Piauí com projeto inovador

terça, 24 de janeiro de 2012 • 10:49
cid:image008.jpg@01CBAFFA.807EA7A0O designer Marcelo Rosenbaum, idealizador do projeto A Gente Transforma (AGT), vai levar uma equipe multidisciplinar ao coração do semiárido, em um dos lugares mais pobres do Piaui. Em Várzea Queimada, a 400 quilômetros de Teresina, o grupo vai se unir a comunidade em um ousado projeto de transformação da realidade local através da capacitação profissional e da requalificação das moradias, que acontece entre os dias 01 a 15 de fevereiro.

Com a missão de gerar novas oportunidades econômicas e melhorar a qualidade de vida em Várzea Queimada, o AGT vai atuar a partir de dois eixos principais: a produção de artesanato de qualidade para o mercado de decoração brasileiro e a requalificação das moradias, um trabalho direto nas casas das pessoas - em parceria com as famílias - para encontrar soluções de permacultura que melhorem o saneamento básico, a iluminação das casas, resolvam o problema da água contaminada e faça o que for necessário para transformar Várzea Queimada de uma comunidade mais humana, socialmente justa e ambientalmente sustentável.

O objetivo do AGT é ampliar e qualificar a percepção da produção artesanal, torná-la parte da decoração brasileira, contribuindo para a valorização de mercado de peças de ‘design de raiz’. “O Brasil precisa abrir os olhos para a sua produção artesanal e os lares brasileiros precisam incorporar esse trabalho na decoração, de forma artística e sem preconceitos”, explica Rosenbaum.

Para se unir à comunidade, Rosenbaum estará acompanhado dos designers portugueses Rita João e Pedro Ferreira, do Pedrita, com expertise no resgate da cultura popular portuguesa através do design; de Izildinha Carderari, com seu conhecimento na área de desenvolvimento de produtos na área têxtil; de Mana Bernardes, reconhecida designer de joias que irá criar e desenvolver peças com borrachas de pneu e com fibras de carnaúba - matérias primas locais, e com o urbanista Henrique Pinheiro, que coordenará 15 estudantes universitários que farão o trabalho nas moradias.

cid:image002.jpg@01CBAFFA.807EA7A0Os estudantes foram selecionados em janeiro. São universitários das áreas de design, arquitetura, serviço social e engenharia, inscritos pelo site do AGT. Em Várzea Queimada, Henrique Pinheiro e os estudantes vão unir esforços com os moradores, para “transformar” a comunidade. Enquanto isso, os demais profissionais vão trabalhar com os artesãos locais, em diversas oficinas de capacitação.

O AGT vai estimular a criação autoral, a transferência de conhecimento técnico e a troca de habilidade e expertise entre artesãos, estudantes e profissionais.

E a coleção desenvolvida no Piauí já tem data e local para ser apresentada ao mercado: o Salão Internacional do Móvel de Milão, o maior evento de decoração e design do mundo, que vai acontecer em abril de 2012, na Itália. O lançamento será feito em parceria com a revista Casa Claudia, e irá ocupar 150 m² em Milão, dentro do projeto Brazil S/A. O próximo passo será inserir esses produtos no mercado nacional e internacional através de parcerias fortes e especializadas.

O AGT Brasil 2012 – Chapada do Araripe [Piauí] conta ainda com apoios importantes, como o do SEBRAE Piauí e o do Governo do Estado do Piauí, interessados em estimular o desenvolvimento criativo e mercadológico de uma atividade que ocupa um lugar importante na renda das famílias do Estado.

Rosenbaum também vai abrir o projeto para a participação de empresas privadas, como fez em 2011, com na 1ª edição do A Gente Transforma, em São Paulo, que contou com patrocínios de empresas como Vivo, Suvinil, Itaú, Nike, STB, entre outras. Segundo o designer, “o AGT em São Paulo foi um case de marketing e de responsabilidade social ao mesmo tempo. Num projeto assim, as ações são muito mais impactantes e duradouras. É um ambiente propício para as empresas se relacionarem de maneira diferente com seus consumidores, através da troca de experiência e participação real em suas vidas. E é uma oportunidade para falarem de forma clara, direta e tangível com seus mais diversos públicos sobre valores e comprometimento”.
Fonte: Ascom
  • Comentários

  • Facebook

COMENTE

Seja o primeiro a comentar

Últimas Notícias
próximo anterior veja mais notícias
COMPARTILHE COM AMIGOS
ENVIE SEU COMENTÃRIO

Os comentários feitos por leitores são de inteira responsabilidade de seus autores.
O Portal AZ não responde pelo conteúdo postado nesse espaço.

portal az - Informação de Verdade
Todos os direitos reservados © 2000 - 2010