Brasil garante primeira vaga olímpica feminina na canoagem de velocidade

Valdenice Conceição vence prova do C1 200m e faz história para o país nos Jogos de Paris 2024

Por Dominic Ferreira,

O Brasil alcançou um marco histórico na canoagem de velocidade ao conquistar sua primeira vaga olímpica feminina. Na manhã desta quarta-feira (24), Valdenice Conceição assegurou o posto ao vencer a prova do C1 200m feminino no Pan-Americano de Canoagem Velocidade, realizado em Sarasota, na Flórida. Com um tempo de 47s739, a atleta brasileira garantiu seu lugar nos Jogos de Paris 2024 e fez história para o país.

Emocionada com a conquista, Valdenice expressou sua gratidão pela torcida e celebrou a vitória inédita nos Estados Unidos. "Conquistei a vaga olímpica aqui no Pan-Americano de Sarasota, agradeço pela torcida de todos e tamo junto, família", declarou a atleta após o feito.

Foto: Reprodução/DivulgaçãoCanoagem

A cada prova do torneio, duas vagas olímpicas são oferecidas por país. Além de Valdenice, a outra vaga no C1 200m feminino foi conquistada pela Colômbia, com Manuela Gómez Sánchez. Essa é a quarta vaga olímpica do Brasil na canoagem de velocidade em Paris, somando-se às conquistas no C2 500m masculino e no C1 1000m masculino.

Valdenice Conceição, conhecida como "Neta Canoa", já tem um histórico de sucesso na modalidade, sendo a primeira mulher do país a ganhar uma medalha em canoagem de velocidade nos Jogos Pan-Americanos de 2015, onde conquistou o bronze no C1 200m. A atleta baiana, de 34 anos, também possui um ouro da Copa do Mundo de Racice de 2017 em seu currículo.

Com essa vitória, o Brasil reforça sua presença na canoagem de velocidade em Paris 2024 e amplia sua representatividade no cenário olímpico, especialmente no segmento feminino.

Fonte: ge.globo

Comente

Pequisar