Lara Silva e Lia Carvalho disputam Pan Universitário de atletismo

Com estreia na seleção, ambas buscam melhores marcas do ano na competição

Por Jade Araujo,

Ser convocada para seleção brasileira na primeira edição do Pan Americano Universitário no Brasil. Isso explica o largo sorriso no rosto de Lia Carvalho e Lara Silva. As duas atletas foram às convocadas do Piauí para disputar a competição. 

A convocação de Lara Silva veio pela primeira colocação feita nos Jogos Universitários de 2017 na prova dos 100m. A estreia na competição vem carregada de felicidade e fortes expectativas para o que a atleta pode desempenhar na competição. Ela irá disputar o Pan nas provas de 100m e revezamento 4x100m. 


''A minha primeira vez nessa competição. Minha primeira seleção. Eu estou muito feliz por que desde que comecei a treinar, desde a base, meu primeiro treinador sempre me incentivou a buscar a seleção. Com o Igreja não foi diferente. A seleção é o auge da carreira de uma atleta. Acho que estou caminhando devagarzinho e estou chegando. Depois que fui convocada comecei a treinar mais e as coisas começaram a se encaixar. Estou feliz de representar o Brasil e principalmente o Piauí''

Apesar do pouco ritmo de competições, Lara começou 2018 com toda força. Na primeira prova estadual realizada na pista da Universidade Federal do Piauí, a atleta fez sua melhor marca esse ano com 11s08. Essa marca também foi o novo recorde da pista nos 10m. Com isso, a atleta acredita que quebrar recorde no Pan também não é algo muito distante. 


"Vai ser uma avaliação. Esse ano foi um pouco difícil para mim, pois não estou conseguindo encaixar o que eu estava esperando. Conversei com meu treinador e é tudo questão de tempo. Estamos apostando agora no Pan ou no Norte Nordeste. Eu não sei qual o recorde do Pan, mas irei para quebrar meu recorde. Vou para fazer minha melhor marca. Estou com cabeça boa e vai dar tudo certo"

Quem também foi convocada pela primeira vez e está vivendo a ansiedade da estreia é Lia Carvalho. A expectativa de melhor seu nível e o aprendizado correndo contra outros países é algo que motiva. 


''Eu estou muito ansiosa para correr om outros países. Quando você sai de uma competição como essa você sai bem mais experiente. Então eu estou muito feliz e muito ansiosa para fazer bons resultados e melhor minhas marcas''

A convocação de Lia veio após a primeira colocada na prova nos Jogos Universitários do ano passado não poder disputar em 2018. Assim, Lia, como segunda colocada do JUbs em 2018 herdou a vaga para o Pan. Com isso, ela correrá  nos 200m e provavelmente integra os revezamentos 4x100m e 4x400m.

''Esse ano ei não tive muitas competições fora. Então eu não estava no ritmo de competições. Agora nesse segundo semestre que estou conseguindo encaixar mais os treinos e os treinos estão melhorando. Acredito que nesse segundo semestre os resultados vão sair. Eu tinha esperanças de convocação pois eu já sabia que a menina que não confirmou a vaga talvez não pudesse disputar. Então eu estava treinando para o Pan também''

Os treinos de Lia Raquel tem sido tão bons que neles ela já bateu sua melhor marca em competições em 2018 nos 200m os 24s01. Nos treino Lia já marcou 23s08, algo que espera levar ao Pan. Assim, as duas atletas vão com a total confiança do treinador Francisco Igreja. Ele afirmou que mesmo com o baixo nível de competições, os resultados dos treinos das duas atletas aumentam a expectativas do treinador para o pódio. 

''É importante compor uma seleção brasileira. Não é todo dia que se faz parte da seleção do país. Isso mostra que elas estão bem, com um bom resultado do trabalho e todas essas coisas que deixam a gente feliz e com mais vontade de trabalhar. A Lara é muito rápida e determinada. Com uma boa saída ela tem chances. A Lia corre melhor os 200m e no treino tem melhorado. A quantidade de competições que elas tiveram foram poucas, dificulta né. Os outros estados tem um nível maior de competições. Mas eu espero o melhor. Espero uma boa posição e até o pódio'', avaliou.

Treinador Igreja

O Pan-Americano Universitário será realizado entre os dias 19 de julho e 29 de julho, em São Paulo. Ambas as atletas piauienses embaraçaram hoje para as disputas no final de semana e na segunda (23).


Troféu Norte Nordeste

Após a disputa do Pan, Lia Raquel e Lara Silva saem de São Paulo para Recife. Lá as duas atletas irão integram a seleção piauiense para o Troféu Norte Nordeste de Atletismo entre os dias 28 e 29 de julho. Para essa competição a expectativas de medalhas pelas duas atletas é ainda maior. Isso porque com o ritmo de competições, as duas acreditam que no Norte Nordeste, podem trazer um melhor desempenho para o Piauí. 

''Acho que vou estar mais solta e com a cabeça melhor. O Pan vai ser uma pressãozinha então vou chegar bem mais confiante no Norte Nordeste. Esse ano eu vou mais forte então creio que vou para bater o recorde novamente'', afirmou Lara.

''Acho que vou chegar bem. Geralmente quando você vem de uma serie de competições você vai melhorando as marcas. Então acho que vou chegar bem no Norte Nordeste. Pode ser até melhor que o Pan por que você já vem de um ritmo de competições'', destacou Lia. 

Comente

Pequisar